Experimente 10 Alimentos Leves para o Verão

A estação mais quente do ano está aí e você não pode se descuidar. Por isso, neste post vamos listar 10 alimentos leves recomendados para o consumo no verão, e sua importância para o aumento da disposição e da qualidade de vida nesse período tão quente. Confira!

Alimentos leves para o verão

Segundo recomendação do Ministério da Saúde, refeições mais leves contribuem para amenizar as altas temperaturas, evitam a desidratação e facilitam a digestão.

A má digestão é a principal causadora de mal-estar, indisposição, cansaço, tontura e sonolência, sensações potencializadas pelo calor.

1. Frutas frescas

No café da manhã, na sobremesa ou na forma de lanche no meio da tarde, opte por frutas frescas abundantes em água, essas são opções mais leves, refrescantes, fáceis de digerir, repletas de nutrientes e ainda ajudam na hidratação do nosso corpo. Alguns exemplos são:

  • Melancia,
  • Melão,
  • Abacaxi,
  • Maçã,
  • Laranja,
  • Goiaba,
  • Morango,
  • Manga,
  • Tangerina.

Outros tipos de frutas, como a banana, a uva e o abacate, também são recomendadas, pois são ricas em potássio, substância essencial ao organismo, mas facilmente eliminada pelo suor em dias mais quentes.

Esse mineral é fundamental para o bom funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso. A carência de potássio no sangue pode provocar fraqueza, tonturas, náuseas e câimbras, sintomas típicos do calor.

2. Saladas

As saladas são ótimas pedidas para as refeições principais, como o almoço e o jantar. Nesses casos, prefira verduras e legumes coloridos, como:

  • Alface,
  • Rúcula,
  • Rabanete,
  • Tomate,
  • Abobrinha,
  • Cenoura,
  • Pepino,
  • Pimentão,
  • Beterraba.

Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, apresentam uma quantidade considerável de água em suas composições e pouquíssimas calorias.

3. Peixes e frutos do mar

Peixes grelhados ou assados são alimentos com alta concentração de proteínas, sendo considerados ótimos acompanhamentos para as refeições, principalmente nas saladas de verão.

Peixes com baixo teor de gordura e pouco calóricas, como salmão, atum, sardinha, linguado, pintado e robalo são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, como fósforo, potássio, selênio, zinco, cálcio e Ômega 3,

O Bio Ômega 3 possui o selo IFOS (International Fish Oil Standards Program). Essa certificação é referência mundial na qualidade de pureza, oxidação e controle de metais pesados no óleo de peixe utilizado para a produção das cápsulas.

Frutos do mar também são alimentos leves e igualmente ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Algumas opções são:

  • Camarão,
  • Mariscos,
  • Caranguejo,
  • Lula,
  • Siri,
  • Lagosta.

É importante ficar atento à procedência desses produtos e a forma de preparo destes alimentos. Mas se você não gosta de peixes e frutos do mar, fique tranquilo! Alguns tipos de carnes brancas, como o frango (assado ou grelhado) e o peito de peru, também são boas pedidas.

Recomendadas para quem pratica exercícios físicos, as carnes magras são excelentes fontes de proteína, com maior valor nutricional e que ajudam a manter o corpo saciado por mais tempo.

5. Gelatina

Outra boa pedida para depois das refeições é a gelatina. Fácil de preparar, saborosa e de poucas calorias, essa tradicional sobremesa também ajuda a refrescar o organismo em dias quentes. Mas atenção! As gelatinas não devem ser consumidas com açúcares e gorduras.

As gelatinas contêm o colágeno, principal proteína do corpo, benéfico para a pele, unhas e cabelos. O organismo tem a capacidade de produzir o colágeno, porém, a partir dos 30 anos de idade a sua produção diminui. Para suprir essa necessidade, é recomendado o uso de Colágeno Hidrolisado, que é melhor absorvido pelo organismo.

O Colágeno Hidrolisado é, portanto, um importante suplemento alimentar capaz de hidratar e aumentar a elasticidade da pele, fortalecer a unhas, os cabelos e as articulações.

6. Picolé de fruta

E que tal uma sobremesa com a cara do verão? Os picolés cumprem muito bem a sua missão de espantar o calor, refrescar e hidratar.

Mas atenção! Dê preferência as picolés de frutas, que são mais saudáveis e menos calóricos. Você pode fazer o suco da fruta, sem adicionar açúcar, e congelar em forminhas de picolé ou saquinhos de chup-chup, também conhecidos como sacolé.

7. Água de coco

A água de coco é um clássico nas praias e parques de todo o país. Rica em potássio e outros minerais, a água de coco possui um baixo teor de gorduras e calorias.

A água do coco é ideal para hidratar em dias quentes e repor os eletrólitos perdidos por meio da transpiração, sobretudo após a prática de atividade física.

8. Iogurte

Para o café da manhã ou lanche da tarde, você também pode apostar no iogurte natural, de preferência sem açúcar. Esse alimento ajuda a refrescar, além de ser fonte de carboidratos e proteínas. Se consumidos combinados às frutas frescas, são ainda mais saudáveis e ideais para se refrescar no calor.

Os iogurtes possuem bactérias probióticas benéficas para a flora intestinal. Entre elas podemos destacar o Lactobacillus, que atuam na redução de processos inflamatórios, além de regular a permeabilidade intestinal e aumentar a imunidade, prevenindo o aparecimento de doenças.

9. Pães integrais

Conhecidos como os vilões das dietas, os carboidratos são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo! Não é no verão que você vai retirá-los do seu cardápio, não é mesmo?

Porém, invista nos pães e biscoitos integrais, ótimos para gerar energia ao longo do dia, mas menos calóricos e com os mesmos valores nutricionais dos alimentos tradicionais.

10. Grãos e sementes

Que tal acrescentar chia, quinoa e linhaça à sua salada, suco ou mix de frutas? Ricos em fibras e vitaminas, os grãos e as sementes têm alto poder nutritivo e dão uma sensação de saciedade mais rápida, evitando o consumo exagerado de alimentos.

Esses ingredientes são bastante saudáveis e promovem diversos benefícios ao organismo. Fontes de selênio, magnésio e gorduras poli-insaturadas, eles contribuem para:

  • Regulação do índice glicêmico,
  • Melhora do sistema imunológico e intestinal,
  • Diminuição do colesterol e de inflamações,
  • Prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, o consumo regular de grãos e sementes são ótimos aliados na perda de peso e na substituição da gordura corporal por massa magra.

Aposte nesses alimentos leves para o verão, com bastante água em sua composição, ricos em vitaminas e minerais, e com baixas calorias.

Além de ajudarem a manter a boa forma e o bom funcionamento do organismo, eles auxiliam a suportar de forma mais tranquila os dias mais quentes do ano.

Outra dica importante é não se esquecer de consumir cerca de 2 litros de água por dia para manter o corpo hidratado. Esse hábito reduz o desconforto e a indisposição!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos! Aproveite e leia também sobre a importância da hidratação do corpo e alimentos que podem te ajudar.

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