Hidratação do Corpo: Consumo de Água e Alimentos que Podem Ajudar

Com a corredia do dia a dia, a hidratação do corpo pode ficar comprometida! A água é responsável por manter o bom funcionamento dos rins, do coração, do intestino, além de contribuir para a manutenção da pele e dos cabelos.

Continue a leitura e entenda a importância do consumo de água para nosso organismo e conheça alguns alimentos que podem ajudar a manter a hidratação em dia!

Hidratação do corpo

Em dias de calor, eliminamos suor para equilibrar a temperatura do nosso organismo, o que leva a perda de água e sais minerais. Em dias de frio, temos a tendência a beber menos água e, assim, acabamos diminuindo a concentração da água corporal, o que é prejudicial. A água ocupa cerca 70% do volume corporal. Segundo o Guia Alimentar para População Brasileira, a quantidade de água ideal para cada pessoa pode variar e depende de vários fatores, como:

  • Idade;
  • Peso;
  • Atividade física que pratica;
  • Clima e temperatura do ambiente onde vive.

A média recomendada de 2 litros de água por dia pode ser suficiente para algumas pessoas, mas outras podem precisar de 4 litros ou mais por dia – como no caso dos esportistas. O importante é manter o equilíbrio sempre, e repor a quantidade de água perdida durante o dia!

Manter a hidratação do corpo garante um melhor desempenho de suas funções. Quando o corpo está mal hidratado pode ocorrer: ressecamento da pele, enfraquecimento dos cabelos, inchaço, hipertensão, má digestão e até cálculos renais. Uma boa hidratação pode contribuir para um efeito rejuvenescedor na aparência. Os benefícios da hidratação podem ser vistos na pele:

  • Reduz o inchaço;
  • Melhora o aspecto da celulite;
  • Mantém a pele firme;
  • Ajuda a reduzir as rugas.

Além disso, o consumo de água auxilia na produção de ácidos graxos, responsáveis pela lubrificação da pele, o que evita seu ressecamento e promove maior proteção contra invasão de microrganismos.

Alimentos que ajudam na hidratação

A maioria dos alimentos in natura ou os minimamente processados contêm alto teor de água. O leite, as frutas, as verduras e os legumes costumam ter entre 80% e 90% de água. As comidas preparadas como macarrão, batata, mandioca, e até mesmo o prato de arroz com feijão, podem apresentar cerca de 70% de água.

De acordo com o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, uma alimentação baseada nesses alimentos e preparações fornece cerca de metade da água que precisamos ingerir. Perceba que se manter hidratado não é uma tarefa difícil! Veja as propriedades de alguns alimentos que podem ajudar a manter a hidratação do corpo:

  • Água de coco: tem um papel importante na hidratação porque é um isotônico natural e repõe os sais minerais.
  • Melancia: além de hidratar, é diurética, é pouco calórica, rica em nutrientes e muito refrescante.
  • Morango: fruta muito versátil e pode acompanhar saladas, bolos e sobremesas. É composta por 92% de água e é pouco calórica.
  • Framboesa: fruta com propriedade antioxidante e excelente aliada na hidratação. Além disso, aliviam os sintomas da tensão pré-menstrual, como cólicas e oscilação no humor.
  • Abacaxi: além de ser uma fonte de água para o corpo, possui uma substância chamada bromelina, que auxilia na digestão. Portanto, seu consumo ideal é logo após as refeições.
  • Pepino: composto por 90% de água, contém fósforo, potássio, cálcio e enxofre, além de conter fibras, colaborando para o bom funcionamento do intestino. Acrescenta um toque final a saladas junto com verduras e legumes.
  • Tomate: está presente na maioria dos alimentos e é rico em minerais e água, contendo baixas calorias. Essa fruta também fortalece o sistema imunológico e previne doenças.

Os sucos naturais também são uma ótima opção para auxiliar no consumo de água, pois ainda contém nutrientes e minerais provenientes da fruta. Porém, mesmo que você não adoce o suco, a bebida já apresenta uma boa quantidade de frutose (açúcar natural da fruta), por isso, evite exageros! O ideal é consumi-los com o bagaço da fruta, que fornecem fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Os chás ajudam na hidratação do corpo e quase não têm calorias se forem consumidos sem açúcar. Existem opções de chás que, além de hidratar, ajudam a desinchar, tem ação termogênica e são excelentes aliados no processo de emagrecimento. Cada erva possui um efeito e você pode aproveitar dos benefícios do chá enquanto se hidrata.

O Chá Verde, por exemplo, contribui grandemente para nossa saúde e bem-estar.  Mas vale a ressalva da cautela. Não devemos ingerir mais do que três xícaras de chá por dia da mesma erva, a não ser por orientação médica. Equilíbrio é a palavra-chave!

Hidratação e a prática de esporte

Quem pratica esportes precisa estar atento para não deixar de repor o líquido que perdeu. Ao realizar atividades físicas, boa parte da água corporal é perdida, podendo atingir um litro de água perdido por hora de treino praticado.

Logo, para obter os melhores resultados durante a prática de exercícios, é importante manter-se atendo para uma hidratação correta, além de associá-la a uma alimentação balanceada e, em alguns casos, ao uso de suplementos. A desidratação pela prática de exportes pode resultar no aumento da frequência do pulso, respiração, aumento da concentração sanguínea e dificuldade da circulação sanguínea, gerando a sensação de formigamento.

Além disso, ao eliminar a água, o organismo também elimina minerais essenciais para a prática saudável de esportes. Portanto, é aconselhado não apenas o consumo de água como também a ingestão de carboidratos e outros minerais.

Para melhorar o desempenho durante as atividades esportivas, auxiliar na hidratação do corpo e repor líquidos e sais minerais perdidos na transpiração, foram desenvolvidas as bebidas isotônicas. Atualmente, o mercado oferece diversos sabores para todos os gostos, mas é necessário cuidado, porque os isotônicos possuem grandes quantidades de sódio.

A hidratação à base de sucos de frutas e hortaliças oferece ao esportista grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas. As frutas, legumes e verduras contém água, líquido essencial para o metabolismo e as funções vitais do organismo.

Hidratação e a prevenção de doenças

A sede é um sinal enviado pelo organismo quando este já está se desidratando, portanto, não devemos esperar ter sede para beber água. O consumo de água deve ser frequente. A hidratação do corpo é importante para a prevenção de doenças respiratórias, infectocontagiosas, renais e dores de cabeça, além de reduzir o inchaço e a retenção de líquido. A água ajuda a eliminar toxinas do organismo e a fortalecer nosso sistema imunológico.

Manter a hidratação do corpo é fundamental para ficar saudável. Para as crianças, a água é fundamental para o crescimento e desenvolvimento. Ela age no equilíbrio da temperatura e atinge todas as células e os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. Uma boa hidratação ainda ajuda a prevenir doenças do sistema urinário. Portanto, preocupe-se em criar o hábito de beber água desde cedo, para que a criança se mantenha sempre saudável.

De acordo com ginecologistas, o consumo diário de ao menos 2 litros de água auxilia na prevenção da infecção urinária, causada pela ação de bactérias na bexiga, rins ou uretra. Ainda, ela é importante no tratamento da cistite, causada pela proliferação excessiva de bactérias na bexiga. Quanto maior for o consumo de água, maior será a circulação e eliminação de urina pelo trato urinário e menor a chance de desenvolver esse tipo de infecção.

Para quem sofre de infeções urinárias de forma recorrente, o Cranberry pode ser um ótimo aliado. Essa planta nativa da América do Norte, é composta por substâncias com propriedades antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora. O Cranberry tem sido consumida há anos por indivíduos com infecções no trato urinário, pois dificulta a adesão de certas bactérias nas vias urinárias, especialmente a Escherichia coli, impedindo sua proliferação e diminuindo a recorrência de infecções.

Uma boa dica para perceber se o seu corpo está hidratado é verificar a coloração da sua urina. Se a urina tiver escura, significa que precisa de mais água e, quanto mais clara estiver, mais hidratado seu corpo está. Portanto, lembre-se da importância de se manter a hidratação do corpo, e comece a criar bons hábitos no dia a dia. Mantenha também uma alimentação balanceada e pratique atividades físicas regularmente para o bom funcionamento do organismo!

Água é vida e saúde! E você? Tem o hábito de consumir água regularmente? Conte para a gente aqui nos comentários.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares! Aproveite e conheça também alimentos para melhorar o desempenho físico durante a prática de exercícios.

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