Colágeno e seus Benefícios para a Pele no Inverno

Você sabia que o colágeno é uma proteína que pode se tornar uma grande aliada no inverno? Durante essa época do ano, a pele necessita de cuidados especiais, já que nesse período ocorre um ressecamento maior desta parte do corpo.

Se você quer saber mais sobre o colágeno e seus benefícios para a pele no inverno, não deixe de acompanhar esse artigo!

Colágeno e seus benefícios

O colágeno está diretamente relacionado à estruturação e à firmeza da pele. Ele influencia na elasticidade, por isso, se torna importante na prevenção do aparecimento de rugas e marcas de expressão.

O aspecto de envelhecimento ocorre devido a perda da capacidade que nosso corpo possui de produzir fibras à base de colágeno e elastina, que garantem firmeza para a pele. A partir dos 30 anos de idade, a quantidade de colágeno disponível no corpo reduz, surgindo a necessidade de aumentar o consumo de alimentos ricos em colágeno ou a sua suplementação.

Além da redução natural, alguns fatores externos e hábitos ruins podem restringir ainda mais a presença de colágeno no organismo. Entre eles, podemos listar:

  • Exposição ao sol;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Tabagismo;
  • Alimentação rica em açúcar.

O inverno também pode contribuir para um aspecto mais envelhecido de pele devido à agressão natural do clima seco, comum dos dias frios.

A adoção de hábitos saudáveis é essencial! Ingerir alimentos ricos em colágeno e fazer a sua suplementação, podem promover diversos benefícios para a pele no inverno, auxiliando na melhora do aspecto e da saúde da pele.

O colágeno pode trazer uma série de benefícios para a pele no inverno, basta conhecer as principais fontes dessa proteína e acrescentá-las no seu dia a dia.

Fontes naturais de colágeno

O colágeno é uma proteína de fonte animal que pode ser encontrada em carnes vermelhas, frango e peixe. A reposição por meio desses alimentos deve ser feita de forma cautelosa, para não haver um consumo excessivo de calorias.

Os ovos também possuem proteínas em sua composição, especialmente na clara, portanto também contribuem com o aumento da produção de colágeno pelo organismo.

Alimentos que contém Vitamina C também beneficiam a síntese de proteínas, que depois serão transformadas em colágeno. Por isso, inclua em sua dieta:

  • Goiaba;
  • Acerola;
  • Pimentão;
  • Brócolis;
  • Salsinha;
  • Limão;
  • Kiwi;
  • Morango.

Além disso, ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente também ajuda a manter a pele saudável, hidratada e com um aspecto jovem.

Como usar o colágeno na suplementação

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é recomendado que a ingestão de colágeno seja de 10 gramas por dia. Porém, é muito difícil obter esta quantidade somente através da alimentação, portanto, a reposição desta proteína através de suplementos é uma ótima alternativa.

Os suplementos de colágeno geralmente são extraídos de ossos de animais. O ideal é realizar a suplementação com colágeno hidrolisado, que por ser quebrado em partículas menores, é absorvido pelo organismo de maneira mais fácil.

Outra opção é o Colágeno Verisol®, que consiste em uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno, obtidos a partir de um processo de quebra específica, que favorecem sua absorção e seu efeito benéfico ao organismo.

Por ser mais biodisponível, a quantidade diária de Colágeno Verisol® necessária é de 2,5 gramas. Ele pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em sachê, ideal para quem tem dificuldade de engolir um grande número de cápsulas.     

Benefícios do colágeno para a pele no inverno

No período do inverno, a pele sofre com o ressecamento devido ao clima seco. Além disso, devido ao frio, tomamos banhos mais quentes que agridem a pele ainda mais.

O colágeno tem papel importante, já que mantem a pele com aspecto jovial, hidratada e resistente às variações do clima. Ou seja, você possui diversos motivos para utilizar o colágeno, especialmente em períodos de frio, quando a pele precisa de cuidados especiais. Conheça alguns benefícios do colágeno para a pele:

Hidrata a pele

O colágeno age diretamente na capacidade da pele de manter a hidratação. O consumo de alimentos ricos nessa proteína ou de suplementos a base de colágeno potencializam essa função e, consequentemente, aumentam a hidratação da pele, tão necessária no frio.

Fornece elasticidade e brilho

A elasticidade da pele está diretamente relacionada ao colágeno. Ele previne a formação de rugas e também a flacidez, comuns com a ação do tempo.

O colágeno também melhora a capacidade de regeneração da pele e aumenta seu brilho natural. Estes benefícios também são importantes nos dias frios, nos quais a opacidade se faz presente pelo clima seco.

Previne o excesso de rugas

O clima frio e seco do inverno provoca rachaduras e um ressecamento excessivo. O colágeno entra como um aliado no combate a esses problemas, trazendo a hidratação e a elasticidade mencionadas anteriormente, que evitam as rugas e fortalecem as fibras que constituem a pele.

Além dos benefícios já citados, a ingestão de colágeno aumenta a sensação de saciedade, resultando em um melhor controle do peso. Essa vantagem é especialmente importante no inverno, época em que a ingestão de alimentos calóricos aumenta. Melhor impossível!

O silício é um mineral que auxilia na produção de colágeno e elastina, fundamentais para a firmeza da pele. O Biosil® é uma importante fonte de silício orgânico, que contribui para a saúde da pele, dos cabelos, das unhas, além de ossos e articulações.

Vale ressaltar que para obter melhores efeitos na pele, a suplementação com colágeno deve estar aliada à prática de hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada. Saiba mais no post: Hábitos para aumentar a elasticidade da pele e reduzir a flacidez.

Balancear esses cuidados com a suplementação, que deve sempre ser recomendada por um profissional capacitado, é um ótimo caminho para ter uma pele hidratada e com um aspecto saudável durante o inverno.     

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