5 passos para manter os cabelos fortes e saudáveis

Você não precisa gastar muito dinheiro em salões de beleza para obter cabelos fortes e saudáveis. Algumas mudanças simples no seu dia a dia podem contribuir para a saúde dos seus fios.

Para manter os cabelos fortes e saudáveis é necessário prestar atenção não apenas nos cuidados externos, mas também no que comemos. A suplementação de nutrientes específicos e uma alimentação equilibrada podem fazer maravilhas.

Cabelos fortes e saudáveis

Ter cabelos brilhantes é sinônimo de beleza e objeto de desejo de uma grande parcela da população. Não é de se espantar que a cada dia surja um novo produto no mercado para tratar os cabelos. Pensando nisso, separamos 5 passos para manter os cabelos fortes e saudáveis.

1. Invista em carboidratos complexos

Carboidratos refinados podem ser prejudiciais aos cabelos. Esse grupo de alimentos recebe o nome de refinados pois passam por um processo em que perdem grande parte do seu teor de fibras.

Elimine o açúcar refinado, o arroz branco e demais carboidratos simples de sua dieta e preferência aos grãos integrais. O consumo excessivo de carboidratos simples aumenta os níveis de insulina no sangue. Isso pode desequilibrar alguns hormônios, o que pode ter efeito negativo sobre os folículos capilares.

Pão integral, aveia, quinoa e demais cereais são ótimos aliados. Você notará a diferença que essa simples mudança fará. Além disso, dê preferência para produtos orgânicos, pois tem quantidades menores de toxinas que podem prejudicar a saúde dos cabelos.

2. Opte por gorduras boas

Uma dieta rica em gorduras poli e monoinsaturadas, como o Ômega 3, fornece gorduras ideais para manter os cabelos fortes e saudáveis. Fique atento aos rótulos e evite o consumo de produtos que contenham gorduras saturadas e trans. As gorduras boas podem ser encontradas em:

  • Sementes de abóbora, linhaça e girassol;
  • Castanhas;
  • Abacate;
  • Peixes como atum, salmão e sardinha;
  • Azeite de oliva extravirgem.

Mas nada de excessos! Portanto, lembre-se de manter o equilíbrio ao ingerir esse tipo de alimento. Você ainda pode utilizar óleos vegetais, como o óleo de coco, para para hidratar os cabelos. Basta aplicar o óleo mecha por mecha e deixar agir por 1h. Em seguida, lave normalmente com seu shampoo e condicionador preferidos.

3. Equilibre sua dieta

Proteínas

As proteínas são grandes aliados para manter os cabelos fortes e auxiliar no seu crescimento. A queratina é a principal proteína que faz parte da composição dos fios. A suplementação com Colágeno Hidrolisado fornece proteínas que ajudam na reconstrução e tratamento dos cabelos, restabelecendo o brilho, elasticidade e força.

Colágeno Verisol® consiste em uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno, obtidos a partir de um processo de quebra específica, que favorecem sua absorção e seu efeito benéfico ao organismo. Basta 2,5 gramas por dia para você perceber seus benefícios nos cabelos e na pele.  

Minerais

O Silício é um mineral que estimula a produção de colágeno, importante para a saúde de pele, cabelos, unhas, ossos e articulações. O Nutricolin® é um complexo de silício orgânico que estimula a síntese de colágeno, elastina e queratina.

O Magnésio é outro mineral fundamental para a saúde dos cabelos. Ele participa de reações enzimáticas que contribui para a força, a cor, maciez e a hidratação dos fios. O Magnésio Quelato é obtido a partir da ligação desse mineral a um aminoácido, processo que o torna mais biodisponível, ou seja, mais fácil de ser absorvido pelo organismo.

Vitaminas

As Vitaminas do Complexo B são importantíssimas na promoção de cabelos fortes. Contribui para o crescimento dos fios de forma saudável, evitando a quebra e a queda. As mais importantes para a saúde dos cabelos são:

  • Tiamina (vitamina B1);
  • Pantotenato de cálcio (ácido pantotênico ou vitamina B5);
  • Biotina (vitamina B7);
  • Ácido para-aminobenzoico (PABA ou vitamina B10).

O Pill Food, por exemplo, é um suplemento indicado para pessoas que buscam um complexos vitamínicos para complementar as necessidades do organismo, visando o fortalecimento das unhas, dos cabelos e a recuperação da elasticidade da pele.

É comum encontrarmos formulações com esses nutrientes no mercado, principalmente em Farmácias de Manipulação. Converse com seu médico ou nutricionista para avaliar como está sua alimentação e introduzir a suplementação como apoio à sua dieta.

4. Use produtos para nutrição e fortalecimento dos cabelos

Xampus, condicionares e cremes de tratamento também são aliados do cabelo saudável. Busque produtos desenvolvidos para seu tipo de cabelo.

A água muito quente, o sal do mar, o sol e o vento são inimigos dos cabelos, deixando-os fracos, desidratados, quebradiços e com um aspecto ressecado. Mas para proteger seus cabelos desses agentes agressores é bem simples e fácil:

  • Aplique leave-in nos cabelos com protetor solar;
  • Use chapéus;
  • Faça hidratação nos cabelos semanalmente;
  • Aplicar um protetor térmico antes de utilizar secador ou chapinha.

O Minoxidil atua estimulando a microcirculação em torno do folículo piloso, promovendo o crescimento capilar. É amplamente utilizado no tratamento tópico de alopecia androgênica, doença caracterizada pela perda localizada de cabelo.

A Auxina Tricógena é um produto à base de extratos naturais que age estimulando a circulação sanguínea no folículo capilar, o que aumenta o fornecimento de nutrientes importantes para o crescimento dos fios. A associação de Minoxidil com Auxina Tricógena ajuda a revitalizar a raiz dos fios e leva a uma diminuição na queda. Isso permite que os fios se fortaleçam e crescem com saúde.

5. Hidrate-se e pratique atividade física

A água é parceira em transportar as vitaminas hidrossolúveis, como as do Complexo B. Através da água, essas vitaminas e outros nutrientes essenciais para o crescimento dos cabelos, chegam aos folículos capilares.

Atividade física melhora a circulação sanguínea do corpo inteiro e é exatamente isso que o cabelo precisa para ser saudável: boa irrigação sanguínea do couro cabeludo e maior circulação de nutrientes para os fios.

Procure se exercitar pelo menos meia hora por dia e beba no mínimo 2 litros de água diariamente. Manter seu corpo bem hidratado traz benefícios não apenas para os cabelos, mas também garante um bom funcionamento do organismo. Leia mais sobre a hidratação no nosso post: Hidratação do corpo: consumo de água e alimentos que podem ajudar!

Em caso de cabelos danificados, uma ótima opção é o Capivitol – fórmula manipulada do Pantogar® – que atua estimulando o crescimento dos fios e reparando as alterações na sua estrutura. Ele trata também as alterações no crescimento e na estrutura das unhas, deixando-as mais fortes.

Gostou das dicas para se ter cabelos fortes e saudáveis? Você já aplica alguma delas no seu dia a dia? Conte para a gente!

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