5 passos para se ter unhas fortes e saudáveis

As suas unhas dizem muito mais sobre a sua saúde do que você pode imaginar. Por isso, cuidar para se ter unhas fortes e saudáveis é importante não apenas pela estética, mas também para perceber o que seu corpo pode estar alertando.

A maioria das mulheres se preocupa em manter as unhas bonitas e bem cuidadas, mas nem sempre é uma tarefa fácil. O enfraquecimento das unhas pode estar relacionado a diversos fatores, como o contato constante com produtos químicos, a deficiência de nutrientes e a falta de hidratação.

Você pode manter as suas unhas fortes e saudáveis com poucas mudanças no dia a dia. Listamos 5 ações eficazes e que contribuem para a saúde das unhas. Confira a seguir

1. Alimentação saudável

As unhas fracas, na maioria dos casos, são decorrentes de alterações e carências do organismo. As unhas são ricas em queratina e podem ser prejudicadas se o organismo estiver em desequilíbrio, o que pode ser causado por uma alimentação pobre em nutrientes.

A forma como você se alimenta reflete na sua saúde como um todo e pode afetar diretamente a aparência das suas unhas. Por isso, invista em um cardápio rico em cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B – principalmente a Biotina – zinco e ferro.

Portanto, coma alimentos que contenham esses nutrientes e que podem contribuir para se ter unhas fortes e saudáveis. São eles:

  • Peixes;
  • Espinafre;
  • Iogurte;
  • Carne;
  • Ovos;
  • Nozes;
  • Gergelim.

Se suas unhas estão quebradiças, descascando ou quebrando com frequência, é hora de investir em uma mudança de hábitos alimentares e até mesmo, procurar um nutricionista.

2. Higiene para se ter unhas fortes e saudáveis

As micoses e as infecções afetam a saúde e a beleza das unhas. Na maioria dos casos, esses problemas são decorrentes da falta de higiene, que apesar de básica, pode ficar de lado no dia a dia. Você também pode adquirir micoses através de objetos infectados.

Uma boa rotina de limpeza vai ajudar a manter as suas unhas fortes e saudáveis sempre. Para conseguir isso de forma simples e fácil, basta seguir os seguintes passos:

  1. Lave as unhas com água morna e sabonete neutro;
  2. Passe uma escovinha de cerdas finas embaixo das unhas, retirando toda a sujeira acumulada. Essa escova deve ser reservada somente para essa finalidade;
  3. Enxague com água morna e deixe de molho por 3 minutos;
  4. Com uma espátula apropriada, passe na região das cutículas e embaixo das unhas. Se for necessário, corte as unhas e finalize com uma lixa fina;
  5. Enxágue e seque a região com uma toalha limpa;
  6. Passe um hidratante próprio para a região (pés ou mãos) e massageie até ser completamente absorvido.

Para evitar micoses é fundamental manter as unhas longe da umidade. O Antimicótico para Unhas em solução reúne em sua fórmula compostos capazes de combater os fungos e contribuir para a renovação das unhas.

3. Compre produtos de qualidade

Assim como a pele, as suas unhas também precisam de hidratação. Aplicar uma camada de base antes do esmalte é um cuidado simples que ajuda a manter as unhas fortes. Essa camada protetora impede que as unhas desidratem, criando ainda uma película resistente à quebra.

Mas nem todas as bases são indicadas para fortalecer as unhas. Os bons produtos devem conter queratina, vitamina E e formol. Esses componentes são importantes para o fortalecimento e aumento da resistência em unhas frágeis.

A Base Fortalecedora para Unhas é composta por queratina, vitamina E e formol, dentro dos limites permitidos pela Anvisa. Esses componentes garantem resistência e fortalecem as unhas, sendo ideal para unhas fracas e quebradiças. Seu uso ainda reduz a escamação das unhas após algumas semanas de uso.

O Nutricolin® é um complexo formado pelo ácido ortossilícico estabilizado em colina, que estimula a síntese de colágeno, elastina e queratina – as conhecidas proteínas da beleza. O Nutricolin® contribui para a saúde das unhas, da pele e do cabelo.

O Pill Food possui em sua composição vitaminas, minerais e aminoácidos que contribuem para o fortalecimento de unhas e cabelos. Seu uso reduz a queda, acelerando o crescimento e deixando-os mais fortes. Contribui também para a saúde da pele, conferindo firmeza e luminosidade.

Para saber qual o produto ideal para hidratar as suas unhas, você pode buscar um profissional de confiança, como o dermatologista.

4. Atenção ao frequentar a manicure

Mulheres gostam de unhas bonitas, bem feitas, sem cutículas e com lindas cores de esmaltes. Mas isso nem sempre age de forma positiva para a saúde das unhas. Primeiro, evite a retirada completa da sua cutícula, pois ela serve para proteger a unha.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), retirá-la totalmente, cria um espaço propício para a proliferação de fungos e bactérias. O correto é retirar apenas o excesso ou não a retirar, pois essa pele delicada funciona como um protetor natural, evitando que microrganismos desencadeiem doenças diversas.

Ao frequentar a manicure, leve seus próprios utensílios: alicate, lixa e espátula devem ser de uso individual. Compartilhar esses objetos pode ser um risco a saúde!

Evite o uso frequente de produtos químicos muito fortes. A acetona é um exemplo desses compostos. Ela resseca as unhas, as deixam sem brilho e com manchas brancas na superfície. Dê preferência para os removedores de esmalte.

Após o uso, lave as mãos e passe um hidratante nas unhas. Já existem diversos removedores bem menos agressivos e totalmente eficientes. Também mantenha um período de “férias” para suas unhas, mantendo-as sem esmaltes. Isso vai contribuir para que elas se fortaleçam ainda mais.

5. Proteja os pés e as mãos para manter as unhas fortes

A falta de proteção pode ser a responsável pela falta de firmeza das unhas, sendo o contato frequente com a água e produtos de limpeza, um dos principais causadores de unhas fracas e quebradiças.

Por isso, não se esqueça de usar luvas sempre que for limpar a casa e utilizar produtos de limpeza mais fortes e agressivos. O mesmo acontece se você trabalha com produtos químicos.

Para proteger as unhas dos pés é aconselhável usar sapatos abertos de em alguns momentos, pois o uso constante de sapatos fechados pressiona as unhas, podendo encravá-las. O sapato fechado aumenta a umidade e a temperatura nos pés, fatores que favorecem o surgimento de micoses.

Se utilizar sapatos totalmente fechados por longos períodos do dia, não se esqueça de usar meias e talco antisséptico. As meias fornecem uma proteção que impede que as unhas entrem em contato direto com os sapatos, enquanto o talco reduz a umidade.

Essas pequenas ações deixarão as unhas sempre protegidas e bonitas! Para um tratamento mais adequado, consulte sempre um especialista.

Gostou das dicas para se ter unhas fortes e saudáveis? Não esqueça de comentar e deixar sua opinião! Aproveite e confira também nossas dicas para aumentar a elasticidade da pele e reduzir a flacidez.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: