Suplementos Alimentares Para Quem Pratica Atividade Física

Nos últimos tempos, a busca por mais saúde, por qualidade de vida e pelo corpo perfeito fez a prática de atividade física crescer consideravelmente. Com isto, a necessidade de suplementação com nutrientes voltados para a prática de treinos tem aumentado. Acompanhe a seguir dicas de suplementos alimentares para quem pratica atividade física!

Suplementos alimentares

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), suplementos alimentares não são medicamentos e não podem ser aplicados para tratamento, prevenção ou cura de doenças. O suplemento é um complemento nutricional, com substâncias bioativas, vitaminas, enzimas ou probióticos, e não deve substituir as refeições. O uso de suplemento é recomendado para:

  • Indivíduos saudáveis;
  • Pessoas com dietas restritivas;
  • Indivíduos que sofrem de alguma alteração metabólica;
  • Praticantes de atividades físicas intensas.

Muitas vezes, apenas ajustar a sua alimentação com determinados nutrientes variados, em conjunto com a prática de atividade física, pode ser o suficiente para fazer com que você alcance os efeitos desejados. Porém, para aumentar seu rendimento e potencializar os resultados na academia, além uma boa alimentação pode ser necessário o uso de suplementos alimentares.

Se você tem uma vida bastante corrida e ainda assim treina pesado, é essencial investir em suplementos que contenham proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais. Eles podem auxiliar a repor as perdas que ocorrem durante os treinos e favorecem na construção do corpo perfeito e saudável.

Para descobrir qual a melhor forma de realizar uma reeducação alimentar, é fundamental procurar um nutricionista e estabelecer o melhor método para colocar em prática no dia a dia.

Suplementos alimentares e a prática de atividade física

O uso de suplementos alimentares atualmente tem sido de grande importância para atletas e praticantes de atividades físicas. Porém, é essencial ter uma alimentação equilibrada como fator de maior importância para a manutenção da saúde.

Ao dar início a uma nova prática de exercícios, ou intensificá-los, ocorre o aumento proporcional de calorias consumidas, que podem ser supridas de forma mais efetiva por meio dos suplementos, prezando sempre pelo equilíbrio.

Estudos mostram que consumo de suplementos é bastante comum entre pessoas jovens, predominantemente do sexo masculino, que tem como objetivo aumentar a massa magra com a prática de musculação. Entretanto, nem sempre os consumidores procuram a indicação de um profissional especializado. Nutricionistas e nutrólogos são os mais indicados para orientar corretamente o consumo desses produtos.

O profissional especializado poderá estudar seu caso e indicar o suplemento mais adequado para seu peso corporal, sua resistência física, sua rotina e seus hábitos alimentares. Tudo isso deve ser levado em consideração para que seja oferecido a você o melhor plano nutricional e suplementar, para que seus objetivos sejam alcançados.

A nutrição e a prática de atividade física juntas têm um importante papel na formação, não apenas de um corpo perfeito e saudável, mas também de uma mente mais ativa e motivada psicologicamente. O uso de suplementos alimentares é grande aliado quando usados com critério e com orientação profissional.

Portanto, se você vai iniciar alguma atividade esportiva e pretende usar suplemento, busque primeiramente seu médico ou nutricionista e depois, procure estabelecimentos de confiança e credibilidade para comprar seus suplementos.

Suplementos alimentares e seus benefícios

Existe uma grande variedade de suplementos alimentares disponíveis no mercado. Conheça agora como alguns deles atuam em seu organismo.

Whey Protein

Whey Protein é um suplemento proteico composto da proteína do soro do leite. Esse produto é de absorção rápida que auxilia na reconstrução muscular. Pode ser consumido pela manhã, como pré-treino ou pós-treino.

  • Whey Protein Concentrado: possui em torno de 70-80% de proteínas de alto valor biológico, além de ter baixa quantidade de lactose, gordura e um sabor agradável.
  • Whey Protein Isolado: passa por um rígido processo de purificação que elimina boa parte de gorduras e lactose, o que deixa o produto com até 90% de proteína. Pode ser considerado um produto livre de lactose, ideal para indivíduos que sofrem de intolerância ou alergia à lactose.
  • Whey Protein Hidrolisado: é submetido a um processo que quebra as proteínas, sendo assim, elas são metabolizadas com maior facilidade. Por ser uma fonte de proteínas de rápida absorção, é recomendado para alérgicos à lactose e pessoas com problemas gástricos.

Aminoácidos

O composto de aminoácidos mais conhecido é o BCAA. Esse produto contém aminoácidos de cadeia ramificada que não são produzidos pelo organismo, ou seja, só conseguimos adquiri-los por meio da alimentação e suplementação. O BCAA é formado por:

  • L-Valina;
  • L-Leucina;
  • L-Isoleucina.

Compostos de aminoácidos essenciais, também são importantes já que não são produzidos pelo nosso organismo. Como já estão na forma de aminoácido puro, são facilmente absorvidos pelo organismo e trazem resultados positivos para quem pratica atividade física.  Eles atuam também na reconstrução muscular, contribuindo para o ganho de massa e força. Os aminoácidos essenciais são:

  • L-Isoleucina;
  • L-Leucina;
  • L-Lisina;
  • L-Valina;
  • L-Metionina;
  • L-Treonina;
  • L-Fenilalanina;
  • L-Triptofano.

Creatina

Apesar de ser um dos suplementos mais consumidos, a Creatina tem efetividade comprovada apenas em atletas de esportes de alta potência. Sua suplementação leva a uma capacidade de estocar maior quantidade de energia no músculo, o que favorece uma maior renovação na síntese de ATP (molécula que fornece energia) e, assim, melhor capacidade de suportar esforços intensos.

Como a Creatina é produzida pelo organismo naturalmente, sua suplementação deve ser controlada para evitar um excesso dessa substância no nosso corpo, o que pode levar a sérios danos musculares.

Termogênicos

A principal função dos termogênicos desse suplemento é acelerar o metabolismo, aumentar a disposição, aumentar a queima de gordura e favorecer o emagrecimento. Existe uma grande variedade desse produto no mercado, composto por diferentes agentes termogênicos como cafeína, ioimbina, gengibre, pimenta e canela.

Você pode encontrar termogênicos em Farmácias de Manipulação na forma de cápsulas e em pó, podendo escolher o que for mais fácil e prático para incluir em sua rotina. Converse com seu médico, nutricionista ou farmacêutico para determinar o melhor termogênico para as suas necessidades.

Cafeína

A Cafeína é recomendada para auxiliar no tratamento da fadiga mental e melhorar a performance em atletas. Ela funciona como um estimulante, utilizada em academias como termogênico natural, ou seja, um acelerador metabólico. Isso favorece a queima de gordura, além de tornar o corpo mais resistente as fadigas musculares.

Ioimbina

A Ioimbina é um estimulante natural extraído da planta Pausinystalia yohimbe. Ela dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação, isso ajuda na queima de gorduras, além de melhorar a resistência física e aumentar a produção de energia.

Bebidas Termogênicas

O Cappuccino Termogênico é uma excelente opção para tomar antes do treino, já que acelera o metabolismo, melhora o desempenho físico e favorece a queima de gordura. Sua fórmula contém TCM, Whey Protein Concentrado, Bodybalance, Cafeína e Ioimbina, uma combinação que fornece energia e proteínas necessárias para o ganho de massa magra

Cuidados necessários

Os suplementos alimentares não devem substituir as refeições e devem ser ingeridos somente sob orientação profissional. Pesquisas científicas têm buscado comprovar os reais efeitos dos suplementos, seus benefícios e os cuidados que o consumidor deve ter ao utilizá-los. O consumo desses produtos favorece o corpo e a saúde, mas seu uso deve ser feito com equilíbrio e com bastante cautela.

Algumas substâncias presentes nesses produtos podem levar a problemas no sistema nervoso, rim, coração e fígado. Seu uso sem orientação e em excesso pode causar danos à saúde. Além disso, poderá não ter os efeitos desejados e ocasionar o ganho de gordura ao invés de músculos. E esse não é o objetivo!

Em alguns casos, uma alimentação balanceada associada à prática de atividade física pode ser suficiente para alcançar seus objetivos. Porém se você ainda está com dificuldade, o uso de suplementos alimentares pode ser um aliado. Então, consulte um profissional especializado e confira a melhor forma de obter o corpo ideal, com equilíbrio e saúde.

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