Alimentos para manter a pele jovem e os cabelos sedosos

Para manter a pele jovem e os cabelos sedosos, não basta somente usar cremes e xampus de qualidade. Através da alimentação podemos adquirir nutrientes que contribuem para a beleza da pele dos cabelos.

Ficou interessado? Então confira quais alimentos não podem faltar no seu dia a dia.

Os alimentos são poderosos

Para conquistarmos uma aparência saudável, com cabelos sedosos e macios, unhas fortes, pele viçosa, bem hidratada e com aparência jovem, nosso organismo necessita de nutrientes como proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e minerais.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),  alimentos funcionais são aqueles que apresentam outros benefícios além de nutrir, pois contêm constituintes que podem auxiliar, por exemplo, na manutenção dos níveis de gordura no sangue; na proteção das células contra os radicais livres; no funcionamento do intestino; entre outros,

É necessário manter uma dieta balanceada para que o nosso corpo consiga adquirir cada um dos nutrientes na quantidade e na variedade necessária. Nosso corpo trabalha em equilíbrio, e quando há carência ou excesso de algum nutriente o corpo sente. Os efeitos desse desequilíbrio aparecem na pele, nos cabelos e nas unhas. 

Alimentos para manter a pele jovem e os cabelos sedosos

A saúde dos cabelos e da pele depende de nutrientes essenciais, como Vitamina A, Colágeno, Vitamina C e Silício. Portanto, abuse de alimentos ricos nessas substâncias.

Cenoura, mamão e espinafre são ótimas fonte de Vitamina A e mantém a pele aveludada, macia, além de evitar a acne. Essa vitamina também auxilia no crescimento dos fios e promove a hidratação necessária para manter os cabelos sedosos.

O Colágeno é o maior componente estrutural da pele e o envelhecimento é o principal fator de diminuição dessa substância no corpo. Alimentos como carnes, ovos e peixes são alimentos ricos em colágeno e atuam de dentro para fora, para auxiliar na redução dos danos causados pelo tempo.

O Colágeno Verisol® é uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno que auxilia na redução de rugas e restabelece a elasticidade e hidratação da pele.

Já as frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, são fontes de Vitamina C e retardam o envelhecimento da pele. Sua ação antioxidante mantém a pele jovem e previne a queda de cabelos, o que contribui para o crescimento dos fios.

O Silício é um mineral que possui papel fundamental na produção de colágeno, elastina e queratina: as conhecidas proteínas da beleza! Ele contribui para cabelos e unhas mais fortes, pele mais jovem, firme e sem rugas. Esse mineral pode ser encontrado em cereais, oleaginosa, banana, maçã e abóbora.

O Hidratante Facial com ácido hialurônico e silício orgânico é uma ótima opção para os cuidados da pele do rosto. Ele não é oleoso, hidrata e recupera a pele danificada, além de prevenir os sinais provenientes do envelhecimento da pele.

Alimentos para necessidades específicas

Pés e calcanhares rachados

As rachaduras nos pés e calcanhares podem ser evitadas com o consumo regular de soja, fígado e ovos. Mantenha a região sempre hidratada. Utilize um creme para os pés com ureia e aproveite para fazer uma massagem relaxante.

Lábios rachados

Para deixar seus lábios bonitos e sem rachaduras, aposte na rúcula e em outras folhas verde-escuras como almeirão e couve, além da amêndoa crua e gérmen de trigo. O uso de protetor labial com filtro solar também pode ajudar.

Unhas fracas

A ingestão de sementes de abóbora, girassol e outros alimentos ricos em cálcio, zinco e magnésio podem ajudar a prevenir a quebra das unhas. Utilize também uma base fortalecedora semanalmente, antes da aplicação do esmalte.

Cabelos opacos e quebradiços

Seus cabelos ficarão mais macios e sedosos com a ingestão de ovo e outras fontes de proteínas, como carnes magras, queijo branco, feijão, soja e grãos integrais.

Pele Acneica

A frutas vermelhas também ajudam a reduzir a oleosidade da pele e, consequentemente, diminuir a ocorrência de acnes. Outra fruta que previne o surgimento de acnes é o abacaxi, que é rico em ativos anti-inflamatórios.

O consumo iogurte, alimento rico em probióticos, também pode ser aliado para manter a pele jovem. Essas bactérias, também conhecidas como Lactobacillus, regulam o intestino, facilitando a absorção de nutrientes essenciais para uma pele com aspecto saudável.

Cabelos e unhas que não crescem

Abacate, fígado, ovos e peixes potencializam o crescimento dos cabelos e das unhas, pois são ricos em Biotina. Essa vitamina do complexo B é responsável por manter a pele jovem, além de deixar as unhas e os cabelos mais fortes

Alimentação equilibrada

Tão importante quanto saber o que comer, é saber quanto comer. Ter uma alimentação saudável e equilibrada traz resultados satisfatórios e visíveis para a saúde da sua pele, dos seus cabelos e das suas unhas.

Por mais benéficos que sejam os resultados oferecidos por cada alimento, tome cuidado, pois o exagero também pode ser prejudicial. Portanto, procure por profissionais qualificados que irão auxiliar na construção de uma rotina alimentar adequada para seus objetivos.

Caso não seja possível consumir a quantidade necessária de nutrientes somente com a sua alimentação, opte por suplementação. Converse com seu médico, nutricionista ou farmacêutico para estabelecer as dosagens ideais para a sua necessidade!

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Percebeu como nossa alimentação é poderosa? Aquela conhecida frase é a mais pura verdade: A gente é o que a gente come! Devemos cuidar do nosso corpo para manter a pele jovem e os cabelos sedosos.

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