7 dicas para emagrecer com saúde

A busca pelo corpo perfeito e uma saúde melhor faz com que homens e mulheres de todas as idades busquem alternativas para perder peso. O grande desafio é encontrar formas de emagrecer com saúde.

É fundamental ficar longe das dietas “malucas” que desregulam o organismo e podem trazer muitos danos à saúde. Pensando nisso, listamos 7 dicas simples que vão auxiliar a emagrecer com saúde. Confira a seguir!

Como emagrecer com saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se encontra acima do peso e 20% dos adultos podem ser considerados obesos. Os dados alarmantes mostram a necessidade de preocupar-se com o próprio corpo, não apenas por motivos estéticos, mas também para manter uma vida saudável.

1. Faça uma reeducação alimentar

Diferente da dieta, a reeducação alimentar fará com que você coma de forma adequada por um período prolongado, e não apenas por um período. Quando se adota uma alimentação restritiva, você pode aprender a comer bem, mas provavelmente cairá na tentação do exagero logo após perder os quilinhos que tanto incomodavam. Alguns hábitos podem te ajudar:

  • Mastigar devagar;
  • Manter-se hidratado;
  • Distribuir as refeições ao longo do dia;
  • Manter o equilíbrio ao montar as refeições;
  • Comer frutas.

Para saber quais os alimentos mais indicados para o seu dia a dia, procure a ajuda de um nutricionista e veja como esse profissional pode criar uma programação alimentar dentro do que você precisa para manter uma vida saudável.

2. Reduza a inflamação do seu corpo

A obesidade é reconhecida como um estado de inflamação crônica. Estudos demonstram que pacientes com excesso de peso apresentam uma maior concentração de adipocinas pró-inflamatórias no tecido adiposo. Essas moléculas afetam diversas funções no organismo, podendo contribuir para o ganho de peso, além de estar relacionadas com doenças cardiovasculares e resistência à insulina.

Um dos primeiros passos para diminuir a inflamação do organismo é a mudança de hábitos alimentares, dando preferência a alimentos naturais, como vegetais, frutas e fibras, de preferência os orgânicos, que são livres de substâncias tóxicas. Alguns vegetais possuem em sua composição substâncias que protegem o organismo contra agentes inflamatórios e ainda auxiliam na eliminação de toxinas.

O Morosil é um extrato natural de laranja moro, rico em ativos que apresentam ação anti-inflamatória e antioxidante. Seu uso contribui para o emagrecimento, por meio da redução de adipocinas inflamatórias, que favorece a queima da gordura acumulada, principalmente na região abdominal. Além de auxiliar no emagrecimento, ele desinflama o organismo e protege contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas.

3. Consuma alimentos naturais

Os alimentos industrializados podem até trazer praticidade para nossa rotina, mas, em sua grande maioria, são prejudiciais a saúde. Frutas, verduras, legumes, ervas e cereais são alguns exemplos de alimentos naturais que deixarão sua dieta bem mais nutritiva.

Incluir mais vegetais na alimentação não precisa ser uma tarefa difícil. Existem inúmeras formas de preparar esses alimentos para agradar a todos os paladares. Mantenha o equilíbrio no dia a dia e comece aos poucos para se adaptar melhor.

O consumo de alimentos naturais na quantidade adequada, fornecem energia e proporcionam um emagrecimento saudável. Lembre-se de se consultar com um nutricionista para que ele monte um cardápio indicado para você, alinhando seus objetivos e alimentos que sejam do seu agrado.

4. Mude seu estilo de vida

Se você quer de fato emagrecer com saúde, precisa mudar muito mais do que apenas a alimentação, é necessário mudar sua rotina. Praticar atividade física é fundamental nesse processo e além de ajudar a emagrecer, ela auxilia na melhora do humor e da disposição. Uma simples caminhada de 30 minutos no final da tarde pode ser um ótimo começo.

Além da prática de atividade física, a mudança no estilo de vida também deve incluir:

  • Manter uma boa qualidade do sono;
  • Definir horários para as refeições;
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar;
  • Evitar o estresse.

5. Cozinhe sempre que possível

Preparar a própria comida é uma ótima maneira de manter uma alimentação saudável. Quando cozinhamos, sabemos exatamente o que estamos comendo e controlamos a quantidade de sal e gordura adicionada no preparo. Além disso, preparamos apenas o que está estipulado na dieta e fugimos das tentações que os restaurantes oferecem.

Se você não tem tempo para cozinhar todos os dias, planeje o cardápio da semana e se organize. Você pode preparar uma quantidade de comida suficiente para mais de uma refeição e congelar em porções individuais. No dia anterior à refeição, retire a refeição do congelador e deixe na geladeira para descongelar com segurança.

Também é possível deixar verduras e legumes higienizados na geladeira para o consumo da semana. Basta adicionar 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e deixá-los de molho por 15 minutos. Depois é só enxaguar com água potável, secar bem e guardar em potes no refrigerador.

6. Não passe fome

Se você está em um processo de emagrecimento e sente fome constantemente, é porque algo está errado com a sua alimentação. Se o seu organismo anda pedindo mais alimentos, reveja com seu nutricionista o tamanho das porções e os intervalos entre uma alimentação e outra.

Não siga a dieta de um amigo ou mude sua rotina por indicação de alguém sem experiência. O acompanhamento de um especialista é fundamental, pois cada corpo tem seu próprio metabolismo e funciona de forma singular.

Existem alguns suplementos que podem ajudar a reduzir o desejo por doces e tratar compulsões alimentares. O Picolinato de Cromo é um suplemento nutricional que auxilia no controle dos níveis de gordura e açúcar no sangue, além de ajudar a reduzir a compulsão por doces.

O 5-HTP (5-hidroxitriptofano) leva à produção de serotonina, que age no controle do sono, apetite e humor, considerado responsável pela sensação de bem-estar. A falta desse neurotransmissor no cérebro está intimamente associada à compulsão alimentar e ao aumento do desejo de massas e doces.

O BS Satiety é um suplemento natural composto por Glucomannan e Fucoxantina que aumenta a satisfação e diminui o apetite. O Glucomannan é uma fibra vegetal que absorve muitas vezes o seu peso em água, formando um gel no estômago que dá sensação de saciedade. Já a Fucoxantina é um composto extraído de algas marrons com ação termogênica, que transforma gordura em energia. Seu uso contribui para a redução da gordura abdominal.

7. Estabeleça metas para emagrecer com saúde

Todos temos o desejo de um corpo ideal, mas nem sempre os números com os quais tanto sonhamos são reais. Então antes de pensar quantos quilos você quer perder em um determinado intervalo de tempo, converse com um nutricionista e elabore um plano para emagrecer com saúde.

Ao estabelecer metas, lembre-se de dividir uma única grande meta em diversas etapas melhores. Dessa forma, você se sentirá mais motivado ao concluir um estágio. Não se deixe abater caso não consiga atingir uma de suas pequenas metas, pois nem sempre é possível alcançar todos os resultados esperados. Neste caso, persista!

Procure o apoio de profissionais especializados como nutricionistas, nutrólogos e educadores físicos. Com a orientação certa, será possível melhorar seu desempenho e potencializar o emagrecimento para alcançar seus objetivos de forma saudável.

Agora ficou mais fácil emagrecer com saúde? Deixe seu comentário e compartilhe esse post com seus amigos!

Aproveite e leia também sobre alimentos para melhorar o desempenho físico durante a prática de exercícios.

Conheça a BS Pharma!

A BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

2 comentários em “7 dicas para emagrecer com saúde

  1. Que site lindo. Adorei.
    As dicas são valiosas. Ajudam no emagrecimento. Emagrecer não é apenas deixar de comer certos alimentos mas o cuidado com todo corpo desde o sono e atividade física.
    Os chás são essenciais me ajudaram muito.
    Parabéns

    • Obrigada! Ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas! É muito importante que o processo de emagrecimento ocorra de forma saudável!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: