5 hábitos para acelerar o metabolismo

Você já deve ter ouvido falar que acelerar o metabolismo ajuda na queima de gordura e no emagrecimento. E essa afirmação realmente faz sentido. Além de contribuir para o gasto de calorias e para a perda de peso, o metabolismo acelerado colabora para a saúde e o bem-estar.

Vamos te apresentar neste post 5 estratégias simples, práticas e saudáveis que ajudam a acelerar o metabolismo.

O que é metabolismo

Metabolismo é o nome dado ao processo que o corpo realiza para transformar os alimentos que ingerimos em energia e em novas substâncias que são utilizadas na manutenção das estruturas orgânicas e no reparo de perdas causadas pelos processos bioquímicos.

O metabolismo é um processo contínuo. Nosso corpo precisa de energia para realizar todas as suas funções, por isso, mesmo em repouso, o corpo gasta energia para se manter vivo.

O processo metabólico acontece de duas formas:

  • Anabolismo – utiliza os nutrientes provenientes dos alimentos como matéria-prima para a produção de novas substâncias, que podem ser usadas para o desenvolvimento do organismo e para repor substâncias perdidas nos processos bioquímicos do corpo.
  • Catabolismo – utiliza as substâncias absorvidas dos alimentos para gerar energia para o próprio corpo realizar todas as suas funções.

Pessoas com um metabolismo mais lento utilizam menos energia para realizar suas funções orgânicas. Para essas pessoas, uma pequena quantidade de alimento já e o suficiente.

Caso o indivíduo coma mais alimentos do que ele consegue gastar na produção de energia, o que não for usado pelo corpo no processo metabólico será acumulado em forma de gordura. Por isso, podemos dizer que quem tem o metabolismo mais lento tem maior propensão a ganhar peso.

Já as pessoas com metabolismo acelerado utilizam mais energia para manter as atividades do corpo. Por isso, podemos dizer que pessoas que têm o metabolismo acelerado tem maior facilidade de emagrecer.

Alguns fatores interferem no metabolismo, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Qualidade dos alimentos consumidos;
  • Hábitos de vida.

Além disso, o envelhecimento, o sedentarismo, o consumo exagerado de açúcar, farinha e grãos refinados, são conhecidos por diminuir o metabolismo.

Para acelerar o metabolismo, podemos seguir algumas estratégias fáceis e práticas, que melhoram funcionamento do corpo, aumentam o gasto calórico e diminuem o percentual de gordura. 

Fatores que interferem no metabolismo

Existem fatores que determinam o ritmo do metabolismo que são intrínsecos do indivíduo, ou seja, não podem ser mudados. São eles:

  • Genética – alguns genes são responsáveis pelo desempenho do metabolismo;
  • Sexo – mulheres, por exemplo, possuem o metabolismo mais lento que o dos homens;
  • Idade – a tendência é que o metabolismo diminua com o avanço da idade.
  • Outros fatores podem contribuir para o aumento ou a diminuição do metabolismo (fatores que podem ser alterados e controlados):
  • Atividade física – o exercício físico estimula o metabolismo;
  • Alimentação – a qualidade e a quantidade dos alimentos que compõem a dieta podem acelerar o retardar o metabolismo;
  • Doenças – diabetes e hipotireoidismo, por exemplo, diminuem o metabolismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os hormônios tireoidianos são essenciais para as funções metabólicas. Os níveis de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) estão diretamente relacionados ao surgimento de doenças como a obesidade e resistência insulínica, que pode levar ao diabetes.

Hábitos para acelerar o metabolismo

Apesar de o metabolismo ser determinado por fatores não modificáveis, algumas estratégias podem provocar seu aumento. Veja a seguir 5 hábitos que contribuem para acelerar o metabolismo.

1. Beber água

A água é um componente essencial para o funcionamento de todo o organismo. Então, é fácil concluir que, para o processo metabólico ocorrer de maneira adequada, é necessário a presença de água.

Manter a hidratação do corpo é fundamental para acelerar o metabolismo. Além disso, quando ingerimos água fria, o corpo precisa ajustar a temperatura corporal para a faixa adequada, e esse equilíbrio térmico demanda gasto de energia também.

2. Ter uma dieta balanceada

A qualidade e a quantidade dos alimentos podem causar efeitos positivos ou negativos no metabolismo. Para acelerar o metabolismo, então, dê preferência para alimentos integrais e termogênicos, como:

  • Grãos e farinhas integrais;
  • Oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes);
  • Gengibre;
  • Batata doce;
  • Pimenta;
  • Canela;
  • Alho.

O Slim Plus é um composto natural que auxilia na queima de gordura e gerenciamento do peso corporal. Sua fórmula contém Citrus Sinensis, Citrus Aurantium, Gengibre e Canela, ativos com ação termogênica e que contribuem para acelerar o metabolismo e reduzir o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Alimentos ricos em proteína também provocam um gasto significativo de calorias, aumentando o metabolismo. Além disso, a proteína contribui para o ganho de massa muscular, e quanto maior a massa muscular do corpo, maior o gasto energético e mais acelerado o metabolismo. Os principais alimentos fontes de proteína são:

  • Carnes vermelhas;
  • Peixes;
  • Frango;
  • Ovos;
  • Queijos.

Insira na sua dieta alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio, pois esses são nutrientes contribuem para o bom funcionamento da tireoide – glândula muito importante na regulação do metabolismo. Exemplos:

  • Banana;
  • Espinafre;
  • Cenoura;
  • Couve-flor;
  • Lentilha;
  • Brócolis;
  • Maçã;
  • Uva;
  • Pêssego.

É importante estabelecer uma dieta balanceada, com nutrientes equilibradamente divididos durante o dia. Comer de maneira fracionada mantém o metabolismo sempre ativo e ajuda na perda de peso, além de manter a disposição para as atividades do dia inteiro.

Saiba como começar uma reeducação alimentar lendo nosso post 5 Passos Para Uma Reeducação Alimentar.

3. Praticar atividade física

O exercício físico é uma excelente maneira de acelerar o metabolismo. Além de favorecer a queima calórica e o emagrecimento, a atividade física promove o ganho de massa muscular.

E como já vimos, o músculo precisa de muita energia para executar suas funções, ou seja, consome muita caloria, acelera o metabolismo e, consequentemente, ajuda na perda de peso.

Uma ótima opção de termogênico pra tomar no pré-treino e garantir energia suficiente para realizar os exercícios é o Capuccino Termogênico. Ele é composto por Ioimbina, TCM, Body Balance e Whey Concentrado. Ele aumenta a disposição e a energia, ajuda no emagrecimento, favorecendo a queima de gordura e o ganho de massa magra, além de fornecer energia para as atividades do dia a dia.

É importante sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Assim, é possível escolher o exercício que mais atenda às suas necessidades, sem prejudicar sua saúde.

4. Controlar o estresse

O estresse deixa o metabolismo mais lento e contribui para o aumento do apetite, o que está relacionado com a compulsão alimentar.

Pessoas estressadas produzem muito cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse. Níveis elevados de cortisol no organismo provocam:

  • Redução do metabolismo;
  • Aumento de peso;
  • Acúmulo de gordura abdominal;
  • Retenção de líquidos.

Por isso, controlar os níveis de cortisol é essencial para manter o metabolismo acelerado e favorecer o emagrecimento. Atividade física, momentos de lazer e de relaxamento, são exemplos de ações que ajudam a aliviar o estresse e reduzir a ansiedade.

5. Dormir bem

Uma boa noite de sono ajuda no controle dos níveis de cortisol, que como já vimos, deixa o metabolismo mais lento e favorece o acúmulo de gordura abdominal.

Para melhorar a qualidade do sono, siga essas dicas:

  • Não coma alimentos de difícil digestão antes de dormir;
  • Evite ficar mexendo no celular ou no computador, pois a luz azul emitida pelas telas desses aparelhos atrapalha o sono;
  • Deixe o ambiente confortável, aconchegante, escuro e silencioso.

A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo que é responsável por regular nosso sono. Seu uso na forma de cápsula ou pastilhas sublinguais auxilia na regulação do relógio biológico e na sonolência.

Se você tem dificuldade para dormir, não deixe de ler nosso post Insônia: 7 Hábitos Saudáveis Para Ter Uma Boa Noite De Sono

Como controlar o metabolismo para perder peso

Para manter o metabolismo acelerado, algumas ações simples são suficientes, como se hidratar bem, ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, controlar o estresse e a ansiedade e cuidar da qualidade do sono.

Vale lembrar que pessoas com metabolismo mais lento precisam ingerir menos comida do que as pessoas que têm metabolismo acelerado. Uma ótima estratégia é incluir na dieta alimentos termogênicos e garantir o aporte nutricional adequado para o bom funcionamento do corpo.

A perda de peso acontece quando o saldo calórico do dia é negativo, ou seja, a quantidade de calorias ingeridas é menor do que a quantidade de calorias gastas.

Por isso, é importante conhecer quais as necessidades do seu corpo, adequar a alimentação para seu tipo de metabolismo e manter seu saldo calórico diário sempre em déficit para garantir a perda de peso.

Também é muito importante consultar um profissional antes de ingerir qualquer suplemento termogênico, pois podem causar efeitos adversos.

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe como acelerar seu metabolismo, compartilhe esse post com seus amigos! Um metabolismo acelerado é fundamental para a perda de peso. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários abaixo que iremos te responder.

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