7 hábitos que contribuem para o controle da ansiedade

A ansiedade é um dos principais transtornos no que diz respeito à saúde mental. A vida corrida que levamos, as cobranças constantes e as incertezas do dia a dia podem prejudicar nosso equilíbrio emocional e favorecer o surgimento desse tipo de transtorno.

Pensando nisso, preparamos esse post com 7 hábitos que contribuem para o controle da ansiedade. Confira!

O que é ansiedade?

A ansiedade pode ser explicada como uma variante do medo, com algumas diferenças essenciais: o medo é o temor que sentimos diante de alguma ameaça que se manifesta no nosso presente, de forma concreta, como o medo de sofrer um assalto ao passarmos por uma rua escura e vazia, por exemplo.

Já a ansiedade é um temor diante de situações hipotéticas, ou seja, que podem vir a acontecer, como perder o emprego. Essas situações não aconteceram e muitas vezes nem sequer chegam a se concretizar.

Porém, aquela voz na nossa cabeça fica nos sussurrando dia e noite: “E se eu perder o emprego? E se fulano me trocar por outra? E se eu sofrer um acidente? E se, e se, e se…”                  

A ansiedade é natural do ser humano. Mas em casos excessivos, pode se tornar um problema grave com diversas repercussões no organismo. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria (AAP), a ansiedade pode se manifestar com os seguintes sintomas:

  • Taquicardia;
  • Tremores;
  • Sensação de falta de ar;
  • Suor excessivo;
  • Tontura;
  • Alterações no sono;
  • Tensão muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Perda ou aumento repentino de peso.

Hábitos que contribuem para o controle da ansiedade

O transtorno da ansiedade pode se apresentar de forma diferente em cada indivíduo. Por isso, o profissional especializado deverá analisar as possíveis causas, incluindo ambientes e situações que podem funcionar como gatilhos para as crises de ansiedade de cada pessoa.

Confira a seguir, atitudes que podem contribuir para o controle da ansiedade e que auxiliam no tratamento:

1. Respiração

Você já deve ter ouvido a frase “respire fundo que vai passar”. E esse ditado popular não deixa de ser verdade. Quando ficamos ansiosos, respiramos rápido e superficialmente.

Nesses momentos, é importante inspirar e expirar lenta e profundamente, pois isso relaxa o organismo. Além disso, diminuir o ritmo da respiração aumenta o fornecimento de oxigênio ao cérebro, o que ainda estimula a concentração e o foco.

Uma técnica que pode ajudar no controle da ansiedade é conhecida como respiração quadrada. Ela consiste em 4 passos, de duração equivalente:

  1. Primeiro, inspire, contando lentamente até três.
  2. Segure o fôlego e, após essa etapa expire lentamente no mesmo tempo.
  3. Permaneça sem respirar contanto até três novamente.
  4. Repita o processo até se sentir mais calmo.

2. Meditação

A meditação pode fazer uma diferença significativa na nossa saúde mental. Ela contribui para o controle da ansiedade, melhora o humor, auxilia no sono, aumenta o foco e a concentração.

Com o treinamento correto é possível meditar em qualquer lugar. Hoje em dia existem aplicativos que podemos baixar no celular para nos ajudar a praticar a meditação. Experimente! Poucos minutos de meditação diária já podem fazer toda a diferença para o seu dia.

3. Yoga

A prática contínua de yoga é uma boa alternativa para manter-se mais calmo no dia a dia. A técnica ajuda a lidar com maior facilidade diante dos eventos inesperados do dia e potenciais fatores para o início de um episódio de crise de ansiedade.

Além de ser um ótimo exercício para tonificar os músculos, as posturas do yoga ajudam na melhora da respiração, na redução do estresse e contribui para o controle da ansiedade.

4. Exercícios físicos

A prática de atividade física libera um neurotransmissor chamado endorfina, que promove uma sensação de bem-estar. Por isso que após finalizar um exercício, mesmo estando cansados e cobertos de suor, nos sentimos bem.

Além disso, o exercício físico libera ainda noradrenalina e serotonina, neurotransmissores que contribuem para o humor. A autoestima e a autoconfiança também são estimuladas, e são fundamentais para uma mente saudável.

5. Calmantes naturais

Os chás são conhecidos por seus inúmeros benefícios, incluindo o efeito calmante. Chás calmantes, como camomila, erva-cidreira e melissa ainda têm efeitos sedativos e relaxantes.

Outra opção que contribui para o controle da ansiedade são os nutracêuticos, preparações farmacêuticas formuladas a partir de produtos naturais e que possuem indicações clínicas já comprovadas contra algumas doenças.

Esses produtos têm sido amplamente utilizados graças à possibilidade de causarem menos reações adversas e serem mais tolerados pelo paciente. Além disso, podem atuar em situações clínicas mais complexas, sem causar dependência.

Os nutracêuticos são vendidos sem necessidade de apresentação da receita, mas seu uso deve ser avaliado e orientado por profissionais de saúde, como farmacêuticos, nutricionistas e médicos, que indicarão a dosagem e a posologia mais adequadas para um tratamento seguro e eficaz.

O BS Calm é uma fórmula inovadora composta por ansiolíticos naturais como Relora®, L-teanina e Valeriana officinalis. Possui efeito modulador dos níveis de cortisol, homônio produzido em situações de estresse. Seu uso promove relaxamento sem causar sedação, melhora o sono e reduz o estresse.

O Relora® é a combinação patenteada do honokiol e da berberina, que são ativos extraídos de plantas. Possui eficácia comprovada no controle da ansiedade, da agitação do sono, dos níveis de cortisol e da compulsão alimentar relacionada ao estresse.

O 5-HTP (5-Hidroxitriptofano) está presente nas sementes da planta Griffonia simplicifolia. É um precursor da serotonina, um neurotransmissor que atua no controle do sono, apetite e humor; sendo considerado o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, estimula a produção de melatonina, um hormônio que regula os ciclos do sono.

6. Pensamento positivo

Tirar o foco de coisas ruins e pensar no que é bom é essencial para o controle da ansiedade. Ter fé em algo maior, buscar as relações mais acolhedoras e acreditar que no fim tudo vai dar certo! São essas pequenas atitudes que contribuem para uma vida mais feliz.

Émile Coué, mais conhecido por ser o pai do condicionamento aplicado, fez sucesso na França no início do século XX com o seu famoso lema: “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”.

Você pode tentar também!

7. Desabafe

Uma boa técnica para evitar as crises de ansiedade é o diálogo. Pode ser muito positivo contar seus medos para uma pessoa de confiança, como seus amigos e familiares.

Ao externar os problemas, fica mais fácil enfrentá-los, e uma opinião de alguém que observa a situação de fora pode ser útil e até mudar seu ponto de vista. Você verá que muitas vezes, as coisas não são tão ruins como parecem.

Lembre-se de que o transtorno de ansiedade é um problema sério, e que estas são apenas dicas que podem ajudar a aliviar os episódios. Procure por um profissional especializado antes de dar início a algum tratamento, e saiba que o importante é definir a causa e encontrar uma forma de compreendê-la melhor.

E você, gostou das nossas dicas? Conhece algum método natural para o controle da ansiedade? Compartilhe com a gente!

Aproveite e leia também o post que preparamos com 7 dicas para diminuir o estresse no trabalho e tenha uma rotina mais leve!

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