Como Atingir o Peso Ideal Através de uma Alimentação Balanceada

como-atingir-o-peso-ideal-atraves-de-uma-alimentacao-balanceada

Entre os assuntos de maior interesse quando se trata de saúde e beleza está o emagrecimento. Existem diversas maneiras de se atingir o peso ideal e a mais saudável delas é por meio de uma alimentação balanceada.

Além da perda de peso, uma alimentação balanceada auxilia na prevenção de doenças e contribui para a longevidade. Separamos aqui alguns passos para que você saiba como ter disciplina e criar hábitos que te ajudem a atingir o peso ideal.

Como manter uma alimentação balanceada no dia a dia

De acordo com o Ministério da Saúde, a alimentação compõe um dos pilares necessários para a mudança do estilo de vida, essencial para que o emagrecimento aconteça de forma saudável. Mas esqueça a ideia das dietas milagrosas! Elas vão te fazer perder peso, mas não te ensinarão a se alimentar corretamente.

A reeducação alimentar deve ser a primeira medida adotada por quem deseja atingir o peso ideal. É indicado que se faça de cinco a seis pequenas refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Planejar lanches entre as principais refeições é uma boa forma de evitar ingerir muitas calóricas de uma só vez. Isso mantém nosso metabolismo acelerado e contribui para a perda de peso.

Coma ao menos uma fruta ao dia e diminua o açúcar nos cafés, chás e sucos. Opte por vegetais e por alimentos em suas versões integrais. Elimine da sua dieta as frituras, os doces e os alimentos industrializados.

Alimentos processados são ricos em gordura, sódio e carboidratos, que favorecem o surgimento de doenças cardiovasculares como a hipertensão, além de contribuir para o aumento do colesterol.

No que se refere às bebidas, manter-se hidratado é fundamental! Beba aproximadamente 2 litros de água ao dia. Prefira sucos naturais e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Alguns chás também podem auxiliar no alcance da sua meta de peso ideal, como o Chá de Hibiscus.

Como ter disciplina para atingir o peso ideal

É difícil se adaptar a uma nova rotina, mas para alcançar o peso ideal são necessários alguns esforços. Mantenha em mente seus objetivos, tenha foco em suas ações e não se esqueça da sua motivação.

Durante as refeições não é aconselhado assistir TV, utilizar o aparelho celular ou realizar atividades paralelas que possam levar à distração. Nestas situações, a concentração é desviada da refeição e a sensação de saciedade é reduzida.

Realize suas refeições tranquilamente e mastigue com calma, essas são técnicas que fazem com que você se sinta satisfeito com porções menores. Para ajudar, segue abaixo outras dicas:

  • Quando for ao supermercado, evite os produtos industrializados, embutidos e processados;   
  • Faça uma lista anotando os produtos necessários lembrando sempre dos alimentos que nos auxiliam na perda de peso;
  • Não se dê recompensas por ter tido um dia cheio ou por ter praticado exercícios físicos;
  • Evite comer excessivamente quando estiver triste, cansado, estressado ou excessivamente feliz. Esta prática pode associar tais sentimentos à comida.

Suplementos para te ajudar a atingir o peso ideal

Para te ajudar a atingir o peso ideal, o uso de medicamentos pode ser necessário. Porém este tipo de tratamento deve ser realizado com cuidado para que os resultados sejam alcançados sem prejudicar a saúde. Isso ocorre porque a maioria destes medicamentos provocam efeitos colaterais indesejados danosos ao organismo.

Existe hoje, uma ampla variedade de suplementos que podem auxiliar na perda de peso, mas com menos efeitos colaterais. Os produtos naturais, por exemplo, devem ser considerados. Existe a possibilidade de se manipular medicamentos fitoterápicos em farmácias de manipulação com qualidade e segurança.

Opuntia ficus-indica

Popularmente conhecido como figo da índia, a Opuntia ficus-indica é um produto natural que possui uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e aminoácidos. É utilizado para o gerenciamento de peso e de medidas, pois age através da eliminação de líquidos acumulados, fazendo uma espécie de drenagem linfática natural.

Morosil

O Morosil é um ativo extraído da laranja moro que auxilia na perda de peso e na redução de gordura no corpo. Ele auxilia na regulação dos processos metabólicos do organismo e na redução de medidas, principalmente na região abdominal em até 50%.

Glucomannan

O Glucomannan é uma fibra vegetal obtida da raiz do konjac (Amorphophalus konjac) muito usada como alimento no Japão e em partes da China. Esta fibra absorve muitas vezes o seu peso em água, formando um gel que, quando chega ao estômago, dá sensação de saciedade.

Fucoxantina

A Fucoxantina é um composto extraído de algas marrons com ação termogênica, que transforma gordura em energia. Seu uso contribui para a redução da gordura abdominal, do açúcar e do colesterol no sangue. Essa alga também ajuda no funcionamento do intestino e do metabolismo.

Pratique atividades físicas

Uma alimentação balanceada combinada à prática regular de atividades físicas é uma estratégia fundamental para atingir o peso ideal. Isso contribui para o bem-estar físico e mental e promove uma maior qualidade de vida.

É fundamental estar atento à formas correta e segura de incluir a atividade física na rotina diária para que não ocorram excessos que venham a trazer prejuízos à saúde. A orientação de um profissional capacitado é fundamental para que se alcancem os resultados esperados de forma saudável. Dicas importantes:

  • A atividade física deve ser praticada no mínimo 3 vezes por semana;
  • Utilize suplementos para aumentar a disposição e te ajudar a ter uma vida mais ativa;
  • A intensidade das atividades deve estar de acordo com o preparo físico de cada um;
  • Mantenha-se hidratado! A ingestão de água é fundamental durante e após a prática de exercício;
  • O ideal é começar devagar e aumentar progressivamente a dificuldade das atividades realizadas e faça algum exercício que realmente te dê prazer.

Fazer uma caminhada pelas ruas do seu bairro, nas praças é excelente para sair do sedentarismo. Pequenas atitudes fazem a diferença, como estacionar o carro algumas quadras antes, descer do ônibus alguns pontos mais cedo ou usar escadas ao invés do elevador. Procure companhia, assim a perda de peso será mais agradável!

Associar uma alimentação balanceada à prática regular de atividades físicas é a melhor maneira de atingir o peso ideal. Mas atenção! Para manter os resultados alcançados é essencial continuar aplicando os bons hábitos e incorporar eles na sua rotina.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos! Qualquer dúvida ou comentário, deixe aqui embaixo. Vai ser um prazer interagir com você!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: