Como Criar Hábitos para um Envelhecimento Saudável

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Os anos passam e o corpo muda. A pele vai perdendo a firmeza, os ossos ficam mais fracos e o organismo já não funciona como antes. Mas você sabia que todos esses fatores podem ser amenizados?

Isso mesmo! Criar hábitos para um envelhecimento saudável é uma prática que deve começar desde cedo. Eles ajudam a manter a saúde e preparam o corpo para que você possa viver bem durante a terceira idade.

Leia o artigo que preparamos e comece agora a cuidar de seu corpo e da sua mente!

Hábitos para um envelhecimento saudável

Alimente o bem-estar

Uma boa alimentação reflete em diversos aspectos da vida: ajuda a dormir melhor, a ter mais disposição e previne o surgimento de doenças. Alguns hábitos, como ter horários definidos para fazer pequenas refeições ao longo do dia contribui para a qualidade de vida ao longo dos anos.

É importante manter uma alimentação balanceada, que contenha os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Um exemplo é o Cálcio, mineral essencial para a formação dos ossos e que previne a osteoporose, doença muito comum na terceira idade. Em alguns casos, uma boa alimentação pode substituir o uso de medicamentos no futuro.

Cereais, frutas, legumes e proteínas também são grupos de alimentos que não podem faltar em uma dieta saudável. Confira uma lista de alimentos que podem ajudar na busca pelo envelhecimento saudável:

  • Batata doce: é composta por caroteno, Vitamina C, Vitamina B6, Biotina e fibras. Auxilia na manutenção de uma pele firme e saudável;
  • Frutas vermelhas: Possuem ação antioxidante, protegem a pele dos raios solares UV e mantém seu cérebro jovem;
  • Mamão: rico em Vitamina A e betacarotenos que combatem os danos causados pelos radicais livres;
  • Feijão: reduz inflamações e fortalece o coração;
  • Sardinha: rica em Ômega 3, reduz o desgaste de células cerebrais e a incidência de doenças cardiovasculares;
  • Aveia: rica em nutrientes, fibras e proteínas, fortalece o sistema nervoso, além de melhorar o aspecto da pele, cabelos e unhas;
  • Leite: é fonte de Vitamina D, capaz de prevenir o surgimento de doenças resultantes do envelhecimento;
  • Espinafre: é fonte de Vitamina K, fornece energia e fortalece ossos, além de proteger os olhos.

Beba bastante água

A água é um componente fundamental de todas as células do nosso corpo, que é composto por cerca de 70% de água. É importante manter o corpo hidratado para que ele desempenhe melhor as suas funções, que envolvem a regulação da temperatura corporal, a eliminação de toxinas, o transporte de nutrientes e ainda, a lubrificação das articulações.

Podemos perceber que a água é essencial para nossa saúde, já que ela desempenha diversos papéis no organismo e mantém o bom funcionamento de vários órgãos, além de diminuir o risco de desenvolvimento de doenças.

A ingestão regular de água deve se tornar um hábito regular e indispensável! A recomendação é que sejam ingeridos no mínimo 2 litros de água por dia. A atenção deve ser redobrada em dias quentes, quando há um risco maior de desidratação.

Além disso, embora seja de extrema importância para todos independente da faixa etária, é preciso levar em consideração que o nosso organismo se torna mais pré-disposto à desidratação com o passar dos anos. Isso ocorre devido às alterações fisiológicas que ocorrem naturalmente enquanto envelhecemos.

Um corpo mal hidratado pode fazer com que o ritmo cardíaco aumente, pode ocasionar em tonturas, dificuldade para se concentrar, espasmos musculares e problemas renais.

A água também é responsável pela hidratação de camadas profundas da pele, renova as fibras de colágeno que são fundamentais para a boa sustentação da pele e auxilia na produção de ácidos graxos, responsáveis pela lubrificação da pele, que a protege de agentes agressores.

Dessa forma, fica claro que o consumo adequado de água é um hábito importante para um envelhecimento saudável, levando à uma vida repleta de saúde de bem-estar. 

Tome cuidado com o sol

O sol é uma importante ferramenta na produção de Vitamina D, nutriente fundamental para a absorção de cálcio. Entretanto, apesar de essencial para a manutenção da vida, as radiações solares poder exercer diversos efeitos nocivos se não forem tomadas as medidas necessárias de proteção. 

Os raios UVA, por serem mais penetrantes, têm ação de bronzeamento e são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, pelo aparecimento das rugas e flacidez, além de provocar danos ao DNA que podem causar o temido câncer de pele.

Como resposta aguda da pele à exposição aos raios UVB, pode ocorrer o desenvolvimento de eritema (vermelhidão), edema e espessamento de camadas da pele. Dentre os efeitos crônicos estão o fotoenvelhecimento, já que os raios UVB podem provocar alterações nas fibras de elastina e colágeno, desenvolvimento da catarata e queimaduras solares, principais responsáveis pelas alterações celulares que também favorecem o câncer de pele.

A exposição inadequada aos raios solares pode gerar efeitos a curto, médio e longo prazo, sendo essencial fazer do uso de protetores solares um hábito diário.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) podemos seguir alguns hábitos para um envelhecimento saudável da nossa pele e protegê-la dos efeitos danosos causados pelos raios solares:

  • Aplicar o protetor solar em torno de 30 minutos antes da exposição ao sol;
  • Reaplicar o protetor solar a cada 2 horas;
  • Evitar a exposição ao sol entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde;
  • Utilizar protetores solares que protegem contra raios UVA e UVB.
  • Estar atento à capacidade dos raios UV de nos atingirem mesmo em dias nublados. A radiação pode ser refletida na areia, no asfalto, na água e nos atingir mesmo na sombra.

Mantenha a calma

O estresse tem efeitos negativos na aparência e na saúde. Ele prejudica o raciocínio, a produtividade e saúde em geral. Além disso, pessoas estressadas produzem mais radicais livres, que danificam as nossas células e prejudicam o equilíbrio do organismo.

O estresse em excesso pode causar doenças e até o envelhecimento precoce! Por isso, mantenha-se relaxado. A prática de yoga pode trazer benefícios incríveis para nosso corpo e mente. Hoje em dia é fácil encontrar aulas na internet que permitem que você pratique na sua casa.

Fique atento a sua respiração! Em situações de conflito, dê uma pausa e respire fundo por um minuto. A mudança no padrão de respiração, por meio dos ásanas (posturas corporais), pranayamas (respirações) e da meditação, nos ajudam a lidar com o estresse e a ansiedade. Um dos sintomas do nervosismo exagerado é a insônia. Dormir bem é essencial para recuperar bem o corpo.

Durma bem

Um boa noite de sono é essencial para melhorar a sua qualidade de vida, que consequentemente contribuiu para um envelhecimento saudável. Dormir bem pode evitar problemas como cansaço, falta de concentração, memória, ansiedade, irritabilidade, além de acidentes de trabalho e de trânsito.

É importante estar atento ao período que está sendo dedicado ao sono, que pode variar de 6 a 9 horas, de acordo com a faixa etária e características individuais de cada pessoa. Além das horas de sono, outros aspectos são importantes para se ter um sono saudável:

  • Manter um horário regular para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana;
  • Garantir condições ideais de temperatura, ruído e iluminação no quarto. O ambiente pode favorecer ou atrapalhar o sono;
  • Dormir em colchão e travesseiros confortáveis;
  • Desligar aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Comer alimentos leves no período da noite, facilitando a digestão;
  • Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.

Ter cuidado com a ingestão de substâncias excitantes ao sistema nervoso central, como a cafeína, próximo a hora de dormir.  Ela pode presente em bebidas como café, refrigerante e chás, que podem influenciar negativamente no fluxo do sono, levando inclusive à insônia.

Mas se você já tentou aplicar todas essas recomendações e ainda tem dificuldade para dormir, existem suplementos naturais que podem te ajudar. A Passiflora incarnata, também conhecida como maracujá, auxilia no controle da ansiedade, da tensão e da insônia. A associação dela com a Valeriana officinalis possui atividade calmante, ansiolítica e relaxante, auxiliando na diminuição da insônia, ansiedade e estresse.

A Melatonina é um hormônio indutor do sono, produzido pelo nosso corpo quando ficamos no escuro à noite e que cai lentamente durante as primeiras horas da manhã. É indicada em distúrbios do sono, quando há dificuldade para dormir e manter o sono durante um período adequado. 

Exercite-se

A prática de atividade física é um dos pilares fundamentais para um envelhecimento saudável. Caminhadas, musculação, hidroginástica e pilates podem ser uma boa alternativa para auxiliar na disposição e no bem-estar geral.

Os exercícios físicos adequados mantêm o organismo ativo e ajudam na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto, e é considerada uma forma eficaz de combate aos radicais livres, quando realizada de forma regular e moderada.

Mas cuidado, se você não costuma praticar exercícios com certa frequência, comece aos poucos, e evolua com cautela, para evitar possíveis dores e mal estar. É importante também procurar a ajuda de um profissional qualificado para te orientar com relação ao tipo de atividade física ideal para você.

O envelhecimento saudável é resultado de várias ações praticadas diariamente ao longo de muitos anos. Uma vida sem excessos e equilibrada é recompensada por um futuro repleto de saúde e qualidade de vida.

O que você está fazendo para manter o corpo bem-disposto e saudável? Compartilhe conosco nos comentários!

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