Cuidados para um envelhecimento ativo

Todo mundo esquece as coisas de vez em quando, e isso pode se tornar mais comum com o passar do tempo. No decorrer dos anos, algumas mudanças acontecem no corpo, mas é possível adotar alguns hábitos e cuidados para um envelhecimento ativo.

Se o esquecimento, a falta de atenção e de agilidade são um incomodo, existem algumas atitudes que podem te ajudar a ter a envelhecer com saúde. Veja as dicas que separamos a seguir:

Cuidados para um envelhecimento ativo

1. Mantenha tudo em ordem

Mantenha a ordem e a organização em casa e no trabalho pode ser um grande diferencial para se manter concentrado. Um ambiente organizado pode facilitar os estudos, aumentar o desempenho produtivo no trabalho, além de reduzir o estresse.

Outra boa dica para um envelhecimento ativo é não tentar fazer tudo ao mesmo tempo, pois assim é mais fácil se distrair. Se você se concentrar no momento e executar somente aquela atividade ou se atentar para determinada informação, elas se fixarão com mais facilidade e você se lembrará mais tarde.

A desordem pode ser um inimigo na hora de se lembrar das tarefas. Anote compromissos, deveres e eventos em uma agenda. Uma dica: quando for anotar a tarefa e o dia, leia-o em voz alta e, ao cumprir o planejado, risque.

Mantenha carteiras, chaves, celular e outros itens essenciais sempre no mesmo lugar, seja na cômoda assim que entrar em casa ou no móvel do quarto. O importante é criar um hábito que agilize as atividades do dia a dia.

2. Socialize regularmente

As interações sociais são de fundamental importância para todas as pessoas, especialmente na terceira idade. Socializar com pessoas queridas gera uma sensação de bem estar e pode levar a melhoras significativas no humor, promovendo a saúde e a qualidade de vida. A família é de fundamental importância, e a atenção e o cuidado são essenciais.

Além disso, a interação social ajuda a afastar a depressão e o estresse, fatores que contribuem para a perda de memória. Não perca as oportunidades de se reunir com amigos e familiares.

Mas é muito importante que esses momentos de socialização sejam benéficos, portanto, preze por uma conversa de qualidade e sobre assuntos agradáveis. Afaste-se de pessoas e situações que te fazem mal.

3. Exercite o cérebro

Assim como a atividade física ajuda a manter o corpo em forma, atividades que estimulem o cérebro são essenciais para manter uma mente ativa e concentrada. Há alguns anos, o médico Larry Katz, autor do livro “Mantenha seu cérebro vivo“, criou a neuróbica, conjunto de atividades que tem por foco exercitar o cérebro através dos cinco sentidos, fazendo com que o praticante preste mais atenção nas atividades rotineiras. Algumas práticas da neuróbica são:

  • Alternar o relógio de pulso de tempos em tempos;
  • Vestir-se de olhos fechados;
  • Escovar de dentes alternando as mãos;
  • Lembrar-se dos detalhes e objetos que se encontram nos lugares por onde passar;
  • Experimentar novos pratos durante as refeições.

Existe também outros hábitos que costumam ser boas atividades para exercitar o cérebro e mantê-lo ativo, concentrado e alerta. Palavras cruzadas, jornais, livros e jogos de xadrez e damas podem ajudar.

Faça rotas alternativas de caminhos habituais, aprenda a tocar um instrumento musical, tome aulas de dança e teatro ou mesmo seja voluntário em um projeto de sua cidade. Além disso, existem alguns suplementos que podem ajudar a melhorar a memória.

Suplementos para memória

A Huperzine A é um produto natural obtido da planta Huperzia serrata, utilizada há séculos na medicina chinesa. Essa planta inibe a degradação da acetilcolina, um neurotransmissor essencial para o funcionamento do cérebro. Assim, ela tem ação neuroprotetora, protegendo os neurônios e auxiliando no bom funcionamento cerebral. Seu uso auxilia no aumento da capacidade de memorização, concentração e aprendizado, que reduzem com o envelhecimento.

A Citicolina é um composto que auxilia no desempenho cognitivo, na capacidade de concentração e no foco, fatores que contribuem para a memória e o aprendizado. A Citicolina age protegendo as membranas que envolvem as células neuronais, mantendo a integridade dos neurônios e da função cerebral.

A Ginkgo Biloba é considerada a árvore da vida no Oriente graças à suas propriedades medicinais. Seu uso está associado ao combate de doenças ligadas ao envelhecimento e má circulação do sangue. A Ginkgo Biloba se mostrou eficaz para o tratamento varizes, cansaço de pernas, perda de memória e dificuldade de concentração. Tais efeitos ocorrem pelo fato dessa planta melhorar o fornecimento de sangue para órgãos vitais do corpo, entre eles o cérebro.

O FocoPLUS é uma fórmula inovadora desenvolvida para auxiliar no desempenho cognitivo e estimular a capacidade de concentração. Elaborada com Magnésio, Piracetam, Fosfatidilcolina, Fosfatidilserina e Huperzine, ela combina suplementos voltados para melhorar a memória e o aprendizado.

Consulte um profissional especializado para saber qual o produto que mais se adéqua a sua condição para ter um envelhecimento ativo e com qualidade de vida.

4. Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável e variada é boa tanto para o cérebro quando para a saúde, e pode dar mais disposição para o dia a dia. Preze pelo hábito de consumir diariamente frutas, vegetais, cereais integrais e carnes magras.

Utilize suplementos a base de Ômega 3, composto de extrema importância para o organismo. Ele tem propriedades anti-inflamatórias, auxilia no funcionamento do cérebro e contribuiu para o controle do colesterol, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares.

Manter o corpo hidratado também é um fator chave para o bom desempenho do organismo. Além de resultar em doenças como hipertensão, cálculos renais e até em má digestão, a desidratação em pessoas mais velhas pode levar à confusão mental e perda de memória.

5. Gerencie sua saúde

Lembre-se que a maioria dos problemas crônicos aparece em longo prazo, ou seja, após anos mantendo uma vida sedentária e com excessos na alimentação. Intestino, estômago, cérebro, coração, fígado, rins e demais órgãos trabalham em conjunto. Por isso, não descuide da sua saúde!

Realize visitas periódicas ao seu médico, faça seus exames e siga as orientações corretamente. Lembre-se de adotar uma rotina mais saudável para colher os benefícios mais tarde. Quanto mais cedo você começar a se cuidar, maior a chance de você conquistar um envelhecimento ativo.

6. Mexa-se!

A atividade física é essencial para garantir a qualidade de vida na terceira idade. A prática de exercícios melhora a circulação sanguínea, aumentando o fluxo de sangue para todo o corpo, inclusive no cérebro.

A movimentação do corpo e dos membros é essencial. O ato de andar, abaixar e levantar é imprescindível. Isso faz com que nossos músculos mantenham seu tônus. A musculação é uma excelente atividade física para fortalecer os músculos e proteger os ossos.

O sedentarismo ao longo dos anos aumenta sensivelmente a possibilidade de desenvolvimento de doenças crônicas. Assim, doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), osteoartrite e doenças respiratórias, encontram caminho fácil para se instalar. Por isso a importância da adoção de atividades físicas regulares.

7. Durma bem

O sono desempenha um papel importante na consolidação de todas as experiências que tivemos ao longo do dia. Dormir bem refresca a memória, limpa os pensamentos e melhora as conexões cerebrais, deixando-as prontas para o dia que se inicia.

Para garantir uma boa noite de sono, pratique atividades relaxantes, como o yoga, mantenha seu quarto organizado e tome um banho relaxante para aliviar as tensões. Troque a televisão e o celular por um bom livro antes de dormir, os aparelhos eletrônicos emitem luz azul, que interferem na sensação de sono.

Também é muito importante manter o ambiente escuro minutos antes da hora de dormir. Na ausência de luz, nosso corpo produz um hormônio chamado melatonina, que induz o sono.

Com essas dicas fica mais fácil ter um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. E você, o que faz para se manter jovem e saudável? Conte pra gente nos comentários!

Aproveite e leia também um artigo em que listamos quais as vitaminas essenciais para o corpo.

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