7 Dicas para Diminuir o Estresse no Trabalho

A habilidade de administrar as emoções e permanecer calmo mesmo em situações de pressão está diretamente ligada ao alto desempenho no trabalho. Segundo pesquisa da representante no Brasil da ISMA (International Stress Management Association), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem com doenças ocasionadas pelo estresse.

Profissionais muito estressados são mais ansiosos e têm uma chance maior de perder o controle no meio de uma reunião ou em uma ligação com um cliente, por exemplo. Neste post vamos dar 7 dicas para quem quer manter o autocontrole e diminuir o estresse no trabalho.

Como diminuir o estresse no trabalho

1. Valorize sua trajetória

É comprovado que pensar sobre suas conquistas pessoais e profissionais, mantém as pessoas menos estressadas. É muito importante também analisar as dificuldades que surgiram durante o caminho e como você conseguiu vencê-las.

Experiências passadas podem ser úteis na tomada de novas decisões, servindo de exemplo para como se portar diante de certas situações. Além disso, reconhecer os obstáculos fazem com que as conquistas sejam mais valorizadas. Essa análise pode potencializar o sentimento de satisfação e autoconfiança.

2. Evite a expressão “e se”

Este é um pensamento comum em grande parte das pessoas, mas que aumenta o estresse. Pensar em como poderia ter agido ou refletir demais sobre o que pode acontecer no futuro pode ser prejudicial à saúde. Evite imaginar quadros negativos e, para cada um desses, imagine outro positivo, mantendo em mente que nem sempre é possível controlar, prever e evitar algumas situações.

Seja otimista! Uma mente positiva direciona seu cérebro para assuntos que não trazem estresse à mente. Dê valor ao lado positivo de cada situação.

3. Aproveite os intervalos

A hora do almoço e a pausa para um cafezinho são momentos que ajudam a diminuir o estresse no trabalho. Aproveite esse intervalo para socializar com os colegas, dando preferência para assuntos amenos. Conheça um pouco mais sobre quem trabalha com você. Mas cuidado, evite conversas pessimistas, elas atraem o estresse.

Outros momentos de interação também ajudam a deixar o ambiente de trabalho menos estressantes. Participe de happy hours e sugira dinâmicas ao setor de recursos humanos quando o ambiente estiver tenso.

4. Desconecte-se

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios, mas também alguns problemas, e um deles é a possibilidade de estar conectado ao trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. Reserve um tempo para descansar e se cuidar. Evite tratar de negócios durante as refeições e aproveite o tempo com seus amigos e familiares.

Os celulares facilitam o acesso às redes sociais, mas o horário de trabalho mantenha ele longe. Algumas notícias podem aumentar nosso nível de estresse e este tipo de distração compromete nossa produtividade.

5. Tome menos café

O café contém cafeína, que é um gatilho para a liberação de adrenalina – hormônio que nos deixa preparados para a ação. A adrenalina é essencial em situações de risco, mas não é uma boa aliada para quem precisa responder um e-mail delicado e pode resultar em estresse no futuro. Por isso, é aconselhado reduzir o consumo da bebida ou procurar por opções descafeinadas. Atenção também com os chás, o chá preto, por exemplo, é rico em cafeína!

6. Respire fundo

Esta é a maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Quando inspiramos e expiramos devagar, fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa. Quando você estiver estressado, vá para um lugar mais calmo, feche a porta e respire tranquilamente. Quando o estresse passar, pense novamente no assunto e na melhor forma de resolvê-lo. Dessa forma, melhores decisões podem ser tomadas, reduzindo possíveis desgastes no futuro.

7. Preze por uma boa noite de sono

Embora o tempo necessário para uma boa noite de sono seja diferente para cada indivíduo, colocar a cabeça no travesseiro e dormir é essencial para a nossa saúde. Em muitos casos, é difícil ter uma noite satisfatória de sono, mas faça um esforço: evite navegar pelas redes sociais antes de dormir, leia um bom livro, tome um banho relaxante e apague as luzes.

Suplementos para diminuir o estresse e a insônia

O ambiente escuro favorece a produção de melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e que regula o sono. Hoje em dia é possível encontrar a melatonina em cápsulas de liberação lenta, ideal para quem acorda no meio da noite, ou em pastilha sublingual, que tem efeito mais rápido e é ótima para aqueles que tem dificuldade em pegar no sono.

O uso de fitoterápicos também pode te ajudar a dormir bem e reduzir os níveis de estresse. A Passiflora incarnata, popularmente conhecida como maracujá, contribui para a redução de dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade e insônia.

A Valeriana officinalis é outro fitoterápico importante. Ela ajuda no tratamento da ansiedade e da insônia, A combinação Passiflora + Valeriana tem se mostrado eficaz no tratamento de distúrbios do sono, ajudando a diminuir a sensação de nervosismo, a ansiedade e o estresse.

O estresse tem a capacidade de transformar pequenas situações cotidianas em momentos de grande dificuldade, mas com essas dicas, seus dias serão mais agradáveis e equilibrados.

E você? Como faz para diminuir o estresse no trabalho? Conta pra gente! Vamos adorar interagir com você!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: