Vitaminas e Minerais Essenciais para Fortalecer os Ossos

Você se preocupa com sua saúde óssea? Os ossos são formados por um tecido vivo que se renova constantemente e merecem nossa atenção para evitar distúrbios associados à fragilidade óssea, como a osteoporose. No post de hoje vamos falar sobre vitaminas e minerais essenciais para fortalecer os ossos. Acompanhe!

Saúdes dos ossos

O processo de renovação dos ossos deve estar em equilíbrio para que seja mantida sua estrutura adequada. Caso ocorra algum desequilíbrio nesse processo, o osso pode ficar frágil, com pouca densidade. Aí temos o quadro de osteopenia, que pode avançar para osteoporose.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) a osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com maior probabilidade de se quebrarem.

Entre 20 e 25 anos de idade nossa massa óssea está mais forte e estável. Nessa fase da vida, as células que integram os ossos se renovam de forma rápida e constante. Essa renovação ocorre de forma muito equilibrada, mantendo todo o esqueleto forte e resistente.

Após os 35 anos, se inicia a perda de massa óssea naturalmente. Nesse período ocorre um desequilíbrio entre os osteoclastos, responsáveis por eliminar as células ósseas velhas, e os osteoblastos, células que repõem o osso novo.

Depois dos 60 anos, o organismo tem uma tendência de retirar o Cálcio do tecido ósseo. Isso deixa os ossos fracos, aumentando os riscos de desenvolver osteoporose, o que pode favorecer a ocorrência de fraturas com mais facilidade.

Vitaminas e minerais essenciais para fortalecer os ossos

1. Cálcio

O Cálcio desempenha um papel fundamental no processo de formação e na manutenção de ossos saudáveis. Os ossos possuem Cálcio na sua composição, porém nosso organismo não é capaz de produz esse mineral. Ele pode ser adquirido por meio da alimentação ou suplementação. Mas em alguns casos, principalmente na terceira idade, é mais difícil atingir os níveis adequados desse mineral só com a alimentação, aí vale a pena a suplementação do Cálcio. Os alimentos fontes de Cálcio são:

  • Vegetais verde-escuros (brócolis);
  • Couve-flor;
  • Peixes (sardinha, salmão e bacalhau);
  • Soja;
  • Amêndoas;
  • Leite e seus derivados.

2. Magnésio

O Magnésio também é importante para a saúde óssea. Ele permite a fixação de Cálcio nos ossos a controla seu crescimento. É muito importante suplementar esses dois minerais juntos porque o Magnésio retira o Cálcio da circulação sanguínea e direciona para os ossos. Sem o Magnésio, o Cálcio pode se depositar nas artérias, que ficam enrijecidas e podem levar a problemas cardiovasculares. Você pode encontrar Magnésio em:

  • Amêndoas
  • Castanha de caju;
  • Banana;
  • Abacate;
  • Espinafre;
  • Salmão.

3. Vitamina D3

A principal função da Vitamina D3 é remover o cálcio circulante no sangue e depositá-lo nos ossos. Esse processo é denominado mineralização óssea. A falta dessa vitamina prejudica a formação e a manutenção dos ossos, deixando-os mais frágeis, o que e aumenta a chance de fraturas.

A Vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é produzida no nosso corpo quando somos expostos a luz solar, especialmente a radiação UVB. Essa é a principal maneira de adquirirmos a Vitamina D3, porém, hoje em dia utilizamos protetor solar diariamente e pouco nos expomos ao sol. Isso reduz o contato com esta radiação e torna a necessidade de suplementação ainda maior. A Vitamina D3 também pode ser encontrada em alguns alimentos, como:

  • Peixes gordurosos (atum e salmão);
  • Laticínios;
  • Cereais;
  • Ovos.

4. Vitamina K2

Juntamente com o Magnésio, a Vitamina K2 exerce importante função na saúde óssea e cardiovascular. Ela é responsável pelo equilíbrio e direcionamento do Cálcio ingerido e absorvido pelo nosso organismo. Essa vitamina também direciona o Cálcio para os ossos e inibe a deposição indesejada de Cálcio nas paredes dos vasos sanguíneos. Alguns alimentos são ricos em Vitamina K, como:

  • Couve;
  • Fígado;
  • Ovo;
  • Couve Flor.

Alguns suplementos recomendados para fortalecer os ossos já combinam essas vitaminas e minerais em sua fórmula. O Cálcio MDK é uma fonte de suplementação segura, formada pela associação de Cálcio, Magnésio, Vitamina D3 e Vitamina K2. Ele auxilia na formação dos ossos, na coagulação sanguínea, na contração muscular e na saúde das articulações. 

Hábitos para fortalecer os ossos

Além da suplementação, nossos hábitos de vida também estão relacionados com a saúde dos ossos. É importante controlar nosso peso e manter uma dieta equilibrada. Sabe aquela conhecida frase “A gente é o que a gente come?”, pois é, manter uma alimentação balanceada é importantíssimo. É através dela que nutrimos nosso corpo com substâncias essenciais para seu bom funcionamento!

O Colágeno faz parte da composição óssea e é perdido também com o envelhecimento. Para uma pessoa saudável, o ideal é consumir 10 g de Colágeno Hidrolisado por dia. Existem ótimas opções no mercado e a dica é ficar atento à informação nutricional no rótulo do produto e verificar se a quantidade de colágeno por dose está adequada. Também é muito importante associá-lo à Vitamina C, já que ela auxilia na absorção do colágeno.

Outro ponto que não pode faltar é a prática de atividade física. Os exercícios fortalecem os músculos e os ossos, ajudam a prevenir a osteoporose e a combater quedas e fraturas. Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer prática de atividade física, é importante procurar orientação de um profissional especializado, ok!?

O que prejudica a saúde dos ossos?

Ao passo que alguns hábitos sejam essenciais para fortalecer os ossos, outros são extremamente danosos. Há um conjunto de fatores que prejudicam a saúde óssea e favorecem o desenvolvimento da Osteoporose:

  • Menopausa: ocorre diminuição dos níveis de estrógeno, que é fundamental para manter a massa óssea.
  • Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade.
  • Hereditariedade: é mais frequente em pessoas com histórico dessa doença na família.
  • Dieta pobre em Cálcio: esse mineral é fundamental na formação óssea.
  • Excesso de fumo e álcool: a incidência é maior entre as pessoas que consomem álcool e fumo em excesso.
  • Sedentarismo: o exercício físico constitui um importante estímulo para a formação e o fortalecimento dos ossos.
  • Medicamentos: alguns medicamentos, como os corticóides, em tratamentos de longa duração, favorecem a redução da massa óssea.

Então, para ter ossos fortes, cuide bem da sua alimentação, exercite seu corpo, fortaleça seus músculos e seus ossos. Agora que você já conhece as vitaminas e minerais essenciais para fortalecer os ossos, procure a orientação de um médico, nutricionista ou farmacêutico para saber quais suplementos são os mais indicados para você.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que teremos prazer em falar com você!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: