5 motivos para realizar a suplementação de Vitamina B12

A Vitamina B12 é responsável por inúmeras funções orgânicas essenciais para nossa saúde e bem-estar. Ela é importante para o reforço do sistema imune, melhora da memória, proteção do sistema cardiovascular, entre outras ações fundamentais para nossa saúde.

Neste post vamos falar 5 motivos para realizar a suplementação de Vitamina B12 e quais suas principais fontes. Boa leitura!

Vitamina B12

A Vitamina B12, também chamada de cobalamina, faz parte do importante grupo de vitaminas chamado Complexo B. Ela não é produzida pelo nosso organismo, e sua principal fonte são alimentos de origem animal como:

  • Carne vermelha;
  • Fígado;
  • Ovos;
  • Leite e derivados.

Outra forma de se obter Vitamina B12 é através da suplementação, principal fonte no caso de indivíduos vegetarianos e veganos. Essa vitamina também pode ser encontrada na sua forma ativa, a metilcobalamina, que é mais biodisponível e melhor absorvida.

Essa vitamina é facilmente absorvida e metabolizada pelo corpo, que precisa de pequenas quantidades para as funções vitais que desempenha. Mas apesar de ser necessária uma pequena dose diária, se o indivíduo não mantém uma dieta balanceada, isso pode causar carência de vitaminas.

A deficiência prolongada de Vitamina B12 pode trazer sérias complicações, principalmente neurológicas e cardiovasculares. Algumas alterações importantes que a falta da B12 causa no corpo são:

  • Perda sensorial – sensação de formigamento nas mãos, nos pés e nos lábios, podendo evoluir para dormências, dor e queimação;
  • Fraqueza muscular – desequilíbrio, dificuldades de andar e quedas;
  • Anemias – palidez, fraqueza, cansaço, podendo até causar tonturas e desmaios;
  • Distúrbios no sistema nervoso central – confusão mental, perda de memória e demência;
  • Sensibilidade na pele e dermatites.

Cuidar da alimentação e fornecer ao corpo um aporte adequado de vitaminas e minerais é essencial para seu bom funcionamento. Saiba como começar uma reeducação alimentar lendo nosso post 5 passos para uma reeducação alimentar.

Recomendação diária de Vitamina B12

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de 2,4 microgramas de Vitamina B12 para indivíduos adultos, variando a dose entre crianças, mulheres gestantes e lactantes:

  • Adulto – 2,4 microgramas;
  • Bebês com até 6 meses de vida – 0,4 microgramas;
  • Bebês entre 7 e 11 meses de vida – 0,5 microgramas;
  • Crianças até 3 anos – 0,9 microgramas;
  • Crianças de 4 a 6 anos – 1,2 microgramas;
  • Crianças de 7 a 10 anos – 1,8 microgramas;
  • Gestante – 2,6 microgramas;
  • Lactantes (mulheres que amamentam) – 2,8 microgramas.

Fontes de Vitamina B12

A Vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, principalmente carne vermelha, fígado, ovos e leite. Outros alimentos que contêm B12 são:

  • Mariscos;
  • Ostras;
  • Frango;
  • Coração;
  • Sardinhas;
  • Salmão;
  • Queijo;
  • Atum.

Alimentos de origem vegetal não possuem Vitamina B12, a não ser que ela seja adicionada artificialmente. Os alimentos mais comuns que são fortificados com B12 são cereais, soja, leite de amêndoas e leite de soja.

Deficiência de Vitamina B12

A deficiência de Vitamina B12 é um importante problema de saúde pública, principalmente entre os idosos e os indivíduos que adotam uma dieta vegana.

Entre todos os nutrientes, a Vitamina B12 é a mais preocupante para os indivíduos que adotam uma dieta vegetariana estrita, pois é uma vitamina que não pode ser encontrada em nenhuma fonte vegetal. Para os vegetarianos, então, a suplementação de B12 é indispensável.

As proteínas contidas nos alimentos precisam passar por um processo de digestão, até que a Vitamina B12 seja liberada para ser absorvida. Por isso, pessoas com problemas gástricos ou que fizeram cirurgia bariátrica geralmente têm dificuldades de absorver a B12 dos alimentos e podem apresentar uma carência dessa vitamina.

A causa mais frequente de deficiência de B12 é a anemia perniciosa, que é caracterizada pela incapacidade do corpo de produzir uma glicoproteína chamada Fator Intrínseco. Essa incapacidade, geralmente, tem relação com algum quadro de gastrite.

Essa glicoproteína é produzida no estômago e é essencial para o processo de absorção da Vitamina B12. O Fator Intrínseco se liga à B12, e o complexo formado permite que a vitamina resista à ação de enzimas durante seu percurso pelo trato gastrointestinal até o local do intestino onde será efetivamente absorvida.  

Resumindo, a B12 passa por um processo que depende da acidez gástrica e de algumas substâncias produzidas no estômago para ser absorvida, por isso algumas pessoas podem ter a absorção da B12 comprometida:

  • Pacientes que fazem uso prolongado de medicamentos antiácidos, como o omeprazol;
  • Pessoas que sofrem de alguma alteração gástrica (muito comum nos idosos);
  • Indivíduos que passaram por cirurgia bariátrica.

O intestino também apresenta papel importante na absorção dessa vitamina. Algumas alterações intestinais que comprometem são:

  • Crescimento bacteriano descontrolado;
  • Doença celíaca ou algumas doenças pancreáticas;
  • Inflamação intestinal;
  • Presença de vermes, como a lombriga e tênia.

Suplementação de Vitamina B12

Quando o indivíduo sofre de alguma deficiência no processo de absorção da B12 ou tem uma dieta proteica insuficiente é necessária a suplementação.

Gestantes precisam realizar a suplementação de Vitamina B12 para garantir o desenvolvimento saudável do bebê, assim como crianças vegetarianas também. Dependendo de qual for a causa da deficiência, haverá as formas mais adequadas de suplementação.

As formas mais comuns da Vitamina B12 encontradas nas farmácias são a cianocobalamina e a metilcobalamina. A cianocobalamina tem uma molécula de cianeto ligada à cobalamina, e é produzida de forma sintética.

A metilcobalamina é composta pela ligação de um grupo metil à molécula de cobalamina e é formada de maneira natural. Metilcobalamina é uma das formas ativas da Vitamina B12.

É possível encontrara Vitamina B12 em cápsulas, comprimidos, pastilha sublingual, gotas sublinguais e strip oral. Consulte um médico e converse com seu farmacêutico para escolher a melhor opção para você.

Na via sublingual, os medicamentos são colocados debaixo da língua, e devem permanecer ali até serem totalmente absorvidos. Essa é uma via de fácil acesso e aplicação que promove rápida absorção do medicamento. Além disso, através da via sublingual é possível evitar a degradação do medicamento pela passagem no estômago ou no fígado, o que torna o ativo mais biodisponível, o seja, livre para fazer o efeito desejado.

A deficiência de vitamina B12 deve ser combatida pois seus efeitos são graves para o corpo e pode causar até a perda permanente de função nervosa.

Motivos para realizar a suplementação de Vitamina B12

1. Previne anemias

A Vitamina B12 participa da produção de hemácias, contribuindo para a maturação e a integridade das células. Assim, o sangue consegue levar oxigênio para todas as partes do corpo de forma mais eficiente.

Quando os níveis de B12 são insuficientes, a produção das células vermelhas (hemácias) fica comprometida, o que resulta em uma diminuição da quantidade de hemácias circulantes. Isso compromete a oxigenação das células e afeta o desempenho do organismo.

A diminuição da concentração de células vermelhas no sangue caracteriza a anemia, que pode causar no indivíduo fraqueza, cansaço, palidez, tonturas e até desmaios.

2. Melhora o sistema cardiovascular

A B12 controla os níveis de homocisteína plasmática, que quando se encontra elevada, aumenta significativamente o risco de aterosclerose, doença vascular causada pelo acumulo de placas de colesterol nas paredes das artérias. Esse quadro coloca o sistema circulatório e cardíaco em risco.

Quando os níveis de homocisteína circulantes estão altos, elas podem acumular-se nos vasos sanguíneos e danificar suas paredes. Isso prejudica a circulação do sangue, sobrecarrega o coração e compromete seu bom funcionamento.

3. Ajuda na qualidade do sono

A Vitamina B12 participa de processos metabólicos importantes que só acontecem durante o sono, melhorando a circulação do sangue e favorecendo a troca de energia entre as células.

Essa vitamina também possui um papel fundamental na hora de acordar. Ela é quem reconhece a luz e suspende o efeito da melatonina, despertando o corpo de forma tranquila, sem confusão mental, sem cansaço e sem sonolência exagerada.

4. Melhora as funções cognitivas

A Vitamina B12 é muito importante para o bom funcionamento do cérebro. Ela faz parte da capa protetora que envolve os neurônios, conhecida como bainha de mielina. Portanto, desempenha uma função importante na proteção e na manutenção da integridade das células nervosas.

Além disso, participa de algumas reações fundamentais para o funcionamento adequado dos neurônios, garantindo um melhor fluxo nervoso e melhor desempenho das atividades cognitivas.

A B12 contribui para a concentração e para o foco, melhora a memória e o raciocínio, favorece o desenvolvimento intelectual e é fundamental para a preservação das funções neurais, prevenindo o declínio cognitivo e a demência.

5. Previne problemas motores

Por ser fundamental na formação e preservação do sistema nervoso periférico, a Vitamina B12 possui papel importante na manutenção das respostas motoras.

Quando há deficiência dessa vitamina, ocorre um comprometimento na função nervosa. Assim, os comandos não chegam de maneira adequada aos membros inferiores e superiores, causando fraqueza, desequilíbrio, dores, falta de sensibilidade e comprometimento dos movimentos.

Os danos no sistema nervoso podem afetar, ainda, o nervo óptico, comprometendo a qualidade da visão, bem como a saúde dos olhos.

Importância da Vitamina B12

A Vitamina B12 é essencial em todas as fases da vida:

  • É imprescindível no período gestacional para a replicação das células. 
  • Garante o bom funcionamento do organismo na fase adulta
  • Contribui para o bom funcionamento cognitivo, evitando a degeneração dos neurônios e o desenvolvimento de demência nos idosos.

Estabeleça hábitos de vida saudáveis, equilibre sua alimentação e consulte sempre um médico antes de iniciar qualquer tratamento. As doses diárias dos suplementos devem ser recomendadas por profissionais capacitados para garantir um resultado positivo para sua saúde e bem-estar.

Já conhecia todos esses benefícios da Vitamina B12? Deixe um comentário e nos fale o que achou deste post!

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