Como Manter os Cabelos Saudáveis no Verão

Com a chegada do verão, quem não pensa nas praias e piscinas para curtir o calor da melhor forma, não é mesmo? Porém, a exposição excessiva aos raios solares pode trazer danos à nossa saúde, incluindo nossos cabelos.

Para evitar que isso aconteça, que tal tomar algumas precauções e manter os cabelos saudáveis no verão? Confira essas dicas que separamos para você!

Cabelos danificados pelo sol

A exposição ao sol pode acelerar o processo oxidativo dos fios, retirando suas camadas protetoras, o que pode danificar os cabelos. Isso ocorre devido a ação dos raios UV, que afeta proteínas essenciais aos fios.

O sol também pode queimar os fios. Para notar se seu cabelo está danificado, basta reparar que após algum tempo de exposição ao sol, o cabelo fica diferente ao toque, com aspecto áspero, ressecado e quebradiço.

A exposição prolongada pode resultar em queimaduras do couro cabeludo, além de também causar danos à pele, que provocam descamação e irritação na maior parte dos casos.

Além disso, os raios solares também ressecam os cabelos pois reduzem a capacidade retenção de água. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o excesso de cloro, o sal marinho e a imersão prolongada na água, também contribuem para o ressecamento dos fios.

Os cabelos podem ser restaurados por meio de hidratação com cremes de tratamento específicos. Em casos mais graves, é indicado o processo de cauterização, no qual são aplicadas proteína responsáveis pela restauração dos fios.

Outros danos causados pelo sol são:

Pessoas com cabelos tingidos devem ter um cuidado especial, uma vez que a exposição excessiva pode levar a alteração da cor dos fios.

Dicas para manter os cabelos saudáveis no verão

O clima característico da estação pode danificar seus cabelos e, sem cuidados especiais, suas madeixas vão sofrer os efeitos da temporada. Confira agora algumas dicas para manter seus cabelos saudáveis no verão:

Mantenha os cabelos hidratados

Hidratação é palavra de ordem no verão, e traz benefícios de dentro para fora. Por isso, beba muita água, incluindo água de coco, e lembre-se de consumir frutas e verduras. Tudo isso ajuda a deixar seu cabelo saudável, forte e brilhoso.

A hidratação dos cabelos também é fundamental! Se você não tiver muito tempo disponível, hidrate o cabelo semanalmente com ampolas ou faça o uso de máscaras capilares.

Também é muito importante cortas as pontas algumas vezes durante o verão para manter o cabelo mais bonito e com aspecto mais saudável. A retirada das pontas duplas e ressecadas previne a queda de cabelo durante a escovação dos cabelos.

Proteja seus cabelos

Evite expor os cabelos ao sol. Uma boa dica é utilizar chapéu, além de dar um charme ao visual, ele mantém seus fios e o couro cabeludo protegidos.

Em locais com muito vento, faça uma trança ou um coque para que os fios não embaracem. Utilize também creme de pentear com proteção UV ou algum protetor solar específico para os cabelos.

Escolha aquele que mais combina com seu cabelo e se encaixe melhor no seu bolso. Os óleos protetores e leave-in podem ser boas opções enquanto for se expor ao sol.

Aposte em suplementos para fortalecer os cabelos

Biotina

A Biotina é uma vitamina do complexo B indicada para queda de cabelo, caspa, unhas fracas e pele seca. Ela pode ser encontrada em Farmácias de Manipulação na forma de cápsulas pura ou associada a outros ativos que contribuem para o fortalecimento dos cabelos.

Biosil™

O Biosil™ é uma fonte de silício orgânico que promove efeitos benéficos, na saúde da pele, dos cabelos, unhas, ossos e articulações. Esse mineral favorece a produção de colágeno e elastina pelo organismo, as chamadas de proteínas da beleza, indispensáveis para manter a saúde das unhas e dos cabelos.

Pill Food Turbinado

O Pill Food Turbinado possui em sua composição substâncias ativas, como aminoácidos, que atuam trazendo benefícios para as unhas e os cabelos, reduzindo a queda, acelerando o crescimento e deixando-os mais fortes, resistentes e saudáveis.

Nutricolin®

O Nutricolin® é um complexo formado pelo ácido ortossilícico estabilizado em colina, uma forma de silício mais biodisponível que estimula a síntese de colágeno, elastina e queratina. Seu uso contribui para a saúde das unhas, da pele e dos cabelos.

Assim como o sol, a água salgada do mar e o cloro presente nas piscinas podem afetar os nossos cabelos se não forem adotadas as devidas ações para proteção dos fios.

BS Beauty

O BS Beauty, também conhecido como cápsula da beleza, é uma formulação que reúne diversos ativos que a contribuem para a melhora do aspecto da pele, das unhas e dos cabelos, deixando os fios mais fortes e resistentes.

Cuidados durante a exposição ao sol

  • Use chapéus com proteção solar para proteger o cabelo e o couro cabeludo dos raios UVA e UVB;
  • Use filtro solar nos cabelos: há diversas opções no mercado para usar antes, durante e após a exposição ao sol;
  • Utilize água de coco nos cabelos – ela é um hidratante natural e vai ajudar a conferir brilho e um aspecto saudável;
  • Mantenha os cabelos presos durante os banhos de mar ou de piscina.

Atenção! O excesso de água tira a oleosidade natural dos fios, estimulando as glândulas a trabalharem ainda mais para compensar a falta de sebo, o que deixa o cabelo bastante engordurado.

Isso acaba fechando os poros capilares, dificultando a distribuição da oleosidade natural, tão importante para a manutenção de um cabelo saudável, bem hidratado e bonito.

Cuidados após a exposição ao sol

  • Enxágue os cabelos com água doce após banhos de mar e piscina.
  • Evite lavar os cabelos com água quente. A temperatura ideal para lavagem dos cabelos deve ser menor que 25ºC;
  • Utilize um leave-in depois do banho ou antes de se expor ao sol. Esse tipo de creme sem enxágue forma uma película no fio e ajuda a protegê-lo;
  • Após um longo período na praia ou na piscina, use um shampoo antirresíduos uma vez por semana para remoção do cloro e do sal;
  • Para proteger os cabelos loiros do tom esverdeado, a dica é utilizar o vinagre de maçã. Ele também é um excelente aliado após a lavagem dos cabelos com shampoo antirresíduos;
  • Evite expor o cabelo a agressões como secadores e chapinhas. Deixe para usá-los em ocasiões especiais.

Existem ainda outras formas de manter seu cabelo saudável durante o ano todo. Combine uma alimentação rica e balanceada com a hidratação reforçada e você vai notar melhoras nas suas madeixas!

Agora que você já sabe como cuidar dos seus cabelos no verão, aproveite a estação ao máximo, com um cabelo saudável e bonito! E você? Tem cuidado do seu cabelo no verão? Conta pra gente aqui nos comentários!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: