Os Melhores Nutrientes para Prevenir Dores nas Articulações

As articulações do nosso corpo necessitam de cuidados independente da idade. Pessoas que sofrem de dores nas articulações tem sua mobilidade comprometida e em casos mais graves somente o tratamento com medicamentos é capaz de aliviar os sintomas.

As dores nas articulações podem ocorrer devido ao desgaste gerado pelo avanço da idade, pela falta de determinados nutrientes ou por um processo inflamatório no local. No post de hoje vamos falar sobre alimentos, plantas medicinais e suplementos que podem ajudar no bom funcionamento das articulações.

Alimentos que Previnem Dores nas Articulações

Frutas Cítricas

O aumento no consumo de alimentos que contenham Vitamina C está diretamente ligado ao aumento na produção do colágeno, uma proteína amplamente distribuída pelo nosso corpo e que auxilia na diminuição das dores nas articulações. Entre esses alimentos estão a manga, abacaxi, limão, laranja, kiwi, pêssego e morango.

Proteínas

As principais fontes do colágeno, essencial para o bom funcionamento das articulações, são as proteínas de origem animal, tais como carnes, peixes e ovos. A recomendação de consumo diário para adultos é de aproximadamente 10 gramas por dia.

Uma ótima fonte de proteína é o Colágeno Hidrolisado é que nada mais é do que a proteína quebrada em pedaços menores para facilitar sua absorção. Outra opção é Mix de Aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo e, portanto, deve ser obtido através da nossa alimentação ou suplementação.

Vegetais Verde-Escuros

Outros alimentos que devem estar presentes com frequência na dieta de quem quer fugir de dores nas articulações são as folhas de coloração verde escura, pois estimulam a produção do colágeno pelo organismo. Consuma saladas diversas todos os dias. Além de todos os benefícios que conhecemos, ainda mantém suas articulações firmes e fortes. Suco de couve com laranja é uma ótima combinação, pode apostar!

Oleaginosas

Para realizar a síntese do colágeno, o organismo precisa também de Vitamina E, Selênio e Zinco. Esses elementos são encontrados nas oleaginosas. Por isso, consuma diariamente nozes, avelãs, castanhas e amêndoas nos lanches entre as refeições. Além de fornecer nutrientes importantes, elas ainda dão sensação de saciedade e te ajudam a manter o peso.

Leguminosas

Apesar de não serem fontes diretas de colágeno, as leguminosas são fontes de proteínas que colaboram para a formação dessa substância no organismo. Para uma dieta a favor das articulações, inclua alimentos como soja, feijão, grão de bico e lentilha, principalmente se você não consome carne todos os dias.

Linhaça

A linhaça é um alimento que pode ser consumido na forma de sementes ou triturado como farinha. É uma opção natural, que pode ser utilizada para combater dores nas articulações devido ao alto teor de ômega 3, altamente benéfico para o organismo em geral.

Amora

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias naturais, a amora é utilizada desde a antiguidade para melhorar o movimento das articulações. Seu uso pode ajudar a aliviar as dores nas articulações.

Plantas Medicinais

Cúrcuma

A Curcuma longa possui compostos chamados curcuminóides que dispõe de propriedades medicinais que auxiliam na redução da inflamação no corpo, pois relaxa os músculos, ossos e articulações, além de ser um antioxidante muito eficiente, é também uma excelente fonte de ferro e manganês.

Garra do Diabo

A Garra do Diabo é uma planta medicinal (Harpagophytum procumbens) originária da África do Sul, muito utilizada na Europa contra dores nas articulações e nas costas. Seu uso é indicado em casos de artrite, artrose, reumatismo, bursite, tendinite e para a redução do ácido úrico.

Urtiga

As substâncias presentes na Urtiga (Urtica dioica) funcionam como proteção natural da planta e são eficazes para diminuir dores nas articulações. Além disso, tem propriedades diuréticas que contribuem para a eliminação de líquidos retidos das articulações inflamadas, o que torna as infusões desta planta muito benéficas.

Unha de Gato

A Unha de Gato (Uncaria tomentosa) é uma planta medicinal é muito popular no Peru e está se popularizando também na Europa e no Brasil. Contribui para a redução das dores nas articulações, cancro, asmas, úlcera, gastrite e articulações.

Canela de Velho

A Miconia albicans, popularmente conhecida como Canela de Velho, apresenta efeito antioxidante, anti-inflamatório e analgésico. É indicada para tratamento alternativo da artrose, artrite, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, reumatismo e tendinite.

Suplementos Importantes

Colágeno

O colágeno é a principal proteína do corpo que garante elasticidade e regeneração da pele, cartilagem e ossos. Com a diminuição dos níveis de colágeno no organismo as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil. O colágeno pode ser adquirido na forma de suplemento nutricional, em cápsulas ou em pó, existindo em diferentes formas: 

Colágeno Tipo I

O Colágeno Tipo I Hidrolisado é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais e corresponde a um tipo de colágeno que possui boa disponibilidade e facilidade de absorção pelo organismo. Este tipo de colágeno é o mais comum no corpo, sendo usado para melhorar a firmeza da pele, fortalecer as articulações, além de contribuir para o crescimento das unhas e dos cabelos.

Colágeno Tipo II

O Colágeno Tipo II Não Hidrolisado (UCII®) age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis. Ele reduz a destruição da cartilagem presente nas articulações e diminui a inflamação, melhorando a mobilidade e a flexibilidade das articulações. É recomendado tanto para humanos quanto para animais que apresentem dor e inflamação nas articulações, nos casos de artrite, artrose, artrite reumatoide, lesão articular e lesão da cartilagem.

Glucosamina

A Glucosamina possui capacidade de manter as articulações resistentes e saudáveis por meio da lubrificação e restauração dos tecidos de conectividade. Ela tem ação potencializada quando usada em conjunto com a Condroitina. Portanto, é muito comum encontrar sachês ou até mesmo comprimidos de Glucosamina com Condroitina.

Vitamina C

A Vitamina C age auxiliando o organismo na produção e estabilização do colágeno presente nos tecidos de conectividade. Além disso, essa vitamina também ajuda no combate a gripes e resfriados, além de reduzir dores musculares após a prática de atividade física.

Existem diversos nutrientes para prevenir dores nas articulações. Se você sofre com este tipo de dor, converse com seu médico ou farmacêutico.

Curtiu nosso artigo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com seus amigos!

Fernanda Sathler – Sou farmacêutica, pós graduada em indústria farmacêutica, em farmácia de manipulação, gestão de negócios e gestão de projetos. Sou empreendedora, diretora da BS Pharma, ciclista, mãe, esposa. Apaixonada pela vida e por desafios.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: