O que é colágeno tipo 2 não hidrolisado

O Colágeno Tipo 2 não hidrolisado é a principal proteína estrutural da cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Seu uso contribui para a mobilidade e a flexibilidade, prevenindo e reduzindo casos de inflamações e lesões articulares.

Continue lendo para entender melhor o que é e para que serve o Colágeno Tipo 2 não hidrolisado.

Diferença entre Colágeno Tipo 2 e Tipo 1

O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens. Corresponde a 30% das proteínas totais e a 6% do peso do corpo humano. Também é encontrado em diversos tecidos animais.

Entre os diversos tipos de colágeno já identificados, o Colágeno Tipo 1 é o mais comum e mais abundante. É encontrado em quase todas as estruturas do corpo, como pele, cabelo, unhas e ligamentos.

O Colágeno Tipo 2, por sua vez, compõe as cartilagens, sendo essencial para a preservação das articulações, pois age como amortecedor de impactos.

Para que serve o Colágeno Tipo 2? 

  • Auxilia no tratamento de doenças articulares autoimunes;
  • Alivia os quadros de inflamação das articulações;
  • Auxilia o organismo na reconstrução da cartilagem articular;
  • Contribui para o reparo e prevenção de lesões em cartilagens;
  • Ajuda no tratamento de artrite reumatoide.
  • Alivia no desconforto de inflamações nas articulações;
  • Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações.

Para conhecer mais sobre os tipos de colágeno, veja também nosso post Colágeno: descubra mitos e verdades sobre esse suplemento.

Por que utilizar o Colágeno Tipo 2 não hidrolisado?

O Colágeno Tipo 2 é indicado para prevenção e tratamento de doenças osteoarticulares que incidem sobre as articulações. Seu uso é recomendado para praticantes de atividades físicas de alto impacto e pessoas que sofrem de dores nas articulações.

Ele age no sistema imunológico, auxiliando no controle da inflamação e promove maior mobilidade e flexibilidade, o que ajuda na manutenção da saúde da cartilagem e da articulação. 

O Colágeno Tipo 2 não hidrolisado é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico, diminuindo o “ataque” autoimune às cartilagens, e com isso, há uma redução da inflamação no local.

Quando o organismo cessa esse “ataque” às cartilagens, acontece a regeneração do tecido com maior produção do Colágeno Tipo 2. Isso devolve a mobilidade, o conforto, reduz e a dor e melhora a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo que sofre com dores articulares.

Algumas doenças podem ser tratadas com o uso do Colágeno Tipo 2 não hidrolisado. São elas:

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população mundial. É uma doença inflamatória crônica e sistêmica, que atinge principalmente mulheres em idade avançada, resultando na degeneração e erosão do osso e da cartilagem.

Osteoartrite

Também conhecida como artrose, essa doença é causada pelo desgaste da cartilagem e por alterações nos ossos das regiões adjacentes. Pode ser causada por traumas ou esforços repetitivos das articulações durante o trabalho ou a prática de esportes.

É comum em pessoas acima de 50 anos e atletas praticantes de esportes que envolvem alto impacto nas articulações. Em ambos os casos, o uso de Colágeno Tipo 2 atua na reposição do colágeno perdido nas cartilagens, reduzindo dores e controlando lesões nas articulações.

Inflamação das cartilagens

Em casos de inflamação, o Colágeno Tipo 2 é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico, prevenindo o desgaste das cartilagens. Por consequência, há um bloqueio da inflamação, reduzindo a dor do paciente. Quando o organismo cessa o ataque às cartilagens, é restabelecido o equilíbrio entre quebra e síntese do Colágeno Tipo 2, o que devolve a flexibilidade e o conforto ao se movimentar.

Para quem é indicado o Colágeno Tipo 2

O Colágeno Tipo 2 é recomendado para todas as pessoas saudáveis, que precisem de reposição de colágeno nas cartilagens e que não seja intolerante a nenhum componente da fórmula. 

A medida em que envelhecemos, nosso organismo diminui a produção de colágeno. Estudos estimam que, a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma redução de 1% na produção anual dessa proteína. Para mulheres que passaram pela menopausa, essa taxa pode atingir valores de até 2%.

Para quem sofre de doenças que acometem a cartilagem, os tendões e as articulações, o Colágeno Tipo 2 é super recomendado.

Praticantes de atividade física também podem consumir o Colágeno Tipo 2 não hidrolisado para fortalecer as articulações, melhorar a flexibilidade e aliviar as dores causadas por treinos mais puxados e de alto impacto.

Portanto, o Colágeno Tipo 2 é essencial no tratamento de doenças que atingem as articulações e um grande aliado para atletas de alta performance.

Como utilizar o Colágeno Tipo 2

A dose recomendada de Colágeno Tipo 2 não hidrolisado é de 40 mg ao dia, em jejum. A partir de 1 mês de tratamento já é possível observar seus efeitos, com redução da dor e inflamação local, sendo que após cerca de 3 meses é perceptível que as articulações se tornam mais firmes.

Entretanto, ao interromper a suplementação, os sintomas podem voltar. Por isso esse produto é indicado para uso contínuo e é fundamental fazer um acompanhamento com um profissional especializado e certificado.

Um diagnóstico precoce evita que ocorra danos mais graves na articulação. Por isso, se você sofre com dores articulares, não hesite em procurar um médico para avaliar seu caso.

Vale ressaltar que o tratamento com colágeno não engorda! Mas fique atento ao surgimento de efeitos colaterais como azia e reações alérgicas. Se isso acontecer, interrompa o tratamento e procure seu médico.

Suplementos importantes para proteger as articulações

Para que o corpo produza colágeno e regenere de forma eficiente a cartilagem perdida, é de extrema importância oferecer para o organismo alguns minerais e vitaminas que são essenciais na produção, estruturação e manutenção do colágeno e do bom funcionamento das articulações.

BS 2 Colágeno

O BS II Colágeno é um suplemento a base de Colágeno Tipo 2 não hidrolisado, que induz a restauração das articulações. Derivado da cartilagem do frango, age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis.

Atua promovendo mais conforto, mobilidade e flexibilidade para idosos, pessoas com sobrepeso e praticantes de atividade física. Seu uso é indicado para atletas de alta performance ou para quem sofre de alguma doença que provoque o desgaste das cartilagens e traga danos os tendões ou as articulações.

Vitamina C

A Vitamina C é importante na defesa do organismo contra infecções, potente antioxidante, fundamental para formação das fibras colágenas existentes praticamente em todos os tecidos do corpo humano.

Além de participar diretamente da formação da proteína de colágeno, ajuda a minimizar os danos causados pela formação de radicais livres durante a atividade física de alto nível.

Vitamina D3

Além de ser importante para a fixação do cálcio no tecido ósseo, a Vitamina D3 auxilia na produção de colágeno e contribui para a regeneração da cartilagem destruída.

A deficiência de Vitamina D3 tem se tornado cada vez mais comum devido a mudanças do estilo de vida e à redução da exposição solar associada ao uso diário de fotoprotetores.

Isso torna necessária a suplementação para manter os níveis de D3 recomendados. Além do fortalecimento dos ossos, essa vitamina é importante para diversas outras funções no organismo. Para saber mais, leia nosso post Conheça 9 Benefícios da Vitamina D.

Silício

O Silício apresenta efeitos benéficos sobre os ossos e as articulações, que incluem o aumento da fixação de cálcio no tecido ósseo e o fortalecimento dos ossos e músculos.

O Silício Orgânico é conhecido como o mineral da beleza, por estimular a regeneração das fibras de colágeno e elastina, que garantem a firmeza e o viço da pela. Ele também é essencial para a proteção das articulações, ligamentos e tendões.

Vitamina K2

A Vitamina K2 (MK7) é importante na manutenção da saúde óssea e cardiovascular. Ela estimula a absorção e a utilização adequada de cálcio pelo organismo.

Além de contribuir para a saúde dos ossos, a Vitamina K2 tem um grande poder anti-inflamatório e contribui para o alívio da inflamação nos quadros de artrite e artrose.

MSM

O MSM (Metil Sulfonil Metano) é um suplemento a base de enxofre recomendado para redução da inflamação e dor nas articulações além de ser um coadjuvante no tratamento da Artrite Reumatóide.

Glucosamina

A Glucosamina é um suplemento muito utilizado no alívio das dores inflamações nas articulações, quadro conhecido como artrite. Age na produção de substâncias que compõem o líquido sinovial presente nas juntas, tendões, ligamentos e cartilagem.

Condroitina

A Condroitina é um polissacarídeo presente nas articulações que garante a retenção de água e nutrientes do líquido sinovial. Isso ocorre graças a sua capacidade de facilitar o transporte de nutrientes através da cartilagem, que promove a lubrificação, nutrição e eliminação de substâncias indesejáveis.

A associação da Glucosamina com a Condroitina atua como adjuvante no tratamento da osteoartrite, osteoartrose, artrose e artrite reumatoide. Seu uso contribui para a redução das dores, melhora a mobilidade e protege a cartilagem articular.

Como proteger as articulações?

As articulações são formadas pela união de dois ou mais ossos. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) diversos fatores contribuem para o surgimento de dor nas articulações, como:

  • Sobrepeso e obesidade;
  • Desgaste gerado pelo avanço da idade;
  • Exposição à baixas temperaturas;
  • Deficiência de determinados nutrientes;
  • Processo inflamatório no local.

Para cada caso existe um tratamento que é mais eficiente. Por isso, é muito importante consultar um profissional especializado para identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado.

Além disso, manter hábitos saudáveis de vida e uma dieta equilibrada é essencial para a saúde das articulações. Leia nosso post os melhores nutrientes para prevenir dor nas articulações e comece já a cuidar da sua saúde.

Gostou do post? Agora que você conhece os benefícios do Colágeno Tipo 2 para as articulações, compartilhe com seus amigos! Se ficou com alguma dúvida é só escrever aqui nos comentários que iremos te responder.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: