Colágeno: Descubra Mitos e Verdades sobre esse Suplemento

O Colágeno é um dos suplementos alimentares mais utilizados pelas mulheres, conhecido por garantir resistência aos cabelos, pele e unhas. Mas existem alguns mitos e verdades sobre esse suplemento que você precisa saber. Confira agora o que o Colágeno realmente pode fazer pela sua saúde e beleza.    

Mitos e verdades sobre o colágeno

Colágeno engorda

MITO! O Colágeno é um tipo de proteína fundamental para a formação dos tecidos que compõem nosso corpo. Quando consumido em sua forma hidrolisada, ou seja, quebrada em partes menores, ela efetivamente não engorda. Apesar de conter calorias, elas não são o suficiente para promover alterações bruscas no peso. Portanto, a afirmação de que o Colágeno engorda é falsa!

Na verdade, o seu consumo pode até mesmo ajudar a emagrecer, já que promove e prolonga a sensação de saciedade e com isso, você acaba ingerindo menos calorias. Procure associá-lo à uma dieta balanceada e à prática de esportes regularmente, e acompanhe de perto as maravilhas que o Colágeno pode fazer por você!

Colágeno combate a flacidez

MITO! O Colágeno apenas diminui o aspecto da flacidez já existente e previne que ela piore. O que reduz efetivamente esse aspecto são exercícios físicos que ajudam a promover o tônus e o crescimento muscular.

Vale ainda ressaltar que o Colágeno auxilia na prevenção do aspecto da flacidez da pele provocada pela exposição acentuada ao sol, principalmente no rosto e no colo, e não da flacidez muscular.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a partir dos 30 anos há uma perda de Colágeno na pele que pode chegar a 1% ao ano. Por isso, à medida que envelhecemos, a reposição de Colágeno é de fundamental importância.       

Gelatina é um dos alimentos mais ricos em Colágeno

MITO! Você com certeza já ouviu que a melhor forma in natura de ingeri-lo é através da gelatina. Na verdade, esse alimento é uma das fontes mais pobres dessa substância, além de apresentar maiores quantidades de açúcares, adoçantes, corantes artificiais e conservantes.

Você pode encontrar no mercado gelatinas puras, isentas de conservantes outros aditivos artificiais. Em alguns casos ela pode estar associada a substâncias como a Thiomucase, que é uma enzima que contribui para diminuir a retenção de líquidos, reduzir medidas e melhorar o aspecto da celulite.

Colágeno ajuda a fortalecer cabelos e unhas

VERDADE! O Colágeno é uma proteína composta por aminoácidos responsáveis por fazer com que unhas e cabelos cresçam mais fortes e saudáveis. Para quem sofre com a demora no crescimento, ele contribui para que eles cresçam de forma mais rápida.

Entretanto, é importante realizar não apenas a reposição do Colágeno, como prezar por uma alimentação saudável e balanceada. Assim, será possível notar melhores resultados na saúde das madeixas e das unhas.

Colágeno ajuda no desaparecimento das estrias

 MITO! As estrias são resultado da sobrecarga na capacidade elástica da pele, fazendo com que fibras colágenas se rompam. Podem surgir durante a gravidez ou durante um crescimento acelerado, por exemplo.

Recuperar as fibras rompidas não é tarefa fácil, mas o Colágeno pode ajudar na prevenção de estrias, pois melhora o tônus da pele. Para o tratamento efetivo das estrias, é aconselhado consultar um dermatologista, de forma a determinar qual a forma adequada de melhorar o aspecto da região afetada.

Colágeno reduz a celulite

 MITO! A celulite é causada pelo acúmulo excessivo de água e gordura nas células, fazendo com que fiquem endurecidas. Essa condição leva ao aparecimento de nódulos, prejudica a circulação e retém líquidos. Apesar do Colágeno ajudar na elasticidade da pele, há ainda outros fatores que contribuem para que a celulite apareça.

Quanto maior o percentual de gordura do corpo, mais o tecido se encontra inflamado e maior é a probabilidade de surgir as indesejadas celulites. Portanto, é preciso que outras medidas sejam tomadas para melhorar o aspecto da celulite. Uma boa forma de combatê-la é a prática regular de exercícios físicos, associados à uma alimentação balanceada.

Existem ativos naturais com que melhoram a circulação e possuem ação anti-inflamatória que podem ajudar a melhorar o aspecto da celulite. A Centella asiática fortalece o sistema circulatório e atua na dissolução dos nódulos de gordura da celulite, principalmente nos glúteos e coxa.

Já o Dimpless® é um ativo obtido do melão de Cantaloupe (Curcumis melo) que apresenta evidências clínicas na melhora da celulite. É um extrato natural rico em antioxidantes como: catalase, glutationa peroxidase, coenzima Q10, ácido lipóico, carotenoides, vitamina A, E e C.

É preciso associar colágeno à antioxidantes

VERDADE! O corpo produz radicais livres que acabam prejudicando a absorção e a ação do Colágeno. Por isso é importante consumi-lo juntamente com substâncias antioxidantes, como a Vitamina C, que combatem os radicais livres. Alguns alimentos ricos em antioxidantes são:

  • Aveia;
  • Azeite de oliva;
  • Frutas cítricas;
  • Frutas vermelhas;
  • Linhaça;
  • Mamão;
  • Abacaxi;
  • Chá verde.

Uma dica é fazer o famoso suco detox. Você pode incluir na receita frutas ricas em substâncias antioxidantes. Essa é uma boa forma de nutrir o corpo e ainda cuidar da beleza.

Tipos de colágeno

A dose de Colágeno recomendada para um adulto saudável é de 10 g por dia. Procure um médico, nutricionista ou farmacêutico para avaliar qual a quantidade ideal para você. O Colágeno pode ser encontrado em alimentos como:

  • Salmão;
  • Atum;
  • Frango;
  • Ovo;
  • Queijo cottage;
  • Frutas cítricas;
  • Vegetais de cor verde escura.

Na maioria dos casos, somente a alimentação não é suficiente para fornecer a quantidade diária de Colágeno recomendada, então é necessário fazer uso de suplementos. Você pode encontrá-lo em cápsulas ou em , que pode ser diluído em água, sucos ou vitaminas.

O Colágeno Hidrolisado é a opção mais comum disponível no mercado. Esse suplemento alimentar contém substâncias capazes de hidratar e aumentar a elasticidade da pele, além de fortalecer a unhas e os cabelos. Mas atenção para não confundi-lo com o  Colágeno Tipo 2, que é a principal proteína estrutural das nossas cartilagens. Esse outro tipo é ideal para a prevenção e tratamento de dores nas articulações.

O Colágeno Verisol® é uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno que auxilia na redução de rugas e restabelece a elasticidade e hidratação da pele. Já o Bodybalance™ é um produto composto por peptídeos bioativos de Colágeno, que são facilmente absorvidos pelo organismo. Combinado à prática de exercícios físicos, esses peptídeos desaceleram a perda de músculos e promovem o aumento da massa magra e redução dos níveis de gordura.

Agora que você conhece os mitos e verdades sobre o Colágeno, bem como os benefícios que ele pode trazer, não deixe de consumi-lo! Para obter melhores resultados, lembre-se de combinar uma dieta balanceada com a prática regular de atividades físicas.

Esse post foi útil para você? Comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: