Colágeno Tipo II: benefícios para as articulações

O colágeno tipo II é indicado para quem sofre de alguma doença que acometa a cartilagem, os tendões ou as articulações – o que causa dor, desconforto, falta de flexibilidade e mobilidade.

Neste post você vai entender os benefícios do colágeno tipo II para as articulações, como ele deve ser usado, para quem é recomendado e como ele pode auxiliar no tratamento de doenças articulares.

O que é o colágeno tipo II?

O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, nos tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens – corresponde a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano.

Os tipos de colágeno mais conhecidos são o colágeno tipo I e o colágeno tipo II.

  • Colágeno tipo I – é o mais comum e mais abundante. É encontrado em quase todas as estruturas do corpo, como pele, cabelos, unhas e ligamentos.
  • Colágeno tipo II – é a principal proteína estrutural das cartilagens e age como amortecedor de impactos e, portanto, é essencial para a preservação e manutenção de funcionalidade das articulações.

Para conhecer mais sobre os tipos de colágeno, veja também nosso post Colágeno: descubra mitos e verdades sobre esse suplemento.

Por que utilizar o colágeno tipo II?

O colágeno do tipo II é indicado para prevenção e tratamento de doenças osteoarticulares que incidem sobre as articulações. Seu uso é recomendado para praticantes de atividades físicas de alto impacto e pessoas que sofrem de dores nas articulações.

Ele age juntamente com o sistema imunológico controlando o processo inflamatório e promovendo maior mobilidade e flexibilidade, o que ajuda na manutenção da saúde da cartilagem e da articulação. 

O colágeno tipo 2 é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico e diminuir o “ataque” autoimune às cartilagens, e com isso, há um bloqueio da inflamação.

Quando o organismo cessa esse “ataque” às cartilagens, acontece a regeneração do tecido com maior produção do colágeno tipo II, o que devolve a mobilidade, o conforto, reduz e a dor e melhora a qualidade de vida e o bem-estar.

A uso de colágeno do tipo II é principalmente recomendado para quem precisa bloquear o processo inflamatório na região articular, como nos seguintes casos:

  • Artrite Reumatoide – é uma doença inflamatória crônica e sistêmica que causa degeneração e erosão óssea da cartilagem e atinge principalmente mulheres com idade avançada – a artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população mundial.
  • Osteoartrite – é uma doença que atinge pessoas acima do peso ou que fazem o uso repetido das articulações em decorrência de sua ocupação profissional ou por praticar esportes de alta performance.

A sobrecarga das articulações pode fazer com que o organismo reaja contra-atacando, produzindo enzimas para quebrarem o colágeno. Assim, acontece o desgaste da cartilagem e o desenvolvimento de um processo inflamatório no local, o que causa muita dor, desconforto e comprometimento dos movimentos.

Benefícios do colágeno do tipo II para as articulações

O uso de colágeno melhora a inflamação e auxilia na promoção e recuperação da saúde articular. Além disso, o colágeno tipo II é considerado seguro e bem tolerado em humanos e animais.

Podemos destacar os principais benefícios do colágeno tipo II para as articulações:

  • Alivia a inflamação nas articulações;
  • Auxilia o organismo na reconstrução da cartilagem;
  • Atua na manutenção da saúde das articulações;
  • Melhora a mobilidade e a flexibilidade.

Como utilizar o colágeno tipo 2

A dose recomendada de colágeno tipo 2 é de 40 mg ao dia, em jejum. A partir de 1 mês de tratamento já é possível observar seus efeitos, com redução da dor e inflamação local. Após cerca de 3 meses é possível perceber as articulações mais firmes.

Entretanto, ao interromper a suplementação com colágeno tipo 2, os sintomas podem voltar. Por isso esse produto é indicado para uso contínuo. Vale ressaltar que o tratamento com colágeno não engorda e pode causar efeitos colaterais, como azia e reações alérgicas, portanto, é fundamental procurar um profissional especializado antes de iniciar o tratamento.

Suplementos para proteger as articulações

Para que o corpo produza colágeno e regenere de forma eficiente a cartilagem perdida, é de extrema importância oferecer para o organismo alguns minerais e vitaminas que são essenciais na produção, estruturação e manutenção do colágeno e do bom funcionamento das articulações.

BS II Colágeno

O BS II Colágeno é um suplemento a base de colágeno tipo II não hidrolisado, derivado da cartilagem de frango, que induz a restauração das articulações. Atua promovendo mais conforto, mobilidade e flexibilidade para idosos, pessoas com sobrepeso e praticantes de atividade física.

Seu uso é indicado para atletas de alta performance ou para quem sofre de alguma doença que acometa a cartilagem, os tendões ou as articulações. O BS II Colágeno pode ser consumido por humanos e por animais para proteção das articulações.

Vitamina C

A Vitamina C é importante na defesa do organismo contra infecções, potente antioxidante, fundamental para a integridade das paredes dos vasos sanguíneos e essencial para formação das fibras colágenas existentes praticamente em todos os tecidos do corpo humano.

Além de participar diretamente da formação da proteína de colágeno, ajuda a prevenir e minimizar os danos causados pela formação de radicais livres durante a atividade física de alto nível.

Zinco

O Zinco é um mineral importantíssimo para a formação do osso e do colágeno. É um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, o que faz dele um grande aliado no tratamento das dores articulares, pois ajuda a controlar a inflamação e aliviar as dores.

O composto Vitamina C + Zinco  é um importante reforço no tratamento das dores articulares pois estimula a produção de colágeno ao mesmo tempo que ameniza a inflamação, além de aumentar a proteção da pele, das mucosas e fortalecer a imunidade.

Vitamina D3

Além de ser importante para a fixação do cálcio no tecido ósseo, a vitamina D3 auxilia na produção de colágeno, contribuindo para a regeneração da cartilagem destruída e inibindo a progressão da artrose.

Sabemos que existe uma deficiência global da vitamina D3 devido a mudanças do estilo de vida e à redução da exposição solar associada ao uso diário de fotoprotetores. Isso torna necessária a suplementação para manter os níveis de D3 adequados no organismo.

Saiba mais sobre a importância da vitamina D3 lendo nosso post: Conheça 9 Benefícios da Vitamina D.

Vitamina K2

A Vitamina K2 (MK7) é importante na manutenção da saúde dos ossos e do sistema cardiovascular. Ela estimula a absorção e a utilização adequada de cálcio pelo organismo.

Além de contribuir para a saúde óssea, a vitamina K2 tem um grande poder anti-inflamatório e contribui grandemente para o alívio da inflamação presente nos quadros de artrite e artrose.

Manganês

Participa ativamente do processo de produção de colágeno e, por isso, desempenha um papel muito importante na regeneração e na manutenção da saúde das articulações.

O manganês, ainda, melhora a qualidade do líquido sinovial, possibilitando movimentos suaves, sem atrito e sem dores. O líquido sinovial está localizado na cavidade das articulações e tem como principais funções a lubrificação de estruturas articulares móveis e o transporte de nutrientes para a cartilagem articular.

Silício

O Silício apresenta efeitos benéficos sobre os ossos e as articulações, que incluem o aumento da fixação de cálcio no tecido ósseo e o fortalecimento do sistema osteomuscular, ou seja, o sistema que engloba os ossos e os músculos.

Por estimular a regeneração das fibras de colágeno e elastina, é essencial para a proteção das articulações, ligamentos e tendões. A melhor maneira de suplementar esse mineral é na forma de Silício Orgânico, que é melhor absorvido pelo organismo.

Magnésio

O Magnésio está envolvido em diversos processos bioquímicos no organismo, sendo necessário inclusive para a formação dos ossos e das articulações. Ele trata a dor muscular, melhora a fadiga, reduz as câimbras, além de favorece a absorção do cálcio.

A deficiência de Magnésio no organismo pode comprometer a fixação do cálcio nos ossos, e o excesso de cálcio circulante pode se acumular nas articulações, provocando um processo inflamatório, o que causa o desagaste da cartilagem e a dor articular.

A combinação do ácido málico com o magnésio forma o Magnésio Dimalato, que é uma das fontes de magnésio mais recomendada pelos especialistas.

Conheça os outros tipos de magnésio lendo nosso post: Diferença entre os tipos de magnésio e seus benefícios.

Como proteger as articulações

A dor nas articulações pode ocorrer por diversos motivos: desgaste gerado pelo avanço da idade, deficiência de determinados nutrientes ou por processo inflamatório no local.

Para cada caso existe um tratamento que é mais eficiente e um tipo de colágeno que é mais recomendado. Por isso, é importante sempre consultar um profissional especializado para um melhor suporte e orientações adequadas.

Mas para todos os casos, o estabelecimento de hábitos saudáveis de vida e uma dieta equilibrada é essencial para a saúde das articulações. Leia nosso post os melhores nutrientes para prevenir dor nas articulações e comece já a cuidar da sua saúde.

Gostou do post? Agora que você conhece os benefícios do colágeno tipo II para as articulações, compartilhe com seus amigos! Se ficou com alguma dúvida é só deixar registrado nos comentários aqui embaixo que iremos te responder.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: