9 alimentos para aumentar a disposição

Às vezes não temos ânimo, energia nem vontade de cumprir as atividades do dia e isso pode prejudicar nosso desempenho profissional e pessoal.

Diversos fatores podem interferir na nossa disposição, e a boa notícia é: alguns alimentos têm poder energético e trabalham como um combustível para nosso corpo, revigorando nossa energia para desempenhar todas as atividades do dia.

Se você anda desanimado, este post vai ser útil pra você. Continue lendo e conheça 9 alimentos para aumentar a disposição.

Possíveis causas da falta de disposição

A vida moderna, cheia de compromissos, impõe um ritmo muito acelerado no nosso dia a dia. Isso faz com a gente acabe negligenciando nossa alimentação e nossa saúde, optando, muitas vezes, por comidas rápidas e processadas. Além disso, é muito comum encontrar pessoas que não praticam atividade física e dormem mal.

Tudo isso pode desencadear um estado de estresse, ansiedade, falta de vigor físico e de disposição. Para nosso corpo funcionar bem e produzir energia e força necessárias para realizarmos todas as atividades do dia, precisamos oferecer a ele os nutrientes certos e nas quantidades adequadas.

A reeducação alimentar e o estabelecimento de hábitos saudáveis de cuidados com a mente e o corpo são imprescindíveis para nosso vigor físico e emocional.

Uma alimentação equilibrada é fundamental para o corpo desempenhar de forma adequada todas as suas funções, produzindo energia suficiente pra gente conseguir trabalhar, estudar, se locomover, carregar peso, escrever, ler etc.

Confira agora 9 alimentos naturais, acessíveis e de fácil consumo, que aumentarão sua disposição.

Alimentos para aumentar a disposição

1. Açaí

É uma fruta tipicamente brasileira, com poderosa ação antioxidante e anti-inflamatório. O açaí ajuda a prevenir o estresse oxidativo das células, acelera o metabolismo, repõe as energias e aumenta a disposição.

Além de ser uma rica fonte de carboidratos, ferro, antocianinas e minerais, o açaí fornece:

  • Proteínas;
  • Antioxidantes;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina E.

O açaí, ainda, fortalece o sistema imunológico, possui atividade cardioprotetora e contribui para a redução dos níveis de colesterol LDL, conhecido como “ruim”.

Além da fruta e da polpa, você pode consumir o açaí em cápsulas, que pode ser facilmente encontrado nas farmácias de manipulação.

2. Água de coco

Outro alimento essencial para aumentar a disposição é a água. Ela é um dos elementos necessários para que ocorra uma séria de reações vitais para o funcionamento do nosso corpo. Para se ter energia e disposição é preciso estar sempre bem hidratado.

A água de coco, além de hidratante, é fonte de vitaminas e minerais e, por isso, é considerada um poderoso isotônico natural.

3. Banana

A banana é uma fruta com elevado valor nutricional e é uma fonte rápida de energia. Por ser rica em potássio, evita fraqueza muscular, cãibras e fadiga.

A banana contém também:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina C;
  • Fibras;
  • Minerais.

Ela contribui também na regulação do sono e na melhora do humor, pois apresenta em sua composição triptofano – um aminoácido essencial que participa da produção de serotonina, o chamado hormônio da felicidade.

Quando estamos de bom humor, ficamos muito mais animados e dispostos, por isso é importante cuidarmos não só do corpo, mas da mente também! A banana preenche bem os requisitos de alimento prático, gostoso, barato e nutritivo, além de ser um aliado para aumentar a disposição.

4. Guaraná

Muita gente já conhece os efeitos estimulante e revigorante do guaraná. Seu principal bioativo é a guaranina, uma substância quimicamente semelhante à cafeína e, por isso, um grande estimulador do sistema nervoso central e cardiovascular.

Ele aumenta a concentração, o foco, a capacidade de aprendizado e raciocínio, reduz o estresse físico e mental, melhorando, também, a disposição e reduzindo o cansaço. 

As propriedades do guaraná já são bem populares:

  • Aumento da disposição;
  • Melhora do humor, da concentração e do foco;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Estimular a queima de gordura;
  • Ajudar no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Cuidado com o exagero! O excesso de guaraná pode causar “cafeinismo” – teor elevado de cafeína no organismo –, causando efeitos colaterais como ansiedade, insônia e alteração de humor.

Além da fruta e da polpa, você também pode encontrar o guaraná em cápsulas.

5. Café

Talvez o café seja o estimulante natural mais conhecido que existe. Ele fornece energia e aumenta a disposição, alivia o cansaço e espanta o sono, por isso, quem tem insônia deve evitar tomar café (ou outros produtos que contenham cafeína) próximo à hora de dormir.

A cafeína alivia dores de cabeça, dilata vasos sanguíneos e melhora o funcionamento do sistema nervoso e circulatório. Por possuir polifenóis em sua composição, possui ação antioxidante, combatem inflamações e e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Cuidado com o exagero! O excesso de café pode causar efeitos colaterais, assim como o guaraná. Por isso, o ideal é beber de duas a três xícaras ao dia.

Além do tradicional café que já conhecemos, existe também o Café Verde, que é riquíssimo em polifenóis – substâncias antioxidantes que fornecem energia, potencializam a queima de gordura e auxiliam no processo de perda de peso.

O Cappuccino Termogênico é uma excelente opção para o pré-treino, que acelera o metabolismo, melhora o desempenho físico e favorece a queima de gordura. Ele favorece o aumento da disposição que as vezes falta para que a gente pratique atividade física.

6. Chá verde

Assim como o guaraná e o próprio café, o Chá Verde é uma rica fonte de cafeína.

Além de estimular o sistema nervoso central e aumentar a disposição, tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal.

O Chá Verde, além da cafeína, apresenta:

  • Aminoácidos;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Potássio;
  • Ferro;
  • Vitaminas B, C e E.

Além de ser comercializado em folhas e em pó, é comum achar também o Chá Verde em cápsulas.

7. Mel

O mel oferece ao organismo vitaminas que participam do processo de produção de energia, além de ajudar na desintoxicação e melhorar a disposição.

O mel ajuda a combater o cansaço e ainda oferece ao organismo vitamina C, um potente antioxidante. Também é fonte de vitaminas D e E, além das vitaminas do complexo B.

8. Laranja

Além de ser uma conhecida fonte de Vitamina C, a laranja é também uma importante fonte de ácido fólico para o corpo.

O ácido fólico participa da produção de serotonina – o hormônio que está intimamente ligado a sensações de felicidade e bem-estar, contribuindo para melhorar a disposição e o ânimo. Ele também pode ser encontrado na sua forma ativa, conhecida como Metilfolato.

Além de ser rica em fibras e ter poder antioxidante, outros benefícios da laranja são:

  • Fonte de energia;
  • Fortalece o sistema imune;
  • Melhora a disposição;
  • Contribui para a absorção do ferro proveniente dos alimentos. Isso ajuda na prevenção da anemia, que pode estar relacionada à fraqueza, desânimo e indisposição.

O Citrus aurantium é um tipo de laranja amarga com grande ação termogênica, que aumenta o gasto calórico e a queima de gordura corporal. Além de aumentar o nível energético, também é um ansiolítico natural e sedativo leve, e você pode encontrá-lo facilmente nas Farmácias de Manipulação.

O Complexo Energético é uma fórmula que reúne as principais substâncias com ação termogênica e que aceleram o metabolismo: Citrus aurantium, Chá Verde, Açaí, Cafeína e Capsiate. Esse composto é ótimo para dar mais energia para o dia a dia, além de auxiliar na perda de peso.

9. Oleaginosas

As oleaginosas são riquíssimas fontes de gorduras insaturadas, conhecidas como gorduras “boas”, além de conter: fibras, proteínas, cobre, magnésio e selênio.

Elas são ótimas fontes de energia, aumentam a disposição e ajudam a controlar os níveis de estresse do organismo.

As oleaginosas são de fácil consumo, não exigem nenhum preparo e são ótimas alternativas para compor os pequenos lanches entre as principais refeições. Exemplos de oleaginosas:

  • Nozes;
  • Avelã;
  • Amêndoas;
  • Castanhas.

Algumas doenças ou distúrbios podem causar desânimo e indisposição. É o caso da anemia, hipotireoidismo, diabetes, insônia, doenças cardíacas, depressão, doenças respiratórias.

Então, se mesmo com uma alimentação balanceada o desânimo e a indisposição forem persistentes, é importante consultar um médico.

Gostou dos alimentos que listamos para aumentar a disposição? Qual desses você já consome ou vai incluir na sua dieta? Deixe seu comentário e compartilhe esse post com seus amigos.

Leia também nosso post sobre estimulantes naturais para aumentar a disposição.

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