5 cuidados com a pele que você deve incluir na rotina de skincare

Todo mundo quer ter uma pele bonita e saudável. Para isso, existem vários produtos disponíveis no mercado para o tratamento da pele. Porém, a grande variedade pode gerar dúvidas sobre qual escolher e como utilizar. Nesse post listamos 5 cuidados com a pele que você deve incluir na rotina de skincare.

Cuidados com a pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a rotina de cuidados com a pele é fundamental para nossa saúde, já que essa é nossa principal barreira de proteção contra agentes externos. De forma geral, todos os tipos de pele precisam de limpeza, hidratação, nutrição e proteção. Mas cada tipo de pele requer cuidados e nutrientes específicos.

Por isso, é muito importante que você consulte um dermatologista para que ele determine seu tipo de pele e suas necessidades. A partir daí você vai saber quais cuidados com a pele deve incluir na sua rotina de skincare.

Um profissional especializado também será capaz de indicar os produtos adequados que vão oferecer para sua pele tudo que ela precisa para ficar saudável e bonita. Existem alguns cuidados com a pele que são básicos e devem ser incluídos na sua rotina:

  • Evite a exposição excessiva ao sol, principalmente de 11 às 15 horas;
  • Não tome banhos muito quentes e demorados;
  • Mantenha uma dieta rica em frutas e verduras;
  • Evite o uso excessivo de sabonete e bucha;
  • Não exponha sua pele a esfoliações excessivas, no máximo 1 vez por semana.

1. Limpeza

A higiene da pele em geral é fundamental para a remoção de agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia. Quando o assunto é pele do rosto, devemos ter uma atenção redobrada.

Lave bem seu rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele, duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Dê preferência para sabonetes na forma líquida, já que o sabonete em barra fica mais exposto à contaminações.

Essa etapa é muito importante, porque vai eliminar a sujeira acumulada no rosto, desobstruir os poros, tirar as células mortas e ajudar, inclusive, a evitar cravos e espinhas.

No fim do dia, utilize um tônico facial para completar a limpeza. Ela vai ajudar a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete não foi capaz de remover.

2. Hidratação

Depois de limpar, você deve hidratar a pele. Vale ressaltar que mesmo se você tenha pele oleosa, ela precisa de hidratação. A hidratação fornece água para as células. Não tem nada a ver com óleo, com oleosidade. Existem vários produtos no mercado que são hidratantes e não são oleosos, como por exemplo, os séruns.

A hidratação é fundamental para a estrutura e funcionalidade da pele, além disso, uma pele hidratada responde muito melhor aos tratamentos estéticos.

Além do uso de produtos que promovam a hidratação da pele, a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente é essencial na manutenção de uma pele saudável, hidratada e com um aspecto mais jovem.

Leia também nosso post: Hidratação do corpo: consumo de água e alimentos que podem ajudar.

3. Nutrição

E para nutrir a pele, você pode optar por hidrantes que tenham em sua composição nutrientes importantes, como Vitamina E, Silício, Vitamina C e Ácido Hialurônico.

Mas é importante também manter uma dieta equilibrada, porque muitos nutrientes que a pele precisa, nós conseguimos por meio da alimentação.

Então, não pense só em utilizar produtos na pele. O cuidado de dentro para fora também é muito importante. A suplementação com Vitamina C, beneficia a produção de proteínas fundamentais para a firmeza da pele, como o colágeno. Você também pode encontrar a Vitamina C em alimentos como:

  • Goiaba;
  • Acerola;
  • Pimentão;
  • Brócolis;
  • Salsinha;
  • Limão;
  • Kiwi;
  • Morango.

E por falar em colágeno, esse é um suplemento que não pode faltar na sua rotina. O colágeno hidrolisado é o mais indicado para contribuir com a firmeza da pele.

Existem diversas marcas no mercado e uma das mais recomendada pelos dermatologistas é o Colágeno VeriSol®. Esse suplemento é formado pela combinação única de peptídeos bioativos de colágeno obtidos através de um processo que favorece sua absorção e seu efeito benéfico para a pele. 

Para saber mais sobre os benefícios do colágeno para nossa pele, veja nosso post Colágeno: descubra mitos e verdades sobre esse suplemento.

4. Uso de dermocosméticos

Depois de hidratar a pele, se você faz algum tratamento com dermocosméticos– como o clareamento de manchas, por exemplo – agora é o momento de usar seus produtos. A pele limpa e hidratada recebe melhor os produtos aplicados para que seu tratamento seja ainda mais eficaz.

A equipe farmacêutica da BS Pharma desenvolveu um protocolo para clareamento de manchas. Depois de limpar e hidratar a pele de manhã, aplique o Sérum Clareador Dia no rosto e o Sérum Rejuvenescedor Olhos na área dos olhos. Finalize com seu protetor solar facial preferido e pronto!

À noite, após lavar e hidratar seu rosto, aplique o Sérum Clareador Noite no rosto e o Sérum Rejuvenescedor Olhos na área dos olhos.  Nesse caso, não precisa de aplicar o protetor solar, mas deve lavar o rosto no outro dia pela manhã.

O Sérum Clareador Dia é composto por 12% de Vitamina C de alta penetração. Foi desenvolvido para suavizar rugas e linhas de expressão, além de possuir ação clareadora de manchas, uniformizando o tom da pele.

O Sérum Rejuvenescedor Olhos contém 10% de Vitamina C nano encapsulada, que garante maior estabilidade e absorção. Seu uso diário minimiza os sinais de envelhecimento na área dos olhos e melhora a aparência das olheiras.

O Sérum Clareador Noite é composto por ativos que promovem uma leve esfoliação que deixa a pele com uma cor mais uniforme, macia e hidratada. Seus ativos ainda reduzem as rugas e as linhas de expressão.

5. Proteção

O último passo da rotina de skincare é a aplicação do protetor solar. Pela manhã, é importante sempre finalizar os cuidados com a pele com um filtro solar específico para o rosto. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto. Espelhe o produto uniformemente sobre a pele, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.

Utilize um filtro com no mínimo FPS 30 e reaplique ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

Hoje em dia existem diversas opções de protetor solar facial, com diferentes cores e para vários tipos de pele. Se você tem a pele oleosa, dê preferência para as fórmulas oilfree, ou seja, sem óleos na sua composição.

Os raios solares e a luz azul emitida pela tela do celular, computador e televisão, fazem mal para nossa pele. A exposição sem proteção a esses tipos de luz favorece o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas.

Em casos mais graves, se expor à radiação solar em excesso pode levar ao surgimento de melanoma – tipo mais comum de câncer de pele. Portanto, fique atento quando for se expor ao sol e leia nosso post 5 maneiras de se proteger dos danos causados pelo sol.

Como aplicar dermocosméticos na rotina de skincare

Dermocosméticos são produtos para aplicação na pele desenvolvidos com ativos de alta qualidade capazes de penetrar na pele para um tratamento cosmético seguro e eficaz.

Portanto, quando você for aplicar um dermocosmético no rosto, não passe de qualquer maneira. É muito importante aplicar uma pequena quantidade, fazendo movimentos suaves nas seguintes direções:

  • Testa: faça movimentos ascendentes, da sobrancelha em direção aos cabelos.
  • Área dos olhos: faça movimentos contornando os olhos, de dentro pra fora.
  • Maçã do rosto: espalhe o produto de dentro pra fora, com movimentos circulares.
  • Queixo: faça movimentos ascendentes, em direção às orelhas.
  • Pescoço e colo: espalhe o produto com movimentos descendentes, do queixo em direção ao colo.

Nosso rosto é nosso cartão de visitas e cuidar da sua pele é o primeiro passo para melhorar sua autoestima. Inclua na sua rotina de autocuidado as dicas de skincare que listamos aqui e você sentirá na pele os benefícios.

E você já sabe, né!? Informação boa a gente compartilha! Então manda esse post pra seus amigos, familiares, compartilhe nas suas redes sociais. E qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: