Alimentação Recomendada para o Bom Funcionamento do Intestino

Atualmente, grande parte da população sofre pelo mau funcionamento do intestino, e a procura por formas de prevenir e sanar esse problema cresce cada vez mais. Dentre os sintomas podemos destacar a dificuldade em evacuar, distensão abdominal, inchaço e até mal humor, devido a todo o desconforto.
Algumas mudanças simples nos hábitos alimentares podem otimizar o funcionamento do intestino. Conheça agora qual a alimentação recomendada para o bom funcionamento do intestino que podem te ajudar a cuidar de seu corpo.
A digestão começa pela boca
A digestão é a transformação dos alimentos que ingerimos, por meio de processos químicos, mecânicos e absortivos, em compostos que poderão ser incorporados ao organismo. Esse processo é bastante complexo, pois depende de diversos nutrientes e estímulos para que tudo aconteça da melhor maneira.
Mastigar bem os alimentos significa facilitar a digestão para todo o trato gastrointestinal. Funciona como um liquidificador em que todos os alimentos são misturados e viram uma pasta.
Assim, o estômago inicia facilmente a digestão com o auxílio do suco gástrico. Depois disso, os alimentos serão direcionados para o duodeno que, com suas enzimas pancreáticas e bile, emulsiona as gorduras e retira os nutrientes.
Em seguida, o bolo alimentar é direcionado ao intestino grosso, para que este absorva a água e os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.
Causas do mau funcionamento do intestino
Segundo o Centro de Cirurgia Digestiva (CCD), o funcionamento irregular do intestino pode resultar em inchaço, sensação de peso, gases e prisão de ventre.
Existem algumas doenças que podem desregular o funcionamento do intestino, como a diabetes e o hipotireoidismo. Em alguns casos, o uso de medicamentos, como os antibióticos, também é capaz de gerar desconforto, visto que atuam sobre a flora intestinal.
Ainda assim, a principal origem para esse problema se encontra em uma alimentação desequilibrada, na qual não são ingeridas fibras o suficiente. O quadro pode ser pior em casos em que a ingestão de água é reduzida e o indivíduo é sedentário. Portanto, cuide bem do seu corpo e fique atento ao que você come.
Como manter o bom funcionamento do intestino
Confira a seguir algumas dicas para melhorar sua digestão através de uma alimentação balanceada e saudável:
Consuma alimentos que forneçam enzimas digestivas
Para melhorar problemas intestinais, uma boa dica é consumir alimentos ricos em enzimas digestivas, que vão auxiliar na quebra de proteínas, carboidratos e outros nutrientes, facilitando a digestão.
Algumas fontes de alimentos que podem auxiliar durante a digestão são o mamão e o abacaxi, que possuem papaína e bromelina, respectivamente. Essas enzimas ajudam na digestão, além de serem fonte de fibras e diversos nutrientes. Além disso, a bromelina pode apresentar propriedades anti-inflamatórias.
Em alguns casos, uma boa alternativa é o consumo de enzimas digestivas na forma de suplementos. Aconselha-se, entretanto, a consulta com um médico especializado, para determinar qual a quantidade e forma correta de ingerir esses compostos. Dentre as enzimas digestivas podemos destacar:
- Papaína;
- Bromelina;
- Pepsina;
- Alfa amilase;
- Lipase;
- Protease;
- Lactase.

Gorduras para o bom funcionamento do intestino
Especialmente para aqueles que lutam com a constipação, as gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas) podem beneficiar a digestão, pois agem como lubrificantes do trato intestinal, dificultando seu ressecamento. Boas fontes de gorduras poli-insaturadas são:
- Azeite extra virgem;
- Salmão;
- Atum;
- Abacate;
- Sardinha;
- Anchovas;
- Castanhas.
Em casos de constipação intestinal, aconselha-se o uso do PEG 4000 (polietilenoglicol 4000), um agente que facilita a evacuação. O PEG 4000 aumenta a quantidade de água no intestino e o conteúdo de água nas fezes, o que aumenta o volume do bolo fecal, melhora sua consistência e facilita sua eliminação.
Beba muita água
Manter-se hidratado é algo fundamental para todo o corpo, incluindo a digestão. Ingerir a quantidade adequada de água é importante para o transporte de vitaminas hidrossolúveis que participam de reações enzimáticas e tem papel fundamental no organismo.
Além disso, é de extrema importância associar o consumo de fibras ao consumo de água. Dessa forma fica garantida a hidratação do bolo fecal, o que facilita seu trânsito pelo intestino grosso.
Proteínas também dependem de água para serem digeridas, portanto, lembre-se disso sempre que consumir muita proteína em uma refeição e fique atento à hidratação.
Insira prebióticos e probióticos na dieta
Os prebióticos e os probióticos são fundamentais para uma flora intestinal saudável. Estudos têm comprovado que o intestino é o segundo cérebro do corpo humano. Há uma relação positiva entre as bactérias que habitam nosso corpo e a nossa saúde.
A microbiota intestinal é a maior comunidade de bactérias que habitam nosso organismo e tem o poder de influenciar a nossa saúde, o nosso peso, o nosso humor e até a nossa imunidade. Os prebióticos são componentes não digeríveis que servem de alimento para a população das bactérias benéficas ao funcionamento do organismo, que são os probióticos.
A inulina e a oligofrutose são bons exemplos de prebióticos e são consideradas “substâncias funcionais”, pois exercem função específica na fisiologia do intestino. Elas podem ser obtidas através do consumo de:
- Chicória;
- Alcachofra;
- Batata doce;
- Biomassa de banana verde.
Já os probióticos podem ser encontrados em alimentos como:
- Iogurtes;
- Kefir;
- Coalhada;
- Leite fermentado;
- Chucrute;
- Missô;
- Pepino;
- Molho de soja.
Prebióticos e probióticos também podem ser obtidos por meio da suplementação. O Pool de Lactobacillus, é a maneira mais simples e eficaz de fornecer os micro-organismos necessárias para a saúde da nossa flora intestinal. Sua fórmula contém um conjunto de bactérias boas associadas a uma fibra prebiótica, o Fibergum®.

Faça um prato colorido
Na hora do almoço e do jantar, não se esqueça da salada! Faça bom proveito dos legumes, verduras e frutas. A intenção é que o prato seja colorido o suficiente para garantir que você esteja consumindo as vitaminas e minerais necessários.
Sem o Zinco, por exemplo, a digestão de proteínas fica comprometida e sem o azeite para “carregar” as vitaminas lipossolúveis, se torna mais difícil o aproveitamento dessas vitaminas no organismo, e assim por diante.
Além disso, as fibras dos vegetais são essenciais na formação do bolo fecal. Caso a dieta necessite de um suplemento rico em fibras, existem no mercado diversos produtos ricos em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Pratique atividade física
Não é um hábito alimentar, mas ainda assim vale a pena ser mencionado por ter um papel fundamental no aumento da qualidade de vida, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino. A prática regular de atividade física ajuda no peristaltismo, movimento que promove o avanço do bolo fecal ao longo do tubo digestivo e facilita seu processo de eliminação.
Um intestino desregulado pode comprometer o metabolismo, a imunidade e nosso bem-estar geral. Portanto, fique atento à sua dieta e preze pelo bom funcionamento do intestino para melhorar a sua qualidade de vida!
Gostou? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam como manter o intestino regulado!
E se você sofre com prisão de ventre, não deixe de ler nosso post PEG 4000: um aliado no tratamento da prisão de ventre.
Conheça a BS Pharma!
A BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.
Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.
Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.
Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!
