5 Benefícios do Chá Verde para a Saúde

Você sabia que o Chá Verde, além de auxiliar no emagrecimento, também ajuda na prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes e obesidade?

O Chá Verde tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas e antidiabéticas. Confira neste post 5 benefícios do Chá Verde para a saúde!

O que é o Chá Verde?

É o chá produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis. Depois da água, o chá é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. A medicina chinesa tradicional recomenda o consumo do Chá Verde devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas e antidiabéticas.

Benefícios do Chá Verde

1. Estimula a memória e a concentração

O Chá Verde é rico em cafeína e catequina, substâncias com alto poder antioxidante. Elas ativam as funções cognitivas, protegem os neurônios dos radicais livres e são grandes aliadas contra o envelhecimento precoce das células.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Suíça e da Inglaterra demostrou que o extrato do Chá Verde auxilia na memória de curto prazo e pode ter bons resultados no tratamento e na prevenção de doenças cognitivas, como a demência. Ele estimula as funções cerebrais e aumenta a capacidade de foco e concentração, melhorando o desempenho mental.

2. Auxilia no emagrecimento

As catequinas diminuem a absorção de gorduras e de carboidratos pelo organismo, o que auxilia na perda de peso e no controle da glicose e do colesterol. Além disso, o Chá Verde gera sensação de saciedade, contribuindo para o controle do apetite.

Oferece efeitos satisfatórios no processo de emagrecimento saudável, estimulando a queima de gordura e controlando o peso corpóreo. 

Vale ressaltar que nenhum alimento isoladamente tem ação milagrosa. O Ministério da Saúde orienta o uso do Chá Verde associado à prática de atividade física e à alimentação balanceada.

3. Faz bem para os ossos

O consumo do Chá Verde aumenta a densidade mineral óssea, principalmente em mulheres. Essa propriedade se deve à poderosa ação antioxidante dos flavonoides presentes na Camellia sinensis.

O Chá Verde ajuda a fortalecer a estrutura óssea, diminuindo o risco de fraturas e reduzindo a incidência de quadros de osteopenia e osteoporose, muito frequentes em pessoas com mais de 50 anos.

4. Melhora a saúde cardiovascular

Os antioxidantes presentes no Chá Verde auxiliam no controle dos níveis de colesterol e ajudam a impedir a formação de placas de gordura na parede dos vasos, que são as principais causas de comprometimento da função cardíaca.

O Chá Verde também promove uma ação diurética, aumenta o fluxo sanguíneo e pode auxiliar no fortalecimento cardíaco em pessoas saudáveis. É um ótimo aliado para manutenção da saúde do coração e do sistema circulatório.

Os flavonoides presentes no Chá Verde são poderosos antioxidantes e oferecem mais flexibilidade aos vasos sanguíneos. Assim, os vasos ficam mais resistentes às variações da pressão arterial, se mantendo saudáveis e funcionais.

5. Sensação de bem-estar

Além de ativar a função cerebral e dar mais disposição, o Chá Verde tem em sua composição o aminoácido L-teanina, que atua na liberação de neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar.

A bebida pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, e ao mesmo tempo dar ânimo e disposição. Com o Chá Verde você pode atingir um estado de relaxamento, mantendo-se ainda focado e alerta! 

Associado à prática de alguma atividade física, seu consumo oferece uma melhora significativa no estado emocional.

Dicas de consumo

Nos dias frios, um chá quentinho é sempre uma ótima pedida. Experimente trocar o tradicional café por uma xícara de Chá Verde. Ele também pode ser consumido gelado no verão para dar aquela refrescada. Você pode tomar até 3 xícaras de chá por dia, mas evite tomar à noite, como ele contém cafeína, pode atrapalhar no sono.

Para aqueles que não tem o hábito de tomar chá, você pode consumir o Chá Verde em cápsulas. A dose recomendada varia de 250 a 500 mg do extrato seco ao dia e pode ser facilmente encontrado em Farmácias de Manipulação.

Precauções

O Chá Verde inibe algumas enzimas digestivas, o que prejudica a absorção e o aproveitamento de nutrientes importantes, como o cálcio e o ferro. Por isso, a recomendação é consumi-lo no intervalo das principais refeições e ingerir com moderação.

Quem deve evitar o Chá Verde? Gestantes, hipertensos, pessoas sensíveis à cafeína, crianças e adolescentes, pessoas com problemas gástricos, anêmicos, e indivíduos que façam uso contínuo de medicamento ansiolítico ou antidepressivo. Qualquer dúvida, procure seu nutricionista, médico ou farmacêutico.

Agora que você já sabe os benefícios do Chá Verde, associe seu consumo a uma alimentação equilibrada e à prática saudável de atividades físicas. Para sua saúde e bem-estar, vai uma xícara de chá?

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2 comentários em “5 Benefícios do Chá Verde para a Saúde

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