Alimentos para Melhorar os Sintomas da Gastrite

Dor no estômago, indigestão, azia, enjoo e vômito estão entre os sintomas da gastrite. Existem alimentos que pioram a indisposição e outros alimentos que são aliados no alívio da acidez e na melhora da digestão.

Se você sofre com seu estômago, esse post é para você! Vamos apresentar alguns alimentos para melhorar os sintomas da gastrite que você pode incluir na sua dieta. Boa leitura!

Saúde Digestiva

Cuidar do sistema digestivo é tão importante que, para conscientizar e educar a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento precoce, a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO) instituiu o dia 29 de maio como o Dia Mundial da Saúde Digestiva.

Em 2020, a campanha abordou a importância do equilíbrio da microbiota intestinal na saúde e na prevenção de doenças. Nosso aparelho digestivo contém dezenas de trilhões de microrganismos e mais de 1.000 espécies de bactérias, como os lactobacillus, que desempenham funções importantes no corpo humano.

Entre os problemas digestivo que afetam a saúde do indivíduo temos a gastrite, que é uma inflamação estomacal que pode vir combinada ou não com uma lesão na mucosa gástrica (camada que reveste a parede do estômago).  Os sintomas são causados pelo ataque dos sucos digestivos a essa mucosa inflamada e sensível.

Sintomas da gastrite

Gastrite é o nome dado ao processo inflamatório que atinge a parede interna do estômago da mucosa interna do estômago que provoca dor intensa, azia e queimação. Existem, basicamente, três tipos de gastrite:

Gastrite Aguda

Quando os sintomas se apresentam de forma repentina e duram por um curto período. Geralmente está associada a um agente causador como: alimentos gordurosos, condimentos, medicamentos, infecções.

Sintomas frequentes: desconforto durante as refeições, inchaço e queimação no estômago, soluços, gases, náuseas e perda de peso;

Gastrite Crônica

Quando os sintomas persistem por um longo tempo. Na maioria das vezes o agente causador é a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori).

Sintomas frequentes: mal gosto na boca, constipação, perda de apetite, inquietação, dores de cabeça, fraqueza, palidez e perda de peso;

Gastrite Atrófica

É similar à gastrite crônica, mas aqui acontece a perda de células das glândulas gástricas, que são posteriormente substituídas por células intestinais e fibrosas. Neste caso, os nutrientes são pouco absorvidos, e há risco de resposta autoimune.

Sintomas frequentes: dor abdominal, indigestão, refluxo, gases, falta de apetite e perda de peso. 

Mas saiba que estresse, ansiedade e nervosismo não causam gastrite! O que acontece é que o estado nervoso pode estimular a produção de ácido gástrico e isso aumentar a irritação na mucosa, piorando os sintomas.

Em outros casos, quando a pessoa não apresenta nenhuma alteração na mucosa do estômago, sintomas semelhantes ao da gastrite podem acontecer em consequência de um estado emocional alterado. O que popularmente chamamos de “gastrite nervosa” é na verdade denominado de Dispepsia Funcional.

Gastrite x Úlcera

Vale ressaltar aqui a diferença entre gastrite e úlcera. Enquanto a gastrite é só o processo inflamatório da mucosa, a úlcera é uma ferida. Uma gastrite não tratada pode evoluir para uma úlcera devido a agressão prolongada dos ácidos gástricos à mucosa inflamada e desprotegida.

Por isso, o acompanhamento médico é importantíssimo! A gastrite pode ser tratada e curada, mas também pode voltar a ocorrer. O diagnóstico correto e o tratamento adequado, associados a uma mudança na alimentação e nos hábitos de vida, são primordiais para um resultado positivo e duradouro.

Como melhorar os sintomas da gastrite

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB) elaborou a cartilha: O Importante Papel das Dietas para a Saúde Digestiva  com o objetivo de orientar um melhor hábito alimentar para a promoção da saúde digestiva, com base no entendimento de que uma alimentação equilibrada com aporte suficiente de calorias e nutrientes é fundamental para o bem-estar digestivo.

Evite passar muito tempo sem se alimentar. Distribua bem suas refeições durante o dia: tenha um bom café da manhã, almoço e jantar, incluindo pequenos lanches nos intervalos das principais refeições.

Se você costuma ficar muito tempo em jejum e sofre de desconforto gástrico, comece uma reeducação alimentar já! É só ler nosso post 5 Passos para uma Reeducação Alimentar que você vai receber ótimas dicas.

Para evitar a inflamação gástrica e ajudar a melhorar os sintomas da gastrite vale a pena seguir as seguintes recomendações:

  • Mastigue bem os alimentos;
  • Não fique muito tempo em jejum;
  • Evite as frutas ácidas e dê preferência para verduras e carnes magras;
  • Evite o consumo de alimentos gordurosos, condimentados e frituras;
  • Evite o cigarro;
  • Evite tomar café ou outras bebidas que contenham cafeína;
  • Não exagere na bebida alcoólica nem no consumo de refrigerantes;
  • Evite o uso de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais.

Procure sempre um médico quando tiver sintomas persistentes de azia, má digestão, queimação, refluxos e distensão abdominal mesmo depois de comer uma pequena porção de comida.

Conheça alimentos para melhorar os sintomas da gastrite

Cranberry

Cranberry é a fruta de uma planta nativa da América do Norte com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem para a redução da inflamação gástrica e intestinal.

Você pode encontrar a Cranberry na forma de fruta natural, desidratada, pó e em cápsulas.

Alecrim

O Alecrim é um grande aliado no alívio dos sintomas da má digestão. Diminui a produção de gases, alivia os sintomas de azia, diarreia e constipação. Sua propriedade antibacteriana ajuda no tratamento de gastrite crônica, causada pela bactéria H. pylori.

Alecrim também é utilizado para combater dores de cabeça, infecções e, por melhorar a circulação sanguínea no cérebro, contribui para a melhora da saúde mental. Além disso, auxilia no combate à ansiedade e é um ótimo diurético.

Você pode consumir o alecrim como tempero na preparação de suas refeições ou pode optar por fazer um delicioso chá.

Você encontra, ainda, óleo essencial de alecrim, que é uma ótima opção para sua aromaterapia.  Não conhece a aromaterapia e o poder dos óleos essenciais? Então, é só conferir nosso post Aromaterapia: conheça os benefícios dos óleos essenciais.

Hortelã

Hortelã também ajuda a aliviar a acidez estomacal e os sintomas da gastrite como gases, azia e até a cólica. Se você for adepto aos chás, pode tomar uma xícara, pelo menos 30 minutos antes de cada refeição. Ele vai ajudar na digestão e a diminuir os enjoos.

Hortelã é amplamente utilizado no tratamento de resfriados, para acalmar e aliviar o estresse, aliviar as dores de garganta, mau hálito, diarreia e dores musculares.

Você pode aproveitar os benefícios da hortelã de várias formas. Pode utilizar as folhas para compor a salada, pode usar para temperar os alimentos, pode acrescentar no preparo do seu suco natural ou fazer um chá.

Gengibre

O Gengibre possui atividade anti-inflamatória, antioxidante, termogênica, podendo ajudar no controle da H. pylori.

Sua principal propriedade farmacológica é sua ação protetora do trato gastrointestinal.  Gengibre é um grande aliado no tratamento e no alívio de náuseas, dores de estômago, vômitos, diarreias, flatulências e úlceras gástricas.

O Gengibre pode ser consumido de variadas formas: puro, em sucos, no preparo de refeições, na forma de chá e em cápsulas. Se você sofre de gastrite ou sente qualquer desconforto gástrico, escolha o preparo que melhor lhe agrade e aproveite as propriedades do gengibre.

Mas atenção! Pessoas com hipertensão, alergia respiratória, cálculos biliares, mal de Parkinson, ou que fazem uso de anticoagulantes devem consultar seu médico antes de fazer uso de gengibre em cápsulas.

Frutas

Quem tem gastrite deve evitar frutas ácidas, como limão, abacaxi, laranja e outras frutas cítricas, para não agravar os sintomas.

Algumas frutas são as mais recomendadas para quem está sofrendo de gastrite, pois ajudam a proteger o estômago e a diminuir a acidez. São elas:

  • Goiaba;
  • Maçã;
  • Banana;
  • Pera;
  • Mamão;
  • Melão.

É recomendado comer de duas a quatro frutas todos os dias. Coma como sobremesa após o almoço ou jantar, coma no café da manhã ou no lanche da tarde. Se preferir, você também pode fazer um suco natural, inclusive, cominando duas ou mais frutas.

Probióticos

Probióticos são microrganismos que proporcionam benefícios nosso corpo quando ingeridos em quantidade suficiente. No sistema digestivo, são formadores de colônias que protegem as mucosas, impedindo a absorção de toxinas, substâncias alergênicas e microrganismos indesejados.

Bactérias probióticas como lactobacilos e bifidobactérias são uma ótima opção para ajudar na recomposição da flora intestinal e aliviar os sintomas da gastrite.

Probióticos são grandes aliados para a promoção da saúde, pois atuam na redução de processos inflamatórios, além de regular a permeabilidade intestinal e estimular a produção de anticorpos que aumentam a imunidade, prevenindo o aparecimento de doenças.

Você encontra probióticos facilmente nas Farmácias de Manipulação. Associe sempre uma boa alimentação à prática de atividade física, beba bastante água e escolha bem o que você come! A saúde digestiva é fundamental para uma boa qualidade de vida!

Gostou das dicas? Já sabia do poder desses alimentos no cuidado da gastrite? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência, será um prazer conversar com você!

Leia também nosso post 7 dicas para melhorar a digestão e confira alguns hábitos bem simples que irão te ajudar a regularizar o funcionamento do seu aparelho digestivo.

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