Colágeno Tipo 2: o que é e para que serve

O Colágeno Tipo 2 é a principal proteína estrutural da cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e firmeza. É duas vezes mais ativo nas articulações do que a condroitina associada à glucosamina. Preparamos esse post para você entender melhor o que é e para que serve o Colágeno Tipo 2.

O que é o Colágeno Tipo 2

O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens. Corresponde a 30% das proteínas totais e a 6% do peso do corpo humano. Também é encontrado em diversos tecidos animais.

Entre os diversos tipos de colágenos já identificados, o Colágeno Tipo 1 é o mais comum e mais abundante. É encontrado em quase todas as estruturas do corpo, como pele, cabelos, unhas e ligamentos.

Já o Colágeno Tipo 2, compõe as cartilagens e age como amortecedor de impactos das articulações e, portanto, é essencial para sua preservação.

Para que serve o Colágeno Tipo 2

  • Auxilia no tratamento de doenças articulares autoimunes como a osteoartrite;
  • Alivia os quadros de inflamação das articulações;
  • Auxilia o organismo na reconstrução da cartilagem articular;
  • Contribui para o reparo e prevenção de lesões em cartilagens;
  • Ajuda no tratamento de artrite reumatoide;
  • Atua na manutenção da saúde das articulações;
  • Alivia no desconforto de inflamações nas articulações;
  • Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações.

Colágeno Tipo 2 não desnaturado UC II®

O UC II® é um Colágeno do Tipo 2 não desnaturado, derivado da cartilagem de frango. É obtido através de um processo de fabricação patenteado, que ocorre a baixas temperaturas, garantindo a obtenção de um colágeno puro, com estrutura molecular inalterada e sem alterar sua atividade biológica.

Mas atenção, não confunda colágeno não desnaturado com colágeno não hidrolisado. A desnaturação resulta na perda da estrutura tridimensional do colágeno, e o processo pode ocorrer por processos químicos, térmicos e enzimáticos.

Por sua vez, a hidrólise do colágeno pode ocorrer somente em condições controladas e preestabelecidas. Ela consiste na quebra de ligações por meio químico ou enzimático, transformando a molécula do colágeno em partículas menores – é o que ocorre com o Colágeno Tipo 1 Hidrolisado.

Para quem é indicado o UC II®?

O Colágeno do Tipo 2 é a proteína estrutural encarregada da tração e da firmeza da cartilagem, e atua na prevenção e no tratamento de doenças articulares. É de fundamental importância repor essa proteína para garantir o bem-estar e o funcionamento do corpo.

Derivado de cartilagem de frango, o UC II® é o colágeno tipo 2 com composição patenteada e eficácia comprovada. Ele age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis, promovendo sua mobilidade e flexibilidade, prevenindo e reduzindo casos de inflamações e lesões.

Atletas

Praticantes de atividade física também podem consumir o UC II® para fortalecer as articulações, melhorar a flexibilidade e aliviar as dores causadas por treinos mais intensos e de alto impacto. A administração de Colágeno Tipo 2 em adultos saudáveis diminui as sensações dolorosas no pós-treino. Aumenta a flexibilidade das articulações e melhora sua mobilidade.

Artrite Reumatoide

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, de causa desconhecida e que afeta as articulações. Sua incidência aumenta com a idade e pode surgir entre 30 e 40 anos. Ela acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens e resulta na degeneração e erosão do osso e da cartilagem que compõem as articulações.

Osteoartrite

Também conhecida como artrose, essa doença é causada pelo desgaste da cartilagem e por alterações nos ossos das regiões adjacentes. Pode ser causada por traumas ou esforços repetitivos das articulações durante o trabalho ou a prática de esportes. Sua incidência é mais comum em pessoas acima de 50 anos.

Em ambos os casos, o uso de UC II® atua na reposição do colágeno perdido, reduzindo as dores e controlando as lesões articulares. Em casos de inflamação, seu uso dessensibiliza o sistema imunológico e previne o “ataque” às cartilagens.

Por consequência, há um bloqueio da inflamação, o que reduz a dor do paciente. Quando o organismo interrompe o ataque às cartilagens, é restabelecida o equilíbrio entre a quebra e a síntese do Colágeno Tipo 2, devolvendo a mobilidade, o conforto e promove melhora da qualidade de vida do paciente.

Como utilizar o UC II®

O UC II® é recomendado para todas as pessoas saudáveis, que precisem de reposição de colágeno e que não seja intolerante a nenhum componente da fórmula. A dose recomendada de UC II® é de 40 mg ao dia.

É de grande importância consultar um profissional especializado no tratamento de doenças articulares antes de utilizar qualquer suplemento. Um diagnóstico precoce pode ser fundamental no tratamento e prevenção de certas doenças.

A medida em que envelhecemos, nosso organismo diminui a produção de Colágeno. Estudos estimam que a partir dos 30 anos ocorre uma redução de 1% na produção anual dessa proteína. Para mulheres que passaram pela menopausa, essa taxa pode atingir valores de até 2%.

Além de fazer a suplementação com Colágeno Tipo 2, invista em alimentos antioxidantes como as frutas cítricas, frutas vermelhas e a linhaça. Elas são ricas em antioxidantes, como a Vitamina C. Ela fundamental para garantir a fixação do colágeno, otimizar seu desempenho e evitar o desgaste das articulações.

Como você pode ver, o uso de Colágeno Tipo 2 é recomendado tanto para o tratamento de doenças que atingem as articulações quanto para atletas de alta performance.

Gostou do nosso post? Leia também sobre os melhores nutrientes para prevenir dores nas articulações. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários que teremos prazer em te responder.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: