PQQ: Benefícios e Dosagem Recomendada

Quando o assunto é longevidade, existe uma vitamina que não pode faltar: o PQQ. Esse poderoso antioxidante retarda o processo de envelhecimento, contribui para a imunidade e melhora a função cognitiva.

Quer conhecer melhor o PQQ, seus principais benefícios e a dosagem recomendada? Então se liga no post que preparamos para você!

O que é o PQQ?

O PQQ, ou pirroloquinolina quinona, é uma vitamina hidrossolúvel do Complexo B. Sua ação antioxidante é 100 vezes mais potente que a da Vitamina C, sendo, portanto, um forte aliado na redução do estresse oxidativo.

Benefícios do PQQ

1. Antioxidante

O PQQ é um antioxidante potente e protege nossas mitocôndrias, células responsáveis pela produção de energia no nosso corpo. Essa ação combate o temido estresse oxidativo, que resulta no envelhecimento, perda de função e morte das nossas células.

2. Melhora a função cognitiva

Diversos estudos científicos descrevem o efeito neuroprotetor do PQQ e seus benefícios para a memória e a função cognitiva. A suplementação de PQQ estimula a produção de substâncias essenciais para o bom funcionamento dos neurônios, células que compõem nosso cérebro.

3. Aumenta a produção de energia

Nos idosos, as mitocôndrias são menos numerosas o que resulta em uma menor produção de energia, contribui para uma degradação celular acelerada e resulta em problemas cognitivos. O PQQ protege as mitocôndrias e evita que essa cadeia degenerativa ocorra. Com mais energia disponível, o corpo funciona melhor!

4. Ação cardioprotetora

O PQQ também protege as células cardíacas do estresse oxidativo. Isso contribui para o bom funcionamento do coração e pode ser benéfico em casos de infarto do miocárdio. Estudos demonstraram que seu uso pode reduzir o tamanho das áreas danificadas em ataques cardíacos agudos.

5. Melhora o sistema imunológico

A carência de PQQ compromete o funcionamento do sistema imunológico. Ele é fundamental para a performance adequada de células de defesa essenciais para nosso sistema imunológico.

6. Auxilia no envelhecimento saudável

Estudos mostram que PQQ pode melhorar a função cognitiva, a qualidade do sono e o humor, além de aliviar a fadiga mental e melhorar a disposição. Ele também contribui para reduzir os fios brancos. Este processo está intimamente ligado ao excesso de radicais livres no bulbo capilar.

Onde encontramos PQQ?

O PQQ é uma vitamina de origem natural que pode ser encontrada em alguns alimentos comuns à nossa alimentação como:

  • Soja;
  • Pimentão verde;
  • Kiwi;
  • Salsa;
  • Chá verde;
  • Espinafre.

Dosagem recomendada

Todas as pessoas podem consumir PQQ, mas é a partir dos 30 anos que percebemos mais nitidamente o envelhecimento e, portanto, é quando devemos começar a nos preocupar com a suplementação. A recomendação de uso é de 10 a 20 mg de PQQ ao dia. Você pode usar puro ou associado a outros antioxidantes.

O PQQ é um pó, que pode ser encontrado em Farmácias de Manipulação em cápsulas, chocolate 70%, gotas, xarope, strip oral ou qualquer outra forma farmacêutica que se adeque a dose usual recomendada e à sua preferência. O que facilita demais, não é mesmo?

Vale ressaltar que qualquer suplementação deve ser realizada com a orientação de um médico, nutricionista ou farmacêutico!

Viu quantos benefícios o PQQ pode trazer para sua saúde? Ele protege o sistema imunológico, melhora a qualidade de vida e estado mental de pacientes idosos, previne o declínio cognitivo relacionado ao avanço da idade e o envelhecimento precoce. Se seu objetivo é ter longevidade, esse suplemento não pode faltar na sua rotina.

Gostou do nosso post? Curta, comente, compartilhe, envie as suas dúvidas, críticas ou sugestões. Juntos vamos buscar viver mais e melhor!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: