Vitamina C e Zinco: Associação para Aumentar a Imunidade

Hoje vamos falar de uma associação muito conhecida de vitamina e mineral: a Vitamina C e o Zinco. Sua suplementação ganha ainda mais importância no inverno, período em que nos preocupamos mais em aumentar a imunidade.

Manter uma rotina adequada com hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada é a melhor maneira de garantir que o nosso sistema imunológico esteja forte e preparado para enfrentar todas as estações do ano.

Mas nem sempre conseguimos isso, não é verdade? Muitos nutrientes essenciais são obtidos através da alimentação e nos casos em que ela não é suficiente, a suplementação é fundamental.

Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a Vitamina C, é um exemplo de vitamina que nosso corpo não produz, mas é essencial para seu bom funcionamento. Ela é obtida apenas através da alimentação ou suplementação.

A Vitamina C participa de diversas reações bioquímicas e atua como um poderoso antioxidante. Ela combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, mantém a integridade da pele e protege nossa visão.

É seguro dizer que a Vitamina C contribui para reduzir a duração dos sintomas de gripes e resfriados. Além de fortalecer nossa imunidade, essa vitamina protege a pele contra o envelhecimento e outros processos degenerativos ligados à idade.

Para aqueles que fazem uso de colágeno hidrolisado, é muito importante associá-lo com Vitamina C. Isso ocorre porque o ácido ascórbico é essencial para a formação das fibras de colágeno que compõem todos os tecidos do nosso corpo, incluindo a pele.

Sabe quando nos sentimos cansados, sonolentos, sem foco e com o raciocínio lento? Isso pode ser resultado da deficiência de ferro. A Vitamina C aumenta a biodisponibilidade desse mineral no organismo, que é essencial para prevenir quadros de anemia.

Fontes de Vitamina C

  • laranja
  • limão
  • goji berry
  • acerola
  • mamão
  • couve
  • brócolis

Zinco

O Zinco é um mineral necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Assim como a Vitamina C, ele também não é produzido pelo nosso organismo, por isso são necessárias fontes externas para sua obtenção.

Seu papel é crucial na divisão das células, na síntese de proteínas e de DNA, na atividade da insulina, no metabolismo dos ovários e dos testículos e no funcionamento do fígado. Ele é necessário para o funcionamento de enzimas envolvidas no metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídios e na produção de energia.

O Zinco é um importante aliado na manutenção das barreiras de defesa do organismo e ajuda na cicatrização de ferimentos. E assim como a Vitamina C, possui importante papel na síntese de colágeno, ou seja, também está ligado à prevenção do envelhecimento da pele. Então, para aumentar a imunidade e a longevidade essa associação é essencial.

Fontes de Zinco

  • nozes
  • ovos
  • carne bovina
  • peixe
  • frango
  • feijão

Associação para aumentar a imunidade

A associação Vitamina C e Zinco têm ganhado muito destaque nos estudos científicos, porque a ação conjunta dessas duas substâncias pode contribuir para aumentar a imunidade.

Isso ocorre porque esses nutrientes ajudam na produção de anticorpos, que são importantes para nos proteger de agressores externos como: vírus, fungos e bactérias.

Cuide da sua alimentação, e se não for possível suprir a necessidade desses nutrientes, faça o uso de suplementos. A associação de Vitamina C e Zinco pode ser facilmente encontrada em farmácias de manipulação.

E aí? Ficou alguma dúvida? Quer conversar com a gente? Deixe seu comentário aqui embaixo!

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