Vantagens do Uso de Vitaminas Via Sublingual

Você costuma tomar medicamento por via sublingual? Essa via apresenta vantagens em relação às outras vias e é a mais indicada para a suplementação de algumas vitaminas.

Continue lendo e conheça mais sobre a administração sublingual e as vantagens do uso de vitaminas por essa via.

Diferentes vias de administração

Chamamos via de administração o local por onde o medicamento entra em contato com o organismo. Existem mais de 20 vias de administração, mas podemos destacar:

  • Oral – pela boca, ingerindo o medicamento ou suplemento;
  • Retal – pelo ânus (supositórios);
  • Tópico – produtos que são aplicados sobre a pele;
  • Nasal – pelo nariz;
  • Ocular – colírio aplicado nos olhos;
  • Sublingual – quando utilizamos o medicamento debaixo da língua;
  • Injetável – nos casos em que se injeta a medicação através de uma seringa.
  • As aplicações injetáveis que podem ser divididas em 4 vias diferentes:
    • Intradérmica: é a mais superficial de todas as injeções. A aplicação é feita na camada superior da pele (epiderme);
    • Subcutânea: a aplicação atinge a camada mais profunda (hipoderme), camada gordurosa da pele;
    • Intramuscular: a aplicação é feita diretamente no músculo;
    • Intravenosa: a aplicação é feita na veia, liberando a mediação diretamente no vaso sanguíneo.

Cada uma dessas vias é indicada para um determinado tratamento e para uma determinada substância. A escolha certa permitirá uma melhor absorção do componente e um melhor desempenho terapêutico.

Uso de medicamentos por via sublingual

Na via sublingual, os medicamentos são colocados embaixo da língua e devem permanecer ali até serem totalmente absorvidos. Esse processo deve ocorrer de forma natural, não sendo indicado beber e nem comer nada.

Também não é indicado mastigar nem engolir, pois isso comprometeria o efeito do medicamento, uma vez que mudaria a via de administração, que não seria mais a sublingual e sim a oral. A mudança da via altera também a forma como o medicamento será absorvido.

As formas farmacêuticas sublinguais são compostas por substâncias com característica específicas, que possibilitam uma absorção eficaz do nutriente pela mucosa da região abaixo da língua.

Formas farmacêuticas sublinguais

Existem 4 principais formas farmacêuticas utilizadas para administração sublingual: comprimidos, pastilhas, strip oral e gotas.

Comprimido sublingual

Os comprimidos são uma das formas farmacêuticas mais conhecidas e utilizadas. No caso dos comprimidos sublinguais, existem algumas particularidades. Eles geralmente possuem um tamanho menor e são desenvolvidos com excipientes de rápida dissolução que se desfazem rapidamente em contato com a saliva.

Pastilha sublingual

Já a pastilha sublingual é uma forma farmacêutica sólida semelhante a um comprimido, que se dissolve lentamente e pode ser produzida com diversos sabores.

A Pastilha Sublingual de Vitamina B12 desenvolvida pela BS Pharma possui um sabor agradável de tangerina e, além de suas vantagens de absorção e biodisponibilidade, é ideal para transportar em bolsas, mochilas ou para pessoas que possuem dificuldades de ingerir cápsulas. A pastilha sublingual é uma solução inovadora, prática e saborosa, que também é:

  • Livre de glúten;
  • Livre de lactose;
  • Livre de derivados lácteos;
  • Livre de parabenos;
  • Livre de sacarose;
  • Livre de gordura trans.

Gotas sublinguais

Existem também formulações líquidas para a via sublingual. Geralmente, são administradas poucas gotas embaixo da língua.

Strip oral

Outra forma mais inovadora é o strip oral, um filme orodispersível bem fino, que se dissolve rapidamente na boca e possui um refrescante sabor de menta.

Vantagens da via sublingual

1º- via de fácil acesso e aplicação

Não exige nenhum preparo e nenhum veículo para auxiliar na administração, como uma seringa ou um copo com água, por exemplo. Basta colocar debaixo da língua e esperar sua dissolução. Simples assim!

As formas farmacêuticas para a via sublingual são especialmente feitas para se dissolverem com facilidade. Sua desintegração é completa, não deixando resíduos na boca.

Além da praticidade e da facilidade de aplicação, a possibilidade de colocar sabor nas pastilhas ou comprimidos sublinguais é um diferencial que pode estimular a adesão ao tratamento.

2º – fácil absorção do medicamento

A área sob a língua é bastante vascularizada. Os ativos transpõem com facilidade as células da mucosa e são imediatamente absorvidos pelos vasos sanguíneos, caindo diretamente na corrente sanguínea.

Por isso, a ação esperada pode ser iniciada em poucos minutos. É uma excelente opção em casos emergenciais, como analgésicos sublinguais para o alívio de dores intensas.

3º – não passa pelo estômago e fígado

A via sublingual evita o contato do medicamento com o suco gástrico presente no estômago e evita, também, sua passagem pelo intestino e pelo fígado.

Essas são situações que podem promover uma absorção incompleta ou até a inativação de alguns medicamentos ou nutrientes, que podem ser alterados ou degradados nesse processo.

Pessoas que apresentam problemas gastrointestinais apresentam uma deficiência no processo de absorção de determinadas vitaminas e minerais. Nesses casos, a via sublingual é uma excelente alternativa.

A vitamina B12 é uma vitamina que depende da acidez do estômago para ser absorvida. Por isso, é comum pessoas com problemas gástricos ou que fizeram cirurgia bariátrica, apresentarem deficiência dessa vitamina. A via sublingual pode ser a melhor forma de suplementação para as pessoas que apresentam qualquer distúrbio gastrointestinal.

Médicos e nutricionistas preferem indicar a suplementação de algumas vitaminas e minerais por via sublingual, como é o caso da vitamina B12 e da vitamina D3.

Vantagens da suplementação de vitamina B12 por via sublingual

A Vitamina B12 não é produzida pelo organismo humano, sendo obtida somente por meio da alimentação ou da suplementação.

A principal fonte de vitamina B12 são os alimentos de origem animal, tais como:

  • Produtos lácteos;
  • Ovos;
  • Peixe;
  • Carne.

Sua deficiência é muito frequente entre idosos, vegetarianos, veganos, indivíduos que adotam uma dieta pobre em proteínas ou que apresentam problemas gastrointestinais, bem como pessoas que se submeteram à cirurgia de redução do estômago.

Se pela via oral a absorção da B12 está comprometida, pra equilibrar os níveis dessa vitamina no organismo, a via sublingual é uma ótima alternativa.

A deficiência de vitamina B12 pode causar grandes prejuízos para o indivíduo, como a anemia perniciosa, declínios cognitivos e demência. Manter os níveis de B12 em equilíbrio é fundamental para a saúde e o bem-estar geral. Saiba mais lendo nosso post 5 Motivos para Realizar a Suplementação de Vitamina B12.

A pastilha sublingual possui uma forma totalmente inerte, que protege a metilcobalamina (forma ativa da vitamina B12) e faz com que sua dissolução debaixo da língua seja rápida, prática e funcional.

Antes de iniciar a suplementação, consulte seu médico e faça o exame para saber os índices da B12 em seu organismo. Assim, será possível estabelecer a dose eficaz para atender às suas necessidades.

A Farmácia de Manipulação está sempre inovando e trazendo saúde para você, em fórmulas seguras e práticas. Se você precisa uma orientação profissional, pode falar com nossas farmacêuticas.

Agora que você conhece as vantagens da via sublingual, compartilhe com seus amigos! Qualquer dúvida, é só escrever aqui nos comentários que teremos prazer em te responder.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: