Melasma: o que é e como tratar

como tratar o melasma

Você sabe o que é melasma? Sabe como tratar do melasma? Neste post vamos falar das características, das causas, dos tratamentos e de como se prevenir de manchas na pele!

O que é o melasma?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na pele, principalmente no rosto, mas também pode aparecer nos braços, pescoço e colo. Apesar de afetar mais as mulheres, o melasma também pode ocorrer em homens.

O que causa o melasma?

Não há uma causa definida, mas o principal fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e à luz visível. Além disso, o surgimento do melasma muitas vezes está relacionado a fatores hormonais, predisposição genética, uso de anticoncepcionais orais e a gravidez.

Como tratar o melasma?

Existem várias terapias disponíveis para tratar o melasma e geralmente elas são focadas em procedimentos para o clareamento da mancha. Também é muito importante realizar um tratamento de manutenção para impedir que o pigmento volte. Alguns dos procedimentos indicados são: 

Fotoproteção

As pessoas que sofrem de melasma devem aplicar um filtro solar com fator de proteção alto contra UVA e UVB. E é importante usar protetores com ação física e química. O protetor físico não é absorvido pela pele e forma um filme impedindo a penetração dos raios. Já o protetor químico é multifuncional, protege contra os raios e ainda tem substâncias que são absorvidas pela pele, podendo conter ativos que até ajudem no clareamento.

Também é importante proteger a pele da luz azul, aquela emitida por lâmpadas, tela do computador, televisão e celular. Hoje em dia, existem protetores que bloqueiam essa luz.

Peelings

Peeling é um procedimento que tem como objetivo “descascar” a pele, daí a origem do seu nome em inglês. Ele promove a renovação da pele, fecha os poros e reduz manchas de melasma, acne, cicatrizes, além daquelas provocadas pelo sol.

Existem diversos tipos de peelings, alguns menos agressivos e outros que atingem camadas mais profundas da pele.  Os Peelings físicos, popularmente conhecidos como de cristal ou diamante, são mais superficiais e possuem um efeito de esfoliação, o que aumenta a penetração de ativos e favorece a renovação da pele.

Já os peelings químicos são aqueles em que é aplicada alguma substância que descama a pele, como ácido retinóico, ácido glicólico ou ácido salicílico. Podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a indicação e o objetivo do tratamento. O dermatologista pode auxiliar na escolha do método mais adequado para cada caso.

Clareadores

Os clareadores mais usados são à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. Os resultados começam a aparecer depois de cerca de dois meses de tratamento. Porém, cuidados com a pele e a fotoproteção devem ser constantes! Quem sofre de manchas na pele deve utilizar clareadores diariamente. Outros ativos muito utilizados também são: arbutin, ácido kójico, ácido, ácido tranexâmico, niacinamina e cisteamina.

Cisteamina

A Cisteamina é um ativo inovador no tratamento do melasma. Sua eficácia foi demonstrada em estudos científicos e esteve presente nos principais congressos de dermatologia mundiais. Sua ação despigmentante uniformiza o tom da pele e ajuda a evitar o aparecimento de novas manchas.

Niacinamida

Também conhecida como a forma ativa da vitamina B3, a Niacinamida é antioxidante que previne o envelhecimento. Seu uso tópico uniformiza o tom da pele, estimula a renovação celular e previne o surgimento de manchas.

Ácido Tranexâmico

O Ácido Tranexâmico tem sido largamente estudado também como uma alternativa ao tratamento do melasma. Ele atua através da redução da atividade de uma enzima importante para a produção de melanina, substância que dá cor a nossa pele.

Prevenção

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar, que deve ser diária, mesmo que o dia esteja nublado ou que você fique dentro de casa. É muito importante reaplicar o filtro solar a cada 2 horas para manter a proteção adequada durante todo o dia.

Utilize também chapéu, boné, óculos escuros e sombrinhas. Toda medida que evite a exposição solar direta da região acometida é válida, especialmente para pessoas que sofrem com o melasma.

O Cysclear Complex® foi desenvolvido com a mais pura cisteamina do mercado mundial, segura em qualquer tipo de pele, ela tem o poder de clarear desde melasmas resistentes até os mais variados tipos de manchas na pele. Além disso, sua fórmula contém ácido tranexâmico e  niacinamida o que torna o Cysclear um potente aliado no tratamento de clareamento de manchas na pele de forma mais rápida e segura.

Além de proteger sua pele, use um bom hidratante, tenha uma dieta balanceada, beba bastante água. Já demos ótimas dicas para cuidados com a pele. Agora que você já sabe o que é melasma e como tratar, não deixe de se cuidar! Nossa pele é nosso cartão de visitas.

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos! Qualquer dúvida ou comentário, deixe aqui embaixo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: