Cuidados com a Pele no Inverno

cuidados com a pele no inverno

Muito se fala sobre os efeitos prejudiciais que o sol causa para a pele, mas é importante lembrar que aquele friozinho também não é completamente favorável.

O frio deixa a pele mais seca, o que provoca rachaduras, vermelhidão e rugas. Para minimizar esses efeitos, é necessário seguir uma rotina de cuidados com a pele no inverno.

Quer saber como? Então se liga neste post que preparamos com algumas dicas simples e eficientes pra proteger a sua pele.

Hidratação em todos os sentidos

Muita gente se preocupa apenas com o uso de cremes e mais cremes sobre a pele no inverno, mas se esquece que a hidratação também deve ser feita de dentro pra fora. É natural que durante os dias frios você reduza o consumo de água.

Não descuide da hidratação! É essencial beber pelo menos 2 litros de água ao dia para manter o corpo bem hidratado. Uma boa estratégia é manter uma garrafinha de água sempre perto de você, assim toda vez que olhar pra ela, vai lembrar de beber água.

Sucos e frutas

Ainda pensando em hidratação, optar por frutas que tenham bastante água em sua composição também é muito válido. Melancia, uva e laranja são uma ótima opção.

O ideal é consumir com a casca e o bagaço, já que eles contêm fibras que compensam o açúcar da fruta. Se preferir, bata a fruta e faça um suco. Nesse caso vale usar a criatividade e misturar frutas diferentes para criar novos sabores!

Chás

Os chás também são uma ótima opção para hidratar o corpo e deixar a pele no inverno mais bonita.  Você pode encontrar chás com prioridades calmantes, antioxidantes e emagrecedores. Além de hidratar, um chá quentinho ainda ajuda a manter a temperatura nos dias frios.

Bebidas Isotônicas

Para os praticantes de exercícios que não abandonam a rotina de treinos, bebidas isotônicas são ótimas para ajudar na hidratação do corpo e, consequentemente, da sua pele.

Isso ocorre porque as bebidas isotônicas repõem líquidos e sais minerais perdidos com suor durante a transpiração após a realização de atividades físicas.

Cuidados com a pele no inverno

Banhos mais rápidos

Evite tomar banho demorado e com a temperatura muito quente. Isso retira a oleosidade natural da pele. Se a água estiver numa temperatura alta e em contato com nosso corpo por muito tempo, resseca a pele e contribuiu para o surgimento de rachaduras.

Banhos quentes são o maior inimigo na luta contra o envelhecimento precoce. Claro que é difícil tomar uma ducha gelada quando está frio, mas você pode optar por reduzir o tempo no banho e manter a água mais morninha.

Escolha o Sabonetes Certo

Existem diferentes tipos de sabonetes no mercado. O mais utilizado é aquele com ação detergente, que retirada toda a sujeira e a gordura natural do seu corpo.

No inverno, utilize sabonetes neutros ou suaves, sem perfume e com baixa quantidade de detergentes. Esses sabonetes eliminam a sujeira da mesma forma, mas deixam parte da gordura da pele. Assim ela vai ficar limpa, mas sem remover sua camada natural de proteção.

Use protetor solar diariamente

Mesmo no inverno, o protetor solar é importante. Muita gente usa filtro solar apenas quando vai à praia ou ao clube, e se esquece que os raios solares estão presentes durante o ano inteiro. Não é o calor do sol que prejudica a sua pele, mas os raios que ele emite.

Existem opções específicas para o corpo e para rosto, que além da proteção aos raios UVA e UVB, possuem cor de base. Além disso, também temos que nos preocupar com a luz azul, aquela emitida por lâmpadas, tela do computador, televisão e celular. Ela contribui para o envelhecimento da pele e hoje em dia, podemos encontrar protetores que bloqueiam essa luz. Então, use protetor solar todos os dias!

Hidratantes para o corpo

Abuse dos cremes hidratantes. Existem produtos específicos para o corpo, o rosto, as mãos e os pés. Cada área do nosso corpo tem características próprias e necessidades diferentes.

O número de aplicações durante o dia varia de acordo com o seu tipo de pele, que pode ser normal, seca e extra seca. Hidratantes com Ácido Hialurônico, manteiga de karité e Vitamina E são excelentes para a proteção, hidratação e regeneração celular.

Proteção para os lábios

Outro item que também não pode faltar nos cuidados com a pele no inverno é a hidratação dos lábios. É comum também ver pessoas reclamando do ressecamento dos lábios durante essa estação.

Isso acontece porque o vento mais frio queima a pele nessa região, que é bem fina e sensível. Você pode usar hidratantes labiais com pantenol, filtro solar ou até mesmo a conhecida manteiga de cacau.

Viu?! Temos muitas maneiras de manter a pele no inverno saudável e protegida. Agora que você já sabe como fazer, pode começar a incluir esses cuidados na sua rotina e na rotina da sua família!

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos! Qualquer dúvida ou comentário, deixe aqui embaixo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: