Todo mundo quer ter uma pele bonita e saudável. Para isso, existem vários produtos disponíveis no mercado para o tratamento da pele. Porém, a grande variedade pode gerar dúvidas sobre qual escolher e como utilizar. Nesse post listamos 5 cuidados com a pele que você deve incluir na rotina de skincare.

Cuidados com a pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a rotina de cuidados com a pele é fundamental para nossa saúde, já que essa é nossa principal barreira de proteção contra agentes externos. De forma geral, todos os tipos de pele precisam de limpeza, hidratação, nutrição e proteção. Mas cada tipo de pele requer cuidados e nutrientes específicos.

Por isso, é muito importante que você consulte um dermatologista para que ele determine seu tipo de pele e suas necessidades. A partir daí você vai saber quais cuidados com a pele deve incluir na sua rotina de skincare.

Um profissional especializado também será capaz de indicar os produtos adequados que vão oferecer para sua pele tudo que ela precisa para ficar saudável e bonita. Existem alguns cuidados com a pele que são básicos e devem ser incluídos na sua rotina:

  • Evite a exposição excessiva ao sol, principalmente de 11 às 15 horas;
  • Não tome banhos muito quentes e demorados;
  • Mantenha uma dieta rica em frutas e verduras;
  • Evite o uso excessivo de sabonete e bucha;
  • Não exponha sua pele a esfoliações excessivas, no máximo 1 vez por semana.

1. Limpeza

A higiene da pele em geral é fundamental para a remoção de agentes infectantes que possam se acumular no dia a dia. Quando o assunto é pele do rosto, devemos ter uma atenção redobrada.

Lave bem seu rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele, duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Dê preferência para sabonetes na forma líquida, já que o sabonete em barra fica mais exposto à contaminações.

Essa etapa é muito importante, porque vai eliminar a sujeira acumulada no rosto, desobstruir os poros, tirar as células mortas e ajudar, inclusive, a evitar cravos e espinhas.

No fim do dia, utilize um tônico facial para completar a limpeza. Ela vai ajudar a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete não foi capaz de remover.

2. Hidratação

Depois de limpar, você deve hidratar a pele. Vale ressaltar que mesmo se você tenha pele oleosa, ela precisa de hidratação. A hidratação fornece água para as células. Não tem nada a ver com óleo, com oleosidade. Existem vários produtos no mercado que são hidratantes e não são oleosos, como por exemplo, os séruns.

A hidratação é fundamental para a estrutura e funcionalidade da pele, além disso, uma pele hidratada responde muito melhor aos tratamentos estéticos.

Além do uso de produtos que promovam a hidratação da pele, a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente é essencial na manutenção de uma pele saudável, hidratada e com um aspecto mais jovem.

Leia também nosso post: Hidratação do corpo: consumo de água e alimentos que podem ajudar.

3. Nutrição

E para nutrir a pele, você pode optar por hidrantes que tenham em sua composição nutrientes importantes, como Vitamina E, Silício, Vitamina C e Ácido Hialurônico.

Mas é importante também manter uma dieta equilibrada, porque muitos nutrientes que a pele precisa, nós conseguimos por meio da alimentação.

Então, não pense só em utilizar produtos na pele. O cuidado de dentro para fora também é muito importante. A suplementação com Vitamina C, beneficia a produção de proteínas fundamentais para a firmeza da pele, como o colágeno. Você também pode encontrar a Vitamina C em alimentos como:

  • Goiaba;
  • Acerola;
  • Pimentão;
  • Brócolis;
  • Salsinha;
  • Limão;
  • Kiwi;
  • Morango.

E por falar em colágeno, esse é um suplemento que não pode faltar na sua rotina. O colágeno hidrolisado é o mais indicado para contribuir com a firmeza da pele.

Existem diversas marcas no mercado e uma das mais recomendada pelos dermatologistas é o Colágeno VeriSol®. Esse suplemento é formado pela combinação única de peptídeos bioativos de colágeno obtidos através de um processo que favorece sua absorção e seu efeito benéfico para a pele. 

Para saber mais sobre os benefícios do colágeno para nossa pele, veja nosso post Colágeno: descubra mitos e verdades sobre esse suplemento.

4. Uso de dermocosméticos

Depois de hidratar a pele, se você faz algum tratamento com dermocosméticos– como o clareamento de manchas, por exemplo – agora é o momento de usar seus produtos. A pele limpa e hidratada recebe melhor os produtos aplicados para que seu tratamento seja ainda mais eficaz.

A equipe farmacêutica da BS Pharma desenvolveu um protocolo para clareamento de manchas. Depois de limpar e hidratar a pele de manhã, aplique o Sérum Clareador Dia no rosto e o Sérum Rejuvenescedor Olhos na área dos olhos. Finalize com seu protetor solar facial preferido e pronto!

À noite, após lavar e hidratar seu rosto, aplique o Sérum Clareador Noite no rosto e o Sérum Rejuvenescedor Olhos na área dos olhos.  Nesse caso, não precisa de aplicar o protetor solar, mas deve lavar o rosto no outro dia pela manhã.

O Sérum Clareador Dia é composto por 12% de Vitamina C de alta penetração. Foi desenvolvido para suavizar rugas e linhas de expressão, além de possuir ação clareadora de manchas, uniformizando o tom da pele.

O Sérum Rejuvenescedor Olhos contém 10% de Vitamina C nano encapsulada, que garante maior estabilidade e absorção. Seu uso diário minimiza os sinais de envelhecimento na área dos olhos e melhora a aparência das olheiras.

O Sérum Clareador Noite é composto por ativos que promovem uma leve esfoliação que deixa a pele com uma cor mais uniforme, macia e hidratada. Seus ativos ainda reduzem as rugas e as linhas de expressão.

5. Proteção

O último passo da rotina de skincare é a aplicação do protetor solar. Pela manhã, é importante sempre finalizar os cuidados com a pele com um filtro solar específico para o rosto. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto. Espelhe o produto uniformemente sobre a pele, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.

Utilize um filtro com no mínimo FPS 30 e reaplique ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

Hoje em dia existem diversas opções de protetor solar facial, com diferentes cores e para vários tipos de pele. Se você tem a pele oleosa, dê preferência para as fórmulas oilfree, ou seja, sem óleos na sua composição.

Os raios solares e a luz azul emitida pela tela do celular, computador e televisão, fazem mal para nossa pele. A exposição sem proteção a esses tipos de luz favorece o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas.

Em casos mais graves, se expor à radiação solar em excesso pode levar ao surgimento de melanoma – tipo mais comum de câncer de pele. Portanto, fique atento quando for se expor ao sol e leia nosso post 5 maneiras de se proteger dos danos causados pelo sol.

Como aplicar dermocosméticos na rotina de skincare

Dermocosméticos são produtos para aplicação na pele desenvolvidos com ativos de alta qualidade capazes de penetrar na pele para um tratamento cosmético seguro e eficaz.

Portanto, quando você for aplicar um dermocosmético no rosto, não passe de qualquer maneira. É muito importante aplicar uma pequena quantidade, fazendo movimentos suaves nas seguintes direções:

  • Testa: faça movimentos ascendentes, da sobrancelha em direção aos cabelos.
  • Área dos olhos: faça movimentos contornando os olhos, de dentro pra fora.
  • Maçã do rosto: espalhe o produto de dentro pra fora, com movimentos circulares.
  • Queixo: faça movimentos ascendentes, em direção às orelhas.
  • Pescoço e colo: espalhe o produto com movimentos descendentes, do queixo em direção ao colo.

Nosso rosto é nosso cartão de visitas e cuidar da sua pele é o primeiro passo para melhorar sua autoestima. Inclua na sua rotina de autocuidado as dicas de skincare que listamos aqui e você sentirá na pele os benefícios.

E você já sabe, né!? Informação boa a gente compartilha! Então manda esse post pra seus amigos, familiares, compartilhe nas suas redes sociais. E qualquer dúvida é só deixar nos comentários!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Uma pele com machas e rugas pode abalar a autoestima de qualquer um. Mas não sofra! Existem alguns cuidados que você pode tomar para clarear manchas e reduzir rugas, deixando sua pele mais viçosa, hidratada e saudável.

Produtos clareadores e rejuvenescedores

Para manter a pele saudável, com uma aparência jovem e bonita, é importante estabelecer uma rotina de cuidado diário. De forma geral, todos os tipos de pele precisam de:

  • Limpeza;
  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Proteção.

Cada tipo de pele requer cuidados e nutrientes específicos. Por isso, é muito importante que você consulte um profissional, saiba seu tipo de pele e suas necessidades, porque a partir daí é possível escolher os produtos mais adequados, que vão oferecer para sua pele tudo que ela precisa para ficar saudável e bonita.

Quando procuramos produtos rejuvenescedores e clareadores, vemos muitas ofertas no mercado, de diferentes composições e formas. Vamos te mostrar os principais cuidados e os produtos mais seguros, eficazes e de fácil uso para clarear manchas na pele e aliviar as rugas e as linhas de expressão.

Como clarear manchas na pele

Existem no mercado produtos seguros e eficazes para auxiliar no clareamento de manchas e na uniformização do tom da pele. Produtos que contenham esses ativos promovem resultados excelentes no clareamento de manchas e na manutenção de uma pele saudável e uniforme.

O uso diário de dermocosméticos com ação clareadora previne o surgimento de manchas e auxilia no tratamento das já existentes, amenizado sua tonalidade.

Importante! Quando se faz uso de produtos que contenham agentes clareadores, é importante aplicar sempre protetor solar com, no mínimo, FPS 30. Também é recomendado retocar a aplicação do protetor ao longo do dia, a cada 2 horas.

Siga cuidadosamente a instrução de uso de cada produto. Caso apresente alguma reação adversa, interrompa o uso do produto e procure um dermatologista para um tratamento adequado. Se você tiver alguma doença de pele, é fundamental consultar um profissional especializado antes de iniciar qualquer tratamento.

Listamos a seguir de alguns ativos, que você encontra facilmente nas Farmácias de Manipulação, e que são seguros e fáceis de usar em casa, na sua rotina de cuidados com a pele.

Ativos para clarear manchas

Vitamina C

A Vitamina C de uso tópico é um potente antioxidante e protege a pele contra os danos causados pela radiação solar, ajudando também a diminuir a tonalidade das manchas já estabelecidas na pele.

Além de retardar o envelhecimento, possui papel importante na defesa do organismo contra infecções. É fundamental para a integridade das paredes dos vasos sanguíneos e essencial para formação de colágeno e elastina, o que melhora a firmeza da pele e reduz as rugas.

Mas fique atento ao tipo de Vitamina C utilizada na composição do produto. O ideal é que ela seja nano encapsulada, processo que protege essa vitamina da oxidação e promove melhor absorção pela pele.

Ácido Tranexâmico

O ácido tranexâmico previne a pigmentação induzida pelos raios ultravioleta, pois controla a produção de melanina, substância que dá cor escura à pele.

É um agente que tem sido estudado como uma opção para o tratamento de manchas na pele, com efeito positivo e satisfatório inclusive no tratamento de melasma.  O ácido tranexâmico previne manchas na pele e estimula a renovação celular.

Bioblanc

É um extrato natural obtido da oliveira e rico em polifenóis, com ação clareadora, antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.

O Bioblanc contém hidroxitirosol, um despigmentante moderno que, devido a sua potente ação anti-inflamatória, não causa ardência e nem irritações na pele.

Ácido Ferúlico

O Ácido Ferúlico é um ativo que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, oferecendo proteção para a pele contra os efeitos danosos dos raios do sol. 

Ácido Kójico

É um clareador de origem natural muito utilizado para o tratamento de manchas na pele. Interfere na síntese de melanina, promovendo clareamento e prevenção de manchas, olheiras e melasma.

Alfa Arbutin

O Alfa Arbutin é um dos clareadores mais conhecidos do mercado. Ele prove uma despigmentação de forma segura e eficaz que minimiza as manchas já existentes e reduz o grau de bronzeamento da pele após exposição ao sol.

Nicotinamida

É uma das formas da Vitamina B3, muito indicada para o tratamento tópico de acne leve a moderada e outras doenças inflamatórias, que podem produzir manchas na pele.

Cisteamina

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na pele, principalmente no rosto. A Cisteamina é um potente ativo no tratamento de desordens de hiperpigmentação da pele, como o melasma.

A Cisteamina diminui a atividade das enzimas envolvidas na produção de melanina, devolve a luminosidade da pele, uniformiza o tom e deixa seu aspecto mais saudável e bonito.

Ativos para reduzir rugas na pele

Geralmente, os cremes para reduzir rugas apresentam em suas formulações substâncias que estimulam a produção de fibras colágenas. 

Podemos citar como principais nutrientes que auxiliam na redução das rugas e na melhora da elasticidade e firmeza da pele:

Silício

O silício orgânico contribui para cabelos e unhas mais fortes, pele mais jovem, firme e com menos rugas.

Ele é um dos minerais mais utilizados para aumentar a elasticidade da pele. Possui papel fundamental na produção de colágeno, elastina e queratina – conhecidas como proteínas da beleza.

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico possui grande poder hidratante e mantém a elasticidade e a textura macia da pele.

Com o passar dos anos, é normal que aconteça uma diminuição da produção de ácido hialurônico pelo organismo, e isso favorece o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Por isso, além de usar cremes que contenham ácido hialurônico em sua composição, você também pode encontrar ele na forma de cápsulas, para um tratamento de dentro para fora.

Verisol

O VeriSol® é uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno, obtidos a partir de uma hidrólise específica por uma enzima patenteada, que origina ligações de peptídeos específicos para atuar nas células da pele.

Ele que age de dentro para fora promovendo uma reestruturação celular, conferindo à pele maior firmeza e elasticidade, reduzindo os danos causados pelo tempo.

Uma dieta balanceada também é essencial. Quanto mais saudáveis são os alimentos que consumimos, melhor é a saúde e o aspecto da pele. Saiba mais lendo nossos post Hábitos para Aumentar a Elasticidade da Pele e Reduzir a Flacidez.

Cuidados diários com a pele

Um hábito de cuidados com a pele, também conhecidos como skin care, é muito importante para mantê-la nutrida e hidratada.

Rotina básica que deve ser mantida:

  1. Lavar o rosto todos os dias com um sabonete recomendado para a região;
  2. Passar um hidratante específico para seu tipo de pele;
  3. Nutrir a pele com dermocosméticos indicados para restauração, firmeza ou clareamento de manchas, conforme sua necessidade;
  4. Passar protetor solar indicado para área do rosto, com FPS 30 ou superior.

Na BS Pharma, temos a Linha de Séruns Clareadores que você pode incluir na sua rotina de sink care para hidratar, clarear as manchas e reduzir rugas e linhas de expressão.

Cuidados com a pele de manhã

Depois de limpar e hidratar a pele de manhã, aplique o Sérum Clareador Dia. Na área dos olhos aplique o Sérum Rejuvenescedor Olhos com movimentos circulares suaves. Finalize com seu protetor solar facial preferido e pronto!

O Sérum Clareador Dia é composto por 12% de Vitamina C, Vitamina E, BioBlanc e Ácido Ferúlico. Foi desenvolvido para suavizar rugas e linhas de expressão, além de possuir ação clareadora de manchas, uniformizando o tom da pele, deixando-a incrivelmente bela e macia.

O Sérum Rejuvenescedor Olhos contém 10% de Vitamina C nano encapsulada, que garante maior estabilidade e alta penetração na pele. Seu uso diário minimiza os sinais de envelhecimento na área dos olhos. Produzido com ativos que suavizam rugas e linhas de expressão, uniformizam o tom da pele e melhora a aparência das olheiras.

Cuidados com a pele à noite

Ao final do dia, é importante repetir o processo de cuidados com a pele e lavar bem o rosto para eliminar toda a sujeira acumulada durante todo o dia. A limpeza ajuda a desobstruir os poros, tirar as células mortas e contribui, inclusive, para evitar o surgimento de cravos e espinhas, que podem manchar a pele.

Depois de lavar e hidratar seu rosto à noite, aplique o Sérum Clareador Noite. Na área dos olhos aplique o Sérum Rejuvenescedor Olhos com movimentos circulares suaves. Assim, você também cuida da sua pele enquanto dorme!

O Sérum Clareador Noite é composto por Ácido Tranexâmico, Ácido Kójico, Alfa Arbutin e Nicotinamida. Ele promove uma leve esfoliação, deixa a cor mais uniforme e a textura macia e hidratada. Seus ativos ainda reduzem as rugas e as linhas de expressão.

Entenda mais sobre as manchas na pele, seus tipos e como tratá-las lendo nosso post Como Clarear Manchas na Pele de Forma Segura e Eficaz.

Gostou do post? Viu como é fácil cuidar da pele e manter sua aparência sempre saudável, clarear manchas e reduzir rugas? Não deixe essas marcas na pela abalarem sua autoestima. Comece sua rotina de cuidados com a pele já!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

O Colágeno Tipo 2 não hidrolisado é a principal proteína estrutural da cartilagem, responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Seu uso contribui para a mobilidade e a flexibilidade, prevenindo e reduzindo casos de inflamações e lesões articulares.

Continue lendo para entender melhor o que é e para que serve o Colágeno Tipo 2 não hidrolisado.

Diferença entre Colágeno Tipo 2 e Tipo 1

O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens. Corresponde a 30% das proteínas totais e a 6% do peso do corpo humano. Também é encontrado em diversos tecidos animais.

Entre os diversos tipos de colágeno já identificados, o Colágeno Tipo 1 é o mais comum e mais abundante. É encontrado em quase todas as estruturas do corpo, como pele, cabelo, unhas e ligamentos.

O Colágeno Tipo 2, por sua vez, compõe as cartilagens, sendo essencial para a preservação das articulações, pois age como amortecedor de impactos.

Para que serve o Colágeno Tipo 2? 

  • Auxilia no tratamento de doenças articulares autoimunes;
  • Alivia os quadros de inflamação das articulações;
  • Auxilia o organismo na reconstrução da cartilagem articular;
  • Contribui para o reparo e prevenção de lesões em cartilagens;
  • Ajuda no tratamento de artrite reumatoide.
  • Alivia no desconforto de inflamações nas articulações;
  • Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações.

Para conhecer mais sobre os tipos de colágeno, veja também nosso post Colágeno: descubra mitos e verdades sobre esse suplemento.

Por que utilizar o Colágeno Tipo 2 não hidrolisado?

O Colágeno Tipo 2 é indicado para prevenção e tratamento de doenças osteoarticulares que incidem sobre as articulações. Seu uso é recomendado para praticantes de atividades físicas de alto impacto e pessoas que sofrem de dores nas articulações.

Ele age no sistema imunológico, auxiliando no controle da inflamação e promove maior mobilidade e flexibilidade, o que ajuda na manutenção da saúde da cartilagem e da articulação. 

O Colágeno Tipo 2 não hidrolisado é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico, diminuindo o “ataque” autoimune às cartilagens, e com isso, há uma redução da inflamação no local.

Quando o organismo cessa esse “ataque” às cartilagens, acontece a regeneração do tecido com maior produção do Colágeno Tipo 2. Isso devolve a mobilidade, o conforto, reduz e a dor e melhora a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo que sofre com dores articulares.

Algumas doenças podem ser tratadas com o uso do Colágeno Tipo 2 não hidrolisado. São elas:

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população mundial. É uma doença inflamatória crônica e sistêmica, que atinge principalmente mulheres em idade avançada, resultando na degeneração e erosão do osso e da cartilagem.

Osteoartrite

Também conhecida como artrose, essa doença é causada pelo desgaste da cartilagem e por alterações nos ossos das regiões adjacentes. Pode ser causada por traumas ou esforços repetitivos das articulações durante o trabalho ou a prática de esportes.

É comum em pessoas acima de 50 anos e atletas praticantes de esportes que envolvem alto impacto nas articulações. Em ambos os casos, o uso de Colágeno Tipo 2 atua na reposição do colágeno perdido nas cartilagens, reduzindo dores e controlando lesões nas articulações.

Inflamação das cartilagens

Em casos de inflamação, o Colágeno Tipo 2 é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico, prevenindo o desgaste das cartilagens. Por consequência, há um bloqueio da inflamação, reduzindo a dor do paciente. Quando o organismo cessa o ataque às cartilagens, é restabelecido o equilíbrio entre quebra e síntese do Colágeno Tipo 2, o que devolve a flexibilidade e o conforto ao se movimentar.

Para quem é indicado o Colágeno Tipo 2

O Colágeno Tipo 2 é recomendado para todas as pessoas saudáveis, que precisem de reposição de colágeno nas cartilagens e que não seja intolerante a nenhum componente da fórmula. 

A medida em que envelhecemos, nosso organismo diminui a produção de colágeno. Estudos estimam que, a partir dos 30 anos de idade, ocorre uma redução de 1% na produção anual dessa proteína. Para mulheres que passaram pela menopausa, essa taxa pode atingir valores de até 2%.

Para quem sofre de doenças que acometem a cartilagem, os tendões e as articulações, o Colágeno Tipo 2 é super recomendado.

Praticantes de atividade física também podem consumir o Colágeno Tipo 2 não hidrolisado para fortalecer as articulações, melhorar a flexibilidade e aliviar as dores causadas por treinos mais puxados e de alto impacto.

Portanto, o Colágeno Tipo 2 é essencial no tratamento de doenças que atingem as articulações e um grande aliado para atletas de alta performance.

Como utilizar o Colágeno Tipo 2

A dose recomendada de Colágeno Tipo 2 não hidrolisado é de 40 mg ao dia, em jejum. A partir de 1 mês de tratamento já é possível observar seus efeitos, com redução da dor e inflamação local, sendo que após cerca de 3 meses é perceptível que as articulações se tornam mais firmes.

Entretanto, ao interromper a suplementação, os sintomas podem voltar. Por isso esse produto é indicado para uso contínuo e é fundamental fazer um acompanhamento com um profissional especializado e certificado.

Um diagnóstico precoce evita que ocorra danos mais graves na articulação. Por isso, se você sofre com dores articulares, não hesite em procurar um médico para avaliar seu caso.

Vale ressaltar que o tratamento com colágeno não engorda! Mas fique atento ao surgimento de efeitos colaterais como azia e reações alérgicas. Se isso acontecer, interrompa o tratamento e procure seu médico.

Suplementos importantes para proteger as articulações

Para que o corpo produza colágeno e regenere de forma eficiente a cartilagem perdida, é de extrema importância oferecer para o organismo alguns minerais e vitaminas que são essenciais na produção, estruturação e manutenção do colágeno e do bom funcionamento das articulações.

BS 2 Colágeno

O BS II Colágeno é um suplemento a base de Colágeno Tipo 2 não hidrolisado, que induz a restauração das articulações. Derivado da cartilagem do frango, age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis.

Atua promovendo mais conforto, mobilidade e flexibilidade para idosos, pessoas com sobrepeso e praticantes de atividade física. Seu uso é indicado para atletas de alta performance ou para quem sofre de alguma doença que provoque o desgaste das cartilagens e traga danos os tendões ou as articulações.

Vitamina C

A Vitamina C é importante na defesa do organismo contra infecções, potente antioxidante, fundamental para formação das fibras colágenas existentes praticamente em todos os tecidos do corpo humano.

Além de participar diretamente da formação da proteína de colágeno, ajuda a minimizar os danos causados pela formação de radicais livres durante a atividade física de alto nível.

Vitamina D3

Além de ser importante para a fixação do cálcio no tecido ósseo, a Vitamina D3 auxilia na produção de colágeno e contribui para a regeneração da cartilagem destruída.

A deficiência de Vitamina D3 tem se tornado cada vez mais comum devido a mudanças do estilo de vida e à redução da exposição solar associada ao uso diário de fotoprotetores.

Isso torna necessária a suplementação para manter os níveis de D3 recomendados. Além do fortalecimento dos ossos, essa vitamina é importante para diversas outras funções no organismo. Para saber mais, leia nosso post Conheça 9 Benefícios da Vitamina D.

Silício

O Silício apresenta efeitos benéficos sobre os ossos e as articulações, que incluem o aumento da fixação de cálcio no tecido ósseo e o fortalecimento dos ossos e músculos.

O Silício Orgânico é conhecido como o mineral da beleza, por estimular a regeneração das fibras de colágeno e elastina, que garantem a firmeza e o viço da pela. Ele também é essencial para a proteção das articulações, ligamentos e tendões.

Vitamina K2

A Vitamina K2 (MK7) é importante na manutenção da saúde óssea e cardiovascular. Ela estimula a absorção e a utilização adequada de cálcio pelo organismo.

Além de contribuir para a saúde dos ossos, a Vitamina K2 tem um grande poder anti-inflamatório e contribui para o alívio da inflamação nos quadros de artrite e artrose.

MSM

O MSM (Metil Sulfonil Metano) é um suplemento a base de enxofre recomendado para redução da inflamação e dor nas articulações além de ser um coadjuvante no tratamento da Artrite Reumatóide.

Glucosamina

A Glucosamina é um suplemento muito utilizado no alívio das dores inflamações nas articulações, quadro conhecido como artrite. Age na produção de substâncias que compõem o líquido sinovial presente nas juntas, tendões, ligamentos e cartilagem.

Condroitina

A Condroitina é um polissacarídeo presente nas articulações que garante a retenção de água e nutrientes do líquido sinovial. Isso ocorre graças a sua capacidade de facilitar o transporte de nutrientes através da cartilagem, que promove a lubrificação, nutrição e eliminação de substâncias indesejáveis.

A associação da Glucosamina com a Condroitina atua como adjuvante no tratamento da osteoartrite, osteoartrose, artrose e artrite reumatoide. Seu uso contribui para a redução das dores, melhora a mobilidade e protege a cartilagem articular.

Como proteger as articulações?

As articulações são formadas pela união de dois ou mais ossos. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) diversos fatores contribuem para o surgimento de dor nas articulações, como:

  • Sobrepeso e obesidade;
  • Desgaste gerado pelo avanço da idade;
  • Exposição à baixas temperaturas;
  • Deficiência de determinados nutrientes;
  • Processo inflamatório no local.

Para cada caso existe um tratamento que é mais eficiente. Por isso, é muito importante consultar um profissional especializado para identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado.

Além disso, manter hábitos saudáveis de vida e uma dieta equilibrada é essencial para a saúde das articulações. Leia nosso post os melhores nutrientes para prevenir dor nas articulações e comece já a cuidar da sua saúde.

Gostou do post? Agora que você conhece os benefícios do Colágeno Tipo 2 para as articulações, compartilhe com seus amigos! Se ficou com alguma dúvida é só escrever aqui nos comentários que iremos te responder.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Artrite é o termo geral utilizado para as condições que causam a inflamação das articulações e dos tecidos ao redor. Reunimos neste post alguns alimentos naturais que ajudam a tratar a artrite, controlando a inflamação e aliviando as dores nas articulações.

Qual a diferença entre Osteoartrite e Artrite Reumatoide?

As articulações são os locais do corpo onde os ossos se encontram, como os joelhos, pulsos, quadris, dedos dos pés e das mãos. Quando estas regiões são acometidas por um processo inflamatório, damos o nome de artrite.

Existem diversos tipos de artrite, os mais conhecidos são a osteoartrite e a artrite reumatoide (AR). Veja a seguir as principais diferenças entre elas.

Osteoartrite

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrite, também conhecida como osteoartrose, é a forma mais comum de artrite. Essa doença afeta milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente os indivíduos de idade mais avançada.

Essa doença se manifesta predominantemente em regiões articulares, como mão, joelho e na articulação coxofemoral (articulação do quadril). É caracterizada pelo desgaste da cartilagem e pela alteração na estrutura dos ossos, como os osteófitos – também conhecidos como “bico de papagaio”.

A doença ocorre quando a cartilagem protetora nas extremidades dos ossos se desgasta. Não há cura para a osteoartrite e as dores podem aumentar com o tempo, mas a prática de hábitos saudáveis pode retardar a progressão da doença e ajudar a melhorar a dor, a mobilidade e a flexibilidade. Dentre eles podemos destacar:

  • Praticar atividade física;
  • Manter seu peso ideal (índice de massa corpórea considerado normal);
  • Estabelecer uma dieta equilibrada.

Artrite Reumatoide (AR)

Por sua vez, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória autoimune que afeta principalmente as articulações dos dedos das mãos e punhos, podendo ocorrer também em cotovelos, ombros, joelhos, pés e tornozelos.

A causa da doença é desconhecida e afeta duas vezes mais mulheres que homens. Os sintomas mais comuns são:

  • Dores;
  • Edema;
  • Calor;
  • Vermelhidão;
  • Rigidez matinal;
  • Fadiga;
  • Destruição da cartilagem a longo prazo.

Ter uma doença autoimune significa que o organismo libera enzimas que atacam seus próprios tecidos saudáveis. No caso da AR, essas enzimas destroem o revestimento das articulações, provocando inflamação, dor, inchaço, rigidez, deformação e redução dos movimentos e funções articulares.

Como tratar artrite de maneira natural?

Uma alimentação equilibrada é muito importante para os pacientes portadores de qualquer tipo de artrite. Os nutrientes ajudarão não somente a retardar a progressão da inflamação, mas também a alcançar um peso saudável.

A obesidade é considerada um dos fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento das doenças articulares. Isso ocorre porque o excesso de peso sobrecarrega as articulações, assim, pacientes acima do peso devem fazer uma dieta de emagrecimento. Com a perda de apenas alguns quilos, já será possível perceber uma diferença significativa no aumento da qualidade de vida.

Alimento que devem ser evitados

Existem alguns alimentos que não são recomendados, como aqueles potencialmente inflamatórios. Se já existe um processo inflamatório no local, consumir esses alimentos vai potencializar a inflamação e agravar os sintomas. Alimentos com potencial inflamatório que devem ser evitados:

  • Carne vermelha gordurosa (picanha, acém, contrafilé);
  • Açúcar refinado;
  • Sucos industrializado e refrigerantes;
  • Massas e pães de farinha branca.

Alimentos que ajudam no alívio das dores articulares

Veja a seguir os alimentos que contribuem para o controle da inflamação das articulações e para o alívio dos sintomas:

  • Frutas cítricas;
  • Carnes magras (filé mignon, alcatra, patinho, frango, peixe);
  • Vegetais de coloração verde-escura;
  • Nozes, amêndoas e castanhas;
  • Legumes;
  • Grãos integrais;
  • Alimentos ricos em Ômega 3.

Ômega 3

O Ômega 3 é um tipo de gordura, conhecida como ácido graxo, e especialmente importante para pessoas que sofrem com artrite, pois possui ação anti-inflamatória. Os ácidos graxos são obtidos pela quebra de moléculas de gordura. Existem 3 tipos de ácidos graxos: saturados, monoinsaturados e poli-insaturados.

O Ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado essencial, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzir, sendo sua obtenção somente possível por meio da alimentação e de suplementos.

Existem três ácidos que formam o Ômega 3:

  • Ácido alfa-linolênico (ALA) – encontrado em óleos vegetais, como o de nozes e o de linhaça;
  • Ácido eicosapentaenoico (EPA) – encontrado em animais marinhos;
  • Ácido docosahexaenoico (DHA) – também encontrado em animais marinhos, como o peixe.

Portanto, inclua na sua dieta alimentos de sejam fonte de Ômega 3:

  • Sardinha;
  • Atum;
  • Truta;
  • Arenque;
  • Chia;
  • Linhaça.

Mas se você tem dificuldade em encontrar no mercado ou em consumir esses tipos de alimentos, suplementar Ômega 3 também é uma boa estratégia. Existem várias opções de suplementos a base desse ácido graxo, o que pode gerar muitas dúvidas.

É muito importante e ficar atento aos rótulos, e para saber mais dicas, você pode ler nosso post Ômega 3: como escolher e seus benefícios para a saúde.

Vitamina D

Tanto a osteoartrite quanto a artrite reumatoide costumam se manifestar junto com a osteoporose. A Vitamina D é dos nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.

Para produzirmos essa vitamina de forma suficiente e eficiente, precisamos dos raios solares. O melhor horário para tomar um banho de sol é antes das 10h da manhã e depois das 4h da tarde.

Além de ser essencial para a saúde dos ossos, a Vitamina D participa de diversos processo bioquímicos no organismo e sua deficiência está relacionada a diversas doenças. Saiba mais sobre a vitamina D lendo nosso post: Conheça 9 Benefícios da Vitamina D.

A suplementação de Vitamina D é uma ótima alternativa para quem não se expõe com frequência ao sol. Consulte um profissional especializado para avaliar suas necessidades e garantir uma dosagem segura.

Cálcio

Outro nutriente que não pode faltar na dieta quando o assunto é a prevenção da osteoporose é o Cálcio. Assim, inclua na sua rotina alimentos ricos nesse mineral, como:

  • folhas verde-escuras,
  • gergelim,
  • leite e derivados,
  • amêndoas,
  • feijão,
  • grão de bico,
  • nozes.

O Cálcio e a Vitamina D são nutrientes naturais e fundamentais para o metabolismo dos ossos. Conheça outro alimentos importantes lendo nosso post Vitaminas e Minerais Essenciais para Fortalecer os Ossos.

Suplementos para tratar a artrite

Glucosamina e Condroitina

Os principais suplementos indicados pelos médicos para o tratamento da artrite são a glucosamina associada a condroitina e o colágeno tipo II.

A Glucosamina e a Condroitina são duas substâncias utilizadas no alívio das dores das artrites. A Glucosamina age na produção de substâncias que integram a matriz da cartilagem e do ácido hialurônico, que está presente no líquido sinovial (líquido presente nas juntas, tendões, ligamentos e cartilagem)

A Condroitina é um polissacarídeo presente nas articulações, constituído por substâncias responsáveis pela retenção de água e nutrientes. Isso ocorre graças a sua capacidade de facilitar o transporte de nutrientes através da cartilagem, além de controlar a circulação do líquido sinovial, que promove a lubrificação, nutrição e eliminação de substâncias indesejáveis.

A associação da Glucosamina com a Condroitina atua como adjuvante no tratamento da osteoartrite, osteoartrose, artrose (primária e secundária), artrite reumatoide e suas complicações, apresentando resultados promissores na remissão das dores, no restabelecimento dos movimentos articulares e na desaceleração da degradação da cartilagem.

Colágeno Tipo II

O BS II Colágeno é um suplemento a base de colágeno tipo II – uma proteína não desnaturada derivada da cartilagem do frango. Ele aumenta a densidade óssea e melhora a mobilidade das articulações, proporcionado mais força e conforto para desempenhar as atividades do dia a dia e praticar exercício físico.

É indicado para prevenção e alívio das inflamações articulares (artrite) e dos quadros de artrose (desgaste da cartilagem). Reduz também as ocorrências de lesões, principalmente em praticantes de atividade física.

Mudanças no estilo de vida são importantes para qualquer pessoa. Novos hábitos alimentares e a suplementação são grandes aliados no controle e na prevenção e tratamento de doenças articulares.

Lembre-se que o acompanhamento de um profissional especializado é fundamental e indispensável para garantir a melhor forma de tratamento.

Gostou do post? Então, nos conte: você já consome esses alimentos no seu dia a dia? Sabia da importância deles para tratar a artrite? Deixe seu comentário!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

A partir dos 50 anos de idade, aproximadamente uma em cada três mulheres poderá apresentar osteoporose. Mas, atenção, a boa notícia é que essa doença pode ser evitável. Conheça o que é a osteoporose e dicas que você pode adotar agora mesmo para se prevenir e tratar essa doença! 

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma condição metabólica que afeta os ossos, causando enfraquecimento e fragilidade que os tornam mais propícios às fraturas. O aumento dos casos de osteoporose está relacionado ao envelhecimento da população e afeta, principalmente, mulheres após a menopausa.

Segundo o Ministério da Saúde, a osteoporose é uma doença caracterizada por uma baixa densidade mineral óssea (DMO) e alterações da microarquitetura e da resistência dos ossos, que causam aumento na fragilidade e consequentemente, aumento do risco de fraturas.

Se não for tratada adequadamente, a perda de massa óssea pode aumentar progressivamente até a ocorrência de uma fratura. As fraturas causadas pela osteoporose são geralmente, pequenos traumatismos que não provocariam fraturas em um osso normal.

O número de mulheres com risco de desenvolver a osteoporose após a menopausa aumenta à medida que a população vai envelhecendo, portanto, é fundamental identificar a doença o quanto antes.

Alguns fatores são fundamentais para prevenir e tratar a osteoporose, como por exemplo:

  • Prática de atividade física;
  • Acompanhamento médico regular;
  • Alimentação balanceada;
  • Suplementação com nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.

Metabolismo ósseo

Basicamente, existem dois tipos de células no tecido ósseo, os osteoclastos e os osteoblastos.

  • Osteoclastos: responsáveis pela reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.
  • Osteoblastos: têm a missão de reconstruir a matriz óssea que foi eliminada.

Na osteoporose, a reabsorção é mais acelerada que a reconstrução, devido à um descontrole do metabolismo. São diversas as causas para o aparecimento da doença, sendo que, algumas são bastante comuns e favorecem a desregulação entre o processo de construção e desconstrução do tecido ósseo. Essas causas podem ser:

  • Primárias: quando são causas naturais, como a menopausa e envelhecimento.
  • Secundárias: decorrentes de medicamentos, de outras doenças ou ainda da falta de atividade física. No entanto, alguns casos de osteoporose podem ainda não ter uma causa conhecida.

Muitas vezes a doença é descoberta somente após uma fratura óssea, e os fatores de risco podem ser diversos:

  • Idade;
  • Alterações hormonais;
  • Predisposição genética;
  • Alimentação inadequada;
  • Fumo;
  • Consumo de álcool em excesso;
  • Falta de atividade física;
  • Uso de medicamentos;
  • Doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.

Suplementos para prevenir e tratar a osteoporose

O osso é um tecido vivo, e para se manter funcional, precisa de um aporte adequado nutrientes. Os principais são:

Os suplementos geralmente utilizados para a saúde dos ossos, são muito eficazes em reduzir a reabsorção óssea e reestabelecer a estrutura do tecido. É possível encontrar no mercado, suplementos vitamínicos indicados para prevenir e tratar a osteoporose.

Um exemplo é o Cálcio MDK, composto formado por magnésio, Vitamina K2 (MK7), Vitamina D3 e cálcio, especialmente desenvolvido para melhorar a saúde dos ossos. Seu uso favorece a deposição de cálcio nos osso, além de prevenir a calcificação e endurecimento das artérias. Dessa forma, ele fortalece os ossos e protege o sistema cardiovascular.

Além da saúde dos ossos, também devemos cuidar das nossas articulações. O Colágeno Tipo II é a principal proteína estrutural das cartilagens e age como amortecedor de impactos. Ele é essencial para preservar as articulações, dessa forma, a gente consegue se movimentar sem sentir dores.

O BS II Colágeno é um suplemento a base de colágeno tipo II não hidrolisado, derivado da cartilagem de frango, que induz a restauração das articulações. Atua promovendo mais conforto, mobilidade e flexibilidade para idosos, pessoas com sobrepeso e praticantes de atividade física.

Como prevenir e tratar a osteoporose

Nossos hábitos de vida têm relação direta com nossa saúde.  Para cuidar dos nossos ossos, é importante adotar algumas medidas que podem te ajudar a prevenir e tratar a osteoporose.

Hábitos saudáveis podem servir para qualquer indivíduo, predisposto à osteoporose ou não, pois é um novo estilo de vida que só trará benefícios.

E quando a doença já se manifestou, é importante associar todas as dicas de prevenções e cuidados ao acompanhamento por um profissional especializado, que será capaz de identificar o tratamento mais adequado.

Veja alguns hábitos que você pode adotar agora mesmo para se prevenir e tratar essa doença!  

Mantenha uma alimentação balanceada

Através da alimentação nós podemos adquirir todos os nutrientes essenciais para nossa saúde. Portanto é fundamental incluir na nossa dieta alimentos ricos em vitaminas e minerais indicados para prevenir e tratar a osteoporose. Veja a seguir a lista que separamos:

Cálcio

  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Leite e derivados;
  • Sardinha;
  • Amêndoas.

Fósforo

  • Ovos;
  • Tofu;
  • Soja;
  • Grão de bico;
  • Carnes;
  • Peixes.

Magnésio

  • Soja;
  • Ervilha;
  • Amêndoas;
  • Banana;
  • Semente de girassol.

Vitamina D3

  • Sardinha;
  • Fígado;
  • Ovos;
  • Cogumelo;
  • Leite e derivados.

Vitamina K2

  • Couve;
  • Cenoura;
  • Couve-flor;
  • Oos;
  • Fígado.

Saiba mais sobre os nutrientes necessários para a saúde dos ossos no nosso post vitaminas e minerais essenciais para fortalecer os ossos.

Se exponha ao sol

Apesar de falarmos muito dos danos causados pelo sol e orientarmos o uso constante de protetores, ele é essencial para nossa vida. A radiação UVB emitida pelos raios solares estimula a produção de Vitamina D pelo nosso organismo

Se expor ao sol é uma recomendação importante especialmente para os idosos, pois a Vitamina D fortalece os ossos e ajuda a prevenir e tratar a osteoporose.

Mas atenção! O banho de sol deve ser feito nos horários adequados e por tempo determinado. O ideal é se expor ao sol até as 9 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde, sendo que 30 minutos ao dia já é suficiente.

Exercícios físicos

A prática de atividade física é um grande fator para prevenir e tratar a osteoporose em todas as faixas etárias. No caso dos adolescentes, a atividade física promove o aumento da resistência do esqueleto. Já nos idosos, é capaz de aumentar a resistência e ainda reduzir o seu enfraquecimento.

Os melhores exercícios físicos para a prevenção e tratamento da osteoporose são os que envolvem movimentos que trabalham a resistência, como a musculação, a natação e a hidroginástica, embora exercícios aeróbicos como caminhada e dança também sejam benéficos.

Os exercícios aeróbicos e de baixo impacto, como a caminhada, a natação e hidroginástica, estimulam os osteoblastos. Já exercícios com pesos leves aumentam a massa muscular e a força dos músculos do quadril e quadríceps, trabalhando áreas que sofrem grande risco de fraturas, o que diminui a sua recorrência.

Entretanto, a prática de exercícios físicos deve ocorrer sempre com acompanhamento de um profissional especializado, de forma a garantir que os exercícios mais importantes estejam sendo praticados, de forma correta e de acordo com cada caso.

Caso tenha alguma dúvida sobre a inclusão de tratamentos alternativos para a sua doença, converse com seu médico e faça suas perguntas. Ele saberá o que é necessário para você!

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe com seus amigos e familiares. Você tem osteoporose? Como faz para lidar com a doença? Conte pra gente nos comentários!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

O colágeno tipo II é indicado para quem sofre de alguma doença que acometa a cartilagem, os tendões ou as articulações – o que causa dor, desconforto, falta de flexibilidade e mobilidade.

Neste post você vai entender os benefícios do colágeno tipo II para as articulações, como ele deve ser usado, para quem é recomendado e como ele pode auxiliar no tratamento de doenças articulares.

O que é o colágeno tipo II?

O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, nos tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens – corresponde a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano.

Os tipos de colágeno mais conhecidos são o colágeno tipo I e o colágeno tipo II.

  • Colágeno tipo I – é o mais comum e mais abundante. É encontrado em quase todas as estruturas do corpo, como pele, cabelos, unhas e ligamentos.
  • Colágeno tipo II – é a principal proteína estrutural das cartilagens e age como amortecedor de impactos e, portanto, é essencial para a preservação e manutenção de funcionalidade das articulações.

Para conhecer mais sobre os tipos de colágeno, veja também nosso post Colágeno: descubra mitos e verdades sobre esse suplemento.

Por que utilizar o colágeno tipo II?

O colágeno do tipo II é indicado para prevenção e tratamento de doenças osteoarticulares que incidem sobre as articulações. Seu uso é recomendado para praticantes de atividades físicas de alto impacto e pessoas que sofrem de dores nas articulações.

Ele age juntamente com o sistema imunológico controlando o processo inflamatório e promovendo maior mobilidade e flexibilidade, o que ajuda na manutenção da saúde da cartilagem e da articulação. 

O colágeno tipo 2 é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico e diminuir o “ataque” autoimune às cartilagens, e com isso, há um bloqueio da inflamação.

Quando o organismo cessa esse “ataque” às cartilagens, acontece a regeneração do tecido com maior produção do colágeno tipo II, o que devolve a mobilidade, o conforto, reduz e a dor e melhora a qualidade de vida e o bem-estar.

A uso de colágeno do tipo II é principalmente recomendado para quem precisa bloquear o processo inflamatório na região articular, como nos seguintes casos:

  • Artrite Reumatoide – é uma doença inflamatória crônica e sistêmica que causa degeneração e erosão óssea da cartilagem e atinge principalmente mulheres com idade avançada – a artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população mundial.
  • Osteoartrite – é uma doença que atinge pessoas acima do peso ou que fazem o uso repetido das articulações em decorrência de sua ocupação profissional ou por praticar esportes de alta performance.

A sobrecarga das articulações pode fazer com que o organismo reaja contra-atacando, produzindo enzimas para quebrarem o colágeno. Assim, acontece o desgaste da cartilagem e o desenvolvimento de um processo inflamatório no local, o que causa muita dor, desconforto e comprometimento dos movimentos.

Benefícios do colágeno do tipo II para as articulações

O uso de colágeno melhora a inflamação e auxilia na promoção e recuperação da saúde articular. Além disso, o colágeno tipo II é considerado seguro e bem tolerado em humanos e animais.

Podemos destacar os principais benefícios do colágeno tipo II para as articulações:

  • Alivia a inflamação nas articulações;
  • Auxilia o organismo na reconstrução da cartilagem;
  • Atua na manutenção da saúde das articulações;
  • Melhora a mobilidade e a flexibilidade.

Como utilizar o colágeno tipo 2

A dose recomendada de colágeno tipo 2 é de 40 mg ao dia, em jejum. A partir de 1 mês de tratamento já é possível observar seus efeitos, com redução da dor e inflamação local. Após cerca de 3 meses é possível perceber as articulações mais firmes.

Entretanto, ao interromper a suplementação com colágeno tipo 2, os sintomas podem voltar. Por isso esse produto é indicado para uso contínuo. Vale ressaltar que o tratamento com colágeno não engorda e pode causar efeitos colaterais, como azia e reações alérgicas, portanto, é fundamental procurar um profissional especializado antes de iniciar o tratamento.

Suplementos para proteger as articulações

Para que o corpo produza colágeno e regenere de forma eficiente a cartilagem perdida, é de extrema importância oferecer para o organismo alguns minerais e vitaminas que são essenciais na produção, estruturação e manutenção do colágeno e do bom funcionamento das articulações.

BS II Colágeno

O BS II Colágeno é um suplemento a base de colágeno tipo II não hidrolisado, derivado da cartilagem de frango, que induz a restauração das articulações. Atua promovendo mais conforto, mobilidade e flexibilidade para idosos, pessoas com sobrepeso e praticantes de atividade física.

Seu uso é indicado para atletas de alta performance ou para quem sofre de alguma doença que acometa a cartilagem, os tendões ou as articulações. O BS II Colágeno pode ser consumido por humanos e por animais para proteção das articulações.

Vitamina C

A Vitamina C é importante na defesa do organismo contra infecções, potente antioxidante, fundamental para a integridade das paredes dos vasos sanguíneos e essencial para formação das fibras colágenas existentes praticamente em todos os tecidos do corpo humano.

Além de participar diretamente da formação da proteína de colágeno, ajuda a prevenir e minimizar os danos causados pela formação de radicais livres durante a atividade física de alto nível.

Zinco

O Zinco é um mineral importantíssimo para a formação do osso e do colágeno. É um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, o que faz dele um grande aliado no tratamento das dores articulares, pois ajuda a controlar a inflamação e aliviar as dores.

O composto Vitamina C + Zinco  é um importante reforço no tratamento das dores articulares pois estimula a produção de colágeno ao mesmo tempo que ameniza a inflamação, além de aumentar a proteção da pele, das mucosas e fortalecer a imunidade.

Vitamina D3

Além de ser importante para a fixação do cálcio no tecido ósseo, a vitamina D3 auxilia na produção de colágeno, contribuindo para a regeneração da cartilagem destruída e inibindo a progressão da artrose.

Sabemos que existe uma deficiência global da vitamina D3 devido a mudanças do estilo de vida e à redução da exposição solar associada ao uso diário de fotoprotetores. Isso torna necessária a suplementação para manter os níveis de D3 adequados no organismo.

Saiba mais sobre a importância da vitamina D3 lendo nosso post: Conheça 9 Benefícios da Vitamina D.

Vitamina K2

A Vitamina K2 (MK7) é importante na manutenção da saúde dos ossos e do sistema cardiovascular. Ela estimula a absorção e a utilização adequada de cálcio pelo organismo.

Além de contribuir para a saúde óssea, a vitamina K2 tem um grande poder anti-inflamatório e contribui grandemente para o alívio da inflamação presente nos quadros de artrite e artrose.

Manganês

Participa ativamente do processo de produção de colágeno e, por isso, desempenha um papel muito importante na regeneração e na manutenção da saúde das articulações.

O manganês, ainda, melhora a qualidade do líquido sinovial, possibilitando movimentos suaves, sem atrito e sem dores. O líquido sinovial está localizado na cavidade das articulações e tem como principais funções a lubrificação de estruturas articulares móveis e o transporte de nutrientes para a cartilagem articular.

Silício

O Silício apresenta efeitos benéficos sobre os ossos e as articulações, que incluem o aumento da fixação de cálcio no tecido ósseo e o fortalecimento do sistema osteomuscular, ou seja, o sistema que engloba os ossos e os músculos.

Por estimular a regeneração das fibras de colágeno e elastina, é essencial para a proteção das articulações, ligamentos e tendões. A melhor maneira de suplementar esse mineral é na forma de Silício Orgânico, que é melhor absorvido pelo organismo.

Magnésio

O Magnésio está envolvido em diversos processos bioquímicos no organismo, sendo necessário inclusive para a formação dos ossos e das articulações. Ele trata a dor muscular, melhora a fadiga, reduz as câimbras, além de favorece a absorção do cálcio.

A deficiência de Magnésio no organismo pode comprometer a fixação do cálcio nos ossos, e o excesso de cálcio circulante pode se acumular nas articulações, provocando um processo inflamatório, o que causa o desagaste da cartilagem e a dor articular.

A combinação do ácido málico com o magnésio forma o Magnésio Dimalato, que é uma das fontes de magnésio mais recomendada pelos especialistas.

Conheça os outros tipos de magnésio lendo nosso post: Diferença entre os tipos de magnésio e seus benefícios.

Como proteger as articulações

A dor nas articulações pode ocorrer por diversos motivos: desgaste gerado pelo avanço da idade, deficiência de determinados nutrientes ou por processo inflamatório no local.

Para cada caso existe um tratamento que é mais eficiente e um tipo de colágeno que é mais recomendado. Por isso, é importante sempre consultar um profissional especializado para um melhor suporte e orientações adequadas.

Mas para todos os casos, o estabelecimento de hábitos saudáveis de vida e uma dieta equilibrada é essencial para a saúde das articulações. Leia nosso post os melhores nutrientes para prevenir dor nas articulações e comece já a cuidar da sua saúde.

Gostou do post? Agora que você conhece os benefícios do colágeno tipo II para as articulações, compartilhe com seus amigos! Se ficou com alguma dúvida é só deixar registrado nos comentários aqui embaixo que iremos te responder.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Estar no peso ideal é fundamental para se manter saudável, mas é preciso ter cuidado com o processo adotado para perder peso sem prejudicar a saúde.

Existem alguns métodos ditos milagrosos, que envolvem principalmente dietas radicais e prometem mudar o seu corpo do dia para a noite. Em alguns casos, isso de fato acontece, o problema são as consequências que essas dietas podem trazer para o corpo.

Entretanto, alguns hábitos saudáveis podem contribuir de maneira segura para o emagrecimento, sem colocar a sua saúde em risco. Veja a seguir uma lista prática e eficiente para o seu dia a dia, com dicas de como perder peso de forma saudável e eficaz.

Como perder peso sem prejudicar a saúde

Perder peso pode parecer uma tarefa difícil, mas é essencial que cada pessoa esteja com o seu peso dentro da faixa ideal, levando em consideração as suas características individuais. Isso contribui para qualidade de vida de forma geral, pois além da saúde física e mental, tem relação direta com nossa autoestima.

Por estes e outros motivos, muitas pessoas apostam em “dietas milagrosas” que prometem resultados rápidos. Em alguns casos, é possível notar resultados em pouco tempo, mas é importante lembrar que, para garantir que o organismo se mantenha no peso desejado, os cuidados com o corpo devem ser contínuos.

Segundo o Ministério da Saúde, os benefícios obtidos dessa forma não são mantidos em longo prazo e, com a súbita falta de nutrientes essenciais para que o corpo funcione da maneira adequada, o organismo fica enfraquecido e incapaz de exercer todas as suas funções, o que pode resultar em diversos problemas.

Emagrecer com saúde é um processo longo e que exige dedicação e acompanhamento de um profissional habilitado. Confira a seguir algumas dicas para perder peso sem comprometer a sua saúde!

1. Adote uma dieta saudável

Para perder peso, uma dieta saudável é o primeiro passo. Em alguns casos, é necessário cortar ou reduzir o consumo de alguns tipos de alimentos, o que não significa passar fome.

Uma dieta saudável promove um equilíbrio entre os nutrientes que ingerimos para que o corpo tenha tudo que precisa. Consulte um profissional habilitado e de confiança, e converse com ele sobre suas preferências.

A dieta não deve ser uma punição, pelo contrário, deve ser algo agradável, para que seja um processo contínuo e incorporado à rotina. Para perder peso de maneira eficiente e segura, é necessário seguir corretamente a dieta indicada para você.

E a melhor forma de se obter os resultados esperados, é através da reeducação alimentar. Dessa forma, o peso atingido após o emagrecimento será mantido por mais tempo, uma vez que os hábitos alimentares saudáveis farão parte da nova rotina.

Passos para auxiliar na reeducação alimentar e perder peso sem prejudicar a saúde:

Mastigue lentamente

O corpo demora cerca de 20 minutos para se sentir satisfeito, portanto, comer rápido pode fazer com que você coma mais do que realmente necessita. Além disso, mastigar lentamente favorece que o alimento seja bem processado ao longo do sistema digestivo, facilitando a digestão.

Hidrate-se com frequência

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Estudos indicam que a redução da água corporal resulta na redução do desempenho dos órgãos. Além disso, beber água preenche o estômago e dá uma sensação de saciedade.

Faça refeições bem distribuídas ao longo do dia

Profissionais indicam que se faça um lanche entre o café da manhã e o almoço, e entre o almoço e o jantar, de forma a manter o corpo saciado e reduzindo picos de glicose. Opte por lanches leves e saudáveis, como castanhas e frutas secas.

Atente-se para a montagem do seu prato

É importante colocar um pouco de tudo no prato, durante as refeições. O segredo está na variedade. Lembre-se de reduzir também o consumo de sal e açúcar. Uma dica é substituir o sal por ervas, como orégano e salsinha, na hora de temperar os alimentos.

Aposte nas frutas

É indicado o consumo de em média 3 porções de frutas por dia. As frutas são excelentes fontes de vitaminas e fibras, mas atenção, as elas são ricas em frutose, um tipo de açúcar. Dê preferência para a fruta em sua forma natural.

2. Pratique atividade física

Os benefícios que a prática de atividade física pode trazer para o corpo são inúmeros. Além de proporcionar bem-estar físico e mental, os exercícios físicos também ajudam perder peso sem prejudicar a saúde.

Contudo, é importante saber quais tipos de atividade são adequados para você, para evitar que a prática cause problemas. Além disso, o cuidado em combinar a alimentação saudável à prática de atividade física é essencial.

Quando você se exercita, aumenta a capacidade do seu corpo queimar calorias. Isso também resulta no aumento da fome, então tenha uma dieta associada aos exercícios, para que você emagreça e não apresente nenhum problema de saúde posteriormente.

3. Mantenha seu corpo hidratado

Assim como mencionamos brevemente no tópico anterior, manter-se hidratado é de extrema importância, é a chave para obter bons resultados, contribuir para o bom funcionamento do organismo e melhorar a qualidade de vida.

Algumas dicas para manter a hidratação em dia envolvem a criação de uma rotina que contribua para a ingestão de uma quantidade adequada de água, caso você seja uma pessoa que não tem esse hábito já incorporado no seu dia a dia. Essa ingestão pode envolver também alimentos ricos em água, como:

  • Melancia;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Pepino;
  • Tomate.

4. Suplementação

Existem ainda alguns suplementos que, associados às dicas anteriores, podem ajudar a perder peso de forma saudável. É possível encontrar em Farmácias de Manipulação ativos naturais que contribuem para a perda de gordura, redução de medidas e controle da compulsão alimentar.

O Slim Plus é um composto com ação termogênica, desenvolvido com os melhores ativos naturais para queima de gordura, que auxilia na perda de peso, principalmente na região abdominal. Sua fórmula contém Citrus sinensis, Citrus aurantium, Gengibre e Canela, assim, você emagrece sem prejudicar a saúde.

O Morosil® é um extrato natural obtido da Laranja Moro que auxilia na perda de peso de forma saudável e eficaz. Atua na regulação dos processos metabólicos do organismo e na redução de medidas principalmente na região da barriga.

Os Bio-MAMPs® são paraprobióticos que atuam no intestino e contribuem para a imunidade e para a redução da inflamação do organismo. A inflamação é um dos principais quadros que contribui para a obesidade. Dessa forma, o uso de Bio MAMPs auxilia a perder peso sem prejudicar a saúde.

O BS Satiety é um produto natural composto por Glucomannan e Fucoxantina. O Glucomannan é uma fibra vegetal que absorve muitas vezes o seu peso em água, formando um gel que, quando chega ao estômago, dá a sensação de saciedade. Já a Fucoxantina é um composto extraído de algas marrons com ação termogênica, que transforma gordura em energia.

O Cactin® consiste em um nutracêutico derivado do extrato seco dos frutos do cacto Opuntia ficus-indica, produto natural que atua na redução do peso, diminuindo o inchaço sem eliminar minerais. Possui ação diurética e detoxificante, combinando vitaminas, minerais, lipídios, aminoácidos, antioxidantes, flavonoides e outros compostos fenólicos.

Viu como pode ser simples perder peso sem prejudicar a saúde? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe esse post com seus amigos!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Às vezes não temos ânimo, energia nem vontade de cumprir as atividades do dia e isso pode prejudicar nosso desempenho profissional e pessoal.

Diversos fatores podem interferir na nossa disposição, e a boa notícia é: alguns alimentos têm poder energético e trabalham como um combustível para nosso corpo, revigorando nossa energia para desempenhar todas as atividades do dia.

Se você anda desanimado, este post vai ser útil pra você. Continue lendo e conheça 9 alimentos para aumentar a disposição.

Possíveis causas da falta de disposição

A vida moderna, cheia de compromissos, impõe um ritmo muito acelerado no nosso dia a dia. Isso faz com a gente acabe negligenciando nossa alimentação e nossa saúde, optando, muitas vezes, por comidas rápidas e processadas. Além disso, é muito comum encontrar pessoas que não praticam atividade física e dormem mal.

Tudo isso pode desencadear um estado de estresse, ansiedade, falta de vigor físico e de disposição. Para nosso corpo funcionar bem e produzir energia e força necessárias para realizarmos todas as atividades do dia, precisamos oferecer a ele os nutrientes certos e nas quantidades adequadas.

A reeducação alimentar e o estabelecimento de hábitos saudáveis de cuidados com a mente e o corpo são imprescindíveis para nosso vigor físico e emocional.

Uma alimentação equilibrada é fundamental para o corpo desempenhar de forma adequada todas as suas funções, produzindo energia suficiente pra gente conseguir trabalhar, estudar, se locomover, carregar peso, escrever, ler etc.

Confira agora 9 alimentos naturais, acessíveis e de fácil consumo, que aumentarão sua disposição.

Alimentos para aumentar a disposição

1. Açaí

É uma fruta tipicamente brasileira, com poderosa ação antioxidante e anti-inflamatório. O açaí ajuda a prevenir o estresse oxidativo das células, acelera o metabolismo, repõe as energias e aumenta a disposição.

Além de ser uma rica fonte de carboidratos, ferro, antocianinas e minerais, o açaí fornece:

  • Proteínas;
  • Antioxidantes;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina E.

O açaí, ainda, fortalece o sistema imunológico, possui atividade cardioprotetora e contribui para a redução dos níveis de colesterol LDL, conhecido como “ruim”.

Além da fruta e da polpa, você pode consumir o açaí em cápsulas, que pode ser facilmente encontrado nas farmácias de manipulação.

2. Água de coco

Outro alimento essencial para aumentar a disposição é a água. Ela é um dos elementos necessários para que ocorra uma séria de reações vitais para o funcionamento do nosso corpo. Para se ter energia e disposição é preciso estar sempre bem hidratado.

A água de coco, além de hidratante, é fonte de vitaminas e minerais e, por isso, é considerada um poderoso isotônico natural.

3. Banana

A banana é uma fruta com elevado valor nutricional e é uma fonte rápida de energia. Por ser rica em potássio, evita fraqueza muscular, cãibras e fadiga.

A banana contém também:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina C;
  • Fibras;
  • Minerais.

Ela contribui também na regulação do sono e na melhora do humor, pois apresenta em sua composição triptofano – um aminoácido essencial que participa da produção de serotonina, o chamado hormônio da felicidade.

Quando estamos de bom humor, ficamos muito mais animados e dispostos, por isso é importante cuidarmos não só do corpo, mas da mente também! A banana preenche bem os requisitos de alimento prático, gostoso, barato e nutritivo, além de ser um aliado para aumentar a disposição.

4. Guaraná

Muita gente já conhece os efeitos estimulante e revigorante do guaraná. Seu principal bioativo é a guaranina, uma substância quimicamente semelhante à cafeína e, por isso, um grande estimulador do sistema nervoso central e cardiovascular.

Ele aumenta a concentração, o foco, a capacidade de aprendizado e raciocínio, reduz o estresse físico e mental, melhorando, também, a disposição e reduzindo o cansaço. 

As propriedades do guaraná já são bem populares:

  • Aumento da disposição;
  • Melhora do humor, da concentração e do foco;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Estimular a queima de gordura;
  • Ajudar no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Cuidado com o exagero! O excesso de guaraná pode causar “cafeinismo” – teor elevado de cafeína no organismo –, causando efeitos colaterais como ansiedade, insônia e alteração de humor.

Além da fruta e da polpa, você também pode encontrar o guaraná em cápsulas.

5. Café

Talvez o café seja o estimulante natural mais conhecido que existe. Ele fornece energia e aumenta a disposição, alivia o cansaço e espanta o sono, por isso, quem tem insônia deve evitar tomar café (ou outros produtos que contenham cafeína) próximo à hora de dormir.

A cafeína alivia dores de cabeça, dilata vasos sanguíneos e melhora o funcionamento do sistema nervoso e circulatório. Por possuir polifenóis em sua composição, possui ação antioxidante, combatem inflamações e e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Cuidado com o exagero! O excesso de café pode causar efeitos colaterais, assim como o guaraná. Por isso, o ideal é beber de duas a três xícaras ao dia.

Além do tradicional café que já conhecemos, existe também o Café Verde, que é riquíssimo em polifenóis – substâncias antioxidantes que fornecem energia, potencializam a queima de gordura e auxiliam no processo de perda de peso.

O Cappuccino Termogênico é uma excelente opção para o pré-treino, que acelera o metabolismo, melhora o desempenho físico e favorece a queima de gordura. Ele favorece o aumento da disposição que as vezes falta para que a gente pratique atividade física.

6. Chá verde

Assim como o guaraná e o próprio café, o Chá Verde é uma rica fonte de cafeína.

Além de estimular o sistema nervoso central e aumentar a disposição, tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal.

O Chá Verde, além da cafeína, apresenta:

  • Aminoácidos;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Potássio;
  • Ferro;
  • Vitaminas B, C e E.

Além de ser comercializado em folhas e em pó, é comum achar também o Chá Verde em cápsulas.

7. Mel

O mel oferece ao organismo vitaminas que participam do processo de produção de energia, além de ajudar na desintoxicação e melhorar a disposição.

O mel ajuda a combater o cansaço e ainda oferece ao organismo vitamina C, um potente antioxidante. Também é fonte de vitaminas D e E, além das vitaminas do complexo B.

8. Laranja

Além de ser uma conhecida fonte de Vitamina C, a laranja é também uma importante fonte de ácido fólico para o corpo.

O ácido fólico participa da produção de serotonina – o hormônio que está intimamente ligado a sensações de felicidade e bem-estar, contribuindo para melhorar a disposição e o ânimo. Ele também pode ser encontrado na sua forma ativa, conhecida como Metilfolato.

Além de ser rica em fibras e ter poder antioxidante, outros benefícios da laranja são:

  • Fonte de energia;
  • Fortalece o sistema imune;
  • Melhora a disposição;
  • Contribui para a absorção do ferro proveniente dos alimentos. Isso ajuda na prevenção da anemia, que pode estar relacionada à fraqueza, desânimo e indisposição.

O Citrus aurantium é um tipo de laranja amarga com grande ação termogênica, que aumenta o gasto calórico e a queima de gordura corporal. Além de aumentar o nível energético, também é um ansiolítico natural e sedativo leve, e você pode encontrá-lo facilmente nas Farmácias de Manipulação.

O Complexo Energético é uma fórmula que reúne as principais substâncias com ação termogênica e que aceleram o metabolismo: Citrus aurantium, Chá Verde, Açaí, Cafeína e Capsiate. Esse composto é ótimo para dar mais energia para o dia a dia, além de auxiliar na perda de peso.

9. Oleaginosas

As oleaginosas são riquíssimas fontes de gorduras insaturadas, conhecidas como gorduras “boas”, além de conter: fibras, proteínas, cobre, magnésio e selênio.

Elas são ótimas fontes de energia, aumentam a disposição e ajudam a controlar os níveis de estresse do organismo.

As oleaginosas são de fácil consumo, não exigem nenhum preparo e são ótimas alternativas para compor os pequenos lanches entre as principais refeições. Exemplos de oleaginosas:

  • Nozes;
  • Avelã;
  • Amêndoas;
  • Castanhas.

Algumas doenças ou distúrbios podem causar desânimo e indisposição. É o caso da anemia, hipotireoidismo, diabetes, insônia, doenças cardíacas, depressão, doenças respiratórias.

Então, se mesmo com uma alimentação balanceada o desânimo e a indisposição forem persistentes, é importante consultar um médico.

Gostou dos alimentos que listamos para aumentar a disposição? Qual desses você já consome ou vai incluir na sua dieta? Deixe seu comentário e compartilhe esse post com seus amigos.

Leia também nosso post sobre estimulantes naturais para aumentar a disposição.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Geralmente, logo após o almoço ou depois de um dia estressante, sentimos uma vontade irresistível de comer doces. No entanto, essas guloseimas são extremamente calóricas e podem fazer mal ao organismo, principalmente por conter açúcares e gorduras em sua composição.

Mas a boa notícia é que existem diversas maneiras de reduzir a vontade de comer doces. Quer saber como? Continue lendo e confira as dicas que separamos para você.

Como reduzir a vontade de comer doces

O açúcar presente nos alimentos, além de fornecer energia para o nosso corpo, estimula a produção de um hormônio chamado serotonina, que é o responsável pela sensação de prazer e de bem-estar.

Segundo o Ministério da Saúde, o consumo excessivo de açúcar, presente em alta concentrações alimentos industrializados, como refrigerantes, por exemplo, contribui não só para a obesidade, mas também para o aparecimento de outros doenças, como a hipertensão e o diabetes.

Se você sente muita vontade de comer doces, saiba que que existem algumas alternativas para te ajudar a se livrar desse hábito. Confira!

1. Troque os doces por frutas nas sobremesas

O principal constituinte dos doces é um açúcar chamado sacarose, que quando ingerido, é absorvido rapidamente pelo organismo, o que provoca picos glicêmicos no sangue e aumenta a vontade de comer mais vezes ao dia.

Já as frutas, além de serem ricas em nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais, contêm frutose, um açúcar natural que as deixam doces. Toda essa combinação faz com que a frutose seja absorvida de maneira mais lenta e saudável, proporcionando energia para o corpo e prologando a sensação de saciedade. 

2. Não pule as refeições

Pular as refeições, principalmente o café da manhã, aumenta a vontade de comer doces. Isso porque permanecer por um longo período em jejum faz com que o corpo busque uma alternativa mais rápida a fim de garantir energia e disposição para as atividades do dia, o que faz aumentar o desejo por guloseimas e carboidratos.

O ideal é ter uma alimentação saudável e comer de maneira fracionada. Ou seja, pequenas refeições de 3 em 3 horas, para evitar a queda de glicose no sangue.

3. Beba bastante água

Quando o organismo recebe menos líquido do que precisa, o corpo tende a ficar desidratado e isso faz com que alguns sintomas incomuns apareçam, sendo um deles, a vontade de comer doces. Isso ocorre porque o fígado necessita de água para converter o glicogênio em glicose, que é a principal fonte de energia para o corpo.

Com o organismo desidratado, o fígado tem suas funções comprometidas e há a impressão de que é necessário comer mais para repor a energia, especialmente os doces, pois eles têm um alto índice glicêmico.

Por isso, é essencial beber bastante água mesmo não estando com sede, assim, você mantém a hidratação do corpo e garante seu bom funcionamento do organismo.

4. Aposte em alimentos ricos em triptofano

O Triptofano é um aminoácido essencial que age na produção da serotonina, um neurotransmissor que ajuda na melhora do humor e proporciona uma sensação de bem-estar, além de diminuir a ansiedade e controlar a vontade de comer doces. Para isso, vale apostar nos alimentos ricos nesse nutriente, como:

  • Peixes,
  • Nozes,
  • Aveia,
  • Queijo,
  • Banana,
  • Sementes,
  • Grãos.

Em nosso organismo, o Triptofano é convertido em 5-Hidroxitriptofano (5-HTP), um suplemento que pode ser encontrado em Farmácias de Manipulação e utilizado para melhorar a qualidade do sono, o humor e a compulsão alimentar associada à ansiedade.

5. Diminua os doces gradativamente

Eliminar o açúcar de uma hora para outra pode causar uma espécie de abstinência e provocar o estresse. Nesse caso, você deve diminuir gradativamente.

Uma dica é reduzir a quantidade para 3 vezes na semana, por exemplo, e ir reduzindo até a vontade ficar menos frequente. Tente deixar para comer aquele doce tão desejado apenas no fim de semana. Mas nada de abusar!

6. Consuma mais fibras e proteínas

Além de ajudarem no bom funcionamento do intestino, os alimentos ricos em fibras e proteínas mantêm o estômago ocupado por mais tempo no processo de digestão, prolongando a sensação de saciedade. Entre os alimentos que ajudam a segurar a fome, estão:

  • Ovo,
  • Queijo,
  • Frutas,
  • Verduras,
  • Legumes,
  • Massas integrais,
  • Linhaça,
  • Aveia.

O Colágeno Hidrolisado é um suplemento alimentar a base de proteínas, capaz de hidratar e aumentar a elasticidade da pele, fortalecer as unhas, os cabelos e as articulações. Podemos encontrar em Farmácias de Manipulação o Colágeno Hidrolisado com sabor, assim, na hora que bater aquele vontade de comer doces, você pode dissolver o conteúdo de um sachê em um copo de água e tomar.

7. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos proporcionam diversos benefícios para a saúde e para a estética. Um deles é a redução do apetite, principalmente por alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidrato.

A prática de atividade física estimula a liberação da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Isso contribui para o controle da ansiedade e reduz a vontade de comer à ela associada.

8. Controle o estresse e a ansiedade

A ingestão de doces proporciona uma sensação de bem-estar que, na maioria das vezes, acaba sendo utilizada para suprimir os sintomas da depressão.

No entanto, controlar o estresse e a ansiedade realizando alguma atividade que te dê prazer, pode ser uma forma de diminuir a vontade de comer doces.

A meditação é uma técnica que pode trazer grandes benefícios para a saúde mental. Ela contribui para o controle da ansiedade, melhora o humor, auxilia no sono, aumenta o foco e a concentração.

9. Evite descontar as mágoas nos doces

Dias estressantes e cheios de aborrecimentos podem fazer com que a vontade de comer doces seja uma válvula de escape. Contudo, as questões emocionais não podem ser usadas como uma desculpa para você devorar um pote de sorvete e se sentir mal logo em seguida.

É preciso identificar a causa do problema em questão e tratar da melhor maneira possível. Em alguns casos, deve-se avaliar o acompanhamento psicológico para te ajudar a lidar com seus sentimentos. Tenha sempre em mente os muitos danos que as guloseimas podem causar para sua saúde.

Produtos naturais para reduzir a vontade de comer doces

Muitas vezes, com o objetivo de reduzir o apetite e emagrecer, algumas pessoas buscam produtos que possam auxiliá-las nesse processo e contribuir na dieta.

Porém, vale ressaltar que a perda de peso só é possível quando se tem hábitos de uma vida saudáveis como a prática de atividade física associada à uma boa reeducação alimentar. Existem diversas opções no mercado para te ajudar a reduzir a vontade de comer doces por meio de tratamentos naturais.

Além de deliciosos, os chás possuem propriedades terapêuticas incríveis. O chá de canela e de hortelã age diretamente na região do cérebro que é responsável pela saciedade, reduzindo a vontade de comer doces. O Chá Emagrecedor de Hibiscus contém diversos ativos naturais eficazes no controle de peso e na eliminação de líquidos, além de possuir ação termogênica.

A Gymnema silvestre é uma planta utilizada há séculos no controle da glicose. O Spray de Gymnema auxilia a reduzir a vontade comer doces, além de apresentar atividade diurética. Ele possui um delicioso sabor de menta e ao sentir o desejo de comer algo doce, basta borrifar 2 vezes sobre a língua.

O BS Satiety é um produto natural que auxilia na redução da fome e da compulsão alimentar. É composto por Glucomannan, uma fibra que absorve muitas vezes o seu peso em água, formando um gel que, quando chega ao estômago, dá sensação de saciedade. Também contém Fucoxantina, uma substância extraída de algas com ação termogênica, que transforma gordura em energia.

Com essas dicas, reduzir a vontade de comer doces pode ser tornar muito mais fácil. Mas, se mesmo assim você cair na tentação, lembre-se de controlar a quantidade e a frequência de consumo.

Se você abusa de guloseimas e come de forma descontrolada, as vezes até sem estar com fome, não deixe de ler nosso post Compulsão Alimentar: 5 dicas para ajudar a manter o controle do apetite.

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos para que eles também tenham uma vida mais saudável.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Você já deve ter ouvido falar que acelerar o metabolismo ajuda na queima de gordura e no emagrecimento. E essa afirmação realmente faz sentido. Além de contribuir para o gasto de calorias e para a perda de peso, o metabolismo acelerado colabora para a saúde e o bem-estar.

Vamos te apresentar neste post 5 estratégias simples, práticas e saudáveis que ajudam a acelerar o metabolismo.

O que é metabolismo

Metabolismo é o nome dado ao processo que o corpo realiza para transformar os alimentos que ingerimos em energia e em novas substâncias que são utilizadas na manutenção das estruturas orgânicas e no reparo de perdas causadas pelos processos bioquímicos.

O metabolismo é um processo contínuo. Nosso corpo precisa de energia para realizar todas as suas funções, por isso, mesmo em repouso, o corpo gasta energia para se manter vivo.

O processo metabólico acontece de duas formas:

  • Anabolismo – utiliza os nutrientes provenientes dos alimentos como matéria-prima para a produção de novas substâncias, que podem ser usadas para o desenvolvimento do organismo e para repor substâncias perdidas nos processos bioquímicos do corpo.
  • Catabolismo – utiliza as substâncias absorvidas dos alimentos para gerar energia para o próprio corpo realizar todas as suas funções.

Pessoas com um metabolismo mais lento utilizam menos energia para realizar suas funções orgânicas. Para essas pessoas, uma pequena quantidade de alimento já e o suficiente.

Caso o indivíduo coma mais alimentos do que ele consegue gastar na produção de energia, o que não for usado pelo corpo no processo metabólico será acumulado em forma de gordura. Por isso, podemos dizer que quem tem o metabolismo mais lento tem maior propensão a ganhar peso.

Já as pessoas com metabolismo acelerado utilizam mais energia para manter as atividades do corpo. Por isso, podemos dizer que pessoas que têm o metabolismo acelerado tem maior facilidade de emagrecer.

Alguns fatores interferem no metabolismo, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Qualidade dos alimentos consumidos;
  • Hábitos de vida.

Além disso, o envelhecimento, o sedentarismo, o consumo exagerado de açúcar, farinha e grãos refinados, são conhecidos por diminuir o metabolismo.

Para acelerar o metabolismo, podemos seguir algumas estratégias fáceis e práticas, que melhoram funcionamento do corpo, aumentam o gasto calórico e diminuem o percentual de gordura. 

Fatores que interferem no metabolismo

Existem fatores que determinam o ritmo do metabolismo que são intrínsecos do indivíduo, ou seja, não podem ser mudados. São eles:

  • Genética – alguns genes são responsáveis pelo desempenho do metabolismo;
  • Sexo – mulheres, por exemplo, possuem o metabolismo mais lento que o dos homens;
  • Idade – a tendência é que o metabolismo diminua com o avanço da idade.
  • Outros fatores podem contribuir para o aumento ou a diminuição do metabolismo (fatores que podem ser alterados e controlados):
  • Atividade física – o exercício físico estimula o metabolismo;
  • Alimentação – a qualidade e a quantidade dos alimentos que compõem a dieta podem acelerar o retardar o metabolismo;
  • Doenças – diabetes e hipotireoidismo, por exemplo, diminuem o metabolismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os hormônios tireoidianos são essenciais para as funções metabólicas. Os níveis de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) estão diretamente relacionados ao surgimento de doenças como a obesidade e resistência insulínica, que pode levar ao diabetes.

Hábitos para acelerar o metabolismo

Apesar de o metabolismo ser determinado por fatores não modificáveis, algumas estratégias podem provocar seu aumento. Veja a seguir 5 hábitos que contribuem para acelerar o metabolismo.

1. Beber água

A água é um componente essencial para o funcionamento de todo o organismo. Então, é fácil concluir que, para o processo metabólico ocorrer de maneira adequada, é necessário a presença de água.

Manter a hidratação do corpo é fundamental para acelerar o metabolismo. Além disso, quando ingerimos água fria, o corpo precisa ajustar a temperatura corporal para a faixa adequada, e esse equilíbrio térmico demanda gasto de energia também.

2. Ter uma dieta balanceada

A qualidade e a quantidade dos alimentos podem causar efeitos positivos ou negativos no metabolismo. Para acelerar o metabolismo, então, dê preferência para alimentos integrais e termogênicos, como:

  • Grãos e farinhas integrais;
  • Oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes);
  • Gengibre;
  • Batata doce;
  • Pimenta;
  • Canela;
  • Alho.

O Slim Plus é um composto natural que auxilia na queima de gordura e gerenciamento do peso corporal. Sua fórmula contém Citrus Sinensis, Citrus Aurantium, Gengibre e Canela, ativos com ação termogênica e que contribuem para acelerar o metabolismo e reduzir o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Alimentos ricos em proteína também provocam um gasto significativo de calorias, aumentando o metabolismo. Além disso, a proteína contribui para o ganho de massa muscular, e quanto maior a massa muscular do corpo, maior o gasto energético e mais acelerado o metabolismo. Os principais alimentos fontes de proteína são:

  • Carnes vermelhas;
  • Peixes;
  • Frango;
  • Ovos;
  • Queijos.

Insira na sua dieta alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio, pois esses são nutrientes contribuem para o bom funcionamento da tireoide – glândula muito importante na regulação do metabolismo. Exemplos:

  • Banana;
  • Espinafre;
  • Cenoura;
  • Couve-flor;
  • Lentilha;
  • Brócolis;
  • Maçã;
  • Uva;
  • Pêssego.

É importante estabelecer uma dieta balanceada, com nutrientes equilibradamente divididos durante o dia. Comer de maneira fracionada mantém o metabolismo sempre ativo e ajuda na perda de peso, além de manter a disposição para as atividades do dia inteiro.

Saiba como começar uma reeducação alimentar lendo nosso post 5 Passos Para Uma Reeducação Alimentar.

3. Praticar atividade física

O exercício físico é uma excelente maneira de acelerar o metabolismo. Além de favorecer a queima calórica e o emagrecimento, a atividade física promove o ganho de massa muscular.

E como já vimos, o músculo precisa de muita energia para executar suas funções, ou seja, consome muita caloria, acelera o metabolismo e, consequentemente, ajuda na perda de peso.

Uma ótima opção de termogênico pra tomar no pré-treino e garantir energia suficiente para realizar os exercícios é o Capuccino Termogênico. Ele é composto por Ioimbina, TCM, Body Balance e Whey Concentrado. Ele aumenta a disposição e a energia, ajuda no emagrecimento, favorecendo a queima de gordura e o ganho de massa magra, além de fornecer energia para as atividades do dia a dia.

É importante sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Assim, é possível escolher o exercício que mais atenda às suas necessidades, sem prejudicar sua saúde.

4. Controlar o estresse

O estresse deixa o metabolismo mais lento e contribui para o aumento do apetite, o que está relacionado com a compulsão alimentar.

Pessoas estressadas produzem muito cortisol, popularmente conhecido como hormônio do estresse. Níveis elevados de cortisol no organismo provocam:

  • Redução do metabolismo;
  • Aumento de peso;
  • Acúmulo de gordura abdominal;
  • Retenção de líquidos.

Por isso, controlar os níveis de cortisol é essencial para manter o metabolismo acelerado e favorecer o emagrecimento. Atividade física, momentos de lazer e de relaxamento, são exemplos de ações que ajudam a aliviar o estresse e reduzir a ansiedade.

5. Dormir bem

Uma boa noite de sono ajuda no controle dos níveis de cortisol, que como já vimos, deixa o metabolismo mais lento e favorece o acúmulo de gordura abdominal.

Para melhorar a qualidade do sono, siga essas dicas:

  • Não coma alimentos de difícil digestão antes de dormir;
  • Evite ficar mexendo no celular ou no computador, pois a luz azul emitida pelas telas desses aparelhos atrapalha o sono;
  • Deixe o ambiente confortável, aconchegante, escuro e silencioso.

A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo que é responsável por regular nosso sono. Seu uso na forma de cápsula ou pastilhas sublinguais auxilia na regulação do relógio biológico e na sonolência.

Se você tem dificuldade para dormir, não deixe de ler nosso post Insônia: 7 Hábitos Saudáveis Para Ter Uma Boa Noite De Sono

Como controlar o metabolismo para perder peso

Para manter o metabolismo acelerado, algumas ações simples são suficientes, como se hidratar bem, ter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, controlar o estresse e a ansiedade e cuidar da qualidade do sono.

Vale lembrar que pessoas com metabolismo mais lento precisam ingerir menos comida do que as pessoas que têm metabolismo acelerado. Uma ótima estratégia é incluir na dieta alimentos termogênicos e garantir o aporte nutricional adequado para o bom funcionamento do corpo.

A perda de peso acontece quando o saldo calórico do dia é negativo, ou seja, a quantidade de calorias ingeridas é menor do que a quantidade de calorias gastas.

Por isso, é importante conhecer quais as necessidades do seu corpo, adequar a alimentação para seu tipo de metabolismo e manter seu saldo calórico diário sempre em déficit para garantir a perda de peso.

Também é muito importante consultar um profissional antes de ingerir qualquer suplemento termogênico, pois podem causar efeitos adversos.

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe como acelerar seu metabolismo, compartilhe esse post com seus amigos! Um metabolismo acelerado é fundamental para a perda de peso. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários abaixo que iremos te responder.

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!