Dicas para perder peso sem prejudicar a saúde

Estar no peso ideal é fundamental para se manter saudável, mas é preciso ter cuidado com o processo adotado para perder peso sem prejudicar a saúde.

Existem alguns métodos ditos milagrosos, que envolvem principalmente dietas radicais e prometem mudar o seu corpo do dia para a noite. Em alguns casos, isso de fato acontece, o problema são as consequências que essas dietas podem trazer para o corpo.

Entretanto, alguns hábitos saudáveis podem contribuir de maneira segura para o emagrecimento, sem colocar a sua saúde em risco. Veja a seguir uma lista prática e eficiente para o seu dia a dia, com dicas de como perder peso de forma saudável e eficaz.

Como perder peso sem prejudicar a saúde

Perder peso pode parecer uma tarefa difícil, mas é essencial que cada pessoa esteja com o seu peso dentro da faixa ideal, levando em consideração as suas características individuais. Isso contribui para qualidade de vida de forma geral, pois além da saúde física e mental, tem relação direta com nossa autoestima.

Por estes e outros motivos, muitas pessoas apostam em “dietas milagrosas” que prometem resultados rápidos. Em alguns casos, é possível notar resultados em pouco tempo, mas é importante lembrar que, para garantir que o organismo se mantenha no peso desejado, os cuidados com o corpo devem ser contínuos.

Segundo o Ministério da Saúde, os benefícios obtidos dessa forma não são mantidos em longo prazo e, com a súbita falta de nutrientes essenciais para que o corpo funcione da maneira adequada, o organismo fica enfraquecido e incapaz de exercer todas as suas funções, o que pode resultar em diversos problemas.

Emagrecer com saúde é um processo longo e que exige dedicação e acompanhamento de um profissional habilitado. Confira a seguir algumas dicas para perder peso sem comprometer a sua saúde!

1. Adote uma dieta saudável

Para perder peso, uma dieta saudável é o primeiro passo. Em alguns casos, é necessário cortar ou reduzir o consumo de alguns tipos de alimentos, o que não significa passar fome.

Uma dieta saudável promove um equilíbrio entre os nutrientes que ingerimos para que o corpo tenha tudo que precisa. Consulte um profissional habilitado e de confiança, e converse com ele sobre suas preferências.

A dieta não deve ser uma punição, pelo contrário, deve ser algo agradável, para que seja um processo contínuo e incorporado à rotina. Para perder peso de maneira eficiente e segura, é necessário seguir corretamente a dieta indicada para você.

E a melhor forma de se obter os resultados esperados, é através da reeducação alimentar. Dessa forma, o peso atingido após o emagrecimento será mantido por mais tempo, uma vez que os hábitos alimentares saudáveis farão parte da nova rotina.

Passos para auxiliar na reeducação alimentar e perder peso sem prejudicar a saúde:

Mastigue lentamente

O corpo demora cerca de 20 minutos para se sentir satisfeito, portanto, comer rápido pode fazer com que você coma mais do que realmente necessita. Além disso, mastigar lentamente favorece que o alimento seja bem processado ao longo do sistema digestivo, facilitando a digestão.

Hidrate-se com frequência

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Estudos indicam que a redução da água corporal resulta na redução do desempenho dos órgãos. Além disso, beber água preenche o estômago e dá uma sensação de saciedade.

Faça refeições bem distribuídas ao longo do dia

Profissionais indicam que se faça um lanche entre o café da manhã e o almoço, e entre o almoço e o jantar, de forma a manter o corpo saciado e reduzindo picos de glicose. Opte por lanches leves e saudáveis, como castanhas e frutas secas.

Atente-se para a montagem do seu prato

É importante colocar um pouco de tudo no prato, durante as refeições. O segredo está na variedade. Lembre-se de reduzir também o consumo de sal e açúcar. Uma dica é substituir o sal por ervas, como orégano e salsinha, na hora de temperar os alimentos.

Aposte nas frutas

É indicado o consumo de em média 3 porções de frutas por dia. As frutas são excelentes fontes de vitaminas e fibras, mas atenção, as elas são ricas em frutose, um tipo de açúcar. Dê preferência para a fruta em sua forma natural.

2. Pratique atividade física

Os benefícios que a prática de atividade física pode trazer para o corpo são inúmeros. Além de proporcionar bem-estar físico e mental, os exercícios físicos também ajudam perder peso sem prejudicar a saúde.

Contudo, é importante saber quais tipos de atividade são adequados para você, para evitar que a prática cause problemas. Além disso, o cuidado em combinar a alimentação saudável à prática de atividade física é essencial.

Quando você se exercita, aumenta a capacidade do seu corpo queimar calorias. Isso também resulta no aumento da fome, então tenha uma dieta associada aos exercícios, para que você emagreça e não apresente nenhum problema de saúde posteriormente.

3. Mantenha seu corpo hidratado

Assim como mencionamos brevemente no tópico anterior, manter-se hidratado é de extrema importância, é a chave para obter bons resultados, contribuir para o bom funcionamento do organismo e melhorar a qualidade de vida.

Algumas dicas para manter a hidratação em dia envolvem a criação de uma rotina que contribua para a ingestão de uma quantidade adequada de água, caso você seja uma pessoa que não tem esse hábito já incorporado no seu dia a dia. Essa ingestão pode envolver também alimentos ricos em água, como:

  • Melancia;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Pepino;
  • Tomate.

4. Suplementação

Existem ainda alguns suplementos que, associados às dicas anteriores, podem ajudar a perder peso de forma saudável. É possível encontrar em Farmácias de Manipulação ativos naturais que contribuem para a perda de gordura, redução de medidas e controle da compulsão alimentar.

O Slim Plus é um composto com ação termogênica, desenvolvido com os melhores ativos naturais para queima de gordura, que auxilia na perda de peso, principalmente na região abdominal. Sua fórmula contém Citrus sinensis, Citrus aurantium, Gengibre e Canela, assim, você emagrece sem prejudicar a saúde.

O Morosil® é um extrato natural obtido da Laranja Moro que auxilia na perda de peso de forma saudável e eficaz. Atua na regulação dos processos metabólicos do organismo e na redução de medidas principalmente na região da barriga.

Os Bio-MAMPs® são paraprobióticos que atuam no intestino e contribuem para a imunidade e para a redução da inflamação do organismo. A inflamação é um dos principais quadros que contribui para a obesidade. Dessa forma, o uso de Bio MAMPs auxilia a perder peso sem prejudicar a saúde.

O BS Satiety é um produto natural composto por Glucomannan e Fucoxantina. O Glucomannan é uma fibra vegetal que absorve muitas vezes o seu peso em água, formando um gel que, quando chega ao estômago, dá a sensação de saciedade. Já a Fucoxantina é um composto extraído de algas marrons com ação termogênica, que transforma gordura em energia.

O Cactin® consiste em um nutracêutico derivado do extrato seco dos frutos do cacto Opuntia ficus-indica, produto natural que atua na redução do peso, diminuindo o inchaço sem eliminar minerais. Possui ação diurética e detoxificante, combinando vitaminas, minerais, lipídios, aminoácidos, antioxidantes, flavonoides e outros compostos fenólicos.

Viu como pode ser simples perder peso sem prejudicar a saúde? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe esse post com seus amigos!

Conheça a BS Pharma!

BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: