9 dicas para reduzir a vontade de comer doces

Geralmente, logo após o almoço ou depois de um dia estressante, sentimos uma vontade irresistível de comer doces. No entanto, essas guloseimas são extremamente calóricas e podem fazer mal ao organismo, principalmente por conter açúcares e gorduras em sua composição.

Mas a boa notícia é que existem diversas maneiras de reduzir a vontade de comer doces. Quer saber como? Continue lendo e confira as dicas que separamos para você.

Como reduzir a vontade de comer doces

O açúcar presente nos alimentos, além de fornecer energia para o nosso corpo, estimula a produção de um hormônio chamado serotonina, que é o responsável pela sensação de prazer e de bem-estar.

Segundo o Ministério da Saúde, o consumo excessivo de açúcar, presente em alta concentrações alimentos industrializados, como refrigerantes, por exemplo, contribui não só para a obesidade, mas também para o aparecimento de outros doenças, como a hipertensão e o diabetes.

Se você sente muita vontade de comer doces, saiba que que existem algumas alternativas para te ajudar a se livrar desse hábito. Confira!

1. Troque os doces por frutas nas sobremesas

O principal constituinte dos doces é um açúcar chamado sacarose, que quando ingerido, é absorvido rapidamente pelo organismo, o que provoca picos glicêmicos no sangue e aumenta a vontade de comer mais vezes ao dia.

Já as frutas, além de serem ricas em nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais, contêm frutose, um açúcar natural que as deixam doces. Toda essa combinação faz com que a frutose seja absorvida de maneira mais lenta e saudável, proporcionando energia para o corpo e prologando a sensação de saciedade. 

2. Não pule as refeições

Pular as refeições, principalmente o café da manhã, aumenta a vontade de comer doces. Isso porque permanecer por um longo período em jejum faz com que o corpo busque uma alternativa mais rápida a fim de garantir energia e disposição para as atividades do dia, o que faz aumentar o desejo por guloseimas e carboidratos.

O ideal é ter uma alimentação saudável e comer de maneira fracionada. Ou seja, pequenas refeições de 3 em 3 horas, para evitar a queda de glicose no sangue.

3. Beba bastante água

Quando o organismo recebe menos líquido do que precisa, o corpo tende a ficar desidratado e isso faz com que alguns sintomas incomuns apareçam, sendo um deles, a vontade de comer doces. Isso ocorre porque o fígado necessita de água para converter o glicogênio em glicose, que é a principal fonte de energia para o corpo.

Com o organismo desidratado, o fígado tem suas funções comprometidas e há a impressão de que é necessário comer mais para repor a energia, especialmente os doces, pois eles têm um alto índice glicêmico.

Por isso, é essencial beber bastante água mesmo não estando com sede, assim, você mantém a hidratação do corpo e garante seu bom funcionamento do organismo.

4. Aposte em alimentos ricos em triptofano

O Triptofano é um aminoácido essencial que age na produção da serotonina, um neurotransmissor que ajuda na melhora do humor e proporciona uma sensação de bem-estar, além de diminuir a ansiedade e controlar a vontade de comer doces. Para isso, vale apostar nos alimentos ricos nesse nutriente, como:

  • Peixes,
  • Nozes,
  • Aveia,
  • Queijo,
  • Banana,
  • Sementes,
  • Grãos.

Em nosso organismo, o Triptofano é convertido em 5-Hidroxitriptofano (5-HTP), um suplemento que pode ser encontrado em Farmácias de Manipulação e utilizado para melhorar a qualidade do sono, o humor e a compulsão alimentar associada à ansiedade.

5. Diminua os doces gradativamente

Eliminar o açúcar de uma hora para outra pode causar uma espécie de abstinência e provocar o estresse. Nesse caso, você deve diminuir gradativamente.

Uma dica é reduzir a quantidade para 3 vezes na semana, por exemplo, e ir reduzindo até a vontade ficar menos frequente. Tente deixar para comer aquele doce tão desejado apenas no fim de semana. Mas nada de abusar!

6. Consuma mais fibras e proteínas

Além de ajudarem no bom funcionamento do intestino, os alimentos ricos em fibras e proteínas mantêm o estômago ocupado por mais tempo no processo de digestão, prolongando a sensação de saciedade. Entre os alimentos que ajudam a segurar a fome, estão:

  • Ovo,
  • Queijo,
  • Frutas,
  • Verduras,
  • Legumes,
  • Massas integrais,
  • Linhaça,
  • Aveia.

O Colágeno Hidrolisado é um suplemento alimentar a base de proteínas, capaz de hidratar e aumentar a elasticidade da pele, fortalecer as unhas, os cabelos e as articulações. Podemos encontrar em Farmácias de Manipulação o Colágeno Hidrolisado com sabor, assim, na hora que bater aquele vontade de comer doces, você pode dissolver o conteúdo de um sachê em um copo de água e tomar.

7. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos proporcionam diversos benefícios para a saúde e para a estética. Um deles é a redução do apetite, principalmente por alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidrato.

A prática de atividade física estimula a liberação da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Isso contribui para o controle da ansiedade e reduz a vontade de comer à ela associada.

8. Controle o estresse e a ansiedade

A ingestão de doces proporciona uma sensação de bem-estar que, na maioria das vezes, acaba sendo utilizada para suprimir os sintomas da depressão.

No entanto, controlar o estresse e a ansiedade realizando alguma atividade que te dê prazer, pode ser uma forma de diminuir a vontade de comer doces.

A meditação é uma técnica que pode trazer grandes benefícios para a saúde mental. Ela contribui para o controle da ansiedade, melhora o humor, auxilia no sono, aumenta o foco e a concentração.

9. Evite descontar as mágoas nos doces

Dias estressantes e cheios de aborrecimentos podem fazer com que a vontade de comer doces seja uma válvula de escape. Contudo, as questões emocionais não podem ser usadas como uma desculpa para você devorar um pote de sorvete e se sentir mal logo em seguida.

É preciso identificar a causa do problema em questão e tratar da melhor maneira possível. Em alguns casos, deve-se avaliar o acompanhamento psicológico para te ajudar a lidar com seus sentimentos. Tenha sempre em mente os muitos danos que as guloseimas podem causar para sua saúde.

Produtos naturais para reduzir a vontade de comer doces

Muitas vezes, com o objetivo de reduzir o apetite e emagrecer, algumas pessoas buscam produtos que possam auxiliá-las nesse processo e contribuir na dieta.

Porém, vale ressaltar que a perda de peso só é possível quando se tem hábitos de uma vida saudáveis como a prática de atividade física associada à uma boa reeducação alimentar. Existem diversas opções no mercado para te ajudar a reduzir a vontade de comer doces por meio de tratamentos naturais.

Além de deliciosos, os chás possuem propriedades terapêuticas incríveis. O chá de canela e de hortelã age diretamente na região do cérebro que é responsável pela saciedade, reduzindo a vontade de comer doces. O Chá Emagrecedor de Hibiscus contém diversos ativos naturais eficazes no controle de peso e na eliminação de líquidos, além de possuir ação termogênica.

A Gymnema silvestre é uma planta utilizada há séculos no controle da glicose. O Spray de Gymnema auxilia a reduzir a vontade comer doces, além de apresentar atividade diurética. Ele possui um delicioso sabor de menta e ao sentir o desejo de comer algo doce, basta borrifar 2 vezes sobre a língua.

O BS Satiety é um produto natural que auxilia na redução da fome e da compulsão alimentar. É composto por Glucomannan, uma fibra que absorve muitas vezes o seu peso em água, formando um gel que, quando chega ao estômago, dá sensação de saciedade. Também contém Fucoxantina, uma substância extraída de algas com ação termogênica, que transforma gordura em energia.

Com essas dicas, reduzir a vontade de comer doces pode ser tornar muito mais fácil. Mas, se mesmo assim você cair na tentação, lembre-se de controlar a quantidade e a frequência de consumo.

Se você abusa de guloseimas e come de forma descontrolada, as vezes até sem estar com fome, não deixe de ler nosso post Compulsão Alimentar: 5 dicas para ajudar a manter o controle do apetite.

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