Novembro Azul: cuidados essenciais para a saúde do homem

Durante o mês de novembro, o laço azul é o símbolo da campanha que incentiva a prevenção ao câncer de próstata, sendo esse mês popularmente conhecido como Novembro Azul.

Pensando nisso, listamos alguns cuidados essenciais para a saúde do homem, além de esclarecer a importância da realização de exames periódicos.

Câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (está atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Por isso a campanha do Novembro Azul é tão importante!

A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga. Ela envolve a uretra e participa da produção do sêmen. E é a testosterona que regula seu funcionamento, assim como de todo o aparelho sexual masculino.

Diagnóstico

Primeiro é importante entender que existe a chamada hiperplasia benigna da próstata, que é muito comum em homens a partir dos 50 anos. Essa doença também pode causar dificuldade para urinar, mas nesse caso, não há presença de nódulos na próstata.

Por isso, para diferenciar a hiperplasia benigna do câncer de próstata, o exame de toque retal é muito importante e indicado para todos os homens a partir dos 50 anos. Este exame deve ser realizado em conjunto com a dosagem da proteína Antígeno Prostático Específico (PSA), já que em algumas regiões o câncer não é palpável.

Os valores de referência de PSA podem variar de acordo com a etnia e idade do paciente, como listado a seguir:

IDADEVALORES NORMAIS para indivíduos negrosVALORES NORMAIS para indivíduos pardosVALORES NORMAIS para indivíduos brancos
40 a 49 anosde 0,0 até 2 ng/mlde 0,0 até 2 ng/mlde 0,0 até 2,5 ng/ml
50 a 59 anosde 0,0 até 4 ng/mlde 0,0 até 3 ng/mlde 0,0 até 3,5 ng/ml
60 a 69 anosde 0,0 até 4,5 ng/mlde 0,0 até 4 ng/mlde 0,0 até 4,5 ng/ml
70 a 79 anosde 0,0 até 5,5 ng/mlde 0,0 até 5 ng/mlde 0,0 até 6,5 ng/ml

Vale ressaltar, que tanto o exame de toque quanto a dosagem de PSA não significa que o paciente possui câncer de próstata. Eles apenas indicam a necessidade da realização de exames complementares para um diagnóstico preciso.

Para se ter uma ideia, cerca de 75% dos homens com dosagem elevada de PSA não apresenta câncer de próstata. Portanto, somente a análise de um médico especializado, como o proctologista, pode determinar o real estado de saúde do paciente.

Homens que possuem casos de câncer de próstata na família são considerados de alto risco e, portanto, devem iniciar o acompanhamento médico mais cedo, por volta dos 40 anos.

A partir da avaliação profissional especializado, é aconselhado um acompanhamento semestral, anual ou a cada 3 anos, dependendo do estado de saúde do indivíduo.

Sintomas do câncer de próstata

No início, um tumor na próstata pode ser assintomático, ou seja, o homem não sente nada de diferente em seu corpo. Mas com sua evolução, aparecem alguns sintomas, como:

  • problemas para urinar, como sensação de que a bexiga não se esvazia completamente;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • febre contínua;
  • feridas que não cicatrizam;
  • rouquidão crônica;
  • obstrução intestinal;
  • dor óssea, principalmente nas costas.

Quando a doença avança, o tumor pode ainda comprimir a uretra prostática, causando até mesmo a obstrução dos rins. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental!

Os fatores de risco que predispõem o homem a esse tipo de tumor são, principalmente:

  • histórico familiar;
  • sedentarismo;
  • dieta rica em gordura;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • idade, sendo que homens a partir de 65 anos são mais susceptíveis.

Como se prevenir do câncer de próstata

Apesar de o câncer de próstata estar ligado a fatores genéticos, a prática de alguns cuidados básicos, principalmente relacionados a hábitos mais saudáveis, pode auxiliar na sua prevenção. Podemos listar 5 atitudes que você pode fazer:

1. Exercite-se regularmente

Uma vida saudável, de modo geral, inclui a prática de exercícios físicos. Estudos já demonstraram que ela ainda contribui para a redução do risco de câncer de próstata.

Inclua uma rotina de exercícios no seu dia a dia. Mas, antes, consulte um médico para saber qual tipo de atividade é a mais adequada para você. O mais importante é não deixar que a vida atribulada impeça essa prática.

Caso não consiga frequentar uma academia, por exemplo, caminhe pelas ruas do bairro ou troque o elevador pelas escadas. Que tal?

2. Mantenha o peso sob controle

Como se sabe, a obesidade está ligada ao aumento do risco para diversos tipos de câncer — o de próstata está entre eles. Homens obesos têm um risco maior de desenvolver uma forma mais agressiva de câncer de próstata, o que aumenta a chance deste ser fatal.

Por isso, se você está acima do peso, comece agora mesmo uma reeducação alimentar. Procure ajuda de um médico ou nutricionista para a elaboração de um cardápio balanceado.

Uma dieta com pouca gordura e rica em frutas e verduras, pode reduzir o risco para o câncer de próstata. Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

3. Vá ao médico com frequência

Diferentemente do que acontece com as mulheres, não é hábito da população masculina frequentar o consultório médico em busca de prevenção.

Além disso, ainda há muito preconceito com relação ao exame de toque retal. Mas não há com o que se preocupar: o exame dura menos de 15 segundos, é indolor e, de forma alguma, afeta a masculinidade do paciente.

A maioria dos casos de câncer de próstata em que o paciente morre se dá pelo diagnóstico tardio da doença, principalmente pela resistência em fazer o exame. Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde!

 4. Aposte em produtos naturais

Alguns alimentos são especialmente indicados na prevenção da doença, como o tomate. Ele rico em licopeno, um potente antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres, protege contra processos oxidativos que causam o envelhecimento das células.

A Serenoa repens, também conhecida como Saw Palmeto, é uma planta medicinal tradicionalmente utilizada para auxiliar no tratamento de doenças relacionadas à próstata, desordem dos sistemas urinário, impotência sexual e ejaculação precoce.

O Selênio é um mineral com ação antioxidante, essencial para a manutenção da saúde. Seu uso ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres e proteger o organismo de doenças crônicas.

Rica em flavonoides e carotenos, a Urtiga contribui para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Seus bioativos ajudam na inibição do crescimento prostático.

O Pygeum Africanum é um fitoterápico que atua como auxiliar no tratamento de distúrbios causados pela hiperplasia prostática benigna. Pode aliviar também os sintomas da prostatite, que é a inflamação da próstata.

A Coenzima Q10 é um poderoso antioxidante que previne os danos causados pelos radicais. Ela auxilia na qualidade do sêmen, além de ajudar no tratamento e na prevenção de disfunções prostáticas.

Além disso, temos o BS Prostate que é um produto inovador elaborado para ajudar na manutenção da saúde da próstata. É composto por fitoterápicos, vitaminas e minerais importantes para a proteção dessa glândula e contribuir para a prevenção de doenças relacionadas ao mal funcionamento da próstata.

5. Fique longe do cigarro

O tabagismo aumenta em 61% o risco de morte em homens com câncer de próstata quando comparados a não fumantes que têm a doença. Além disso, fumar também aumenta o risco de reincidência desse tipo de câncer. Isso ocorre porque o cigarro provoca alterações hormonais que predispõem o organismo a agentes carcinogênicos.

O câncer de próstata é um assunto muito sério e realizar os exames preventivos é um dos cuidados essenciais para a saúde do homem. Portanto, cuide-se! Se você é homem e tem mais de 40 anos procure o médico. Faça o exame! Cuide da sua saúde, alimente-se bem e conte conosco para viver mais e melhor!

Qualquer dúvida ou comentário, pode deixar aqui embaixo. Não esqueça de curtir e compartilhar esse post com seus amigos e familiares.

Aproveite e veja também alguns cuidados para um envelhecimento ativo que listamos para você ter uma vida longa e saudável.

Conheça a BS Pharma!

A BS Pharma é uma farmácia de manipulação que está há quase 30 anos no mercado farmacêutico, prestando um serviço com a qualidade e a segurança que nossos clientes merecem e precisam.

Possuímos um processo produtivo inovador e uma equipe altamente qualificada que permite a manipulação de fórmulas em 2 horas*.

Seguimos em frente com nossa missão: oferecer soluções em longevidade e bem-estar à sociedade através de serviços inovadores com excelência e agilidade.

Conheça nosso site, visite nossa loja, venha viver mais e melhor com a gente!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: