Spirulina: benefícios para saúde e boa forma

A Spirulina tem sido muito requisitada por seu alto valor nutricional e por ser uma excelente aliada nas dietas de emagrecimento. Ela apresenta propriedades nutricionais, funcionais e terapêuticas. Conheça neste post seus benefícios para saúde e boa forma!

Benefícios para a saúde

A Spirulina é um suplemento nutricional obtido de algas conhecido por concentrar vários nutrientes, sendo considerada um super alimento! É rica em proteínas e apresenta 18 dos 22 aminoácidos existentes. É composta, ainda, por Vitamina A (Betacaroteno), Vitamina E, Vitamina B12 e outras vitaminas do complexo B, além de minerais como Ferro, Cálcio, Magnésio, Potássio, Magnésio e Fósforo.

A Spirulina é classificada como um nutracêutico, ou seja, proporciona benefícios para saúde, incluindo prevenção e tratamento de doenças. A Spirulina pode ser encontrada em farmácias de manipulação na forma de cápsulas ou em pó.

É muito utilizada em dietas de emagrecimento e no tratamento da obesidade.  A presença abundante de fenilalanina em sua composição produz uma sensação de saciedade, ou seja, você se sente cheio mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos. Portanto, um grande benefício da Spirulina é que ela contribui para a redução de peso corporal sem que haja grandes perdas nutricionais.

Esse suplemento também é consumido por atletas de alto nível, que têm por objetivo a melhora da performance durante os treinos. Testes comprovaram que a Spirulina ajuda a retirar gás carbônico dos músculos, composto que dá origem aos ácidos pirúvico e lático, precursores de câimbras e fadiga muscular. Essa ação favorece a recuperação dos músculos após a prática de exercícios, além de fortalecer as defesas do organismo.

Propriedades da Spirulina

O uso da Spirulina pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, atuando positivamente sobre os olhos, o cérebro, o intestino, o coração e o fígado. Um artigo publicado na Revista da Associação Brasileira de Nutrição (Rasbran) aponta algumas propriedades funcionais e terapêuticas desse suplemento, entre elas:

Ação antioxidante

A Spirulina contém importantes agentes antioxidantes como Vitamina E, Selênio e Betacaroteno. Tais nutrientes ajudam a combater o envelhecimento precoce e outras doenças que são agravadas pela presença dos radicais livres no organismo.

Aumento da imunidade

A Spirulina atua sobre o sistema imunológico estimulando a produção de macrófagos e anticorpos, que são capazes de matar patógenos invasores e combater infecções. Ela auxilia também no controle de disfunções imunológicas como a imunossenescência, que é a supressão natural do sistema imune em consequência do envelhecimento.

Prevenção de alergias

Pessoas com rinite alérgica sofrem com espirros, corrimento e congestão nasal constantemente. Esse quadro pode ser desencadeado pela exposição à poeira, pelos de animais, perfumes e outras fontes de alergia. A Spirulina atenua os sintomas de quem sofre de desordens respiratórias, como asma e rinite alérgica, proporcionando alívio dos sintomas.

Tratamento de anemias

Por ser uma excelente fonte de Vitamina B12, a Spirulina pode ser útil para os indivíduos que adotam uma dieta vegetariana, pois oferece grande valor nutricional e ajuda na prevenção de anemias. Ela também pode evitar transtornos do sistema nervoso provenientes da carência dessa vitamina. Estudos recentes demonstram que a suplementação com Spirulina pode melhorar consideravelmente o quadro de anemia.

Redução da fadiga muscular

A Spirulina impede a formação de ácido lático pelos músculos durante a atividade física e desta forma evita câimbras e fadiga muscular, aliviando o cansaço dos músculos.Os exercícios físicos de alta intensidade provocam uma baixa no sistema imune e, mesmo que esse estado seja temporário, processos infeciosos oportunistas podem ocorrer. Estudos demonstram que a Spirulina contribui para a manutenção da função imunológica de atletas de alta performance, impedindo ocorrência de imunossupressão, ou seja, baixa capacidade de ação do sistema imunológico.

Spirulina e a boa forma

A Spirulina tem uso amplamente difundido em dietas de emagrecimento e em tratamentos de obesidade, pois reveste a parede do estômago, proporcionando uma sensação de saciedade. Sua atuação como inibidor de apetite se dá pela presença relativamente alta de fenilalanina, que atua sobre o centro da fome no cérebro.

Os hormônios anorexígenos, que inibem o apetite, e a insulina fazem com que a fome e a vontade de comer doces também diminuam. Por esses motivos, a Spirulina é amplamente consumida para controle de peso corporal, além de ser indicada em dietas para tratamento do alcoolismo, carência de vitaminas e minerais e durante a convalescença de processos patológicos ou cirúrgicos.

Dose recomendada

A dose diária recomendada de Spirulina varia de 500 mg a 2 g. O horário ideal para seu uso é cerca de 30 minutos antes das principais refeições. Para atletas, a dose diária recomendada se limita ao valor máximo de 5 g.

Vale lembrar que, como qualquer outro suplemento alimentar, seu uso deve ser especialmente prescrito por um profissional da saúde, que indicará a dose diária ideal para cada caso. Em caso de dúvida, converse com um médico, nutricionista ou farmacêutico. Você pode entrar em contato conosco, que nossas farmacêuticas irão te orientar e tirar suas dúvidas.

Contra indicações

A Spirulina é contra indicada para pessoas portadoras de fenilcetonúria, doença rara e congênita, que se caracteriza pela incapacidade do organismo de quebrar as moléculas do aminoácido fenilalanina. Gestantes, lactantes e crianças também não devem fazer uso da substância.

O consumo incorreto desse suplemento pode causar alguns efeitos colaterais, como febre, dores abdominais, gases, prisão de ventre. Por isso é muito importante consultar um profissional especializado antes de começar a utilizar a Spirulina.

Não é à toa que a Spirulina é considerada um super alimento. Ela traz muitos benefícios para saúde e boa forma.  Você já conhecia o riquíssimo valor desse suplemento? Conte para gente nos comentários!

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