É comum, ao visitar seu médico, que ele peça para fazer exames de rotina. Entre eles, está incluído o exame de colesterol, que geralmente é separado entre a taxa do HDL (chamado comumente de colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e o colesterol total. Cada um dos resultados destes exames possui uma taxa de referência que deve ser seguida para que o organismo mantenha um bom funcionamento. Mas você sabe qual é a taxa ideal de colesterol? Confira na dica de hoje:

A taxa ideal de colesterol pode variar de acordo com a idade e fatores de risco de cada paciente. A chance de se desenvolver doenças cardiovasculares aumenta proporcionalmente ao aumento do colesterol. A partir dos 20 anos, recomenda-se realizar exames de sangue anualmente a para monitorar os níveis de colesterol total, LDL, HDL e triglicérides.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, graças ao avanço das metodologias diagnósticas, não é mais necessário realizar 12 horas de jejum para a determinação de colesterol no sangue. Isso evita que surgimento de transtornos em gestantes, crianças, idosos e pacientes diabéticos causados pelo período de jejum prolongado.

Colesterol bom: HDL

O HDL deve se apresentar em níveis mais altos no organismo, pois ele diminui o risco de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), uma vez que evita o excesso de colesterol no organismo, prevenindo e removendo o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, levando-os de volta ao fígado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), a taxa ideal de colesterol HDL varia conforme a idade:

  • Para pessoas com mais de 20 anos: a taxa de HDL deve ser maior que 40 mg/dL,  para que não hajam riscos de complicações;
  • Para crianças e adolescentes com menos de 20 anos: é desejável que a taxa esteja acima de 45 mg/dL.

Os valores acima se aplicam para exames realizados em jejum ou não.

Colesterol ruim: LDL

O chamado colesterol ruim precisa estar em baixos níveis no organismo. A lipoproteína de baixa densidade, conhecida como LDL, quando em níveis elevados apresenta grande risco para o organismo. Na maior parte dos casos, pode levar ao infarto e ao AVC, decorrentes do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e artérias, que aumentam a pressão nestes.

Diferentemente das variações indicadas para o colesterol HDL, as taxas variam não apenas de acordo com a idade, mas também de acordo com sua categoria de risco para pessoas acima dos 20 anos de idade, podendo variar entre baixo risco, risco intermediário, alto risco e risco muito alto. Estas categorias são definidas de acordo com o histórico familiar, histórico do paciente, ingestão de álcool, fumo, pressão alta, diabetes, obesidade e pressão alta.

Segundo o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, as taxas ideais de colesterol LDL são:

  • Para indivíduos acima dos 20 anos: a taxa ideal de colesterol deve assumir valores menores que 130 mg/dL, 100 mg/dL, 70 mg/dL ou 50mg/dL, de acordo com a categoria de risco do paciente: baixa, média, alta ou muito alta, respectivamente.
  • Para crianças e adolescentes com menos de 20 anos: a taxa ideal de colesterol se apresenta para valores menores que 100 mg/dL.

Estes valores se aplicam para exames realizados independentemente de jejum. São considerados fatores de risco:

  • Colesterol alto;
  • Fumo;
  • Pressão alta;
  • Diabete;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • História de doença coronariana nos familiares próximos;
  • Idade: homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 anos.

Comprar Omega Pure

Colesterol total

O nível de colesterol total do sangue, ou perfil ou painel lipídico, é uma variável que mostra o nível de colesterol e triglicerídeos em conjunto presentes no sangue. O colesterol total também não tem separação por gênero.

Ainda segundo a SBAC, os valores ideias de colesterol total são:

  • Para indivíduos acima de 20 anos: são desejáveis valores menores que 190 mg/dL;
  • Para crianças e adolescentes menores de 20 anos: são desejáveis valores menores que 170 mg/dL.

Estes valores se aplicam para exames realizados independentemente de jejum.

Triglicérides

Os triglicérides são sintetizados pelo organismo, e são a gordura principal originaria da alimentação. Quando presente em altos níveis, normalmente se associa a baixos níveis de HDL, e resultam na maior probabilidade de doenças coronarianas.

Segundo o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, a taxa ideal de colesterol LDL é:

  • Para indivíduos acima de 20 anos: em jejum, a taxa deve ser menor que 150 mg/dL. Sem jejum, a taxa deve ser menor que 175 mg/dL;
  • Para jovens entre 10 e 19 anos: a taxa deve ser menor que 90 mg/dL em jejum, ou menor que 100 mg/dL sem jejum;
  • Para crianças até 9 anos: a taxa deve ser menor que 75 mg/dL em jejum, ou menor que 85 mg/dL sem jejum.

Vale a pena ressaltar que a  análise de exames deve ser conduzida sempre por um profissional especializado, para que a leitura seja realizada de forma correta, possibilitando um diagnóstico e prescrição específicos para o caso do paciente em questão.

Como alcançar a taxa ideal de colesterol total?

Para diminuir o nível de colesterol total e LDL no sangue e aumentar o HDL é recomendável a de prática regular de exercícios, uma alimentação saudável e balanceada (sem exageros) e manter-se dentro do peso.

Em alguns casos, é possível regular os níveis de colesterol no sangue com o auxílio de alimentos funcionais, como alho, aveia, soja, tomate, maçã, azeite de oliva, castanha do pará, uva, linhaça e iogurte.

Existem suplementos que podem te ajudar a alcançar os níveis de colesterol recomendados. Uma dessas é ingerir a cápsula de goji berry acrescida de minerais. O goji berry é uma fruta que virou moda por auxiliar no processo de emagrecimento. A fruta proporciona a perda de peso, pois estimula a aceleração do metabolismo e a quebra das moléculas de gorduras: os lipídios. Além disso, é um antioxidante (combate o envelhecimento), é rica em vitamina C e melhora o sistema imunológico (a defesa do organismo), o cardiovascular e o nervoso.

Além disso, o ômega 3 é um potente antioxidante fonte de gorduras poli-insaturadas, que contém ácido eicosapentanóico (EPA) e ácido docohexaenóico (DHA). Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que dietas com quantidade adequadas de ômega 3 podem auxiliar no controle do colesterol. Seu uso diário proporciona redução dos níveis de LDL e triglicerídeos, aumento do HDL, diminuição da pressão sanguínea e da agregação plaquetária, o que reduz a viscosidade do sangue que permite uma circulação sanguínea mais ativa, promovendo uma melhor nutrição e oxigenação dos tecidos.

O OmegaPURE® é constituído por 90% de ômega 3, a maior concentração na menor cápsula disponível no mercado. Cada cápsula contém 235 mg de EPA e 165 mg de DHA, sendo necessário tomar apenas 2 cápsulas ao dia para alcançar a dose recomendada. Possui sabor e odor de peixe reduzidos e seu pequeno tamanho o torna fácil de engolir.

Lembre-se também de visitar regularmente seu médico, e de manter os exames em dia, para ter sempre uma boa saúde e prevenir doenças cardiovasculares.

E você? Já sabe qual é a sua taxa ideal de colesterol e decidiu melhorá-la? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário abaixo!

 

Baixar Ebook Colesterol


10 comentários

Raphael · 9 de dezembro de 2016 às 14:44

Ótimo post, o meu colesterol está bom!!

    Douglas Fabris · 9 de dezembro de 2016 às 17:16

    Olá Raphael, muito obrigado por acompanhar nosso blog! Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo 😀

    Fernanda Sathler · 21 de março de 2017 às 18:14

    Olá Raphael, muito obrigado por acompanhar nosso blog! Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo 😀

Anônimo · 12 de maio de 2017 às 10:34

O meu colesterol total está em 201, foi me receitado o anticoncepcional primeira 20, estou muito preocupada com medo que o o remédio eleve . Devo parar ?

    Fernanda Sathler · 12 de maio de 2017 às 14:53

    Olá, tudo bem? De acordo com a bula do medicamento Primera 20, não consta informações sobre alteração do colesterol relacionada ao uso do medicamento. Obrigado por acompanhar nosso blog! Fique ligada nas próximas publicações 😀

Fernanda Sathler · 14 de junho de 2017 às 14:35

Olá Miriam, tudo bom? A dosagem de triglicérides desejável para adultos deve ser menor que 150 mg/dL. Para avaliar se seus resultados são bons é recomendado que você procure um profissional habilitado para fazer uma avaliação completa dos seus dados clínicos. Fatores como idade, peso, circunferência abdominal, alimentação e prática de atividades físicas devem ser avaliados. Obrigado por acompanhar nosso blog! Fique ligada nas próximas publicações 😀

Flavio Araujo · 16 de junho de 2017 às 08:45

Bom dia e bom feriado @@BSPharma:disqus
Colesterol total …….. 186
HDL………………………057
VLDL…………………….019
LDL………………………110
Triglicerides…………….97

Meu desespero era que a 3 anos atrás segundo um eletrocardiograma feito eu estaria com bradicardia sinusal.
Precisando apenas investigar as causas.
Como não conseguir retorno com o medico descobri a seriedade do diagnostico recentemente em uma reciclagem que fiz. Sou Vigilante patrimonial. Onde o professor de educação física a divertiu-me da seriedade.
Corri pra fazer novos exames que pudessem comprovar.
Neste novo a medica disse que esta doença não tenho. Senão já teria morrido. Ela afirmou que pode ter sido erro da fita, que estaria no final.
Segundo este novo exame a conclusão é: Está dentro dos limites da normalidade.
Meu desespero é que muitas vezes de momentos em momentos inclusive enquanto escrevo-te sinto uma dor chata e que incomoda bastante
Ela se localiza próximo ao mamilo esquerdo seguindo pra baixo do braço
Eu sinto como se estivesse forçando passagem embaixo da caixa torácica
Acontece por momentos ai para que nem percebo e com intervalos retorna

Abraço e muito obrigado por disponibilizar este espaço

    Fernanda Sathler · 19 de junho de 2017 às 14:00

    Oi Flavio, tudo bom? Obrigado por compartilhar seu caso conosco. Para avaliar se seus resultados são bons é recomendado que você procure
    um profissional habilitado para fazer uma avaliação completa dos seus
    dados clínicos. Fatores como idade, peso, circunferência abdominal,
    alimentação e prática de atividades físicas devem ser avaliados. Com relação às dores que você sente no peito e no braço esquerdo devem ser avaliadas com bastante critério. Dores no braço esquerdo e próximo ao coração, podem ser por vários fatores, inclusive sintomas de infarto. Fique atento! Procure um cardiologista para avaliar melhor seu caso. Obrigado por acompanhar nosso blog! Fique ligado nas próximas publicações 😀

Glaucia Maccari · 23 de agosto de 2017 às 09:05

Bom dia…tenho 29 anos a três anos quando tive minha segunda filha operei..e como estava tudo bem nunca mais procurei médico até eu fica sem menstrua a 5 meses e inchado perca de memória dor no peito com dor no braço direito ao mesmo tempo que mal podia respira pois nunca tinha sentido algo assim fora o ganho de peso em apenas 4 meses ganhei 6 kg e aumento dos seios ..pois nem quando estava grávida meu corpo mudou tanto assim ..bom fui consultar e lá expliquei tudo e me passou uma bateria de exames falei que meus avós maternos sofrem de pressão alta diabetes e perdi as contas quantas vezes minha vó já teve que fazer cateterismo ela achou que meu colesterol estaria muito alto ..pelo que eu avia falado e como minha rotina e complicada faz um ano que não prático exercício algum …meus exames deu seguinte valores.
Colesterol total 154mg/dl
Triglicerídeos 69mg/dl
Colesterol HDL 47mg/dl
Colesterol LDL 91mg/dl

Pelo fator de meus avós sofrerem disso constantemente …e pelo fator deu começa com dores esse ano no peito e braço direito e ano passado comecei a sentir a cada 4 a 6 meses uma ferroada bem encima da cabeça ador é ultra forte a última vez que deu foi começo do ano estava em frente ao espelho quando a dor veio só gritei muito e minha filha assustada a dor é forte que na hora fiquei uns 3 segundo sentindo dor e olhando no espelho fiquei boba que não sabia de onde vinha a dor mais minhas mãos estava na cabeça já mais eu fiquei pensando aonde estava vindo aí quando a dor foi passando que me toquei que minhas mãos estava na cabeça e foi dela a dor ..pois fiquei esquecida na hora tipo a memória avia ficado travada ..nem sei como fala ..

    Fernanda Sathler · 23 de agosto de 2017 às 13:26

    Olá Glaucia, muito obrigada por compartilhar sua experiência. Como essas dores estão te incomodando, é necessário que você faça um acompanhamento médico para que ele avalie a origem dessas dores e te recomende o tratamento necessário. Se precisar de alguma coisa, estaremos a disposição para atende-la. Obrigada por acompanhar nosso blog! Fique ligada nas próximas publicações 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *