O emagrecimento favorece – e muito – a sua saúde, mas é preciso ter cuidado com o processo para perder peso. Existem alguns métodos ditos milagrosos, que prometem mudar o seu corpo do dia para noite e, na maioria das vezes isso de fato acontece. O problema são as consequências que tais dietas podem trazer para a sua saúde. Com a súbita falta de nutrientes e energia, essenciais para que o corpo consiga funcionar normalmente ao longo do dia, o sistema imunológico fica enfraquecido, podendo resultar em doenças e em outros males.

Existem entretanto, outras formas saudáveis para emagrecer, de forma consistente, sem correr o risco de prejudicar a saúde. Veja a seguir uma lista prática e eficiente para o seu dia-a-dia com dicas para saber qual a forma mais saudável para perder peso, sem comprometer o organismo, e atingindo as metas para o seu corpo ideal.

Dicas para perder peso

Perder peso pode parecer muitas vezes uma tarefa difícil, mas é essencial para a saúde e é de extrema importância para manter a qualidade de vida. Além disso, existe sempre o sonho do corpo ideal. Por estes e outros diversos motivos, muitas pessoas apostam em dietas milagrosas que prometem perder peso do dia pra noite.

Em alguns casos, é possível notar resultados em pouco tempo, mas é importante lembrar que para garantir que o organismo se mantenha no peso desejado, os cuidados com o corpo devem ser prolongados. Emagrecer com saúde é um processo longo e delicado, que exige dedicação e acompanhamento médico.

Confira a seguir algumas dicas para perder peso sem comprometer a saúde!

1. Adote uma dieta saudável

Para perder peso, uma dieta saudável é o primeiro passo. Em alguns casos é necessário cortar ou reduzir alguns tipos de alimentos, mas isso não significa que precisa passar fome. Uma dieta saudável quer dizer equilíbrio entre os nutrientes que comemos e os nutrientes dos quais o corpo precisa.

Consulte um profissional especializado e de confiança, e converse com ele sobre suas preferências. A dieta não deve ser uma punição, pelo contrário, deve ser algo agradável e prazeroso, para que seja um processo contínuo e para que, depois de um tempo, se transforme em algo rotineiro.

É importante ressaltar que as visitas ao nutrólogo e nutricionistas devem ser frequentes. No processo para perder peso é necessário adotar diferentes estratégias ao longo de diferentes etapas, potencializando a perda de peso e exponencializando os resultados. Dessa forma, preserva-se a saúde, a disposição e, consequentemente, nota-se uma melhora na qualidade de vida.

2. Suplementos são aliados

Sempre que pensamos em suplementos, associa-se imediatamente essa palavra à atividades físicas, pois os suplementos são como impulsionadores de resultados, de fato são importantes, mas, a pratica de exercícios vem sempre em primeiro lugar e ambos em conjunto o resultado é surpreendente.

Um suplemento bastante recomendado é o Morosil, produzido a partir do suco das laranjas vermelhas Moro, que são cultivadas no mediterrâneo, que atua na redução da célula de gordura (adipócitos), principalmente as localizadas, que são bastante persistentes e localizadas em regiões de difícil queima, como barriga, “pneuzinho” ou gordurinhas nas costas.

Outro suplemento natural muito utilizado é a Opuntia ficus-indica, de origem também natural, vinda de um cacto, rico em vitaminas, minerais e aminoácidos, além dos importantes antioxidantes. A Opuntia ficus-indica atual controlando o peso do corpo com ação antioxidante, detoxicante e diurética (retirando aqueles líquidos retidos e acumulados no corpo), sem levar a perda de minerais.

De certa forma existem sim suplementos naturais e eficazes, que auxiliam o processo de perda de gordura e redução do peso, sem agredirem o organismo e em alguns casos completam a saúde do organismo com vitaminas, minerais e antioxidantes.

Suplementos devem ser utilizados para complementar uma alimentação e dieta balanceadas, caso os nutrientes necessários não consigam ser oferecidos de forma eficiente para o organismo através da alimentação. Portanto, antes de decidir adotar um novo suplemento à rotina, é importante consultar um profissional especializado. Ele poderá descrever a melhor dieta para sua rotina, bem como o suplemento certo para potencializar seus resultados na academia.

3. Faça uma reeducação alimentar

Para perder peso de maneira eficiente e consistente, é necessário seguir corretamente às dietas indicadas por seu nutricionista. E a melhor forma para obter os resultados esperados, é através da reeducação alimentar. Dessa forma, o peso atingido após o emagrecimento será mantido por mais tempo, uma vez que os hábitos alimentares saudáveis farão parte da nova rotina.

Algumas dicas para  a reeducação alimentar são:

  • Mastigue lentamente, o corpo demora cerca de 20 minutos para se sentir satisfeito, portanto, comer rápido pode fazer com que você coma mais do que realmente necessita. Além disso, mastigar lentamente garante que o alimento siga bem processado ao longo do sistema digestivo, facilitando a digestão.
  • Hidrate-se com frequência, a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, e estudos indicam que uma redução da ordem de 5% da água corporal resultam em uma redução de 20% a 30% do desempenho dos órgãos.
  • Faça refeições bem distribuídas ao longo do dia, faça um lanche entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e o jantar, de forma a manter o corpo saciado, reduzindo picos de glicose. Opte por frutas, iogurtes e outros lanches saudáveis.
  • Atente-se para a montagem do seu prato, é importante colocar um pouco de tudo no prato, durante as refeições. O segredo está na variedade dos nutrientes. Lembre-se de reduzir também o consumo de sal e açúcar.
  • Aposte nas frutas, é indicado o consumo de em média 3 porções de frutas por dia. As frutas são excelentes fontes de vitaminas e fibras, mas atenção, as frutas também são ricas em frutose, um outro tipo de açúcar. Portanto, dê preferência pra a fruta em sua forma natural, e evite sucos.

4. Mantenha seu corpo hidratado

Assim como mencionamos brevemente no tópico anterior, manter-se hidratado é de extrema importância, é a chave para obter bons resultados na academia, garantir o bom funcionamento do organismo, para melhorar o humor, e ainda para melhorar a qualidade de vida. Sem a hidratação correta, o organismo ficará enfraquecido, e o sistema imunológico não terá forças para se proteger de doenças.

Algumas dicas para manter a hidratação em dia estão em criar uma rotina para ingerir uma quantidade adequada de água, ingerir alimentos ricos em água, como a melancia, morango, abacaxi, pepino e tomate.

5. Exercícios Moderados

Os benefícios que a prática de atividade física pode trazer ao corpo são inúmeros. Além de proporcionar bem estar, e até melhorar o humor, os exercícios físicos também ajudam na perda de peso.

Contudo, é importante um bom planejamento feito por um profissional de educação física, para evitar problemas de saúde. Além disso, o cuidado em combinar a alimentação saudável e suplementação à pratica de exercícios é essencial.

Quando você se exercita, aumenta a capacidade do seu corpo em queimar calorias. Isso também resulta no aumento da fome. Então tenha uma dieta associada com os exercícios corretos, para que você emagreça e não apresente nenhum problema de saúde posteriormente.

Viu como é bem simples perder peso de forma saudável? Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *