A estação mais quente do ano está aí e você não pode se descuidar. Para aproveitar ao máximo os dias de sol e calor, aposte na ingestão de muitos líquidos, como água mineral, sucos naturais, água de coco e demais alimentos leves para o verão.

Além de ajudarem a manter a boa forma e o bom funcionamento do organismo, refeições mais leves contribuem para amenizar as altas temperaturas, evitam a desidratação e facilitam a digestão. Esse último fator é muito importante, pois a má digestão é a principal causadora de mal-estar, indisposição, cansaço, tontura e sonolência, sensações potencializadas pelo calor.

Por conta disso, neste post, vamos listar dez alimentos leves recomendados para consumir no verão e sua importância para o aumento da disposição e da qualidade de vida nesse período tão quente. Confira!

1. Frutas frescas

No café da manhã, na sobremesa ou em forma de lanche no meio da tarde, opte sempre por frutas frescas abundantes em água, mais leves, refrescantes, fáceis de digerir e repletas de vitaminas e nutrientes, como a melancia, melão, abacaxi, maçã, laranja, limão, goiaba, morango, manga e tangerina.

Outros tipos de frutas, como banana, uva e abacate, também são recomendadas, pois são ricas em potássio, substância essencial ao organismo, mas facilmente eliminada pela transpiração em dias mais quentes.

Esse mineral é um dos mais importantes, pois é fundamental para o bom funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso. A carência de potássio no sangue pode provocar fraqueza, tonturas, náuseas e câimbras, sintomas típicos do calor.

2. Saladas

As saladas são ótimas pedidas para as refeições principais, caso do almoço e do jantar. Prefira legumes e verduras coloridas, como alface, rúcula, rabanete, tomate, abobrinha, milho, cenoura, pepino, pimentão e beterraba.

Todos esses ingredientes são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, também têm muita água em suas composições e pouquíssimas calorias. Pode comer à vontade no verão!

3. Peixes e frutos do mar

Alimentos com alta concentração de proteínas, peixes grelhados ou assados são ótimos acompanhamentos para as refeições, principalmente para as saladas de verão.

Espécies com baixo teor de gorduras e pouco calóricas, como salmão, atum, sardinha, linguado, pintado e robalo são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, como fósforo, ômega 3 e 6, potássio, selênio, zinco e cálcio, e de fácil digestão.

Frutos do mar, como camarão, marisco, kani kama, lula, siri, lagosta e lagostim, são igualmente fartos em proteínas, vitaminas e minerais, e opções leves de alimentação. Apenas tome cuidado com a procedência desses produtos e a forma de preparo para não ter nenhuma surpresa desagradável.

4. Carnes magras

Se você não for muito chegado em peixes e frutos do mar, fique tranquilo! Alguns tipos de carnes magras brancas, como frango, de preferência assado ou grelhado, e o peito de peru, também são boas pedidas.

Recomendadas para quem faz exercícios físicos, as carnes magras são excelentes fontes de proteína pura, com maior valor biológico, e ajudam a manter o corpo saciado por mais tempo.

5. Picolés de frutas

E que tal uma sobremesa com a cara do verão? Os picolés de frutas cumprem muito bem sua missão de espantar o calor, refrescar e hidratar, sem engordar. Opte pelos picolés de fruta, mais saudáveis e nutritivos, ao invés dos sorvetes de massa, por exemplo, com mais açúcar e gorduras.

 

6. Gelatinas

Outra boa pedida para depois das refeições é a gelatina. Fácil de preparar, saborosa e de poucas calorias, essa tradicional sobremesa também ajuda a refrescar o organismo em dias quentes, mas atenção, não deve ser consumida com açúcares e gorduras.

Contém colágeno, nutriente benéfico para a pele, unhas e cabelos. O Colágeno Hidrolisado é um importante suplemento alimentar, que contém substâncias capazes de hidratar e aumentar a elasticidade da pele, fortalecer a unhas, os cabelos e as articulações. O organismo tem capacidade de produzir colágeno, mas essa produção diminui a partir dos 30 anos. Para suprir essa falta, surgiu a versão hidrolisada do colágeno, cujas moléculas são mais facilmente quebradas e absorvidas pelo organismo. O ideal é consumir 10 g de Colágeno Hidrolisado ao dia.

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A gelatina também é uma excelente aliada de quem quer perder peso. A Gelatina com Thiomucase contribui para uma melhor drenagem linfática, favorecendo o tratamento contra a celulite e a gordura localizada.

7. Água de coco

A água de coco é um clássico nas praias e parques de todo o país. Rica em potássio e minerais e com baixo teor de calorias e gorduras, a água do coco verde é ideal para hidratar em dias quentes e repor os eletrólitos perdidos através da transpiração, sobretudo após a prática de exercícios físicos.

8. Iogurtes

Para o café da manhã ou lanches da tarde, você também pode apostar nos iogurtes tradicionais ou no grego, de preferência sem açúcar e gordura. Esses alimentos ajudam a refrescar e são fontes de carboidratos e proteínas. Se consumidos combinados com as frutas frescas, são ainda mais saudáveis e convenientes para espantar o calor.

9. Pães integrais

Os carboidratos são indispensáveis em qualquer dieta! Não é no verão que você vai tirar eles de seu cardápio, não é mesmo?

Porém, invista nos pães e biscoitos integrais, ótimas fontes para gerar energia ao longo do dia, mas menos calóricos e com os mesmos valores nutricionais dos alimentos tradicionais.

10. Grãos e sementes

Que tal acrescentar chia, quinoa ou linhaça em sua salada, suco ou mix de frutas? Ricos em fibras e vitaminas, os grãos e as sementes têm alto poder nutritivo e dão uma sensação de saciedade mais rápida, evitando o consumo exagerado de alimentos.

Esses ingredientes são extremamente saudáveis e bastante benéficos ao organismo. Fontes de selênio, magnésio e gorduras poli-insaturadas, eles ajudam na regulação do índice glicêmico, na melhora do sistema imunológico e intestinal, na diminuição do colesterol, de inflamações e previnem o coração de uma série de doenças.

Por todos esses motivos e pela grande quantidade de vitaminas e nutrientes em suas composições, esses alimentos também são ótimos aliados para a perda de peso e para substituir a gordura corporal por massa magra.

Gostou de nossas dicas? Agora, não tem o que errar. Aposte nesses alimentos leves para o verão, com bastante água em sua composição, ricos em vitaminas e minerais e com baixas calorias.

Antes, é importante procurar seu médico ou um nutricionista que indique os melhores alimentos e que possa elaborar uma dieta saudável, para manter sua qualidade de vida sempre em alta, mesmo no calor.

Outra dica importante: não se esqueça de consumir cerca de 2 litros de água por dia nesse verão, para manter o corpo hidratado e o bom funcionamento do organismo, evitando desconfortos e sintomas de indisposição!

Agora que você já sabe quais alimentos leves para o verão podem ser consumidos para combater o calor, aproveite para conhecer também algumas dicas para manter o seu cabelo saudável na época mais quente do ano.

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