Os anos passam e o corpo muda. A pele vai perdendo a firmeza, os ossos ficam mais fracos e o organismo já não funciona como antes. Mas você sabia que todos esses fatores podem ser amenizados? Isso mesmo, criar hábitos saudáveis desde cedo ajuda a manter a boa saúde na terceira idade. Uma vida sem excessos é recompensada por uma velhice mais tranquila. Acompanhe no artigo e comece agora a cuidar de seu corpo e sinta os benefícios de uma juventude prolongada!

Dicas para a juventude prolongada

Alimente o bem-estar

Uma boa alimentação reflete em diversos aspectos da vida: ajuda a dormir melhor, a caminhar com mais disposição e previne doenças, pois combate radicais livres.

Alguns hábitos, como ter horários certos para comer e não ficar horas em jejum também, podem prolongar a juventude. É importante manter um cardápio equilibrado que contenha todos os nutrientes necessários, como o cálcio, essencial para a boa formação dos ossos e que previne a osteoporose, uma doença muito comum na terceira idade. Em alguns casos, uma boa alimentação pode substituir o uso de medicamentos e suplementos.

Cereais, frutas, legumes e proteínas magras também são grupos de alimentos que não podem faltar em uma dieta saudável. Confira uma lista de alimentos que podem ajudar na busca por uma juventude eterna:

  • Batata doce: composto por caroteno, vitamina C e B6, biotina e fibra, ela auxilia na manutenção de uma pele firme e saudável;
  • Frutas vermelhas: compostos por antocianina, possuem ação antioxidante,  protegem a pele dos raios solares UV, e mantém seu cérebro jovem;
  • Feijão: reduz inflamações e fortalece o coração;
  • Mamão: rico em betacarotenos, combate a oxidação, gerada por radicais livres;
  • Aveia: rica em nutrientes, fibras e proteínas, fortalece o sistema nervoso, além de melhorar o aspecto da pele, cabelos e unhas;
  • Leite: fonte de vitamina D, é responsável por prolongar a juventude do DNA, prevenindo o corpo de doenças resultantes do envelhecimento;
  • Sardinha: rica em ácidos graxos e ômega 3, reduz o desgaste de células cerebrais;
  • Espinafre: fonte de vitamina K, fornecem energia e fortalecem ossos, além de proteger os olhos.

Beba bastante água

A água ocupa cerca de 45% a 70% do volume corporal, e a quantidade de água ideal para cada pessoa pode variar. É importante manter o corpo hidratado, para que este desempenhe melhor suas funções. Um corpo mal hidratado pode resultar em: pele seca, cabelos enfraquecidos, inchaço, hipertensão e até cálculos renais.

A água é responsável pela hidratação de camadas profundas da pele, causando um efeito rejuvenescedor na aparência. Além disso, este líquido renova as fibras de colágeno, que são fundamentais para a boa sustentação da pele. Portanto, comece a beber água desde já para garantir uma pele fresca e saudável por mais tempo.

Os benefícios para a pele são inúmeros: acaba com o inchaço, atua contra a celulite e mantém a pele firme, reduzindo as rugas. Além disso a água auxilia na produção de ácidos graxos, responsáveis pela lubrificação da pele, protegendo-a da evaporação excessiva e de microrganismos.

Tome cuidado com o sol

O sol é uma importante ferramenta na produção de vitamina D, fundamental para a absorção de cálcio. Entretanto, a exposição excessiva em certos horários pode ser um vilão em se tratar da juventude da pele, levando ao envelhecimento precoce e a doenças graves, visto que reduz o colágeno e a elastina da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a exposição ao Sol resulta em danos ao DNA presente em células da pele, por exposição aos raios UV, queimaduras, fotodermatoses, câncer de pele, desidratação e lesões oculares. Por isso, crie o hábito de aplicar protetor solar com fator mínimo de 15 fps e lembre-se de repor a proteção a cada duas horas. Além disso, opte por banhos de sol nas primeiras horas da manhã, ou ao final da tarde.

Vale ressaltar que o uso de um bom protetor solar é fundamental! O protetor solar fps 50 No Red é indicado para peles extremamente sensíveis e que apresentam vermelhidão, proporciona alta proteção contra as queimaduras solares. Formulação de fácil aplicação, com cobertura em tom suave para uniformização da coloração. Produzido com filtros solares modernos, proporciona eficaz fotoproteção contra as radiações UVA e UVB.

Os raios UVA incidem uniformemente durante todo o dia e têm grande capacidade de penetração em camadas mais profundas da pele. Sua absorção, a médio e longo prazo, é responsável por efeitos destrutivos na pele, como envelhecimento, perda de elasticidade, manchas e até o surgimento do câncer.

Mantenha a calma

O estresse em excesso pode causar doenças e até o envelhecimento precoce! Estudos conduzidos pela Universidade da Califórnia mostraram que preocupações em excesso podem afetar os telômeros, parte do DNA responsáveis pela divisão celular. Em alguns casos, esse processo pode ser comprometido, tornando-o menos confiável e aumentando a probabilidade de doenças resultantes de um envelhecimento prematuro.

Por isso, mantenha-se relaxado. A ansiedade também tem efeitos negativos na aparência e na saúde. Quem sofre são os nervos, os cabelos e até a pele. Um dos sintomas do nervosismo exagerado é a falta de sono. Dormir bem é essencial para recuperar bem o corpo e para a renovação das células da pele. Além disso, o stress causa o aumento dos radicais livres, que danificam o sistema imunológico e prejudicam o equilíbrio do organismo.

Exercite-se!

Garanta uma terceira idade ativa e bem-disposta. Caminhadas tranquilas, natação e alongamento podem ser uma boa alternativa para alcançar a juventude, mas lembre-se sempre de procurar a ajuda de um profissional qualificado. Manter uma rotina de exercícios regulares previne doenças no coração, a osteoporose e a diabetes, além de aumentar a disposição.

Os exercícios também garantem tendões mais flexíveis e ajudam na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e podem promover o convívio social. Mas cuidado, se você não costuma praticar exercícios com certa frequência, comece aos poucos, e evolua com cautela, para evitar possíveis dores e mal estar.

O que você está fazendo para manter o corpo bem-disposto e saudável? Compartilhe nos comentários.

 

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2 comentários

Dicas para manter a hidratação em dia no verão - BS Pharma · 14 de julho de 2017 às 11:48

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Reposição hormonal: Alivie os sintomas da menopausa - BS Pharma · 18 de julho de 2017 às 17:51

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