Muita gente não conhece os benefícios do sono para uma vida mais saudável e equilibrada e acaba se acostumando com o fato de dormir pouco — seja por lazer, trabalho ou algum distúrbio, como a apneia e a insônia.

O indicado é que o descanso seja feito de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções e em ambiente propício. Se privar desse momento, além de comprometer seu rendimento e causar fadiga, pode resultar em problemas sérios de saúde.

Os benefícios relacionados a uma boa noite de sono são inúmeros, e reunimos alguns dos principais neste post. Então, vista seu pijama, pegue seu travesseiro e siga com a leitura!

Fortalece o sistema imunológico

Dormir bem é a base para uma vida saudável, pois, além do descanso físico e mental, é nesse período que nosso organismo realiza algumas das principais funções que refletem diretamente na nossa saúde. Entre essas funções, temos:

·         a fixação da memória,

·         a liberação de hormônios e

·         o fortalecimento do sistema imunológico.

O sono, na maioria das vezes, não recebe o devido crédito quando se trata de combate a doenças pelo fato de sua ação ser imperceptível. No entanto, ele é essencial para que o sistema imunológico funcione de maneira correta.

Reduz o estresse

estresse e a insônia andam lado a lado. Isso porque uma noite mal dormida te deixa mais propenso a se irritar com situações simples do cotidiano. Ao mesmo tempo, o estresse diário te atrapalha na hora do repouso, podendo causar distúrbios como a insônia.

Isso acaba virando uma bola de neve e, muitas vezes, a única saída que vemos é apelar para os famosos — e perigosos — remédios para dormir. O problema é que o corpo acaba se viciando nesses medicamentos e exige uma dose cada vez maior para manter a eficácia.

O ideal é procurar a ajuda de um especialista e, sempre que possível, dar preferência a produtos naturais. A melatonina é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo. Diversos estudos comprovam sua ação na melhora do sono. Além disso, ela também é um antioxidante que reduz os efeitos danosos dos radicais livres em nosso corpo, o que contribui para a prevenção de doenças neurodegenerativas e de tumores.

melatonina

Controla o apetite

Muita gente sofre com a dificuldade de perder peso, mas o que a maioria não sabe é que isso pode estar ligado a noites mal dormidas.

leptina, hormônio capaz de controlar a saciedade, é produzido durante o sono. Consequentemente, quem dorme pouco produz uma quantidade menor dessa substância — aumentando o consumo de calorias ingeridas durante o dia, pois o corpo não se sente suficientemente satisfeito.

O resultado todo mundo já sabe: aqueles temidos quilinhos a mais e cada vez mais difíceis de serem eliminados.

Melhora a memória

Sabe quando está chegando o dia daquela prova super importante e você acaba virando noites para absorver todo o conteúdo, e mesmo assim parece não funcionar?

Isso acontece porque é durante o descanso que nosso cérebro trabalha para reunir e processar as informações adquiridas durante todo o dia, descartando o que for supérfluo e fixando o que for importante.

Então, de nada adianta revisar toda a matéria se não investir em um descanso de qualidade. O ideal é ter um boa noite de sono após os estudos para poder descansar e memorizar melhor o conteúdo.

Controle de diabetes

Pessoas que, além de dificuldades para dormir, possuem diabetes podem sentir a doença bem descontrolada. Isso acontece porque, quando a pessoa não tem um bom descanso, ela tende a desenvolver maior resistência à insulina.

Durante o sono, nosso corpo estabelece os índices glicêmicos. Por consequência, quando nos privamos de um sono de qualidade, nosso corpo pode sofrer com o desequilíbrio da glicose e favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2.

Auxilia no controle da depressão

Como já citado, dormir pouco pode ser prejudicial em muitos aspectos. Mas você sabia que o contrário também faz mal? Em uma pesquisa realizada pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, foram avaliados dados coletados dos participantes durante pouco mais de 2 anos.

Tanto nos participantes que dormiam menos de 6 horas quanto nos que dormiam mais de 9 horas por dia, foi apontada menor qualidade de vida e maior índice de depressão. A conclusão que os pesquisadores chegaram foi que os malefícios causados por horas insuficientes de sono são os mesmos de quando esse período ultrapassa 9 horas diárias.

Benefícios do sono para a beleza

Já falamos bastante sobre as vantagens de uma noite bem dormida e o quanto isso reflete diretamente na nossa saúde. Mas e na beleza, será que interfere?

A resposta é: “claro que sim”. E muito! Além das temidas olheiras e bolsas nos olhos, nossa pele pode nos entregar logo de cara quando temos dificuldade para dormir.

Enquanto descansamos, nossas células continuam trabalhando, renovando-se e reparando os danos causados durante o dia por fatores como poluição, maquiagem, exposição ao sol e outros inúmeros males aos quais nos sujeitamos todos os dias.

Enquanto desfrutamos de uma boa noite de sono, ocorre o aumento da oxigenação celular e da pele, o que resulta em uma considerável melhora do retorno do sangue. Outro fator importante, mas que dificilmente recebe o devido mérito, durante o sono ocorre o relaxamento dos músculos da face.

Como se não fosse o bastante, ainda ocorre a liberação de algumas substâncias de suma importância para o nosso corpo. Entre elas estão os hormônios do crescimento — que cuidam do não envelhecimento celular — e o cortisol — que é um hormônio ligado a formação de radicais livres e ao estresse.

Existem alguns medicamentos a base de plantas, também conhecidos como fitoterápicos, que ajudam no controle do cortisol. A Magnolia e o Phellodendron possuem atividade antioxidante, ansiolítica e antidepressiva, com efeito comprovado na melhora do humor, graças a sua capacidade de normalizar os níveis de cortisol. Juntos, estes ativos correspondem à uma alternativa natural para o tratamento do estresse, da ansiedade e da depressão.

A lista dos benefícios do sono para o corpo e qualidade de vida é bem extensa. Mas também sabemos que, mesmo adotando hábitos saudáveis e uma rotina apropriada para garantir um bom descanso, muitas vezes não temos controle da situação. Por isso, o ideal é sempre procurar a orientação de um profissional da saúde e manter os exames em dia.

Na BS Pharma você encontra diversas opções naturais como chás, suplementos vitamínicos e fitoterápicos que contribuem ainda mais com a obtenção de um descanso revigorante para que você possa desfrutar de todos os benefícios do sono e renovar suas energias.

Confira aqui algumas opções para te ajudar nessa missão rumo ao sono perfeito. E não deixe de conferir outras dicas para garantir uma noite de sono ainda melhor!

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