De origem física, mas sobretudo emocional, o cansaço excessivo (também conhecido como estafa) pode atingir qualquer tipo de pessoa, inclusive crianças, e prejudicar o seu desempenho em todos os segmentos da vida, como nas relações pessoais, profissionais e acadêmicas.

A fadiga mental está associada aos hábitos cotidianos e a uma rotina estressante, fatores que acabam modificando todo o funcionamento do organismo e podem, inclusive, desencadear outras doenças mais graves, como ansiedade, depressão e problemas cardíacos.

Para você entender melhor como surge esse problema e o que fazer para evitá-lo, vamos explicar os fatores que o desencadeiam e listar algumas dicas para você vencer o cansaço excessivo. Confira!

Como surge o cansaço excessivo?

Tensão acumulada, pressão profissional, rotina muito agitada, estresse, excesso de responsabilidades, frustrações e problemas afetivos são os principais responsáveis por originar a fadiga extrema, que pode ser caracterizada de duas maneiras:

Estafa periférica

A estafa periférica, ou física, está relacionada aos maus hábitos cotidianos, como má alimentação, falta de exercícios físicos e noites mal dormidas, ao desgaste excessivo do dia a dia e ao pouco tempo para recuperação diária. Seus principais sintomas são dores pelo corpo, lesões musculares frequentes, resistência baixa, herpes, falta de ânimo e de disposição.

Fadiga mental

A fadiga mental, ou central, é muito mais perigosa e preocupante, uma vez que ocorre por conta do desequilíbrio do sistema nervoso, provocando um desgaste emocional muito grande e fora do comum. A partir daí, o estresse psicológico passa a se refletir pelo corpo, provocando dores físicas e sintomas mais graves, como pressão arterial alterada, falhas de memória, insônia, ansiedade, tristeza, irritabilidade e angústia. Ela também podem resultar em doenças cardíacas, gastrite, falta de desejo sexual, depressão e outras fobias.

O que fazer para evitar o cansaço mental excessivo?

Mudanças de hábitos para relaxar e distrair a mente são as principais alternativas. Alternativa bastante eficaz são os tratamentos à base de medicamentos naturais. Veja 5 dicas simples e eficientes ajudam no tratamento desse problema:

1. Alimente-se de forma saudável

Dietas ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes são mais leves e fáceis de digerir e colaboram com o bom funcionamento do organismo.

Por outro lado, alimentos gordurosos, com muito sal ou açúcar aumentam a sensação de sonolência e cansaço, pois exigem um esforço muito maior do corpo para realizar a digestão, diminuindo a circulação de sangue nos músculos e no cérebro para suprir as necessidades do sistema digestivo.

Conclusão simples: para aumentar sua disposição, opte sempre por uma alimentação balanceada e saudável, repleta de verduras, legumes, carboidratos com baixos índices glicêmicos, carnes magras, sucos e frutas.

2. Pratique exercícios físicos

Corpo são, mente sã! Ativar o metabolismo e movimentar o corpo (pelo menos, 30 minutos por dia em ritmo moderado) aumentará a produção dos chamados “hormônios da felicidade” — endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

Assim, a prática frequente de atividades físicas estimula a liberação desse quarteto, que é fundamental para a saúde emocional, pois ajudam relaxar a mente, melhorar o humor, aumentar a disposição, a autoestima, o ânimo e o prazer.

3. Distraia sua mente

Sabe aquela preguiça de acordar cedo para ir à praia ou ao parque? Ou aquele desânimo, travestido da sensação de perda de tempo, para ir ao cinema no domingo à noite? Esqueça-os!

Realizar atividades de lazer são essenciais para distrair a mente. Opte por aquelas que mais lhe agradam e te ajudem a relaxar verdadeiramente por períodos consideráveis.

Saia com os amigos, jante fora em um restaurante bacana, passeie no shopping, dance, faça um happy hour com o pessoal do trabalho ou simplesmente leia um bom livro. Exercite seu cérebro com palavras-cruzadas, pinte um quadro ou ouça suas músicas preferidas. Enfim, esqueça os problemas cotidianos e espaireça a cabeça.

Se essas atividades forem carregadas de boas energias e muitas risadas, melhor ainda. O bom humor contagia e também ajuda a liberar aqueles fantásticos hormônios da felicidade, essenciais para combater o cansaço excessivo.

Comprar Relora

5. Aposte em substâncias naturais

Quer uma ajuda extra? Que tal apostar em substâncias naturais, para complementar sua alimentação?

ginseng contém muitas vitaminas e minerais em sua composição, o que também contribui em uma série de outros aspectos de curto e longo prazo, como uma melhor memória, concentração e raciocínio, ativa circulação sanguínea e aumenta até o apetite sexual masculino. Essa raiz medicinal chinesa é um poderoso calmante e antioxidante, que atua para relaxar o sistema nervoso central, diminuindo o estresse e o cansaço, e contribuindo para melhores noites de sono.

Já o Relora ® é a combinação patenteada de constituintes ativos das plantas honokiol e berberina, com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, regulação dos níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse.

4. Durma adequadamente

Dormir bem completa os três pilares da vida saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada. O sono de qualidade é vital para o corpo humano de uma forma geral e extremamente benéfico ao organismo.

Dormir de sete a oito horas por noite, além de descansar o corpo, relaxa a mente. Mas, para isso, seu quarto precisa estar escuro, sua TV, smartphone e tablet desligados, e o conforto térmico adequado. Quando isso acontece com qualidade, o corpo desperta no dia seguinte cheio de energia, vitalidade e disposição.

Como você viu, o cansaço mental é decorrente de uma vida estressante, muito agitada, com hábitos pouco saudáveis e de raros momentos de lazer, distração e felicidade.

O primeiro passo para reverter esse quadro e combater esse problema é seguir nossas sugestões, de maneira gradual, até eliminar a fadiga mental de sua vida. Somente bons hábitos constroem uma vida saudável.

Gostou de nossas dicas? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para que outras pessoas também possam cuidar da saúde e evitar problemas como o cansaço excessivo. Deixe seu comentário!

Baixar E-Book Estresse

Categorias: Saúde Mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *