Você pode até não saber, mas o Cloreto de Magnésio possui inúmeros benefícios para a saúde. O composto ajuda a manter o corpo forte e revigorado, além de prevenir e combater diversas doenças.

O Magnésio é essencial para mais de 300 reações que ocorrem no organismo. Isso ocorre por estar envolvido no metabolismo de carboidratos, de proteínas e de gorduras, além de regular a atividade de muitos minerais e vitaminas.

Quer conhecer mais sobre este suplemento incrível? Então, continue conosco e confira 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Cloreto de Magnésio. Acompanhe!

1. Atua na produção de energia

Presente em praticamente todas as plantas, o Cloreto de Magnésio é o mineral responsável por transformar a luz solar em energia (fotossíntese). É graças a ele que árvores, flores e outros vegetais conseguem se nutrir e se desenvolver adequadamente.

No corpo humano, ele assume uma função parecida. A substância está envolvida em diversas reações enzimáticas do nosso organismo, tendo ação direta na produção de energia (ATP). Dessa forma, ele ajuda no funcionamento de diversos órgãos.

2. Equilibra o cálcio do organismo

Você sabia que boa parte do Magnésio que consumimos fica armazenado nos ossos? Pois é, junto com o cálcio, ele tem um papel fundamental para garantir a saúde óssea.

Quando há uma deficiência de Magnésio no organismo, o nível de cálcio precisa aumentar para que haja um reequilíbrio. O problema é que, para isso acontecer, o corpo pega o cálcio dos ossos e dentes, podendo comprometer e enfraquecer a saúde.

O Magnésio tem uma função muito importante na fixação cálcio nos ossos. A falta deste mineral pode causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose em adultos e dificultar a calcificação correta dos ossos na infância e adolescência.

3. Garante mais disposição e evita cãimbras

Além de diminuir sintomas como fadiga e cansaço, o Magnésio previne cãimbras. Por esse motivo, a suplementação do mineral é indicada para mulheres grávidas, além de praticantes de esportes e atividades físicas que exigem um alto rendimento físico. No entanto, o ideal é que a suplementação seja feita com um acompanhamento médico. Caso contrário, o excesso do mineral pode causar problemas como dores de cabeça.

O Magnésio desempenha papéis antagônicos ao cálcio. O cálcio promove a contração muscular e o magnésio o relaxamento. Por essa razão, a deficiência de magnésio pode provocar contrações involuntárias, tremores, câimbras e até arritmias cardíacas.

Esse mineral também desempenha importante papel cardioprotetor e antiarrítmico. Esse mineral é importante para a atividade cardíaca, para manutenção da função e estrutura do miocárdio. Além disso, mantém a pressão sanguínea normal e reduz os batimentos irregulares.

4. Purifica o sangue

Outra curiosidade sobre o magnésio é que ele ajuda a purificar o sangue, regulando o seu pH natural. Como consequência, há uma prevenção de diversas doenças crônicas.

Além disso, ele tem ação antioxidante. Ou seja, o mineral ajuda a livrar o corpo das temidas toxinas que são acumuladas devido a ingestão de certos alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, entre outros.

5. Reduz o colesterol

Quando consumimos o Cloreto de Magnésio regularmente, a tendência é abaixarmos os níveis de LDL (o colesterol ruim). O resultado é uma melhor circulação sanguínea que, por sua vez, favorece o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

O consumo regular de magnésio, portanto, também previne doenças do coração. Estudos demonstram que uma dieta rica nesse mineral está associada à menor incidência e mortalidade por problemas cardiovasculares, como insuficiência cardíaca.

6. É fácil de ser encontrado

Você pode até não saber, mas diversos alimentos que fazem parte do seu cardápio diário contêm magnésio, como abóbora, quiabo, farelo de aveia, espinafre e arroz integral.

No entanto, é sempre  interessante utilizar um suplemento a base de magnésio — principalmente se a sua dieta não for rica em fontes desse mineral. Você pode encontrá-lo em farmácias de manipulação na forma de cápsulas ou em sachê.

A forma de sachê é bem interessante devido ao seu baixo custo. Basta dissolver o conteúdo de 1 sachê em 1 litro de água filtrada. Após o preparo, a solução deve ser mantida em geladeira e armazenada, de preferência, em recipiente de vidro com tampa.

Recomenda-se ingerir 1 colher de sopa (15 mL), 3 vezes ao dia. Esta solução pode ser misturada em sucos cítricos para mascarar seu sabor amargo. Mas atenção! Se ocorrer diarreia ou maior frequência de evacuações, você deve diminuir a dose.

7. Promove o rejuvenescimento

O envelhecimento está totalmente ligado ao excesso de radicais livres no corpo. O magnésio, por sua vez, ajuda a combater essas substâncias, além de promover a regeneração celular. Tudo isso faz com que o mineral tenha ação rejuvenescedora.

8. Combate à depressão

Além de inúmeros benefícios para o corpo, o magnésio também é um poderoso aliado da saúde mental. Isso porque o mineral afeta as substâncias químicas (produzidas pelos neurônios) responsáveis pela secreção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Além disso, uma pesquisa da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, comprovou que a suplementação com Cloreto de Magnésio pode recuperar uma pessoa deprimida em até duas semanas. A explicação dos cientistas é que a substância é capaz de combater as reações químicas negativas que alteram o cérebro de um indivíduo doente.

Dessa forma, ele pode ser um excelente aliado de quem sofre com problemas psicológicos, como depressão e ansiedade. Entretanto, vale lembrar que para melhores resultados é necessário realizar um acompanhamento médico.

9. Diminui os sintomas da TPM

Como atua como uma espécie de regulador hormonal, o magnésio também é um poderoso aliado da saúde da mulher. Ele ajuda, dentre outras coisas, a diminuir os sintomas da TPM (estresse, dores etc.), além de auxiliar no controle da menstruação.

De qualquer forma, é sempre interessante buscar auxílio de um médico. Só ele poderá recomendar a quantidade necessária para o seu organismo.

10. O Cloreto de Magnésio PA é absorvido mais rapidamente pelo organismo

Por último, vale lembrar que o Cloreto de Magnésio PA (Para Análise) é uma das melhores formas de consumir este mineral. Isso porque o composto tem boa biodisponibilidade, ou seja, é bem absorvido pelo organismo. 

Como pudemos ver, existem diversos benefícios em consumir magnésio diariamente. O mineral é um excelente aliado da saúde física e mental — afinal, ele previne e combate diversas doenças e ainda promove um equilíbrio das emoções.

E aí, achou interessante as curiosidades sobre o cloreto de magnésio que separamos para você? Então curta a nossa página no Facebook e confira outras dicas para melhorar a sua qualidade de vida!

Confira também nosso post que explica a diferença entre Cloreto de Magnésio PA e Magnésio Dimalato! Boa leitura!

Baixar Ebook Imunidade

Categorias: Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *