Dentre muitos dos problemas aos quais estamos sujeitos no nosso dia a dia, ficar com os lábios ressecados é um dos que mais incomoda.

Esse fenômeno costuma acontecer em situações específicas, como dias frios ou até mesmo quando ingerimos determinado tipos de alimentos.

A pele dos lábios é mais fina do que a de outras regiões e, por ficar constantemente exposta, sofre mais com o ressecamento e com as rachaduras. A alimentação também tem grande influência, seja na causa ou na prevenção.

Se você procura dicas para tentar minimizar esse problema, fique atento a este post. Vamos mostrar cinco dicas essenciais para evitar lábios ressecados e rachados. Confira!

1. Beba bastante água

Parece clichê, mas a água é fundamental para o corpo humano. Por isso, essa dica atende não só questões estéticas como os lábios rachados, mas também tudo que envolve a saúde e o bom funcionamento do nosso organismo.

Cerca de 2 litros diariamente são o necessário para manter um adulto hidratado. Como a água elimina as toxinas, esse cuidado reflete diretamente na prevenção do ressecamento dos lábios, através da excreção de substâncias que possam causá-lo.

2. Inclua grãos na sua alimentação

Alguns grãos são essenciais para a prevenção do ressecamento dos lábios. Portanto, se eles ainda não estiverem inseridos em sua dieta, é interessante repensar para inclui-los.

Oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas são ricos em antioxidantes, selênio e da tão necessária vitamina E. A soja também tem sua relevância entre os grãos por possuir isoflavonas, que hidratam a pele e melhoram seu aspecto através da inibição de enzimas que degradam o colágeno e a elastina.

Todas essas substâncias são responsáveis pelo aumento da elasticidade da pele, o que atua diretamente na questão da descamação dos lábios.

Comprar Omega Pure

3. Procure comer mais peixe

Os peixes contêm um grande aliado na prevenção do ressecamento da pele: o ômega 3. A substância traz reais benefícios no tratamento de inflamações na pele, renovando a camada e trazendo hidratação.

Naturalmente, o peixe se faz fundamental para a dieta de quem quer evitar o ressecamento nos lábios.

O alimento também é rico em ácidos graxos essenciais. Eles têm benefício direto na produção de lipídeos que funcionam como sistemas de hidratação da pele.

4. Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais

As vitaminas e os sais minerais presentes em alimentos verdes, como legumes e hortaliças, e também em frutas, como morango, abacate, laranja e framboesa são fundamentais para uma boa hidratação corporal.

Esses alimentos possuem antioxidantes em seus compostos, ótimos aliados no combate aos radicais livres. Vitaminas e minerais ajudam na capacidade de regeneração da pele dos lábios, mesmo com o ressecamento causado pelo frio, por exemplo.

O ovo é um alimento que costumeiramente é condenado sob a alegação de excesso de calorias. Porém, ele é fundamental na prevenção do ressecamento, pois é rico em vitaminas A, D, E e B12. Outra substância encontrada em sua composição é a albumina, uma proteína de grande poder cicatrizante e regenerador de fibras.

Com uma dieta balanceada e sem exageros, inclua ovos em suas refeições pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente, no café da manhã.

5. Evite hábitos que resultam em lábios ressecados

Alguns alimentos e hábitos contribuem para o ressecamento dos lábios e, muitas vezes, nem sabemos disso. Por isso, o ideal é se policiar em relação esses fatores. Confira alguns cuidados essenciais.

Utilizar manteiga de cacau

Em formato de um batom, a manteiga de cacau é um conhecido recurso para aliviar lábios ressecados e rachados. Facilmente encontrado em qualquer farmácia, possui um preço acessível e resultados bem eficazes

Faça um esfoliante natural com mel e açúcar

Alternativa caseira à manteiga de cacau, a combinação de mel e açúcar traz o mesmo resultado em termos de hidratação e ainda esfolia os lábios, retirando a pele morta. Faça a mistura e aplique nos lábios antes de sair de casa nos dias frios.

Evite passar a língua sobre os lábios

Apesar de ser um ato bastante comum, pois dá a sensação imediata de alívio no ressecamento, passar a língua sobre os lábios não é recomendado. Isso porque a saliva possui enzimas digestivas que podem ser prejudiciais à pele, além de acabar piorando a situação com o hábito.

Diminua a duração dos banhos

Durante o banho, a camada de proteção natural da pele pode sofrer alterações e ser removida justamente quando a água é muito quente, ou ainda quando dura muito tempo. Essas camadas são responsáveis diretas pela hidratação da pele, por isso, tente sair de baixo do chuveiro um pouco mais rápido da próxima vez.

Corte alimentos ácidos

Alguns alimentos têm altos níveis de acidez. Seu consumo, quando os lábios estão ressecados ou até mesmo feridos, pode piorar o problema. Além disso, pode causar ardência, dor e um desconforto ainda maior.

Reduza gorduras, açúcares e alimentos industrializados

Principalmente no inverno, estamos mais propensos a comer alimentos gordurosos, fora o consumo diário de produtos com conservantes e altos níveis de açúcar. Todos esses fatores combinados atuam de forma agressiva no sistema digestivo, aumentando a oleosidade da pele e, por consequência, ressecando os lábios.

Tome cuidado com o uso de batons

Para não ficar sem um batom, busque produtos que possuam componentes hidratantes em sua fórmula, como vitamina E e manteiga de karité. Lembre-se que essa é uma dica preventiva. Ou seja, caso seus lábios já estejam rachados, dispense o uso até solucionar o problema.

Evite ainda aqueles que prometem fixação por 24 horas. Eles possuem compostos agressivos que causam ou pioram a desidratação.

Aposte em protetores e hidratantes

Há uma boa opção de protetores e hidratantes para os lábios no mercado. Eles são específicos para manter a região saudável e hidratada. Tenha sempre um dentro da bolsa, principalmente nas estações frias.

Pare de fumar

Se for seu caso, parar de fumar ajuda e muito a prevenção dos lábios ressecados. O cigarro diminui a irrigação da pele na área dos lábios, acelerando o processo de degradação do colágeno, a proteína responsável pela regeneração e pela flexibilidade da pele.

O melhor de todas essas dicas é que elas influenciam positivamente não só a boca, mas também toda a pele e a sua saúde como um todo. Adote-as para viver bem e dizer adeus aos lábios ressecados.

Gostou? Então, siga-nos em nossas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google Plus – para estar sempre informado com dicas para adquirir hábitos melhores.

E-book rejuvenescimento


1 comentário

Tudo sobre metabolismo: conceito, alimentos, dicas e mais! - BS Pharma · 10 de novembro de 2017 às 14:36

[…] carboidrato no sangue, acontece o que se chama de hiperglicemia. Os principais sintomas são sede, boca seca, vontade frequente de fazer xixi, cansaço e visão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *