Os nutracêuticos são preparações elaboradas a partir de produtos naturais e possuem diversas indicações clínicas. Uma delas é no tratamento das crises de ansiedade, onde demonstram excelentes resultados clínicos.

A ansiedade é um estado fisiológico do ser humano, caracterizada como uma situação de alerta que prepara o organismo para circunstâncias de perigo iminente. O problema ocorre quando essa condição se mantém continuamente, independentemente do estímulo estressor.

Os tratamentos tradicionais incluem os medicamentos ansiolíticos que causam diversas reações adversas, dentre elas sonolência, falta de atenção, dificuldade de memorização e cansaço mental, além de intolerância e dependência.

Quer saber como os nutracêuticos podem tratar as crises de ansiedade? Então, não perca nosso post de hoje e saiba mais!

As crises de ansiedade

As pessoas que sofrem de ansiedade permanecem constantemente irritadas, sem paciência, apresentam aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia) e elevação da pressão arterial. Esses sintomas, quando surgem de forma frequente, podem causar distúrbios cardiovasculares e diminuir a qualidade de vida.

O mecanismo da ansiedade excessiva se dá por conta de uma ativação exacerbada do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal que libera grandes quantidades de cortisol na corrente sanguínea. Esse hormônio atua em diversos órgãos, causando baixa de imunidade e liberando  adrenalina, o que acelera os batimentos cardíacos.

Sabendo disso, é importante evitar situações estressoras, modificando os hábitos comportamentais para incluir atividades de lazer, cultura e consumir alimentos considerados calmantes.

Se a situação ficar fora de controle, é fundamental procurar ajuda médica, que indicará o procedimento mais apropriado para cada condição clínica. Nesse contexto, podem ser prescritos os medicamentos ansiolíticos e ou alternativas que causem menos desconforto ao paciente.

Os nutracêuticos

Os nutracêuticos são preparações farmacêuticas, formuladas a partir de produtos naturais e que possuem indicações clínicas já comprovadas contra algumas doenças. Sua fabricação ou manipulação atende aos mesmos requisitos de qualidade e segurança de um medicamento.

Esses produtos têm sido amplamente utilizados graças à possibilidade de causarem menos reações adversas e serem mais tolerados pelo paciente. Além disso, podem atuar em situações clínicas mais complexas, sem causar dependência.

Os nutracêuticos são vendidos sem necessidade de apresentação da receita médica, mas seu uso deve ser avaliado e orientado por profissionais de saúde, como farmacêuticos e nutricionistas, que garantirão o sucesso do tratamento.

Nutracêuticos para ansiedade

Sabendo da hiperatividade típica dos sintomas da ansiedade, os nutracêuticos mais indicados são aqueles que possuem atividades calmantes, pois ajudam na melhora do sono e da qualidade de vida.

Medicamentos à base de extratos de Magnolia officinalis e Phellodendron amurense atuam no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, diminuindo a produção de cortisol, considerado como o  hormônio do estresse. Também possuem ação lipogênica, ou seja, promovem a quebra de gorduras, auxiliando assim no emagrecimento.

A ciência homeopática também pode auxiliar no tratamento das crises de ansiedade. Produtos à base de belladonna e calêndula, associados a outros compostos, podem diminuir a tensão diária dos indivíduos que os utilizam por longos períodos. É importante ressaltar que os efeitos do tratamento homeopático são percebidos em longo prazo, pois os mecanismos envolvem o restabelecimento do equilíbrio físico e mental do indivíduo.

Outro tratamento de grande aceitação é feito por meio da suplementação de vitaminas do complexo B. Seus benefícios clínicos já foram comprovados no sentido de aumentar a imunidade e melhorar as atividades cognitivas, existindo outros resultados, que apontam para o controle do estresse diário.

Tratamento não medicamentoso

As crises de ansiedade e estresse são desencadeadas porque o indivíduo perde a capacidade de discernir o que, de fato, tem relevância como perigo. Por isso, ele antecipa muitas ações e vive constantemente tenso.

Sabendo disso, é importante encontrar alternativas não medicamentosas, que promovam o relaxamento das tensões diárias, somando-os às terapias com medicamentos. Assim, o paciente terá uma melhora mais significativa, em comparação com os tratamentos individuais.

Nesse sentido, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação saudável e a adoção de atividades prazerosas. Todas elas propiciarão ao paciente uma sensação de bem-estar e mais disposição para enfrentar os dilemas diários.

A importância do tratamento

O paciente que apresenta sintomas típicos de ansiedade deve procurar ajuda profissional o quanto antes. Isso porque essa situação causa irritabilidade, depressão, falta de concentração no trabalho e interfere nas relações sociais em curto e médio prazo.

O tratamento deve ser seguido adequadamente e, em casos de problemas advindos do uso da medicação, é importante informar ao profissional que o indicou o medicamento a ocorrência de reações adversas. Somente um profissional habilitado será capaz de te dizer se o que você está sentindo é normal ou se deve interromper a medicação.

Deve-se ter em mente também que a terapia é prolongada e que o uso inadequado do medicamento pode não ser eficaz. Por isso, é fundamental tomar os medicamento sempre no mesmo horário e não partir os comprimidos, fatores que podem alterar a sua eficácia.

As melhores alternativas terapêuticas

Todo tratamento é individualizado, ou seja, a medicação e os efeitos obtidos variam de paciente para paciente. Alguns indivíduos iniciam o tratamento a base de ansiolíticos e não sentem muitos problemas, enquanto outros relatam sonolência diurna e prostração.

Outros pacientes iniciam primeiramente a terapia ansiolítica a base de nutracêuticos, medicamentos homeopáticos ou antroposóficos para tratar as crises de ansiedade — e percebem melhora significativa nos sintomas.

Sendo assim, o melhor tratamento é aquele que atende às expectativas do paciente e não causa grandes reações adversas. E para isso, pode ser necessário recorrer a uma segunda opinião médica ou mudança da estratégia terapêutica.

É importante considerar que cada organismo reage de uma maneira e, por isso, devem ser avaliadas todas as alternativas possíveis, até obter o efeito terapêutico desejado.

Os nutracêuticos têm diversas indicações clínicas, sendo que uma delas é para a crise de ansiedade. Nessa situação, o paciente apresenta uma irritabilidade característica, insônia, taquicardia, dentre outros sintomas que interferem significativamente nas atividades diárias e na qualidade de vida.

O tratamento das crises de ansiedade a base de produtos nutracêuticos tende a diminuir a atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e reduzir a quantidade de cortisol circulante. Além disso, pode facilitar a lipogênese e melhorar o sono, ajudando assim na perda de peso e na manutenção da qualidade de vida.

E você, apresenta sintomas de ansiedade? Tem interesse em assuntos dessa área? Então siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro das atualizações!

EB1702_CTA_BLOG


4 comentários

Terapia Floral: Alternativa saudável para se cuidar - BS Pharma · 13 de julho de 2017 às 12:08

[…] também como os nutracêuticos podem te ajudar a reduzir a […]

Spirulina: Conheça os benefícios dessa planta poderosa - BS Pharma · 13 de julho de 2017 às 13:27

[…] Spirulina é uma cianobactéria de cor azul-esverdeada, e se assemelha a uma alga. Recentemente, tem sido muito requisitada por seu alto valor nutricional e por ser excelente aliada às dietas de emagrecimento. Ultimamente, vem sendo relacionada à possíveis atividades terapêuticas, como a redução da ansiedade, qualificando-a como alimento nutracêutico. […]

Insônia? 7 hábitos saudáveis para ter uma boa noite de sono - BS Pharma · 14 de julho de 2017 às 18:41

[…] também os nutracêuticos, produtos naturais que podem ajudar a reduzir a […]

Como controlar a ansiedade: Atitudes e tratamentos - BS Pharma · 25 de agosto de 2017 às 11:40

[…] simples e uma alternativa aos temidos calmantes, que podem causar inclusive dependência, são os nutracêuticos, que são preparações farmacêuticas, formuladas a partir de produtos naturais e que possuem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *