Entre as muitas substâncias que podemos ingerir para auxiliar no processo de emagrecimento, está o colágeno. Essa proteína contém propriedades que oferecem diversos benefícios e garantem saúde e beleza para quem a consome diariamente.

Neste artigo, vamos explicar para você como o colágeno emagrece e também como ele auxilia em outros processos orgânicos, além de dar algumas dicas de como obtê-lo. Acompanhe!

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína muito utilizada por mulheres na área da estética, principalmente por ter propriedades que auxiliam na sustentação e elasticidade da pele. Além disso, essa substância tem sido muito procurada por pessoas que querem melhorar a saúde do corpo, pois ela protege e ajuda a fortalecer os ossos, cartilagem e articulações.

Isso acontece porque o colágeno é responsável por compor várias estruturas do nosso corpo, e apesar de ser produzido naturalmente pelo organismo, ocorre uma diminuição natural dessa proteína conforme vamos envelhecendo, principalmente a partir dos 30 anos, sendo necessária a sua reposição.

Entretanto, será que a reposição do colágeno emagrece? Continue lendo o artigo e veja quais são os benefícios dessa proteína e como ela pode te ajudar.

Quais são os benefícios do colágeno?

Os benefícios do colágeno são inúmeros, justamente por se tratar de uma proteína importante e essencial para o nosso corpo. Ele auxilia tanto nas questões estéticas, melhorando a aparência da pele, unhas e cabelos, como também na saúde, prevenindo problemas nas articulações, por exemplo. Dentre alguns benefícios, podemos citar:

Pele, cabelos e unhas

Hidrata e traz firmeza para a pele, diminui o aparecimento de rugas e das linhas de expressão, além de auxiliar a minimizar a celulite e as estrias.

Também fortifica os cabelos e as unhas, fazendo com que eles cresçam de forma mais rápida, saudável e forte.

Articulações, cartilagens e ossos

Melhora a elasticidade das articulações, diminui a inflamação e auxilia no tratamento de doenças articulares, como artrite, osteoartrite, osteoporose, entre outras.

Também beneficia aqueles que praticam alguma atividade física, pois além de prevenir problemas nas articulações, o colágeno ajuda também a evitar o desgaste das cartilagens e diminui as dores dos exercícios mais intensos, melhorando a flexibilidade e garantindo um melhor desempenho físico.

Entretanto, para aproveitar todos os benefícios do colágeno, é preciso consumir alimentos que contenham a proteína. É dessa forma que oferecemos ao organismo uma quantidade satisfatória para atender às suas necessidades nutricionais. Veja a seguir quais são esses alimentos.

Quais são os alimentos que contêm colágeno?

Além de o nosso organismo produzir naturalmente o colágeno, essa proteína também pode ser encontrada em diversos alimentos, como gelatina, frango, peixe, carne vermelha magra, ovo, entre outros.

Entretanto, alguns desses alimentos não são consumidos todos os dias, o que reduz a quantidade de colágeno ingerida. Suas proteínas também não são hidrolisadas, tendo uma digestão incompleta, o que dificulta o processo de absorção do colágeno. Além disso, pode conter gorduras que, se consumidas em excesso, comprometem a saúde.

Dessa forma, a maneira mais prática de adquirir e repor o colágeno é por meio dos suplementos alimentares, que oferecem essa proteína em forma pura.

Como o suplemento à base de colágeno atua no organismo?

Os suplementos à base de colágeno podem ser encontrados no mercado na forma de cápsulas, barras de cereais e shakes. Porém, a forma mais utilizada é o colágeno hidrolisado em pó. A obtenção deste suplemento é realizada por meio da extração do colágeno da pele e ossos de animais, passando por processo de hidrólise, por onde ocorre a quebra das moléculas de proteína.

Assim, o colágeno estará na forma de pequenas partículas, puro e concentrado, podendo ser absorvido mais facilmente pelo organismo.

Entretanto, para que o colágeno seja absorvido de forma adequada, deve ser associado com as vitaminas C, A e E, e também com os minerais selênio e zinco. A orientação de consumo é de 9 g ao dia do colágeno em pó para indivíduos adultos, que podem ingerir a proteína acompanhada de suco de limão ou outras frutas que contenham essas vitaminas, para que a absorção do colágeno seja garantida.

O Colágeno Hidrolisado Puris em sachê foi desenvolvido especialmente para repor essa proteína tão importante para nosso organismo.  Ele é enriquecido com vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. Possui apenas 35 calorias por porção, é livre de conservantes, aromas e corantes artificiais, com 0% de gorduras e carboidratos.

Além disso, o colágeno também pode ajudar no processo de emagrecimento. Veja a seguir como ele realiza essa função.

Como o colágeno emagrece?

O colágeno pode contribuir para o emagrecimento, desde que associado a uma dieta balanceada e saudável, com cereais integrais, legumes, verduras, frutas e líquidos. Assim, o colágeno pode ser consumido sendo diluído na água ou no suco e ingerido 30 minutos antes das refeições.

O colágeno auxilia na perda de peso pois preenche o estômago e proporciona uma sensação de saciedade, levando a pessoa a comer menos.

Outra maneira de se obter essa proteína é por meio da tecnologia dos nutracêuticos.

Nutracêuticos

Nutracêuticos são nutrientes têm a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde como a prevenção e o tratamento de doenças. Existem nutracêuticos que podem contribuir para a síntese de colágeno. Conheça alguns desses produtos!

O Nutricolin® é uma fonte orgânica de silício obtido a partir da complexação entre o ácido ortossilícico na sua forma altamente biodisponível estabilizado em colina. O Silício é um mineral essencial na formação estrutural das chamadas “proteínas da beleza”: colágeno, queratina e elastina, proporcionando melhora da pele, cabelo e unhas.

Assim, ele proporciona vários benefícios, por exemplo, traz força para os cabelos, hidratação para a pele e diminuição das rugas, além de aumentar a resistência das unhas.

O Oli-Ola™ é um extrato 100% natural, extraído exclusivamente do fruto da oliveira, padronizado em 3% hidroxitirosol. Hidroxitirosol atua como efeito protetor no estresse oxidativo, contribuindo para a diminuição da inflamação. É um potente antioxidante que auxilia na diminuição da hiperpigmentação e promove uniformidade do tom da pele. Além disso, estimula a síntese de colágeno, de elastina e modula a expressão gênica de fibroblastos.

É importante ressaltar que o consumo de suplementos à base de colágeno não dispensa a necessidade de uma alimentação saudável; além disso, a prática de atividades físicas também não deve ser deixada de lado. Apesar de não haver contraindicações, recomenda-se consultar um médico, nutricionista ou outro profissional da saúde, para que ele possa avaliar a sua necessidade de consumo do suplemento. É preciso também verificar a composição nutricional e a dosagem indicada para cada caso, de forma que a absorção dessas substâncias possa ocorrer de maneira correta e não cause problemas à saúde.

Agora que você já sabe como o colágeno pode contribuir com a sua beleza, assine a nossa newsletter e receba as principais informações sobre outros conteúdos como este.

BS_CTA_rodape_eBook11_colageno

 


2 comentários

O que é o colágeno não hidrolisado? - BS Pharma · 7 de julho de 2017 às 15:22

[…] humano, e ajuda a manter a pele saudável, os músculos mais firmes, ossos mais resistentes, entre outras vantagens. Trata-se de uma proteína responsável pela formação da maioria dos tecidos, que está presente […]

Colágeno: Descubra os mitos e verdades - BS Pharma · 12 de julho de 2017 às 16:46

[…] verdade, seu consumo pode até mesmo ajudar a emagrecer, já que promove e prolonga a sensação de saciedade e você acaba ingerindo menos calorias. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *