O quanto é longa a noite! As horas e os minutos passam e dormir torna-se algo angustiante, mas como dormir bem? A insônia é um desajuste na capacidade para dormir ou manter o sono. Sabemos que o sono é essencial para a nossa saúde, desenvolvimento físico e neurológico. Uma noite bem dormida contribui para nossa qualidade de vida e para envelhecermos bem.

Mas afinal, como resolver este problema que atinge milhares de pessoas? Continue lendo e aprenda como dormir bem!

O que realmente é a insônia?

Sabemos que a insônia é a dificuldade de dormir, um distúrbio que pode trazer consequências graves. As pessoas já acordam desanimadas, cansadas, mau humoradas.

Existem alguns tipos de insônia, como a insônia ocasional ou transitória, ou seja, ocorre de tempos em tempos. Está ligada a fatores específicos como barulho, doenças, ansiedade, temperatura inadequada, mudança de fuso horário, estresse e menopausa.

Outro tipo de insônia é a intermitente, ou seja, ela vai e volta, não é contínua, porém você precisa estar atento. Já a insônia crônica é quando persiste por um longo tempo, mais de um ou dois meses, podendo se tornar permanente.

Os danos que a insônia causa em nosso organismo são algo muito sério e podem até mesmo causar danos permanentes, como doenças neurológicas, dores agudas, cardiovasculares, respiratórias, distúrbios digestivos, diabetes, problema urinário, depressão, ansiedade e transtornos alimentares, e causa até mesmo envelhecimento precoce.

A qualidade de vida de uma pessoa é muito importante, por isso siga as nossas orientações e aprenda como dormir bem.

Afinal, como dormir bem?

Crie um ambiente agradável

É importante ter um ambiente agradável para dormir, para isto, diversos fatores devem ser levados em conta.

O quarto deve ter uma temperatura adequada, utilize ar condicionado, ventilador ou cobertas conforme a necessidade para uma boa noite de sono. Escolha um colchão adequado ao seu físico e travesseiros confortáveis.

Tire televisores, celular e computadores do ambiente. Muitas pessoas acreditam que assistir televisão ou usar o computador na cama pode ajudar a dormir, mas pelo contrário, esse hábito faz com que o cérebro não perceba a relação entre a cama e o ato de dormir.

Alguns cientistas concluíram que a luz azul dos smartphones e outros aparelhos reduz o nível de melatonina, hormônio que estimula o sono. Portanto, se você não tem como tirar os aparelhos eletrônicos do seu quarto, pelo menos vinte minutos antes de ir dormir, os desligue. Em pouco tempo você verá como isso pode lhe ajudar!

Uma outra dica importante é não ter relógio digital. Além da luz, quando a pessoa não consegue dormir, com certeza, ela irá olhar continuamente para o relógio, causando ainda mais angústia.

Algumas pessoas não abrem mão de dormir com um abajur acesso, mas não fique triste, pois segundo a cromoterapia, usar uma luz fraca alaranjada ajuda a ter um sono tranquilo.

Não vá dormir de barriga cheia

Mais uma regra importante para dormir bem, é não ir para a cama de barriga cheia. Além disso, evite comer alimentos ricos em gorduras e proteínas no jantar, dê preferência à alimentos leves e saudáveis.

Comer alimentos muito gordurosos e apimentados fará com que o organismo leve o dobro do tempo para fazer a digestão. Estes alimentos também podem causar azia e dores no estômago, o que pode prejudicar o seu sono.

Caso sinta fome antes de dormir, uma porção de fruta ou uma bebida quente, como um copo de leite, são excelentes opções. Mas atenção, evite café ou chás que contenham cafeína, substância que possui ação estimulante. O organismo deve estar descansado na hora de você ir dormir.

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Diminua o consumo de nicotina, álcool e café

Poucas pessoas sabem, mas a nicotina contida nos cigarros afetam terrivelmente o sono, pois descontrola o ritmo cardíaco, desenvolve a apneia do sono, e é um grande estimulador sobre o sistema nervoso, causando a insônia.

Mais uma dica de como dormir bem é evitar certos tipos de bebidas. Cerveja e bebidas destiladas, como são bebidas relaxantes, as pessoas pensam que vão dormir melhor, mas é aí que se enganam, pois, essas bebidas relaxam o pescoço e é onde contribui para a pessoa ter a apneia do sono.

Consumir refrigerante à base de cola, café e chá preto são estimulantes e prejudicam o relaxamento adequado para o seu sono. Deve-se evitar seu consumo a noite ou próximo ao horário de dormir. Caso queira beber algo antes de dormir, dê preferência para leite morno, chá de camomila, de erva cidreira ou de erva doce.

Além disso, o uso de medicamentos naturais, como a passiflora e a valeriana são de grande valia para auxiliar no tratamento da insônia. Elas possuem atividade calmante, sedativa, ansiolítica e relaxante.

Exercícios físicos para relaxar

Você já sabe que a atividade física é muito benéfica para a saúde, e em relação a dormir bem, não é diferente.

Escolha o esporte mais adequado a você. Não são necessárias muitas horas de exercícios, bastam de vinte a trinta minutos. Porém, devem ser realizados pelo menos 3 ou 4 horas antes de dormir, pois durante este tempo o corpo permanece imperativo, podendo prejudicar o sono.

O corpo gasta mais energia ao praticar exercícios, assim, gastando mais energia pedirá mais descanso, onde ajudará no sono. Uma boa opção é fazer caminhadas à noite após o jantar.

Evite os “cochilos” durante o dia

Quem não gosta de um cochilo após o almoço? Mas para quem tem insônia, isso poderá realmente agravar o problema.

Uma soneca de aproximadamente 15 ou 20 minutos será o suficiente para relaxar sem prejudicar o seu sono, mais que esse tempo, poderá influenciar na qualidade do sono à noite.

Se você conseguir ficar sem o cochilo da tarde, será melhor para você. Assim, não irá prejudicar o início do sono noturno, ajudando no tratamento da insônia.

Estipule um horário fixo para dormir

Estabelecer todos os dias uma hora para ir dormir é muito importante, isso é de grande ajuda para o seu relógio biológico.

Além de marcar o horário para ir dormir, é importante marcar também a hora de acordar. Estabelecer a rotina de dormir e acordar no mesmo horário lhe ajudará muito. Após transformar isso em um hábito, quando estiver chegando na hora de dormir, seu corpo irá desacelerar lentamente. Assim, mesmo que algum dia você for dormir mais tarde, no dia seguinte, conseguirá retornar nos horários habituais.

Pratique Yoga

A prática da Yoga possui uma infinidade de benefícios e um deles é auxiliar no sono, principalmente no caso de pessoas que sofrem de insônia. Sua prática contribui no relaxamento tanto físico como mental, influenciando na qualidade do sono em todos os seus aspectos.

Muitas vezes não conseguimos dormir porque a mente entra em estado de turbilhão, vários pensamentos passando ao mesmo tempo em nossa cabeça, e é aí que a Yoga nos ajuda, acalmando a nossa mente.

Agora que você aprendeu a como dormir bem e com isso acordar revigorado e bem disposto, siga-nos nas redes sociais!

 

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2 comentários

Conheça os benefícios de 5 chás muito consumidos no Brasil - BS Pharma · 14 de agosto de 2017 às 18:19

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Conheça os benefícios de 5 chás muito consumidos - BS Pharma · 12 de setembro de 2017 às 17:12

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