Para emagrecer com saúde precisamos de algumas mudanças de hábitos e muita disciplina. Conseguir alcançar o objetivo requer força de vontade, pois não podemos desistir no primeiro obstáculo que encontramos pela frente. É necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome para se ter perda de peso, por isso, é importante ajustar a alimentação com a prática de atividades físicas.

Assim, além de contribuir com o resultado na balança, uma alimentação adequada e os exercícios farão toda a diferença na saúde. Mas será que é possível chegar ao resultado desejado sem passar fome? A resposta é: sim! Mas é preciso seguir algumas dicas. Quer saber quais? Então continue a leitura e descubra como emagrecer com saúde!

5 dicas para emagrecer com saúde

1. Experimente comer coisas saudáveis e ter mais refeições durante o dia

O primeiro passo para conseguir emagrecer com saúde é, sem dúvidas, substituir os alimentos mais calóricos pelos com menos calorias e pouca gordura. Por exemplo:

  • massas brancas pelas integrais;
  • açúcar branco por opções menos processadas, como demerara ou mascavo;
  • cereais açucarados por aveia;
  • carnes gordurosas pelas opções magras e peixes;
  • doces industrializados por frutas.

Sabendo fazer boas escolhas, é possível ingerir maior quantidade de alimentos sem acumular gordura, já que as refeições saudáveis, além de trazerem saciedade, possuem baixo valor calórico e ajudam no funcionamento do organismo.

Além de preferir refeições balanceadas, tente não ficar longos períodos sem se alimentar, pois quando ficamos muitas horas sem comer, o metabolismo fica mais lento, prejudicando a perda de peso. Dessa forma, procure se alimentar de 3 em 3 horas, mas coma alimentos nutritivos — com carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras — sem exageros.

2. Coma de tudo, mas com moderação

O corpo precisa de diversos tipos de nutrientes e restringir a dieta a determinados alimentos não fornece ao organismo tudo o que ele precisa para se manter saudável e com energia.

Quando se diz que podemos comer de tudo, com moderação, é claro que devemos balancear e saber o que realmente queremos para nossa saúde. Comer de tudo, desde que seja bom para o corpo, tudo bem, mas há alimentos que, sempre que possível, devem ficar longe da nossa dieta. São as chamadas calorias vazias, ou seja, pobres em nutrientes, como os refrigerantes e o açúcar branco.

Muitas pessoas acham que é preciso deixar de comer o que se gosta para emagrecer. Como vimos, algumas substituições são necessárias, mas isso não quer dizer que, de vez em quando, você não possa comer um pedaço de bolo de chocolate ou uma fatia de pizza. O que precisa ficar claro é que a base de sua alimentação deve ser saudável e assim, uma vez ou outra, uma guloseima não prejudicará você.

3. Saiba que passar fome é um gatilho para engordar

Comer em pequenas quantidades a cada 3 horas pode parecer exagero, porém é essencial para evitar que a fome apareça, o que impedirá de se ingerir maior quantidade de alimentos. Além do mais, optando por versões mais saudáveis, temos maior saciedade.

Quando passamos várias horas sem comer e ficamos com fome, nossa próxima refeição tende a ser mais exagerada e com maior quantidade de calorias, o que, consequentemente, prejudicará o processo de emagrecimento.

Também há o fato de que, quando uma pessoa fica muito tempo sem comer, o corpo economiza calorias, gastando menos energia do que deveria e transformando o alimento extra em estoque de gordura. Então, quanto menos se alimentar, mais o organismo armazenará gordura — se preparando para o próximo período de jejum.

 

Existem alguns suplementos que podem ajudar a controlar a fome e a emagrecer com saúde. Citrimax ® é uma forma patenteada de ácido hidroxicitrico (HCA) ligado a cálcio e potássio, que inibe a produção e aumenta a queima de gordura, além de inibir o apetite, aumentando a saciedade e consequentemente diminuindo a ingestão calórica. É comprovadamente eficaz na perda de peso.

4. Estipule horários fixos para comer

O mais recomendado é ter horários fixos para se alimentar, além de hora certa para dormir e acordar, pois tendo esses momentos determinados, o corpo funcionará muito melhor e evitará a fome frequente.

Assim, é importante fixar os horários, preferencialmente de 3 em 3 horas, ou até mesmo de 2 em 2 horas, para comer algum alimento e manter a fome controlada. Sendo que essas refeições devem ser compostas de 3 principais e outras de menor valor calórico.

Agindo dessa forma, conseguimos dar melhor controle ao organismo que passa a não manter estoques de gordura, pois sabe que será alimentado a cada curto espaço de tempo.

5. Beba muita água

E por fim, mas não menos importante, está o consumo de água, que é fundamental para auxiliar na perda de peso. A água ajuda a diminuir a fome e a retenção de líquidos, além de contribuir para a eliminação de toxinas e acelerar o metabolismo.

A água também pode ser obtida a partir de outras fontes como frutas, sucos naturais e água de coco. Entretanto, há líquidos que, pelo contrário, prejudicam o organismo devido ao seu alto índice de açúcar e valor calórico, como sucos de caixinha, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

É bom lembrar que o ideal é ingerir os líquidos, preferencialmente, até meia hora antes e 1 hora após as principais refeições. A quantidade certa a ser consumida diariamente varia de pessoa para pessoa, sendo recomendado de 30 a 35 mL de água para cada kg de peso corporal — ou uma média de 2 litros por dia.

Para muitas pessoas, o processo de emagrecimento pode parecer mais difícil do que para outras. Em alguns casos, sua causa pode estar relacionada à algum problema de saúde, como disfunção da glândula tireóide, sendo necessário o acompanhamento médico.

É importante levar em consideração que um tipo de dieta pode ser ótimo para uma pessoa mas não ser tão eficiente para outra. Sendo assim, o acompanhamento com um nutricionista pode ser fundamental para estabelecer um programa alimentar personalizado para que você alcance melhores resultados.

Existem várias formas de emagrecer, mas nem todas são maneiras saudáveis e permanentes. Então preste muita atenção ao iniciar sua reeducação alimentar para não prejudicar o seu organismo.

Gostou das dicas? Conhece mais alguma informação importante para emagrecer com saúde? Então deixe seu comentário nos contando o que acha necessário para que possamos perder peso mesmo sem passar fome!

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5 comentários

21 dias · 19 de julho de 2017 às 11:51

Adorei sei blog. Muito bom mesmo. Obrigado por compartilhar

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