Você sabia que existem alimentos para envelhecer com saúde?

Uma dieta equilibrada, com alimentos nutritivos, que agem beneficiando a saúde de várias formas, é a melhor mameira de prevenir contra algumas doenças como câncer, diabetes, colesterol, entre outras. Isso, aliado a outros hábitos saudáveis, conta muito para a conquista de uma qualidade de vida com muita saúde e disposição na terceira idade.

Sendo assim, resolvemos reunir alguns alimentos que não podem faltar na nutrição diária adequada. Confira, a seguir, aqueles que mais contribuem para o envelhecimento saudável! Acompanhe!

 

Alimentos para envelhecer com saúde:

1. Azeite de oliva

O azeite extravirgem de boa qualidade faz maravilhas pela saúde. É capaz de prevenir doenças cardiovasculares e até tumores. O produto é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce.

Este alimento é o principal integrante da dieta mediterrânea — considerada a melhor para a saúde. Ele é também rico em ômega 3, nutriente que, além de reduzir as taxas de colesterol no sangue, reduz inflamações e contribui corpo e coração saudáveis.

2. Oleaginosas

Podemos destacar como principais sementes desse grupo as nozes, amêndoas, as castanhas e as avelãs. Elas fornecem ao organismo a gordura considerada boa, que contribui na redução do colesterol e atua como antioxidante.

As oleaginosas são fonte de outros nutrientes importantes para a saúde, como fibras e proteínas essenciais que atuam na formação e recuperação dos músculos. Também fornecem ômega 3, selênio e vitaminas E e A, que atuam no sistema nervoso e previnem o envelhecimento.

O ideal é que sejam consumidas diariamente cruas e em pequena quantidade, já que possuem muitas calorias.

3. Tomate

O tomate é um alimento rico no fantástico nutriente chamado licopeno, composto antioxidante que atua no combate a algumas doenças. Além disso, o seu consumo regular protege a pele contra a ação maléfica dos radicais livres causados pela radiação ultravioleta.

No entanto, os efeitos benéficos do consumo do tomate são mais facilmente percebidos quando ele é cozido e combinado a outros alimentos, como o azeite de oliva extravirgem.

Outro benefício extremamente importante do tomate para a saúde é a prevenção do surgimento de determinados tipos de câncer como de próstata, bexiga, pulmão, pele e estômago, além de atuar também diminuindo os riscos de doenças ligadas ao coração.

4. Grãos integrais

Grãos integrais, como trigo, aveia, cevada e arroz, são ótimos alimentos para envelhecer com saúde. Eles contam com variados minerais, fibras e vitaminas em sua composição. Possuem também muitos antioxidantes, encontrados igualmente em frutas e vegetais.

Apesar de conterem carboidrato, a liberação de açúcar no sangue é atenuada devido ao grande teor de fibras presentes nesses alimentos, que auxiliam também na prevenção do diabetes.

Assim, além de contribuírem para a digestão e o funcionamento intestinal, os grãos integrais fornecem boa quantidade de energia para a saúde.

5. Peixe

O peixe é também um alimento que pertence à dieta mediterrânea. Os tipos de peixe que constam nessa dieta são considerados os melhores para a saúde: tilápia, pescada, sardinha e salmão. Eles devem ser preparados no forno ou grelhados — o peixe frito está de fora!

O componente nutricional mais importante encontrado nesses peixes é o ômega 3, que é um ácido graxo poli-insaturado, conhecido por ser a “gordura do bem”. Essa gordura protege a saúde, evitando a formação de placas nas artérias e a hipertensão, afastando o risco de infarto e derrame. O peixe mais rico nesse nutriente é o salmão.

Outros nutrientes presentes nesses peixes são: vitamina A (protege a visão), cálcio (garante ossos mais resistentes), magnésio (mineral antiestresse e que ajuda no funcionamento de músculos e nervos), potássio (regula a pressão arterial), ferro (evita a anemia) e selênio (combate tumores).

6. Abacate

O abacate é considerado um dos alimentos para envelhecer com saúde, graças à grande quantidade de nutrientes, como vitamina E, gorduras monoinsaturadas, sais minerais e glutationa (poderoso antioxidante).

Devido à presença de gorduras consideradas boas para a saúde, contribui para o aumento do bom colesterol, o HDL. É rico em ácido alfa-linolênico (ALA), uma fonte vegetal de ômega 3.

Além dos nutrientes citados, esta fruta também contém proteína, ferro, carboidrato, vitaminas A, B1, B2, E, fitosterol, açúcar, tanino, lecitina e ácido palmítico.

Se não bastassem tantos nutrientes em sua composição, a fruta é ainda saborosíssima e pode ser degustada em pratos salgados ou doces.

7. Vegetais verdes

Quando se fala em alimentos para envelhecer com saúde não podem faltar na alimentação do dia a dia os vegetais verdes. As folhas verde-escuras são ricas em vários nutrientes, como vitaminas A, C, K e as do complexo B, ácido fólico, fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Tais nutrientes agem beneficiando o organismo e prevenindo várias doenças como estresse, osteoporose, anemia e hipertensão. Além disso, eles reduzem o risco do surgimento de alguns tipos de câncer.

Para melhor aproveitamento desses vegetais, o ideal é que sejam consumidos com regularidade e ainda crus, uma vez que a temperatura pode comprometer suas propriedades nutricionais.

8. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como morango, cereja, melancia, framboesa, amora, mirtilo, entre outras, contam com propriedades importantes para a saúde. São ricas em minerais, vitaminas e fibras.

Esse grupo merece destaque por possuir ação antioxidante, que auxiliam no combate ao colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico.

Essas frutas contam com compostos bioativos, responsáveis pela sua coloração vermelha, que  atuam prevenindo doenças.

9. Alho

O alho conta com um ingrediente muito importante, a alicina, que dá ao vegetal seu odor característico. Esse componente é um poderoso antioxidante que age também retardando o envelhecimento.

O vegetal também possui ação antibacteriana, antifúngica e antiviral e, por isso, é muito utilizado para combater infecções.

Além de tudo, ele fortalece o sistema imunológico, combatendo a pressão alta e ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, como de mama, de esôfago e de próstata.

Como você pôde ver no artigo, uma alimentação variada e com alimentos ricos em vários nutrientes pode garantir mais saúde! Se você gostou deste post sobre os principais alimentos para envelhecer com saúde, siga as dicas e conquiste desde agora uma excelente saúde!

O que acha de curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas atualizações? Assim, você não perderá nada!


1 comentário

Você tem insônia? Aprenda como dormir bem! - BS Pharma · 16 de novembro de 2017 às 16:50

[…] Além disso, evite comer alimentos ricos em gorduras e proteínas no jantar, dê preferência à alimentos leves e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *